Telejornal da SIC - Seguradoras e Raças perigosas

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
AndLemos
Membro Veterano
Registado: terça abr 02, 2002 1:26 pm

sexta abr 30, 2004 2:31 pm

shaolin Escreveu:
AndLemos Escreveu: Artigo 7.o
Obrigatoriedade do uso de coleira ou peitoral e açaimo ou trela1 — É obrigatório o uso por todos os cães e gatos
que circulem na via ou lugar públicos de coleira ou
peitoral, no qual deve estar colocada, por qualquer
forma, o nome e morada ou telefone do detentor.
2 — É proibida a presença na via ou lugar públicos
de cães sem estarem acompanhados pelo detentor, e
sem açaimo funcional, excepto quando conduzidos à
trela, em provas e treinos ou, tratando-se de animais

estava aqui a discutir com um polícia que me dizia que o uso de açaimo era obrigatório, alguém me pode explicar o ponto 2?

And Lemos, por aquilo que me é dado a entender e se o meu português não me trai é que não é permitida a presença de cães na via ou lugares públicos sem estarem acompanhados pelo dono e sem açaimo ou então devem ser conduzidos pela trela, ou seja, se estiverem com trela não necessitam de açaimo. Este só é obrigatório se o cão andar solto.

Bons dias a Todos.

Sim é isso que eu entendo a polícia pelos vistos é que não.
AndLemos
Membro Veterano
Registado: terça abr 02, 2002 1:26 pm

sexta abr 30, 2004 2:32 pm

Arcanjo Escreveu: continuava a bater na tecla que um Dogue era um Dogue e que nao interessa onde nasceu!"!!!!!!!!!!!!! e que a lei tb era pro meu pequinino.....ao principio aínda me ri com a situação, mas depois vi que nao era brincadeira...enfim...por isso digo...como se pode explicar a um policia que nada precebe de cães o que é e o que não é????

Abraços,

Arcanjo

:D :D :D :D :D :D Não tem graça nenhuma, cambada de ignorantes , mas que me ri ri :D :D :D :D
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

domingo mai 02, 2004 9:07 am

Tudo em que pensávamos está a materializar-se. E é muito grave.

Teremos que contar com as burrices dos policias que não têm formação. Aliás, no caso da minha raça vou retroceder 20 anos e passar a usar cada vez mais a designação Grand Danois que era a mais habitual quando era miúdo...

Penso que temmos de nos precaver.

Ponto incontornável é que não podemos andar com cães soltos na rua.... MAS SEMPRE FOI ASSIM, por isso, basta a quem não cumpria a lei, cumpri-la.

O grande problema que se coloca é que estamos aqui a discutir sem chegar a lado nenhum. Existe uma forma melhor. Não vale a pena pedir a um advogado qualquer, pois neles têm que estudar as leis e não serão necessáriamente bem preparados para a interpretar pois não é das mais acedidas ( pasme-se)

Falar com os iluminados da LPDA é a solução. Eles supostamente têm um departamento juridico. Esse departamente pode em teoria avaliar as nossas respostas, o que devemos saber e levar no bolso quando vamos à rua. Como adoptei uma Rottweiler estou também situado como dono de cão perigoso...

Para tal, devemos estudar aqui uma carta a enviar á dita com as questões que temos e a forma de abordagem na rua. carta essa enviada por correio registado e por fax, não por mail, para que haja resposta....

Num desabafo, considero lamentável a falta de posição do Clube Português de Canicultura no meio disto tudo. Nada fez em prol dos animais agora em risco.

P.S

Esta lei deve-se a várias pessoas:

Agradeço às BESTAS dos donos que não cumprem a lei e não têm o civismo de respeitar o próximo.

Agradeço aos F.I.L.H.O.S D.A P.U.T.A dos garotelhos das lutas e marginais que são a escória da sociedade

Agradeço aos P.AL.H.A.Ç.O.S dos tipos que gostam de comprar cães da moda porque é giro.

