Dogos Argentinos

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

baggio
Membro
Registado: quinta mai 13, 2004 3:46 pm

quarta jun 02, 2004 1:39 pm

Sem Dúvida que quem vê ao vivo o Baron, se depara com um dos melhores espécimes de Dogo Argentino em Portugal, senão mesmo o Melhor!!! Conheço os dois demasiado bem!!!

O Chacal é um cão bonito, magistoso e meigo, um pouquinho mais alto que o Baron confesso, no entanto quem vê um e quem vê outro lado a lado como eu já vi, aprecia que de facto o Baron é um excelente exemplar, para mim o melhor dos Makuas!!!
Bom osso , cabeça enorme, magistral e compacta, conjugado com um corpo compacto e muito musculado!!!

Pena que as fotos publicadas deste cão por um dos participantes seja de quando ele tinha apenas 12 meses, por que quem o vê hoje ao fim de quase 3 anos, não o reconhece com aquelas fotografias!!!!

Simplesmente Fabuloso!!!

Abraços
Urkhan
FAbarm
Membro Veterano
Registado: sábado mai 11, 2002 3:56 pm

quarta jun 02, 2004 2:38 pm

Esses cães caçam?

Tiago
A forma é a imagem plástica da função
casadotrevo
Membro Veterano
Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
Contacto:

quarta jun 02, 2004 5:52 pm

FAbarm Escreveu: Esses cães caçam?
Porquê, se não caçarem já não prestam ?
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
VeLLiKi
Membro Veterano
Registado: terça mai 11, 2004 10:17 am

quinta jun 03, 2004 12:17 am

Nao sei se leu todas as mensagens do topico pk eu ja fiz referencia a isso.
O Dogo Argentino é um cao "feito" para a caça basta ver os cães q deram origem há raça, que vão do Pointer ao Perro de Pelea Cordobes (já extinto neste momento, e q foi a "base" do Dogo Argentino). Os Dogos são cães de caça maior principalmente ao javali, na Argentina são tambem usados para a caça ao Puma pk são cães q farejam no ar e os Pumas qdo perseguidos fazem trilhos circulares o q desorienta os cães q farejam no chão, tal caracteristica deve-se a cruzas feitas pelos irmãos Nores Martinez (criadores desta fabulosa raça) das suas cadelas com cães Pointer de grande qualidade.
Um abraço.
:D
<a href="http://www.reptilherp.com">www.reptilherp.com</a>&nbsp;tentar fazer a diferen&ccedil;a...
FBC
Membro Veterano
Registado: sábado nov 22, 2003 12:24 am

quinta jun 03, 2004 1:21 am

[quote=casadotrevo]
[quote=FAbarm]
Esses cães caçam?
[/quote]

Porquê, se não caçarem já não prestam ?
[/quote]

Caro casadotrevo

claro que podem prestar. Imagine que são bons caçadores mas ainda não tiveram a oportunidade de o demonstrarem. Agora, se não tiverem aptidões/capacidades para a caça aí já não prestam. Como é que cães de uma raça que foi criada e seleccionada com um unico fim - a caça, podem ser bons se não sabem caçar?
Por acaso um médico é bom se não tiver o menor jeito medecina, (mesmo que os testes fisicos e psicológicos digam que ele tem a estrutura ideal para ser médico)??

Caro Fabarm
Pelo que sei os cães do Pedro Gonsalves caçam.
Baruk
Membro
Registado: terça mar 30, 2004 2:27 pm

quinta jun 03, 2004 8:12 am

Há vários Dogos Argentinos dos Makuas q caçam e segundo sei os canitos adoram o belo do Javali...
casadotrevo
Membro Veterano
Contacto:

