questões de português

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
_Last_kiss_
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 7:59 pm
Localização: Uma cadela (Tascha) 5 periquitos(pp,lolita,tomé,pinxi,Marieta)2 gatas(Links e Iscas)

sexta mar 26, 2004 11:57 pm

casadofarol, não tenho o dicionário da academia, mas o Houaiss parece que é o melhor...custa cerca de 30contos e vem em vários volumes :o parece que está superior ao da Academia, que é orientado pelo Malaca Casteleiro, sem dúvida grande homem, mas que também gosta muito do português tradicional.
Eu por norma continuo a usar a forma "antiga", porque aprecio mais, mas a maior parte das pessoas já não o faz, não te esqueças que a linguística também é uma ciência social e portanto evolui ao ritmo da sociedade...
"bué" ainda não foi aceite, "montes" com conotação de "muitos" é que sim, penso eu de que.

Uma que eu detesto mesmo é confundirem o tenho gastado com o tenho gasto, usam a forma irregular a torto e a direito, lá devem pensar que é mais chique...mania dos elitismos :D . No particípio passado com o verbo ser/estar usa-se a forma irregular, com ter/haver usa-se a regular. Forma regular :arrow: gastado, forma irregular :arrow: gasto.
FAbarm
Membro Veterano
Registado: sábado mai 11, 2002 3:56 pm

sábado mar 27, 2004 12:40 am

Eu tenho um dicionário da Academia... é fixe pois é? :p

Bom fds

Tiago
A forma é a imagem plástica da função
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

sábado mar 27, 2004 12:46 am

Bem, então ja que estamos num fórum de cães, vamos a esta:
Já alguém teve ou viu uma cadela encastrada?
Não? Pois podem roer-se se inveja que eu já ;)
E cães despatarizados? Também não? eheheheh
Continuem a roer... eu já vi ;)
Ah! E esta:Relatório de juiz: "Gostaria de um pouco mais sustância"
Isabel
jcachorro
Membro Veterano
Registado: quarta ago 14, 2002 11:07 pm
Contacto:

sábado mar 27, 2004 3:45 am

Pedra Escreveu:
Já alguém teve ou viu uma cadela encastrada?
Ai mãeeeeee...Tadinha da cadela!!!!!:P:D:D:D
Pedra Escreveu:
Ah! E esta:Relatório de juiz: "Gostaria de um pouco mais sustância"
E também há o outro que tem falta de carências!:lol:
<p>Cumprimentos

Jo&atilde;o Silva

</p>
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

sábado mar 27, 2004 10:41 am

:lol: :lol: :lol: :lol:

Então e "prontos", estão a esquecer-se dessa.

Realmente, um dos posts mais engraçados dos ultimos tempos.

e "Prontos"
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
casadofarol
Membro Veterano
Registado: segunda fev 09, 2004 11:16 am

sábado mar 27, 2004 11:19 am

BOXER eu também já sofri de estigmatismo até ser gozada por um médico. É astigmatismo que se diz ;) ;)

Melhor que prontos é o "é assim", muito à big brother. BUÉ da Fixeee
Pedra
Membro Veterano

sábado mar 27, 2004 11:29 am

Pronto(s), então é assim:
Acho bastante engraçado este tópico e esclarecedor. No entanto, acho que o melhor da nossa comunicação, é e sempre será a forma espontanêa como as pessoas comunicam. Muitas vezes há erros, sim, Muitas vezes são as pressas. Desde que não dificulte a leitura ou aquilo que a pessoa queira transmitir, por mim, tá tudo na pura! ;)
Ficai bem :p
Isabel
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

sábado mar 27, 2004 11:35 am

Ahh, mas aqui no Porto há uma forma mais gira de pronto. Não é prontos, é prantos.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

sábado mar 27, 2004 11:40 am

Ai é ? E quando tinhamos cá estagiárias espanholas e eu lhes pedia uma folha ? ;) È que a palavra fonéticamente semelhante em Espanha, bem, inslui algum suor e uma cama ( a maior parte das vezes)

Mas voltando atrás, acho que este tópico foi muito bem pensado. Afinal, hoje em dia muita gente se ofende por ser corrigida, apesar de dar erros crassos, basta ver aqui na arca ( e refiro-me às correcções que são feitas de forma educada mas que levam resposta torta do prevaricador).

Outra para nos rirmos, ou talvez não ?

Esta é mais séria, eu quando leio currículos de pessoas com uma licenciatura se noto mais de 5 erros que não sejam causados por o dedo falhar a tecla, atiro-o para o lixo. È sinal de que a pessoa não tem brio... e olhem que já fiz isso com uma boa vintena... e um deles, tinha algumas palavras e putokês...é de morte, não ?

E parabéns à Aligra pois escreve melhor que muitos portugueses que vêm aqui à arca. Isso é uma prova da sua capacidade e da incapacidade dos ditos...
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
Pedra
Membro Veterano

sábado mar 27, 2004 11:49 am

Ah! eu não vou ficar atrás!
Aqui na zona, temos o garganêro, o olhe lá, o ó Dona. Temos o esquiar cães. É comum, por exemplo, num café, sermos atendidos com um simpático : "o que é?". Por mim fico logo com vontade de comprar os bolos todos em peso ;)
E o Dãahhhhhh (?), eu sei lá se isto se escreve assim...

Estava a brincar ó Nel, não há dúvida que aí no norte o vocabulário é muito mais rico e muito mais esclarecedor que aqui no Sul. Espontanêo, diria ;)
Isabel
aligra
Membro Veterano
Registado: sexta out 24, 2003 5:01 pm

sábado mar 27, 2004 11:50 am

CasadeAnaval Escreveu: Ai é ? E quando tinhamos cá estagiárias espanholas e eu lhes pedia uma folha ? ;)
Pois ali tem a causa de que tenhamos cá em Portugal tal quantidade de médicas espanholas: tem-se espalhado a notícia que os portugueses são assim tão hospitaleiros! 8) 8) 8)

Alicia
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

sábado mar 27, 2004 11:51 am

Pedra Escreveu: . É comum, por exemplo, num café, sermos atendidos com um simpático : "o que é?". Por mim fico logo com vontade de comprar os bolos todos em peso ;)
Comigo levam sempre o "Bom dia para si também"
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
Pedra
Membro Veterano

sábado mar 27, 2004 2:56 pm

Folha.
A lingua portuguesa é mesmo muitooooooo traiçoeira.
Fazer a folha nem sempre quer dizer ir ás fuças, não é? As espanholas, na volta sabem disso... ehehehhe
Isabel
casadofarol
Membro Veterano
Registado: segunda fev 09, 2004 11:16 am

sábado mar 27, 2004 3:32 pm

LAST_KISS

O dicionário da Academia é usado como referência em estudos linguísticos por ser aquele que aceita mais palavras novas, não por ser o melhor (o que é muito subjectivo). Um linguista não pode dizer que x palavra não existe se ela vier referenciada num dicionário credível. Infelizmente é bastante caro...

Mais amostras linguísticas de qualidade: nunca ouviram ninguém queixar-se de uma úrsula no estômago?
Pedra
Membro Veterano

sábado mar 27, 2004 3:46 pm

Úrsula não, mas ursa sim ;)
AH e as esparganas que há no Verão e se agarram ao pêlo dos cães e fazem estragos? E os ançaimes, ninguém precisa? E pintear os cães?
Isabel
Responder

Voltar para “Cães”