Crates: Jaulas para cães à americana. Concordam ou não?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

quinta abr 01, 2004 5:43 pm

Guida__F Escreveu: -O que é que os veterinários dizem desta barbaridade? :evil:
Sealords Escreveu: Em Bobtails, não conheço NENHUM criador que advogue o uso das jaulas como meio preventivo de problemas articulares. E, para quem não sabe, Bobtail tem mais osso e é mais pesado que Dob. Aliás, não consigo mesmo perceber porque é que os Dobs têm que ser diferentes das outras raças e que ser criadas em confinamento para não terem problemas articulares. Já agora, alguém sabe em que mais raças é advogado o uso das jaulas para se prevenirem problemas de aprumos ?
SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

sexta abr 02, 2004 8:20 am

Última edição por SeaLords em domingo nov 23, 2008 8:21 am, editado 1 vez no total.
Nrc
Membro Veterano
Registado: quarta jul 24, 2002 12:13 am
Contacto:

sexta abr 02, 2004 8:26 am

KROZ Escreveu: Nrc, as minhas provas são a minha vida. Convivi com alguns dobermanns e com pessoas que tiveram muitos dobermanns e todos esses cães viviam ao ar livre e nunca tiveram qualquer problema.

O que eu faço aos aprumos é meter os cães a fazer imenso trote de modo a os definir bem. Agora caixas...
Obrigado pela opinião.
sergio_araujo
Membro Júnior
Registado: segunda fev 09, 2004 12:35 pm

quinta abr 08, 2004 10:25 am

[quote=SeaLords]
Há uns anos valentes, quando se começou a estudar o efeito das condições do meio na expressão da displasia da anca, fez-se uma experiência deste tipo (vou falar por alto, por aquilo que me lembro. Se alguém estiver interessado, posso procurar a fonte): pegou-se em cachorros filhos de cães displásicos (para quem não sabe, pelo menos 80% dos filhos de cães displásicos serão também displásicos) e separaram-se em dois grupos. Um foi criado normalmente, o outro grupo foi criado em jaulas pequenas, de tal forma que os cães passavam a maior parte do tempo deitados ou sentados, com as cabeças do fémur bem encaixadas e sossegadinhas na cavidade acetabular. Resultado: os cachorros criados normalmente, como esperado, revelaram-se displásicos na idade adulta, enquanto que os outros, criados em confinamento, não (não posso precisar agora se nenhum revelou displasia ou se apenas uma parte). Nada de espantar, uma vez que a artrose secundária a displasia é resultado de desgaste, logo quanto mais a articulação (o animal) se mexer tanto maior o desgaste. Resumindo e concluindo: quem tem cães geneticamente displásicos, crie-os em confinamento, para evitar a manifestação da doença. Agora, digam lá o que será preferível: criar cães geneticamente displásicos e mascarar a doença usando processos questionáveis de criação dos cachorros, ou criar cães geneticamente saudáveis, que possam crescer aos pulos, como qualquer cachorro deve crescer?
[/quote]

Ola a todos!

Quero dizer que nunca usei uma "crate" para treinar um cachorro, mas concordo plenamente com o seu uso para treino da maioria dos cães. por usar uma crate nao quer dizer que o cao fique fechado dentro desta por horas e horas a fio. Mesmo no fortum dos Dobermans so se fala em passar 70% do dia dentro da crate enquanto eles sao cachorros e enquanto as suas articulações nao estao completamente formadas e fortalecidas, passando depois a crate a ser uma especie de casota / cama do cao. Quantos donos de caes nao mandam os caes para a cama / ninho quando estao a fazer alguma coisa que nao querem que o animal esteja por perto. So por dizer que esta cama tem paredes. Alguem neste forum falou de um cao que vai para debaixo da mesa ... isso e mais normal do que podem julgar. O cao sente-se protegido .. tal como na crate, em que ele toma aquele local como dele.