quinta jun 03, 2004 8:49 am

FBC Escreveu: claro que podem prestar. Imagine que são bons caçadores mas ainda não tiveram a oportunidade de o demonstrarem. Agora, se não tiverem aptidões/capacidades para a caça aí já não prestam.
Concordo, mas como disse não é o facto de caçarem ou não, é sim o facto de terem ou não aptidões.
Conheço para aí muito cão de parar, que se não tivessem sido os treinos com métodos muito discutiveis, a única coisa que parava era a comida no prato. ;)
Mas de qualquer modo, já vi que não estamos tão em desacordo como parece á primeira vista. Eu só embirro um pouco com a sua implicação com as exposições.
E hoje lá vou eu para Barcelona, para a "feira Europeia das Vaidades".
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
linda76
Membro Veterano
Registado: quarta fev 27, 2002 4:47 pm
Contacto:

quinta jun 03, 2004 9:22 am

Gude luque! ;)
baggio
Membro

quinta jun 03, 2004 9:59 am

Cada Cão é um Cão cada raça é uma Raça, ainda que uma detereminada raça seja orientada para este ou para aquele fim, o cão tem de ser ensinado....daí que, se um cão não for ensinado a caçar ainda que a sua selecção seja feita para o propósito, não quer dizer que não preste....os cães não nascem ensinados, é preciso "puxar" pela suas caraterísticas e aptidões para as quais foram selecciondados,. caso contrário nunca irão caçar.......quem não presta é o ser humano!!!!

Só depois de se ter treinado um cão para caçar é que se pode dizer que presta ou não para caça, nunca antes disso.....

Antes disso nunca....
FBC
Membro Veterano
Registado: sábado nov 22, 2003 12:24 am

sexta jun 04, 2004 12:46 am

Caro baggio

concordo consigo, até certo ponto. O treino é importante, mas a raça deve ter aptidões naturais para aquilo que foi criada ( que depois podem ser potenciadas pelo treino). Uma linhagem de Dogos (por exemplo) que tenha perdido totalmente a capacidade para a caça ( instinto, capacidade de presa, etc...) não considero que sejam bons cães, mesmo que perfeitos morfológicamente. Esta é a minha opinião e não um ataque a ninguem em particular, muito menos aos cães dos Makuas que tem exelentes cães em todos os aspectos.

Caro casadotrevo

Depois de tanta picardia até não pensamos de maneira assim tão diferente.
De facto o que interessa, para a raça, não é o facto dos cães trabalharem mas sim o potencial que têm para isso, embora pense que um cão é mais feliz e equilibrado se trabalhar.

As exposições caninas têm o seu lugar e a sua importancia. O que me irrita é o facto de a canicultura moderna girar um pouco à volta unicamente das exposições (facto, aliás muito criticado pelo criador do Dogo Argentino, (já que estamos numa de Dogos)).

Também critico o facto de, mesmo no aspecto morfololico, a selecção baseada nas exposições nem sempre ser a melhor, pois por vezes há a tendencia de exagerar certas caracteristicas - os chamados hipertipos.
Por exemplo: o bulldog inglês, as rugas do Sharpei e do Mastim napolitano, as patas demasiado curtas e peso exagerado dos bassethouds (SEI QUE NÃO CONCORDA) mas esta tem sido a tendencia ( talvez agora está a mudar), as patas demasiado curtas dos tekel, a cabeça demasiado estreita no borsoi, etc etc...

Boa sorte para Barcelona

Cumprimentos
Francisco Bica
baggio
Membro

terça jun 08, 2004 12:29 pm

Caro FBC,
embora também concorde consigo!!! Gostaria de salientar que na minha modesta opinião, o saber Caçar é completamente diferente do Instinto de Presa!! Ainda mais, temos ainda o Intinto de Caça que em nada se assemelha ao Instinto de Presa!!!
Um Cão que sabe caçar tem obrigatóriamente ou instinto de Presa ou instinto de Caça!!
Um cão que tenha qualquer um destes instintos se não for ensinado, pode não saber caçar!!