Agradeço aos paizinhos I.D.I.O.T.AS que dão cães dominantes às crianças

E finalmente agradeço aos Politicos ELEITORALISTAS DA TRETA e seus sequazes, em especial a uma pessoa chamada Rui Rio que irá levar um pontapé nos glúteos nas próximas eleições para a câmara do Porto
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

domingo mai 02, 2004 9:15 am

Assino por baixo :evil: :evil: :evil:
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
andpr
Membro Júnior
Registado: quarta abr 21, 2004 7:43 am

domingo mai 02, 2004 10:11 am

Boas,
Acho que o CasadeAnaval tem razão, mas esqueceu-se de mencionar as velhinhas que levam cães de grande (e até de médio) porte com trelinha para a rua, e são os cães que as passeiam! Ainda no outro dia, vi uma senhora a descer a rua com um labrador (que nem tem fama de "mauzões"), este ao cheirar marcas de outro cão começou a rosnar, voltou para traz e a velhinha só dizia: "senta", enquanto era arrastada rua acima! (não sei se estaria no cio ou não, mas também não interessa muito).
Na verdade todos os cães são "potencialmente" perigosos, basta ter dentes e um pouco de força, mas mais perigosos são os donos...

Nota: Desde que o rui rio foi eleito as ruas estão mais badalhocas! do que nunca! uma pessoa a andar na rua tem que estar sempre a olhar para o chão. (a responsabilidade é dos donos, mas o rui rio podia tomar providências, não?!)

Cumprimentos:
André Ramos
loba_lua
Membro Veterano
Registado: sábado dez 27, 2003 2:57 am
Localização: 7Gatos:Moghi,Zorki,Lua,Samid,Shaiina... 4 Cães:Diana,Wolfy,Homara,Dusky (cães e gatos pa adopção)

segunda mai 03, 2004 3:18 am

O Dobermann não chegou a ficar incluido nesta lista definitiva, pois não??

Se assim for, fico contente por isso, visto ter adoptado a Homara, uma linda Dobermann ainda novinha, não sei s epura ou não. Mas faz-me confusão...O tal cão de raça esquisita (peço desculpa pela ignorância :oops: mas não conheço a raça), que decerto nem devem de existir muitos em Portugal, é assim tão perigoso? E porque está ele incluido e por exemplo o Dobermann não, se há muitos cães desta raça em Portugal? Note-se que eu só estou a questionar em relação a estas raças, vistos ter uma Dobermann e não conhecer a outra raça. E a Homara é tão meiguinha que não a estava a ver como cão de raça perigosa.

Todos os donos de cães de raça perigosa, quando os passearem na via publica, devem levar com eles a caderneta de vacinas, o registo na Câmara, o Seguro, etc etc???
fl1pp3rpt
Membro Veterano
Registado: quarta jan 21, 2004 4:55 am
Localização: 1 boxer; 1 gata; 2 tartarugas; 2 periquitos; 1 esquilo; 2 canários; 1 tarântula; varios ácaros.
Contacto:

segunda mai 03, 2004 3:45 am

[quote=CasadeAnaval]
Tudo em que pensávamos está a materializar-se. E é muito grave.

Teremos que contar com as burrices dos policias que não têm formação. Aliás, no caso da minha raça vou retroceder 20 anos e passar a usar cada vez mais a designação Grand Danois que era a mais habitual quando era miúdo...

Penso que temmos de nos precaver.

Ponto incontornável é que não podemos andar com cães soltos na rua.... MAS SEMPRE FOI ASSIM, por isso, basta a quem não cumpria a lei, cumpri-la.

