Já alguém foi à Junta tentar registar o cão este ano?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Florinda
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 3:35 am

sexta jun 11, 2004 6:34 pm

CindelP Escreveu:
Ladybird Escreveu: Pois eu não tenho nenhuma placa no portão. Tenho sim um portão bem alto de grades e o terreno vedado por muros. Aliás, penso que o efeito de três filas brasileiros a correrem em direcção ao portão, serve bem de aviso. Em relação ao açaime, partilho da opinião do PauloC e também eu, e que me desculpem os fiéis seguidores da lei, me recuso a colocar açaime nos meus cães, por todas as razões já aqui anteriormente expostas.
Nem mais!!

Para além de achar ridiculo e parolo uma placa no portão, não vejo qual a sua utilidade. Se alguem achar piada em entrar dentro da minha casa sem autorização que o faça por sua conta e risco! Era só o que faltava, andar a proteger os intrusos, avisando.os do que tenho e deixo de ter lá dentro .... Levam umas trincas ? Ah pois levam, e espero que bem dadas ...

Sem falar no facto que o Gonçalo referiu, que ao colocarmos a placa estamos automaticamente a assumir que temos algo perigoso do outro lado do portão.

Açaime recuso-me igualmente. Tanto pelo facto que acho que é incomodo para o bicho e retira a sua capacidade de acção caso seja atacado, como recuso a cumprir uma lei que é injusta.

Não incomodo ninguem, por isso, também não me incomodem ...
Nã tou percebendo...
A lei mudou? A última lei de que tenho conhecimento dizia que os cães deviam andar à trela OU com açaime. Se é "ou" não é "e", ou seja, ou têm de andar com a trela OU têm de andar açaimados. Não têm de andar com a trela E açaimados. A menos que a nova lei diga "E"....[/b]
Ladybird
Membro Veterano
Registado: quarta jul 31, 2002 8:41 am
Localização: Igor (P.P.); Sushi, Bia & Juca (Filas Brasileiros); Maria (Papagaia)

sexta jun 11, 2004 6:39 pm

Florinda, a obrigatoriedade do uso de açaime reporta-se às raças englobadas na famigerada lista daquelas que são consideradas potencialmente perigosas, e da qual os meus Filas Brasileiros fazem parte. ;)
sai
Membro
Registado: segunda jun 02, 2003 2:55 pm

quarta jun 23, 2004 10:26 am

olá,

ontem recebi o seguro em cas, FINALMENTE, apos 7 meses de tentativas, lá se conseguiu, na fidelidade responsabilidade civil e saude, alivio.
então hoje dirigi-me logo a junta com a papelada toda:
- boletim vacinas, seguro, registo criminal, cartão microchip, e lá assina-se uma declaração de responsabilidade pelo "animal potencialmente perigoso", nada de especial, e paga-se 6.28€, agora todos os anos é sempre igual, e apartir do ano que vem é em qualquer mês desde que ja tenha a vacina da raiva.
bem, ja estou legal ;) enfim.....
Tchinho
Membro Veterano
Registado: sexta jun 20, 2003 2:35 pm

quarta jun 23, 2004 10:41 am

Pois eu, ainda não consegui...... ontem fui lá... e como a vacina da raiva é só em outubro... não há cá licença para ninguém e em Outubro, além do registo, pago também uma multa :evil:
Sigaborabuga
Membro Veterano
Registado: quinta ago 07, 2003 9:58 pm

quarta jun 23, 2004 11:39 am

Tchinho Escreveu: Pois eu, ainda não consegui...... ontem fui lá... e como a vacina da raiva é só em outubro... não há cá licença para ninguém e em Outubro, além do registo, pago também uma multa evil
Então a mim vai-me acontecer o mesmo! :o
A Mel só leva a "renovação" das vacinas em Setembro...
Rainbow
Membro Veterano
Registado: sexta mar 05, 2004 2:00 pm

quarta jun 23, 2004 11:42 am

Tchinho,a vacina da raiva do meu Rugas também é só em Outubro...E mesmo assim eles registaram-no no mês passado :roll:
Afinal as vacinas estão em ordem,dentro do prazo de validade ;)
<p>Os animais s&atilde;o pessoas como as pessoas s&atilde;o animais</p>
<p>Teixeira de Pascoaes</p>
Tchinho
Membro Veterano

quarta jun 23, 2004 2:54 pm

Rainbow, foi precisamente o que eu disse à Sra. da junta, mas ela diz que não pode ser... não o posso registar sem ter a vacina da raiva do ano 2004/2005 :x
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quarta jun 23, 2004 4:00 pm