Além do mais o Dogo Argentino ( falo por experiência própria não por utilizar o meu Dogo para Caçar mas sim porque pratico Mondioring com ele) apenas tem instinto de Presa porque Intinto de Caça na minha opinião não tem nada!! Na prática do Mondioring se o figurante faz um trabalho mais estático o cão perde a alma por completo, o prazer que o Dogo tem pela luta cai por terra e desinteressa-se pelo Homem de Ataque. Já vi vários Dogos em fase de iniciação do Mordante e a conclusão é a mesma, ou há movimento, ou não à Dogo!!! Por outro lado o Dogo tem um prazer de executar tudo o que são exercícios que exigem grande movimento, como saltos, ir em frente, etc tudo o que exija corrida ele gosta, já por exemplo exercícios de Posições, andar junto deitar, sentar o de pé e exercícios monótonos como estes, o Dogo perde o coração e embora os faça, facilmente se denota uma grande lentidão na execução dos mesmos!!! Exercícios que envolvam corrida, saltos, ataques de face, etc....fazem florescer todos os movimento graciosos de um dogo Argentino, é demasiado Belo vê-los correr!!!

Em suma Dogo Argentino é um cão que se interessa pela presa até ao ponto que ela se mexe (instinto de presa), se ela - a presa - permanece imóvel, salvo raras excepções, o cão perde interesse por completo pela mesma.
Daí que talvez se justifique a utilização do Dogo em caça grossa, sem dúvida que o Instinto de presa, devido às grandes dimensões das peças de caça, como Javalis , puma, bufalos, etc desemrolem um forte instinto de Preso no Dogo, pois são peças de caça que até ao momento da sua imobilização, dão o grande prazer de movimento e de "luta" ao Dogo Argentino.

Abraço a todos!!
Nuno
baggio
Membro

terça jun 08, 2004 12:38 pm

Baruk andas desaparecido!!!

Gostava de ver mais vezes expressas as tuas opiniões sensatas neste forum!!!

Fico Aspera!!

Abraço!!
FallenAngel
Membro
Registado: quinta mar 25, 2004 1:04 pm

terça jun 08, 2004 5:07 pm

Que gosto dá ver assim um tópico em que se discute civilizadamente as aptidões de uma raça magnífica para o trabalho.

:lol:
casadotrevo
Membro Veterano
Contacto:

terça jun 08, 2004 5:48 pm

FBC Escreveu: Também critico o facto de, mesmo no aspecto morfololico, a selecção baseada nas exposições nem sempre ser a melhor, pois por vezes há a tendencia de exagerar certas caracteristicas - os chamados hipertipos.
Por exemplo o bulldog inglês, as rugas do Sharpei e do Mastim napolitano, as patas demasiado curtas e peso exagerado dos bassethouds (SEI QUE NÃO CONCORDA) mas esta tem sido a tendencia ( talvez agora está a mudar), as patas demasiado curtas dos tekel, a cabeça demasiado estreita no borsoi, etc etc...
Pois de facto, não concordo, porque não é assim que entendo a selecção morfológica. De facto, na minha raça a tendência é cada vez mais a do "tipo quanto baste" e atenção á conformação fisica e ao movimento, este estando defenido no estalão como "da maior Importância".
Mas depois de vez em quando (felizmente, hoje, são uma minoria), aparece um juiz que parece que julga a "peso", como foi o que julgou fêmeas em Barcelona. No Sábado, juro que pensei o seguinte: "Se o FBC visse isto, eu estava feito ao bife". Mas como disse foi uma excepção à tendência vigente.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
FAbarm
Membro Veterano
Registado: sábado mai 11, 2002 3:56 pm

quarta jun 09, 2004 9:32 am

Bom Dia

Curiosamente quem ganhou a raça bem como o grupo foi um cão que entrou em classe de trabalho... quererá isto dizer algo? ;)

Cumprimentos

Tiago
A forma &eacute; a imagem pl&aacute;stica da fun&ccedil;&atilde;o
Responder

Voltar para “Cães”