Agora, com muito respeito pla forista Sealords, que participa em varios foruns sempre com uma participaçao activa, positiva e seria, respondo a sua pergunta com uma outra pergunta:

agora digam la o que preferem : criar caes de uma raça que tem propençao a ter uma doença de ossos ou de articulações com mais cuidado prevenindo o inicio da doença, ou facilitar e depois mais tarde na vida do animal dizer : tem displasia mas nos primeiros nove meses de vida saltou, correu e brincou tudo o que quis.

Na minha opiniao a crate e util para o ensino e para a saude de um animal, e a culpa e do dono se a porta da crate esta fechada ou aberta. acho que no periodo indicado deve ser respeitado, mas quando ja nao e necessario para a saude do animal, a porta deve estar aberta na maior parte do dia, senao na sua totalidade. Mas isso ja e um problema da consciencia humana.

Fiquem bem!

Sergio Araujo
nynf
Membro Veterano
Contacto:

quinta abr 08, 2004 11:57 am

sergio_araujo Escreveu:
Ola a todos!

agora digam la o que preferem criar caes de uma raça que tem propençao a ter uma doença de ossos ou de articulações com mais cuidado prevenindo o inicio da doença, ou facilitar e depois mais tarde na vida do animal dizer tem displasia mas nos primeiros nove meses de vida saltou, correu e brincou tudo o que quis.

Fiquem bem!

Sergio Araujo
Provavelmente vou dizer uma barbaridade, mas para quê prevenir algo que não se sabe se o cão vai ter ou não? Isso não deveria ser feito, antes de mais, através da selecção dos exemplares para criação de forma a diminuir o numero de exemplares com esses problemas?
Para quê ter cães que durante os primeiros meses de vida têm que passar 70% do tempo quietos?
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
SeaLords
Membro Veterano

quinta abr 08, 2004 1:18 pm

Última edição por SeaLords em domingo nov 23, 2008 8:24 am, editado 1 vez no total.
casadotrevo
Membro Veterano
Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
Contacto:

quinta abr 08, 2004 2:04 pm

Rep
Última edição por casadotrevo em quinta abr 08, 2004 2:05 pm, editado 1 vez no total.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
casadotrevo
Membro Veterano
Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
Contacto:

quinta abr 08, 2004 2:05 pm

SeaLords Escreveu: Para mim é apenas crendice de criador, iniciada sabe-se lá por quem e seguida pelos outros sem saber muito bem porquê.
Isso, infelizmente, é o que há mais por aí.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

quinta abr 08, 2004 6:24 pm

Nenhum criador tem provas de algum estudo idóneo ou não da situação referida. O que esse "treino" faz não é mais que camuflar uma situação e levar ao seu aparecimento mais tarde na vida, nada mais...
sergio_araujo Escreveu:
agora digam la o que preferem criar caes de uma raça que tem propençao a ter uma doença de ossos ou de articulações com mais cuidado prevenindo o inicio da doença, ou facilitar e depois mais tarde na vida do animal dizer tem displasia mas nos primeiros nove meses de vida saltou, correu e brincou tudo o que quis.
Sergio Araujo
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
Elsa
Membro Veterano

quinta abr 08, 2004 6:37 pm

SeaLords Escreveu: Ora nem mais, nynf. O problema previne-se escolhendo os reprodutores adequadamente. Mais, com estes "paninhos quentes" a única coisa que se está a fazer é camuflar o problema, e a aumentar os chamados falsos negativos (cães que aparentemente são normais mas que geneticamente não o são e que, portanto, vão transmitir a anomalia à descendência). O facto do progresso da luta contra a displasia ter sido lento reside precisamente nestes falsos negativos, que deveriam ser eliminados do pool genético e que acabam por não o ser por parecerem normais.

E, desculpem lá, mas manter um cachorro 70% do tempo enjaulado parece-me uma enormidade, um absurdo e perfeitamente anti-natura. E continuo sem saber porque é que os Dobermans são assim tão especiais, que têm que ser tratados como vidrinhos. Para mim é apenas crendice de criador, iniciada sabe-se lá por quem e seguida pelos outros sem saber muito bem porquê.

Concordo totalmente com a sealords.