O grande problema que se coloca é que estamos aqui a discutir sem chegar a lado nenhum. Existe uma forma melhor. Não vale a pena pedir a um advogado qualquer, pois neles têm que estudar as leis e não serão necessáriamente bem preparados para a interpretar pois não é das mais acedidas ( pasme-se)

Falar com os iluminados da LPDA é a solução. Eles supostamente têm um departamento juridico. Esse departamente pode em teoria avaliar as nossas respostas, o que devemos saber e levar no bolso quando vamos à rua. Como adoptei uma Rottweiler estou também situado como dono de cão [i]perigoso[/i]...

[b]Para tal, devemos estudar aqui uma carta a enviar á dita com as questões que temos e a forma de abordagem na rua.[/b] [b]carta essa enviada por correio registado e por fax, não por mail, para que haja resposta...[/b].

Num desabafo, considero [b]lamentável [/b]a falta de posição do Clube Português de Canicultura no meio disto tudo. Nada fez em prol dos animais agora em risco.

P.S

Esta lei deve-se a várias pessoas

Agradeço às BESTAS dos donos que não cumprem a lei e não têm o civismo de respeitar o próximo.

Agradeço aos F.I.L.H.O.S D.A P.U.T.A dos garotelhos das lutas e marginais que são a escória da sociedade

Agradeço aos P.AL.H.A.Ç.O.S dos tipos que gostam de comprar cães da moda porque é giro.

Agradeço aos paizinhos I.D.I.O.T.AS que dão cães dominantes às crianças

E finalmente agradeço aos Politicos ELEITORALISTAS DA TRETA e seus sequazes, em especial a uma pessoa chamada Rui Rio que irá levar um pontapé nos glúteos nas próximas eleições para a câmara do Porto
[/quote]

Mais uma vez tenho de concordar consigo...

Mas existe algo que se pode fazer assim que a lei seja colocada em vigor

Passo a explicar
Um cão é apanhado a violar a lei, imagine-se que vai na rua sem trela.
O agente aparece e decide passar a respectiva coima (ao dono do cão? ou ao cão mesmo? lol).
Lógicamente que o cão não pode apresentar recurso num tribunal de instrução, por isso mesmo o dono apresenta.
O dono tem então a possibilidade de apresentar um conjunto de argumentos válidos para o cancelamento da coima.
Se mesmo assim, o tribunal de instrução decidir aplicar na mesma a coima (ou algo pior, como a apreensão do cão, por ex), deve-se então recorrer ao tribunal de 2ª instância. Se em 2ª instãncia o recurso for rejeitado, podemos, por fim, intrepor um novo recurso no supremo tribunal de justiça, e ai, duvido, que está lei podre seja efectivamente aplicada desta forma.

Com sinceridade, concordo com o termo "potencialmente perigoso", e explico porquê
Entendo que qualquer cão, com mais de 15 ou 20 kg,tem potencial para causar graves problemas na nossa sociedade. Por isso mesmo, á muito que defendo, que o seguro não devia ser obrigatório apenas para tamanha estupidez de destinguir o grupo 2 da fci e alguns do grupo 1 e 3 dos outros grupos. Afinal um labrador se atacar uma pessoa... não a consegue matar?!??!?!?!?!?!?!? E não me venham dizer que 1 labrador não faz mal a ng... e que adora crianças etc etc etc... Tudo está na minha intensão como dono porque se eu pegar num labrador cachorro e o fexar toda a sua vida no quarto escuro, com fome e sede e quando o vir dar-lhe porrada... garanto-vos que ele assim que sair á rua ataca tudo o que vir á volta...

Isto para dizer... que o problema, a meu ver, não está na raça mas sim no tamanho e no potencial fisico que o cão tem.
Por isso mesmo, posso mesmo até admitir, que o seguro devia ser obrigatório para TODOS os cães, pois todos tem potencial para ferir um adulto, uma criança ou um outro cão. Se colocarmos uma criança em frente a 1 caniche agressivo (por ex), os danos na criança poderão ser irreverssiveis.

