[quote=aisd]
Olha que sarna que a Florinda arranjou para se coçar !
Diga se quer ajuda na divulgação e, caso seja sim a resposta, se se arranjam fotografias.
Todas as clínicas vendem produtos alimentares e de tratamento para cães.
A minha, além disso, vende brinquedos, trelas e porta-chaves
E porque não ?
A nós facilita-nos a vida e os produtos alimentares são sempre (nas que conheço) de gama alta.
Podem não ter todas as marcas, mas tem boas marcas.
Os criadores também vendem esta gama de produtos, com as mesmas restrições (Hum...o meu não tem brinquedos nem porta-chaves

)
Muitas clínicas tem, ao lado, uma pet shop, da mesma propriedade.
Na verdade tenho mais confiança (deve ser disparate) nos produtos que trago do meu vet do que se os comprasse numa farmácia.
Isto pelo seguinte - as farmácias estão orientadas para pessoas e têm um responsável que sabe do assunto.
Assim, se eu fôr a uma farmácia porque tenho dores de cabeça em geral o farmaceûtico aconselha-me - inclusive se devo ir ao médico...
Terão essa mesma competência para animais ?
Ao menos no vet, se pergunto qual é a coleira melhor contra os mosquitos, ele sabe dizer-me (no meu caso, disse Scalibor).
Fariam o mesmo na farmácia ?
[/quote]
Temos que destinguir aqui uma coisa.
Uma coisa são os medicamentos, a outra os produtos de nutrição e outra os acessórios ( designados por despositivos).
A nível dos acessórios, concordo plenamente assim como da nutrição, só mesmo um vet para aconselhar.
A nível dos medicamentos, não.
Os medicamentos veterinários neste momento são avaliados no INFARMED (Instituto da Farmácia e do Medicamento), são tratados tal e qual como um medicamento de uso humanos.
Se quiserem enumero todos os decretos leis referentes ao assunto, pois não li nem me contaram.
Os distribuidores por grosso de medicamentos de uso veterinário necessitam de um director técnico o qual tem de ser farmacêutico.
Volto a salientar, estou a falar de [b]medicamentos[/b] para uso veterinário, os quais não incluem só os medicamentos utilizados em cães e gatos, mas para animais de grande porte.
Todo o medicamento veterinário está sujeito a uma autorização para comercialização, a qual é dada pelo INFARMED, após avaliação da documentação submetida, que neste momento é complexa (também posso dizer qual é, só pedir). Estão sobre o mesmo regime do reconhecimento mútuo, isto é, submete-se um pedido de Autorização de Introdução no Mercado simultâneamente em vários estados-membros, os quais avaliam o medicamento perante o relatório efectuado por um dos estados, o qual é o Estado-membro de referência. Depois é uma troca de pedidos de perguntas e respostas, e existem 2 fases, a avaliação farmacêutica e farmacológica, efectuada por peritos. Perante tal vai a uma comissão (CTM-Comissão Técnica do Medicamento), a qual dá o seu parecer, e só depois é que é concedido o AIM, o qual é dado por cada estado-membro, ao qual se submeteu o pedido de AIM.
Sendo assim, e como no medicamento de uso humano, são os farmacêuticos que avaliam os medicamentos, pois a toxicologia, farmacocinética, farmacologia, tecnologia farmacêutica, é da área dos farmacêuticos.
Volto a frizar, estou só a referir-me a medicamentos para uso veterinário, nada de nutrição e acessórios.
As coleiras insecticidas, como os biocidas (desinfectantes), são acessórios, por isso do dominio dos técnicos da área, normalmente Vets e DIV.