Faz lembrar os truques de exposição, como pintar cães, operações plásticas etc.. para se ter um campeão... Campeão falso! Genéticamente é uma icognita e por isso criar com ele é uma lotaria.

Ainda não tive oportunidade de ir falar com a associação dobermann para saber TODOS os promenores sobre este método, especialmente sobre os supostos beneficios para os aprumos... Também me parece crendice de criador, mas se me mostrarem provas cientificas sobre o caso, aceito.

Agora, aceitar que é verdade é uma coisa, achar eticamente correcto é outra. Os beneficios para as articulações parece ser apenas manipulação com o objectivo de ganhar exposições, pois não está descrito em lado nenhum que um dobermann que não tenha sofrido tal tratamento, venha a ter problemas de aprumos ou artrites ou displasia, ou outra coisa qualquer. Eu tenho uma dobermann com 7 anos e nunca teve problemas.
Tenho a certeza que se o uso da jaula, fosse fundamental para um crescimento harmonioso do dobermann, todos os livros de veterinária, a internet e artigos cientificos mencionariam e recomendariam tal método.

De qualquer forma, seria tão artificial a criação de dobermann, como a do bulldog. Eticamente é incorrecto!

Agora eu pergunto.... e a socialização do cachorro? como é que fica? O Dobermann é um cão de guarda, desconfiado por natureza de estranhos, super territorial e protector... se não for convenientemente socializado porque passa 70% do seu tempo fechado numa jaula, como é que isso afectará o seu caracter? Um cachorro que quase não participa na vida familiar ( o que é uma tortura para um cão sensivel e super apegado aos donos como o dobermann), que é obrigado a queimar tempo dentro da jaula a dormir ou a roer objectos freneticamente... não se tornará nervoso, agressivo e anti-social? E tudo isso para quê? Para parecer mais bonitinho ao juiz?

Sinceramente acho uma crueldade!
sergio_araujo
Membro Júnior

sexta abr 09, 2004 11:06 am

Ola a todos!

O que esta aqui em causa nao e os Dobermans fazerem caixa porque sao isto ou aquilo. Os criadores de Doberman que fazem caixa fazem-no para alem da questao da saude, por uma questao de aprumos e para prevenir "acidentes" enquanto os ossos e articulações do animal estao frageis.

Porque e que se usa cintos de segurança nos automoveis?! prevençao. nunca saimos de casa a pensar "eu sou um mau condutor, vou por o cinto porque vou ter um acidente mais cedo ou mais tarde." e tudo uma questao de prevençao.

sim... a melhor maneira de prevenmnir doenças de ossos e articulações hereditarias e por via de escolha cuidadosa da reprodução. Mas isso nao quer dizer que apos isso nao necessite de se ter cuidado com o animal. Eu nao estou a dizer que a caixa so e boa para os Dobermans. Eu acho que a caixa seja boa para qualquer tipo de cao. Para a educação ( o cao tem o seu canto, aprende que naquele canto ele esta sossegado e ninguem interfere consigo ) tal como numa cama convencional.

Acho que a tantos metodos de treinos como treinadores de caes. E este e mais um. Quem o usou e teve bons resultados aconselha. Quantos de nos e que nao acham a coleira de choque um metodo bruto e errancional, maldoso para treinar um cao?! e quantos caes de alta competiçao e nao so sao treinados desse modo?! e o treino de reforço negativo?! tambem acho um mau metodo de treino ... mas a verdade e que estes metodos sao usados todos os dias.

continuo a dizer que a caixa e, para quem tenha um cao de uma raça propensa a doenças de ossos e articulações ( e - acho eu - nem todas estas doenças sao hereditarias ), um metodo valido de treino, bem como uma prevençao contra qualquer coisa que possa acontecer.

Isto nao e um metodo de treino para Dobermans... lembrem-se disso. E este metodo e utilizado em muitas mais raças. mesmo pequenas raças.

aqueles que nao sao a favor da prevençao de doenças em animais, parem de lavar os dentes, tomar banho, por protector solar, por o cinto de segurança, etc etc. se nao e bom para os animais, tambem nao e bom para voces :)

fiquem bem.