Por isso mesmo, na minha opinião, axo ridiculo e indecente discriminar-se a raça X ou a raça Y, porque se é por causa das lutas... lutas fazem-se com qualquer cão, de qualquer raça... apenas poderá demorar mais... ou menos tempo... mas qualquer cão disputa uma femea com o cio... qualquer cão disputa um pedaço de comida se tiver fome... ou qualquer cão moderá se se sentir ameaçado.

Chipagem é bom para, de alguma forma, a longo prazo, acabar com abandonos...; seguro é bom por prevenção, não só a terceiros, mas também ao próprio cão. O seguro do meu boxer é da fidelidade e se, por ex, ele precisar de ficar internado ou ficar doente o seguro cobre isso mesmo.

O espanto, por isso mesmo, não pode estar na obrigatoriedade de se fazer um seguro ao nosso melhor amigo ou de o identificar de forma vitalicia para ele nunca nos desaparecer... o espanto terá de estar é no porquê de uns serem filhos da mãe... e outros filhos da P.U.T.A
andpr
Membro Júnior
Registado: quarta abr 21, 2004 7:43 am

segunda mai 03, 2004 9:57 am

Olá a todos,
Tenho que concordar com o fl1pp3rpt. Todos os cães deviam ter seguro e deviam ser tratados de igual forma. Há cães pequenos mais agressivos do que cães de grande porte, mas os cães maiores causam também maiores "estragos". Mas uma coisa que ainda não percebi, foi em que é que se basearam para classificar os cães de "potencialmente" perigosos. Foi no número de ataques? Ou no número de cães? Não deve ter sido, (pe) porque até só há um Tosa Inu registado em Portugal. Como souberam que este cão era perigoso? Se um polícia vir um labrador (p.ex.) a querer atacar uma pessoa também o multará? Ou só irá multar um cão "potencialmente" perigoso que ande sem açaime?
Cumprimentos
André Ramos
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

segunda mai 03, 2004 11:34 am

Olá,
Eu creio que não fará nenhum mal às pessoas ler a Leis que ESTÂO EM VIGOR. Lá encontrarão as respostas às dúvidas que aqui colocaram, bem como algumas coisas mais ( os valores das coimas não são assim tão baixos como possam pensar e a apreensão e mesmo o abate dos cães poderá estar dependente de avaliações 'no momento' por parte de pessoas que estão muito longe de um tribunal).

Quanto aos seguros, e como aqui já repeti muitas vezes, eu tenho 2 seguros de responsabilidade civil para os meus dois Rottweilers já há muitos anos, e por isso antes de qualquer obrigatoriedade. Fi-los para precaver eventuais situações de estragos provocados por brincadeiras ou acidentes imprevisíveis que dois 'monstrengos desajeitados e brincalhões' pudessem fazer. Também confesso que o fiz para que de alguma forma pudesse mostrar aos outros ( sempre que alguém me chateásse com a história destes cães serem uns 'comedores de velhinhas e criancinhas) que sou um dono responsável.
Mas se formos a ver, na prática, o que é que podemos beneficiar com um seguros destes ( refiro-me à mera responsabilidade civil e não a seguros de saúde)??
Se calhar NADA ou QUASE NADA!! De facto, uma das exigências é que em todo e qualquer momento o cão tenha de estar em respeito da Lei. Ora digam-me lá como é que um cão preso com trela curta e açaimo pode provocar algum dano! O perigo é quando acontece um acidente e se deixa uma porta mal fechada, ou sem querer se larga ou parte uma trela! Mas destas vezes como provar que não houve falta de cuiado ou negligência da nossa parte ( que decerto a companhia de seguros alegará)? Há de facto uma ou duas situações que podem beneficiar de seguro, por exemplo o cão ir à trela e açaimo, a trela partir-se, o cão fugir para o meio de uma estrada e provocar um acidente de automóvel. Mas estas situações tanto provoca um cão de 3 kilos como um de sessenta, por isso onde é que o 'perigo potencial' decorrente da 'Força' ou da 'potência de madibula' está a beneficiar num seguro?

