Cão de Água Português em expansão no EUA mas esquecido em Portugal

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

FAbarm
Membro Veterano
Registado: sábado mai 11, 2002 3:56 pm

segunda abr 26, 2004 5:16 pm

casadiscaes Escreveu: Infelizmente estou a falar a sério... no período conturbado do pós-25 e com medo das nacionalizações selvagens e das ocupações que ocorriam a torto e a direito, esta foi uma das medidas que ela tomou (pelo que reza a história que me contaram), porquê não sei... há 30 anos atrás a canicultura era muito diferente e muito mais elitista, pelo que apenas um criador podia representar o grosso de uma raça, mesmo uma raça portuguesa, pelo que para a raça foi um rude golpe... fazer a raça renascer foi um árduo trabalho e foi baseada sobretudo nos exemplares que estavam nos EUA.
O trabalho de criadores como a Carla Molinari foi excepcional para a recuperação da raça, mas e sem a colaboração dos criadores e proprietários americanos teria sido infrutífero.
Boas

Esta Sra, criava tambem PP com o afixo "Canil de Santiago" que padeceram do mesmo mal... há quem mistifique a questão dizendo que foi um ateque de loucura, mas o mais razoável parece-me ser que no periodo contorbado que se viveu a melhor solução foi mesmo o abate de todos os cães.

Cumprimentos

Tiago
A forma é a imagem plástica da função
Grandcoyote
Membro Júnior
Registado: segunda abr 19, 2004 3:42 pm

segunda abr 26, 2004 6:05 pm

AnaS Escreveu: Não sei também porque ficou “desiludido” com o que viu em Santarém, pois teve oportunidade de ver um dos melhores Cães de Água da actualidade, e não falo apenas em Portugal.

Procure informar-se mais antes de começar logo a criticar...

E já agora se gosta verdadeiramente da raça, porque não compra exemplares a criadores portugueses?
Dona AnaS,

Não estou a criticar, estou chamare, a vossa atenção, para esta raça, tão linda e vistosa.

Cão melhore, que o GALÃO da criadora, Dona Carla Molinari, ainda não vi.

Tão feios, os cães, que mostrou, e os bonitos?
E depois, podem ter qualidade no corpo, as cores, é que estão fora do estalão, mas lá são pirmitidas.
Por fotografia, podem avaliar assim um cão?

E Então porque, estão a pranhar femeas portuguesas, com garanhões Americanos?.....Não prestam, mas......
Quem tão, a querer enganar?

Se comprar, algum cão português, só confio nos cães, da criadora Dona Carla, mais ninguém, e até podem mostrare titulos, e mais titulos, que sei muito bem, que alguns são arranjadinhos, nos corredores, e isto não é só na América, é em todo mundo.

Vou há exposição, de Penafiel e Viana, quero ver o que aparece.
FAbarm
Membro Veterano

segunda abr 26, 2004 6:08 pm

Grandcoyote Escreveu:
AnaS Escreveu: Não sei também porque ficou “desiludido” com o que viu em Santarém, pois teve oportunidade de ver um dos melhores Cães de Água da actualidade, e não falo apenas em Portugal.

E já agora se gosta verdadeiramente da raça, porque não compra exemplares a criadores portugueses?
Dona AnaS,

Não estou a criticar, estou chamare, a vossa atenção, para esta raça, tão linda e vistosa.

E depois, podem ter qualidade no corpo, as cores, é que estão fora do estalão, mas lá são pirmitidas.

E Então porque, estão a pranhar femeas portuguesas, com garanhões Americanos?.....Não prestam, mas......

Se comprar, algum cão português, só confio nos cães, da criadora Dona Carla, mais ninguém, e até podem mostrare titulos, e mais titulos, que sei muito bem, que alguns são arranjadinhos, nos corredores, e isto não é só na América, é em todo mundo.

Vai??? Quando??

Tiago
FAbarm
Membro Veterano

segunda abr 26, 2004 6:09 pm

Repetida
Grandcoyote
Membro Júnior

segunda abr 26, 2004 6:19 pm

FAbarm Escreveu: Vai??? Quando??
Tiago
Enganei-me.
Obrigadinho, por a ajuda, Sr.Tiago.