Sergio Araujo
CasadeAnaval
Membro Veterano

sexta abr 09, 2004 11:10 am

Cara Sérgio

continuo à espera dos estudos cientificos que provem a diminição de incidência de doenças articulare sem animais que façam essa caixa, é que "conversa de criador " ainda não é aceite pela comunidade cientifica internacional.

Prevenção ? O que veja é camuflagem, porque mais tarde aparece tudo na mesma... método de treino ? Como é que treina uma articulação ? :D

Volto a dizer, as raízes cientificas disso ? Ou faz por que viu os outros fazer ?

Fique bem

Vasco
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
nelsonk
Membro Veterano
Registado: domingo nov 30, 2003 7:08 pm

sexta abr 09, 2004 11:23 am

parem para pensar durante dois minutos !
façam uma selecção cuidadosa dos progenitores !
esqueçam os lucros !
defendam a raça !
deitem as crates para o lixo !
e o problema resolve.se por si próprio !

já repararam que as raças com maiores problemas são aquelas que tiveram mais procura durante os ultimos 20 anos ! será que isso ñ vos diz nada ?

Nelson

p.s. eu pessoalmente todos os cães que tenho tem os antepassados radiografados até á 5 ª geração ! saltam, pulam, sobem escadas fazem trinta por uma linha e nunca tive um unico com displasia ( tirando um P A comprado em portugal )
sergio_araujo
Membro Júnior

sexta abr 09, 2004 11:29 am

Ola a todos.

Ninguem esta a falar em camuflagem. Quem falou em tratar animais com progenitores com diplasia foi a Sealords, e foi como experiencia. E como ela disse, nos animais que foram criados com caixa a displasia nao se desenvolveu - ai estao os seus resultados cientificos.
Nao estou a dizer para usar caixa para camuflar. Nao estou a dizer nada de lucros. Estou a falar em prevençao de uma doença que pode surgir em qualquer cao de boa saude e com pais isentos de qualquer anomalia.
Existem outros problemas que se podem desenvolver num animal de perfeita saude.

Fiquem bem.

Sergio Araujo
CasadeAnaval
Membro Veterano

sexta abr 09, 2004 11:40 am

Errado:

O que a Sealords disse e que vale a penam manter foi:
Resumindo e concluindo: quem tem cães geneticamente displásicos, crie-os em confinamento, para evitar a manifestação da doença. Agora, digam lá o que será preferível: criar cães geneticamente displásicos e mascarar a doença usando processos questionáveis de criação dos cachorros, ou criar cães geneticamente saudáveis, que possam crescer aos pulos, como qualquer cachorro deve crescer?
E já agora,caro Sergio... foi preciso a Sealords dizer isso agora para descobrir que existia um estudo ? :D Então antes da Isabel dizer isso, qual o seu fundamento para a sua atitude ? :D

Uma adenda, o estudo não foi a longo prazo concerteza...provavelmente em animais até à sua maturidade aos 18 meses, assim quando os cães chegarem aos 6-7 anos de idade, pod-se usar a desculpa de que os problema que surgem nãoo são displasia mas " de estar velhinho" ;)

Para mais o estudo o que prova e para quem saiba ler é que os animais não manifestam displasia porque estiveram confinados mas são portadores na mesma.Nada impede que ela se manifeste mais tarde quando eles começam a se mexer e a ter actividade locomotora normal... È o mesmo que dizer em termos leigos que um carro que tenha garantia de 5 anos deve ficar um ano dentro da garagem para não se avariar a meio da garantia...

como foi dito, isso é uma forma de camuflagem...é no entanto mais simples, rápido e menos dispendioso fazer isso do que gastar 20 anos a cruzar com outros animais sem displasia.

Sem falar que os graves problemas de agressividade mostrados por Dobermanns nos anos 80 e principios de 90, no auge da "moda" começam a parecer-me ter uma relação directa com a falta de sociabilidade causada por esse confinamento forçado...

Mais uma crendice de criador...
Responder

Voltar para “Cães”