Não sei se me faço entender, mas na prática o que me parece é que um cão da lista de 'potencialmente perigosos', por estar sujeito a mais restrições, acaba até por ser um "risco menor" para a seguradora!

Quanto às perguntas do 'porquê colocaram lá a raça X e não a Y', isso acho que nem os políticos que fizeram a Lei sabem! Copiaram a Lista da Lei Espanhola e lá foram eles a reboque. Duvido que qualquer um deles conheça as raças sobre as quais legislaram e muito menos as características que tornam um animal potencialmente perigoso, porque a raça não é de certeza.

Abraços
Paulo C.
Tchinho
Membro Veterano
Registado: sexta jun 20, 2003 2:35 pm

segunda mai 03, 2004 11:43 am

A Fidelidade só aceita fazer seguros para animais, até aos 10 anos e depois disto..... o que é que a nova lei prevê?.... O animail potencialmente perigoso fica sem seguro?? :o
Moca32
Membro Veterano
Registado: terça abr 27, 2004 12:27 pm

segunda mai 03, 2004 1:29 pm

Pois, só falta os legisladores entenderem que os ditos cães potêncialmente perigosos depois dos 10 anos estão decrépitos e como tal já não se justifica, enfim, vamos lá ver.

Eu por vezes pergunto-me, será que os politicos deste país não sabem ter ideias originais em vez de andares a reboque de outros e que tambem não saber em 1º lugar constatar os factos e a realidade em que se inserem para postaeriormante legislar... :roll:

:)
fl1pp3rpt
Membro Veterano
Registado: quarta jan 21, 2004 4:55 am
Localização: 1 boxer; 1 gata; 2 tartarugas; 2 periquitos; 1 esquilo; 2 canários; 1 tarântula; varios ácaros.
Contacto:

segunda mai 03, 2004 2:58 pm

Lembrem-se sempre que a necessidade de se de um seguro para com o cão não deveria ser imposta pela lei.

Quando me pergunto acerca do porquê da escolha da raça X ou Y é sempre bom lembrar que muitos milhares de contos estão em jogo. A força que cada raça exerce politicamente é tb importante. Então faria algum sentido que os cães dos nossos ministros tambem precisassem de seguro? É sabido que o Marques Mendes tem 2 labradores... o Morais Sarmento 1 Galgo afegão e a Manuela Ferreira Leite até já fez criação de Goldens Retreivers... e claro que estas raças serão sempre previligiadas.

Por ex, o Boxer, estava incluido na 1ª lei elaborada (este talvez mais estupidamente do que todas as outras raças incluidas) mas, visto que o Lobo Xavier tem 2... provavelmente lembrou-se "mas se os meus caes n fazem mal a ng... pk é k os boxers dos outros farão??"

E das duas uma: Ou o marques mendes leva os seus labradores á assembleia da republica para moder nos deputados do bloco de esquerda e a lei passa a ser igual para todos... ou qualquer dia o Durão Barroso ompra 1 pitbull... leva-p para a assembleia da republica, e mostra que também os "perigosos" podem ser inofensivos e a lei é posta de parte.

Sr paulo coelho, o sr tem apbt's, pk é k n oferece 1 cachorro seu aos sr's que elaboraram a lei?! Se quiser mesmo isso... eu dou-lhe essa oportunidade.
loba_lua
Membro Veterano
Registado: sábado dez 27, 2003 2:57 am
Localização: 7Gatos:Moghi,Zorki,Lua,Samid,Shaiina... 4 Cães:Diana,Wolfy,Homara,Dusky (cães e gatos pa adopção)

segunda mai 03, 2004 4:11 pm

Não sei porquê, mas estou a ver alguns destes cães conotados de raça perigosa, daqui uns tempos, abandonados, em canis e para adopção...
Responder

Voltar para “Cães”