SeaLords Escreveu:
Ora nem mais, nynf. O problema previne-se escolhendo os reprodutores adequadamente. Mais, com estes "paninhos quentes" a única coisa que se está a fazer é camuflar o problema, e a aumentar os chamados falsos negativos (cães que aparentemente são normais mas que geneticamente não o são e que, portanto, vão transmitir a anomalia à descendência). O facto do progresso da luta contra a displasia ter sido lento reside precisamente nestes falsos negativos, que deveriam ser eliminados do pool genético e que acabam por não o ser por parecerem normais.
E, desculpem lá, mas manter um cachorro 70% do tempo enjaulado parece-me uma enormidade, um absurdo e perfeitamente anti-natura. E continuo sem saber porque é que os Dobermans são assim tão especiais, que têm que ser tratados como vidrinhos. Para mim é apenas crendice de criador, iniciada sabe-se lá por quem e seguida pelos outros sem saber muito bem porquê.
Concordo totalmente com a sealords.
Faz lembrar os truques de exposição, como pintar cães, operações plásticas etc.. para se ter um campeão... Campeão falso! Genéticamente é uma icognita e por isso criar com ele é uma lotaria.
Ainda não tive oportunidade de ir falar com a associação dobermann para saber TODOS os promenores sobre este método, especialmente sobre os supostos beneficios para os aprumos... Também me parece crendice de criador, mas se me mostrarem provas cientificas sobre o caso, aceito.
Agora, aceitar que é verdade é uma coisa, achar eticamente correcto é outra. Os beneficios para as articulações parece ser apenas manipulação com o objectivo de ganhar exposições, pois não está descrito em lado nenhum que um dobermann que não tenha sofrido tal tratamento, venha a ter problemas de aprumos ou artrites ou displasia, ou outra coisa qualquer. Eu tenho uma dobermann com 7 anos e nunca teve problemas.
Tenho a certeza que se o uso da jaula, fosse fundamental para um crescimento harmonioso do dobermann, todos os livros de veterinária, a internet e artigos cientificos mencionariam e recomendariam tal método.
De qualquer forma, seria tão artificial a criação de dobermann, como a do bulldog. Eticamente é incorrecto!
Agora eu pergunto.... e a socialização do cachorro? como é que fica? O Dobermann é um cão de guarda, desconfiado por natureza de estranhos, super territorial e protector... se não for convenientemente socializado porque passa 70% do seu tempo fechado numa jaula, como é que isso afectará o seu caracter? Um cachorro que quase não participa na vida familiar ( o que é uma tortura para um cão sensivel e super apegado aos donos como o dobermann), que é obrigado a queimar tempo dentro da jaula a dormir ou a roer objectos freneticamente... não se tornará nervoso, agressivo e anti-social? E tudo isso para quê? Para parecer mais bonitinho ao juiz?
Sinceramente acho uma crueldade!