Que Raça é?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
floquinho
Membro Veterano
Registado: quinta abr 03, 2003 11:48 pm

sexta mai 07, 2004 3:40 pm

Olá!

Concordo plenamente consigo Guida!

;)
floquinho
Membro Veterano

sexta mai 07, 2004 3:45 pm

Pelo menos tenho a certeza que a minha é de raça!!! :D :D :D :D
Aliás basta olhar para ela!

[img]http://onfinite.three10.com/libraries/2 ... 083144.jpg[/img]

[img]http://onfinite.three10.com/libraries/2 ... 22.jpg[img]

Susana

[/img]
floquinho
Membro Veterano

sexta mai 07, 2004 4:02 pm

gary
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:10 am

sexta mai 07, 2004 8:12 pm

Olá

Rafeiros!!!!!!!! que horror!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Um abraço
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

sexta mai 07, 2004 8:18 pm

gary Escreveu: Olá

Rafeiros!!!!!!!! que horror!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Pois é...cães do lixo...
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

sexta mai 07, 2004 9:15 pm

mas já pensaram no embaraço que é não se saber a "raça" do cão? estão-me sempre a perguntar a raça do max. eu respondo que é rafeiro. já houve quem ficasse ofendido a pensar que eu estava a gozar. há dias, um até disse - que belo exemplar. eu estive para responder - de rafeiro :lol:
topdown
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2003 8:23 pm

sexta mai 07, 2004 9:21 pm

Pois eu quero lá saber da «raça» das minhas... Na verdade não poderia ter mais sorte do que com estas meninas. Adoram-nos, obedecem (ainda não a100% mas lá chegaremos), são meigas e amigas uma da outra...

A única coisa que eu tenho pena é que tenham na memória o lixo de gente que as tratou mal. :(
mareana
Membro Veterano
Registado: domingo abr 18, 2004 10:59 pm

sexta mai 07, 2004 11:04 pm

Olá a todos.

Lá está ele outra vez ..... FUOGO (qui eue soue do Puorto) que persistência. :evil:

Bem se diz que uma sisma é pior que uma doença. E para esta não há vacina. :lol:

Vai m'a loja...

Bom fim de semana.

Ana
jcachorro
Membro Veterano
Registado: quarta ago 14, 2002 11:07 pm
Contacto:

sexta mai 07, 2004 11:27 pm

Realmente cão do lixo pode não ser das designações mais felizes, mas já pensaram que quem fica ofendido com isto e faz deste assuntozinho uma discussão são as pessoas e não os cães!!! Eles são tão mais simples e fáceis de entender às vezes!!!!! Também se pode aprender algumas coisas com eles! ;)
<p>Cumprimentos

Jo&atilde;o Silva

</p>
fl1pp3rpt
Membro Veterano
Registado: quarta jan 21, 2004 4:55 am
Localização: 1 boxer; 1 gata; 2 tartarugas; 2 periquitos; 1 esquilo; 2 canários; 1 tarântula; varios ácaros.
Contacto:

sábado mai 08, 2004 3:36 am

Ora ai está uma boa reflexão.
tigris
Membro Veterano
Registado: terça mar 02, 2004 7:00 pm

sábado mai 08, 2004 10:34 am

fl1pp3rpt Escreveu: Eu pessoalmente prefiro chamar "cão do lixo"
jcachorro Escreveu: Realmente cão do lixo pode não ser das designações mais felizes, mas já pensaram que quem fica ofendido com isto e faz deste assuntozinho uma discussão são as pessoas e não os cães!!! Eles são tão mais simples e fáceis de entender às vezes!!!!! Também se pode aprender algumas coisas com eles! ;)
É verdade que os cães não ficam ofendidos com os nomes que lhes chamam. Afinal de contas, são cães. ;)

No entanto, faz-se deste assunto uma discussão entre pessoas porque são as pessoas que em última instância abandonam e maltratam os animais. Há certas expressões que não devem ser utilizadas levianamente, precisamente por contribuírem para o preconceito e discriminação vigentes na nossa sociedade relativamente aos cães sem raça definida.

Não adianta afirmar que a discriminação não existe, porque ela infelizmente existe. E nós, como pessoas que gostam de animais e respeitam os animais, não podemos minimizar este facto. Devemos, sim, é contribuir para que os animais tenham o tratamento e respeito que lhes são devidos.
chiaroscuro
Membro Júnior
Registado: terça mai 04, 2004 1:21 pm

sábado mai 08, 2004 10:35 am

A mim, "cães do lixo" parece-me uma designação completamente
arbitrária e bastante infeliz.