Vou a Espanha e Elvas.
AnaS
Membro Veterano
Registado: quinta fev 07, 2002 4:53 pm
Contacto:

segunda abr 26, 2004 6:40 pm

Grandcoyote Escreveu:

Dona AnaS,

A mim não precisa de chamar a atenção para esta raça, pois se calhar até tenho feito algumas coisitas por ela...

Vai-me desculpar mas está a criticar sim:
"E Então porque, estão a pranhar femeas portuguesas, com garanhões Americanos?.....Não prestam, mas......
Quem tão, a querer enganar?"
Já referi que os cães que estão nos EUA são de origem portuguesa, logo a linha é portuguesa. O que é preciso ter em atenção é o pedigree do cão, pelo que segundo sei os cães americanos utilizados por criadores portugueses são de linhas muito boas, TODAS DE ORIGEM PORTUGUESA; e o motivo da sua utilização foi o facto de como haviam poucos exemplares em Portugal e todos de linhas muito fechadas, a consaguinidade era uma constante.

O Galão Claro é de facto um cão vistoso, e ganhou muita coisa na altura dele. Não vou criticar a sua opinião de não não ter visto um cão melhor do que ele, pois gostos não se discutem. ;)
Não podemos gostar todos do amarelo, né?
Mas sabe qual a origem deste cão?...

As fotos que mostrei foram apenas para exemplificar que lá não é tudo bom...
Se reparou bem no meu post, eu disse que há lá cães bons, mas também há muita porcaria...
De qualquer maneira e quer fossem bons a nivel estrutural ou não, a verdade é que para todos os efeitos, e para nós portugueses, padreadores da raça, estes cães nem sequer deviam estar registados como cães de água.

Espero que tenha ido a exposições recentemente, pois costuma aparecer uma cadela de criação da Carla. Certamente viu-a em Santarém, ficou em 2º lugar nas fêmeas.

Boa sorte na aquisição do seu cão de água, português ou "americano"...
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

segunda abr 26, 2004 10:59 pm

Agradecia a todos que ignorassem a senhora. Na minha opinião é uma senhora, visto que isto se trata de conversa de comadres, infelizmente muito tipica nas mulheres com dor de cotovelo, embora alguns homens também o manifestem.
Esta pessoa que não se identifica, é tão imigrante quanto eu. Começou por escrever correctamente português, para ir aos poucos cometendo alguns pequenos erros.
Nâo engana ninguém e agradeço-lhe que das 2 uma, ou diga directamente ao que vem e quem pretende atingir, ou então cale-se. A raça que a senhora tanto diz amar não precisa de gente como a senhora e muito menos deste tipo de conversa de comadres.
Passar bem e espero que obtenha a resposta que pretende junto da Associação do Cão de àgua, cuja presidente é uma pessoa que conhece bem, por isso não lhe será dificil obter a resposta.
Isabel
FAbarm
Membro Veterano

terça abr 27, 2004 2:17 am

Grandcoyote Escreveu:

[/quote]

Isto é conversa de putos... só falta a parte da bicicleta...

Tiago
SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

terça abr 27, 2004 7:41 am

Última edição por SeaLords em domingo nov 23, 2008 3:29 pm, editado 1 vez no total.
casadofarol
Membro Veterano
Registado: segunda fev 09, 2004 11:16 am

terça abr 27, 2004 11:30 am

Aqui vai um bom exemplo do que se passa com as raças portuguesas: um forista falou-me no cão de gado trasmontano (a propósito de uma pergunta minha) e deu-me o contacto do parque de montesinho. Telefonei para lá, falei com uma pessoa cuja vida não é vender cães, suponho que não ganha dinheiro nenhum com isso, e o senhor foi de uma infinita paciência a responder às minhas 50 ;) perguntas. Disse-me o que cão tinha de bom e menos bom, e depois disso enviou-me um verdadeiro testamento com todas as informações que eu podia querer (principalmente as que podia não querer ;) ). Ou seja, não me deixou tomar uma decisão precipitada, e informou-me mais do convenientemente. Assim, é evidente que não vão espalhar o cão pelo país nem torná-lo moda. Mas também é evidente que estão a proteger a raça de donos irresponsáveis e ignorantes. Duvido que o nº de registos destes cães aumente muito, mas, quanto a mim, ainda bem. É assim que se protege uma raça, e não criando e vendendo indiscriminadamente.
Quanto a não haver mais criadores de cães de água :lol: :lol: :lol: :lol:
Pedra
Membro Veterano

