Para todos aqueles que não sabem o que é uma puppy-mills

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Florinda
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 3:35 am

quarta ago 21, 2002 8:48 pm

Para puxar.

E para contar uma história... um pouco longa...

Hoje, fui à veterinária. Na sala de espera, estava uma senhora acompanhada dos seus dois filhos e de um cachorro.
O cachorro tinha um aspecto que metia dó, com feridas nas orelhas e pulgas a saltar por todos os lados (JURO!!!). Nunca tinha visto tanta pulga, nem julguei possível vê-las assim a saltar. Toda a gente na sala comentava, e a senhora lá explicava que tinha ido buscá-lo ontem ao canil, que ontem o cão ainda estava pior e que já lhe tinha dado banho.
A dona do cachorro estava claramente habituada a conviver com animais (ela própria mo disse mais tarde), pois, para preencherem a ficha do cachorro, a funcionária foi buscar a ficha de outro cão ao arquivo. Era de supor que soubesse como eliminar pulgas. Digo eu... Mas adiante...

Alguém perguntou se o cachorro tinha sido mordido nas orelhas (estavam em ferida), e a senhora lá explicou que não, que aquilo era das carraças que o cachorro tinha.
"Coitadinho", dizia toda a gente.
De vez em quando, entrava alguém que ainda não tinha ouvido a história, e lá tinha a senhora de repetir que o tinha ido buscar ao canil no dia anterior. As pessoas ficavam claramente com boa impressão: afinal, tinham ido buscar um pobre cachorro a um canil...
Até que uma senhora foi mais longe: "A que canil o foi buscar?"
"A um canil de criação que há ali na Charneca", respondeu a dona do cachorro.
Diz a outra senhora: "Pronto, não diga mais nada, já sei de que canil está a falar. Estive lá uma vez, e havia um cão morto, e os outros estavam a comê-lo, tal era a fome."
Pois: a senhora não percebeu que a dona do cachorro não se referia ao canil da Aroeira. A parte do "canil de criação" escapou-lhe. Mas a mim não.
Meti conversa com a senhora, perguntei-lhe se o cão tinha vindo do canil da Aroeira, e ela lá disse que não, que o tinha ido buscar a um canil de criação. "Bem me parecia que não se referia ao canil da Aroeira", disse eu.
"Não, as pessoas falam sem conhecimento de causa. É um canil de criação de cães de raça", disse a senhora. "É um canil muito bom", acrescentou.
"E de que raça é o cachorro?", perguntei eu.
"É um podengo".
"Ah... nunca tinha visto nenhum ao vivo", disse eu...
Um momento de silêncio...
"Então... e veio do canil neste estado?", perguntei eu.
"É que o canil é muito grande, tem uns 100 cães, e é muito difícil manter tantos cães sem pulgas nem carraças."
"Então, não é um canil, é uma puppy mill", disse eu.
"Uma quê?"
"Um local onde criam cãe em grande quantidade, só a pensar no lucro e sem grandes preocupações com a saúde dos cães", disse eu.
"Ah, não! O canil é muito bom, só que realmente são muitos animais, e é difícil mantê-los todos livres de pulgas e carraças", insisitia a senhora.
"Difícil não é, mas é caro...", disse eu.
"Isto são só pulgas e carraças. Sempre tive animais, e sei que isto tira-se-lhe as pulgas e as carraças e eles ficam bons", dizia ela.
"Mas com tanta pulga e carraça, o cão até pode ficar anémico", dizia eu.
"Ah, pois pode", dizia a senhora, pouco preocupada. "Mas o canil é muito bom", insistia ela.
"Um bom criador não teria os cachorros neste estado", dizia eu.
"Não, o canil é muito bom, só que tem muitos animais, e é praticamente impossível tê-los todos sem pulgas e carraças", voltava a insistir...
Nem quero saber o que ela considera um mau canil...
A seguir ia perguntar-lhe quanto tinha dado pelo cão, mas foi chamada para a consulta e a conversa ficou por ali.

Fiquem bem

Florinda
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

quarta ago 21, 2002 9:46 pm

Pois

Infelizmente não é invulgar um cão receber uma transfusão de sangue á conta disso...
Florinda Escreveu: Para puxar.

E para contar uma história... um pouco longa...

Hoje, fui à veterinária. Na sala de espera, estava uma senhora acompanhada dos seus dois filhos e de um cachorro.
O cachorro tinha um aspecto que metia dó, com feridas nas orelhas e pulgas a saltar por todos os lados (JURO!!!). Nunca tinha visto tanta pulga, nem julguei possível vê-las assim a saltar. Toda a gente na sala comentava, e a senhora lá explicava que tinha ido buscá-lo ontem ao canil, que ontem o cão ainda estava pior e que já lhe tinha dado banho.
A dona do cachorro estava claramente habituada a conviver com animais (ela própria mo disse mais tarde), pois, para preencherem a ficha do cachorro, a funcionária foi buscar a ficha de outro cão ao arquivo. Era de supor que soubesse como eliminar pulgas. Digo eu... Mas adiante...