É claro que importa a maneira como tratamos os animais e com certeza ninguém pretende generalizar termos que sejam considerados ofensivos ou que sejam associados a um significado pejorativo.

Do pouco que tenho visto até aqui deste fórum tinha a impressão que a
maioria as pessoas aqui designava os cães sem raça definida precisamente por "SRDs". Neste tópico parece que a maioria defende o termo "rafeiro", mas quer queiramos quer não o termo "rafeiro" tem um sentido pejorativo para a maioria das pessoas e nem sequer é um sinónimo de "cão sem raça definida", embora possa ter também esse significado.

Rafeiro no dicionário da Porto Editora (infopedia.pt):
rafeiro
adjectivo
1. que pertence a uma raça própria para guarda;
2. que não tem raça definida, sendo resultado do cruzamento de diversas raças;
3. coloquial, pejorativo que anda sempre atrás de outra pessoa, aborrecendo-a e adulando-a;
4. coloquial, pejorativo que não presta; que é de má qualidade; que tem mau aspecto;

substantivo masculino
1. cão que pertence a uma raça própria para guarda;
2. cão que não tem raça definida, sendo resultado do cruzamento de diversas raças;
3. coloquial, pejorativo pessoa que anda sempre atrás de outra, aborrecendo-a e adulando-a;

(De origem obscura)
Se nós queremos o melhor para os cães devemos tratá-los da melhor maneira, que me parece ser por "cão sem raça definida" em vez de "rafeiro", até porque os SRDs são todos diferentes e ao classificá-los de rafeiros parece que estamos a colocá-los a todos no mesmo saco, enquanto que ao dizer "cão sem raça definida" estamos a dizer que não os podemos classificar, ao contrário do que acontece com os cães de raça
definida.
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

sábado mai 08, 2004 10:36 am

Para mim a descriminaçãoe stá a aparecer aqui justamente da parte de quem quer a todo custo que os eu cão tenha uma raça, já não é a primeira pessoa, já tivemos aqui uma qeu à força toda queria saber quais os progenitores dos seus cães.

E para quê ?
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
tigris
Membro Veterano
Registado: terça mar 02, 2004 7:00 pm

sábado mai 08, 2004 10:51 am

Desculpe, CasadeAnaval, mas parece-me que está a fazer juízos errados e a generalizar. Apesar de eu pessoalmente não ver nenhuma utilidade nisso, também não vejo qual é o problema em uma pessoa querer saber quais as origens do seu animal. É um desejo legítimo.

A verdade é que a discriminação existe. Como já tive oportunidade de dizer antes, basta perguntar às pessoa que se dedicam à árdua tarefa de encontrar donos para animais abandonados.
jcachorro
Membro Veterano
Registado: quarta ago 14, 2002 11:07 pm
Contacto:

sábado mai 08, 2004 10:59 am

Ainda pegando no mesmo assunto....Eu pessoalmente também nunca chamei cão do lixo aos SRD'S..É um nome muito grande e como já referi anteriormente não me soa bem, mas lá está, sou eu como pessoa que criei este "não soa bem", na cabeça!
Posso também dizer que nunca digo SRD, quando me refiro a um cão sem raça ou ao meu próprio cão, pois para além de dizer SRD teria que explicar 300 vezes às pessoas com que falo, o significado da sigla.
O meu cão é um SRD, um rafeiro, um rafeirito para mim! Chamo-lhe muitas vezes Rafeirito! No meu álbum designei-o por cruzado de A x B, porque o é de facto, mas o que ele é realmente é um Rafeirito.... O meu Rafeirito que apesar de algumas coisas que eu não lhe posso proporcionar, tem melhor vida que muitos cães de Raça! E como ser de raça ou não, não é estatuto nenhum, a prova está que nas épocas de férias, tanto aparecem abandonados os rafeiritos, como Dálmatas, S. Bernardos, etc, etc!
Última edição por jcachorro em sábado mai 08, 2004 11:32 am, editado 2 vezes no total.
<p>Cumprimentos

Jo&atilde;o Silva

</p>
Responder

Voltar para “Cães”