terça abr 27, 2004 12:32 pm

Casadofarol, a pessoa que iniciou este tópico nada tem a ver com a raça portuguesa em questão. Nem aqui nem em lado nenhum.
Por essa razão e porque nada vem ajudar ou clarificar, agradeço que a ignorem.
Isabel
Pedra
Membro Veterano

terça abr 27, 2004 12:54 pm

SeaLords Escreveu: Houve alguém que disse que dos "coitadinhos" e perdedores ninguém fala nem ninguém tem inveja, não houve ? ;)
Sim, uma amiga minha...americana ;)
Mas deixe que se um dia eu tiver um campeão dos campeões, venho aqui contar ;)
Isabel
FAbarm
Membro Veterano

terça abr 27, 2004 1:02 pm

Pedra Escreveu:
SeaLords Escreveu: Houve alguém que disse que dos "coitadinhos" e perdedores ninguém fala nem ninguém tem inveja, não houve ? ;)
Sim, uma amiga minha...americana ;)
Mas deixe que se um dia eu tiver um campeão dos campeões, venho aqui contar ;)
Isabel
Eu também vinha... até pedia ao padre aqui da freguesia para durante o sermão o dizer... mas tinha que ser do meu afixo...

Tiago
Grandcoyote
Membro Júnior

terça abr 27, 2004 2:44 pm

Pedra Escreveu: Na minha opinião é uma senhora, visto que isto se trata de conversa de comadres, infelizmente muito tipica nas mulheres

A raça que a senhora tanto diz amar não precisa de gente como a senhora e muito menos deste tipo de conversa de comadres.
Isabel
Dona Pedra,

Não conheço-a de parte nenhuma para me chamar GAY.
Também não sei nem quero saber as suas direcções sexuais.
Mas a senhora fala em nome de quem?Representa alguma criadora?
Fez ou faz alguma coisa por esta raça?
Que direito tem em chamar-me nomes e mandar-me calar?
Enriqueci, há custa de muito trabalho honrado, não lhe dou autorização para me faltar ao respeito, desta forma.Sou casado e tenho dois filhos.
Vá educar-se porque para mim, que devo ter idade para ser seu pai, a Senhora não tem base, nem tem educação nenhuma.
È a minha filha que escreve esta resposta, porque já estou fora de mim.

A senhora até escolheu um óptimo nome para este Forum.
Passe bem!E trabalhe e seja útil à sociedade e à raça.
Portugal é que não precisa de pessoas como a Senhora.

Obrigado a todos que conseguiram esclarecer-me, gostei muito de conhece-los, espero voltar a este espaço, e às exposições.

O meu nome é Tavares.
casadotrevo
Membro Veterano
Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
Contacto:

terça abr 27, 2004 2:51 pm

Grandcoyote Escreveu: Dona Pedra,

Não conheço-a de parte nenhuma para me chamar GAY.
Também não sei nem quero saber as suas direcções sexuais.
Mas a senhora fala em nome de quem?Representa alguma criadora?
Fez ou faz alguma coisa por esta raça?
Xiça, ou V. Exa. veio aqui mesmo para destabilizar, ou então não está mesmo a par do que se passa no Cão de Água.
Olhe essa Senhora, que por acaso até assina os posts, que por acaso até usa parte do seu afixo como nick, muito provávelmente é quem lhe vai dar muitos dissabores em ring, se chegar a trazer as suas "Americanadas".

P.S.: Isabel, desculpe-me mas não me consegui conter com tanta parvoíce.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
Responder

Voltar para “Cães”