Boascasadiscaes Escreveu: Infelizmente estou a falar a sério... no período conturbado do pós-25 e com medo das nacionalizações selvagens e das ocupações que ocorriam a torto e a direito, esta foi uma das medidas que ela tomou (pelo que reza a história que me contaram), porquê não sei... há 30 anos atrás a canicultura era muito diferente e muito mais elitista, pelo que apenas um criador podia representar o grosso de uma raça, mesmo uma raça portuguesa, pelo que para a raça foi um rude golpe... fazer a raça renascer foi um árduo trabalho e foi baseada sobretudo nos exemplares que estavam nos EUA.
O trabalho de criadores como a Carla Molinari foi excepcional para a recuperação da raça, mas e sem a colaboração dos criadores e proprietários americanos teria sido infrutífero.
Esta Sra, criava tambem PP com o afixo "Canil de Santiago" que padeceram do mesmo mal... há quem mistifique a questão dizendo que foi um ateque de loucura, mas o mais razoável parece-me ser que no periodo contorbado que se viveu a melhor solução foi mesmo o abate de todos os cães.
Cumprimentos
Tiago