Alguém perguntou se o cachorro tinha sido mordido nas orelhas (estavam em ferida), e a senhora lá explicou que não, que aquilo era das carraças que o cachorro tinha.
"Coitadinho", dizia toda a gente.
De vez em quando, entrava alguém que ainda não tinha ouvido a história, e lá tinha a senhora de repetir que o tinha ido buscar ao canil no dia anterior. As pessoas ficavam claramente com boa impressão: afinal, tinham ido buscar um pobre cachorro a um canil...
Até que uma senhora foi mais longe: "A que canil o foi buscar?"
"A um canil de criação que há ali na Charneca", respondeu a dona do cachorro.
Diz a outra senhora: "Pronto, não diga mais nada, já sei de que canil está a falar. Estive lá uma vez, e havia um cão morto, e os outros estavam a comê-lo, tal era a fome."
Pois: a senhora não percebeu que a dona do cachorro não se referia ao canil da Aroeira. A parte do "canil de criação" escapou-lhe. Mas a mim não.
Meti conversa com a senhora, perguntei-lhe se o cão tinha vindo do canil da Aroeira, e ela lá disse que não, que o tinha ido buscar a um canil de criação. "Bem me parecia que não se referia ao canil da Aroeira", disse eu.
"Não, as pessoas falam sem conhecimento de causa. É um canil de criação de cães de raça", disse a senhora. "É um canil muito bom", acrescentou.
"E de que raça é o cachorro?", perguntei eu.
"É um podengo".
"Ah... nunca tinha visto nenhum ao vivo", disse eu...
Um momento de silêncio...
"Então... e veio do canil neste estado?", perguntei eu.
"É que o canil é muito grande, tem uns 100 cães, e é muito difícil manter tantos cães sem pulgas nem carraças."
"Então, não é um canil, é uma puppy mill", disse eu.
"Uma quê?"
"Um local onde criam cãe em grande quantidade, só a pensar no lucro e sem grandes preocupações com a saúde dos cães", disse eu.
"Ah, não! O canil é muito bom, só que realmente são muitos animais, e é difícil mantê-los todos livres de pulgas e carraças", insisitia a senhora.
"Difícil não é, mas é caro...", disse eu.
"Isto são só pulgas e carraças. Sempre tive animais, e sei que isto tira-se-lhe as pulgas e as carraças e eles ficam bons", dizia ela.
"Mas com tanta pulga e carraça, o cão até pode ficar anémico", dizia eu.
"Ah, pois pode", dizia a senhora, pouco preocupada. "Mas o canil é muito bom", insistia ela.
"Um bom criador não teria os cachorros neste estado", dizia eu.
"Não, o canil é muito bom, só que tem muitos animais, e é praticamente impossível tê-los todos sem pulgas e carraças", voltava a insistir...
Nem quero saber o que ela considera um mau canil...
A seguir ia perguntar-lhe quanto tinha dado pelo cão, mas foi chamada para a consulta e a conversa ficou por ali.

Fiquem bem

Florinda
ocarina
Membro Júnior
Registado: segunda ago 19, 2002 10:01 pm

sexta ago 23, 2002 12:35 pm

Produção em série!
Seja o qual ela for, o próprio nome já diz tudo.
Não requer comentários.

Ninguém pode e deve ficar insensível a estas imagens.
Eu não consigo.

Mas só lamentar, infelizmente não chega.
Existe necessidade de informar cada vez mais quem desconhece!

Conforme alguém escreveu, vamos enviar esta dura e cruel realidade a mais gente possível. Qualquer um de nós o pode fazer.
Embora, este acto seja uma gota de água no oceano, mas gota a gota...
Esta é a minha opinião.

Obrigado
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

sábado ago 24, 2002 12:18 am

Esta situação irá manter-se enquanto existir gente disposta a pagar 20 contos por um cão de "raça" por achar que os criadores sérios não passam de exploradores.
É a versão portuguesa da contrafacção aplicada aos animais...
FAbarm
Membro Veterano
Registado: sábado mai 11, 2002 3:56 pm

sábado ago 24, 2002 12:54 am

Não será disto que estão a "puxar"?

http://animais.jcle.pt/classificados/vende/2281.htm

Tiago
Última edição por FAbarm em sábado ago 24, 2002 1:00 am, editado 1 vez no total.
tom
Membro
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: bulldog americano,iguana,peixes,pavões, varias especies de patos etc

segunda ago 26, 2002 12:20 am

www.zoonorte.com a página tinha saido do activo mas infelizmente está de volta
nokio
Membro Veterano
Registado: segunda mar 04, 2002 3:26 pm
Contacto:

segunda ago 26, 2002 11:39 am

FABarm,

Acho que vou já telefonar para eles a encomendar praí uns 10 dobermanns... a 180€!!?!?!?!?

Corram... Corram... olhem que aínda esgotam o stock!!!

Sinceramente :evil:
Nokio.
Inetec
Membro
Registado: domingo jul 28, 2002 5:45 pm

terça ago 27, 2002 3:01 pm

Puxar

Só um comentário, o site da Zoo Norte parece mesmo venda por catálogo, e que cátalogo... Desde quando é que o Dogue Alemão tem como característica: Treinabilidade: Teimoso?! Ainda se o afirmassem em relação ao S. Bernardo (que não o fazem)... ainda era um pouco (pouco...) tolerável...
Tive curiosidade de ver a lista de preços mas estava em actualização :?
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Susana Martins</p>
MariaIsabel
Membro
Registado: segunda mar 18, 2002 1:25 pm

quinta ago 29, 2002 10:10 am

Hoje é um pouco mais que "puxar"...

Os 2 sites nacionais indicados parecem indicar
a ciação em série, mas por apresentarem tantas
raças diferentes, inclino-me mais para serem
possívelmente intermediários de diversos locais
de criação em massa... o que não ajuda nada,
só piora porque por trás de cada "catálogo"
devem estar vários locais...

E o tal "canil de criação" das pulgas e das carraças
da Charneca... será que quem conhece bem essa
área (eu, sou mais Lisboa e Sintra) não terá
hipótese de saber onde é? Se calhar uma visita
conjunta valia a pena.

Sou ignorante, e deixo a pergunta a quem sabe:
se se verificasse que por strás dos sites e na Charneca
se encontram coisas parecidas com puppymills,
há legislação que se possa accionar?
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

terça set 03, 2002 12:41 pm

Olá

Já agora este tambem: http://animais.jcle.pt/classificados/vende/2231.htm

-Diz criar cerca de 60 raças de cães !?!?! :o
-Diz não comprar Malamutes acima de 40 contos.
-Vende Mini-pincher a 250 contos dos quais não se lembra da ascendência no pedigree( tantas são as raças que cria ;) ).

Pelo que me parece, existem por aí uns "espertos" que funcionam apenas como intermediários. Contactam "criadores" oferecendo "tuta e meia" para depois venderem a preços razoáveis.

Já fui contactado por alguns desses "espertos" e pelo que me apercebi a coisa funciona assim: quando existe alguem interessado em determinada raça, toca de telefonar para todos os anúncios para ver se conseguem "sacar" exemplares a preços baixos.
Isto poderá ser grave no que respeita a raças de grande procura, pois pode estimular a criação "á balda" de quem quer ganhar uns tustos.

Até hoje apenas vendi um cachorro atravez de uma petshop, o qual foi directamente para o proprietário. Arrependi-me logo de seguida, pois foi-me recusado o contacto e a morada do proprietário, supostamente para não saber o lucro da "transação". As coisas ficaram assim para evitar mais chatices, mas como é lógico, tratou-se de um cachorro que deixei de acompanhar, o que para mim é importante.
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
corresponde
Membro Veterano
Registado: sexta mai 31, 2002 4:11 pm
Contacto:

sexta set 06, 2002 9:38 am

Fang:
realmente é mais uma prova que há gente sem escrupulos.
laurindo
Registado: terça set 24, 2002 8:49 am

quinta set 26, 2002 11:28 am

Compreendi.
Mas como posso ter a certeza que determinado criador mesmo com alguns campeões como cartão de visita, não tenham uma quinta paralela onde pratiquem as mesmas atrocidades.
E que me possam vender um cão desses como sendo filho de campeões
ninjamotard
Membro Veterano
Registado: sexta fev 22, 2002 11:27 pm

quinta set 26, 2002 1:50 pm

É simplesmente horrivel. Eu não conheço nenhum, de momento, mas já a alguns anos conheçi uma passoa que comprou uma cadelita, e que segundo me contou, o "Monstro" que lhe vendeu a cadelita tinha 3 cadelas com ninhadas desntro daquelas motas que tém caixas atrás. Eu cheguei a ver a cadelita: tinha 2 meses, mal se aguentava em pé,acho que nunca tinha andado, e era gordinha....até começar a vomitar grandes lombrigas. Morreu 3 dias depois. Não sei onde era a morada, porque na altura estava mesmo para ir ter com essa mulher (acho que era uma mulher). Só que não me deram a morada, nem o telefone. Só sei que era perto da Amadora. Essa situação fez-me "acordar" para a malfdade e ganância que existe na nossa espécie. Na altura não tinha a minha cadelita, mas quando a comprei, não foi a nenhum criador, mas a uma pessoas conhecidas, que tém condições.
Beijinhos a todos
*Catarina*
Ariana
Membro
Registado: sábado jan 19, 2002 11:01 pm

quarta out 16, 2002 8:47 pm

:( :( :( :( :(
Nunca tinha ouvido falar destas puppy mills!
Deixa-me mesmo triste!
Não sei cm existem pessoas tão bárbaras capazes de fazer isto a criaturinhas indefesas! :cry:
Deviam morrer todos em mt sofrimento cm este q causam a estes animais! :cry:
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

sábado nov 02, 2002 2:04 pm

no outro dia contaram-me uma história muito "gira" de um "criador". este faz uma autêntica "salada" de raças, conserva os animais num estado miserável e vende as ninhadas a balúrdios. e há quem compre. se calhar os mesmos que deitam os rafeiros fora para dizerem que têm um cão de "raça".
anjaazul
Responder

Voltar para “Cães”