Olá,
Algumas Juntas têm como procedimento exigir que a licença tenha pelo menos validade até ao final do ano, neste caso até 31 de Dezembro de 2004. Não percebo porquê! Porque a ser rigorosos, deveriam exigir validade até pelo menos o final da validade da própria licença, ou seja Junho/Julho do ano seguinte.
Eu quando me puseram esse problema pela primeira vez, simplesmente mudei as datas da vacina da raiva (já não sei se adiantei ou atrasei) e a partir daí os meus cães começaram a tomar a vacina em Junho.
Acho que não haverá problema nos vossos casos, se adiantarem a tomada das vacinas para Junho e derem as vacinas já agora, mas o melhor é perguntarem ao Vet. Quando a licença puder ser feita em qualquer altura (no próximo ano), resolve-se o problema: Logo a seguir a serem vacinados, vai-se tirar a licença.

Abraços
Paulo C.
Tchinho
Membro Veterano

quarta jun 23, 2004 4:06 pm

Sim, PauloC, falei mesmo sobre isso com o vet do Tião pois fui lá ontem com ele.

Ele disse-me que isso poderia ser feito, mas como o Tião anda agora a tomar as vacinas prá picada da carraça, agora não pode tomar em conjunto com estas a da raiva, tem de esperar... e a esperar, passa o mês de Junho :| .... até que dia os poderemos registar?

No seguimento da conversa, o Vet disse-me que tem uma cliente que trabalha numa junta em Lisboa e que a nova lei que saiu é que o prazo para registar os cães na junta é durante o ano inteiro e já não há multas pra ninguém ;) ... agora eu queria é que esta informação também chegasse à Junta de Porto Salvo :roll:
Gelly
Membro
Registado: terça jun 01, 2004 4:29 pm
Localização: 2 cachorros - o Serra e a Estrela, 1 gato - o Tico, 2 periquitos e 8 canários

quarta jun 23, 2004 4:20 pm

Tchinho,

Se calhar uma cópia do D.R. em que saiu a nova Lei deve chegar ou então, caso consigas, pedir ao Vet que peça à outra senhora que envie um fax para a colega ....

Gelly
Guida__F
Membro Veterano
Registado: terça dez 02, 2003 7:14 pm

quarta jun 23, 2004 4:25 pm

O Snoopy foi registado hoje.

Não houve qualquer problema e ficou tudo em quase 20 euros.

O único problema é que apanhou festas de toda a gente (funcionários e clientes) 8) o que para ele foi uma maravilha ;)
Rainbow
Membro Veterano
Registado: sexta mar 05, 2004 2:00 pm

quarta jun 23, 2004 4:31 pm

Sinceramente já não estou a perceber nada... :roll:
Mas isto varia de Junta para Junta?Foi como eu disse,quando fui registar o meu não ligaram à data da vacina,apenas viram se estava tudo em dia.
Guida,20 euros?A mim ficou-me por 6 ou 7 euros,já não me recordo ao certo...Em que categoria ficou registado o seu cão?
<p>Os animais s&atilde;o pessoas como as pessoas s&atilde;o animais</p>
<p>Teixeira de Pascoaes</p>
phoenix100
Membro Júnior
Registado: segunda jun 07, 2004 5:12 pm

quarta jun 23, 2004 4:52 pm

Boa tarde!

O registo e a licença são coisas diferentes.
O registo é feito uma única vez (como o registo de nascimento).
A licença é tirada anualmente. Para a licença é necessário a vacina da raiva em dia. O reforço desta vacina é anual.
Ora, se um cão levou a vacina da raiva em Setembro/2003 ou Outubro/2003, o cão está com a vacina em dia e pode tirar a licença.

O meu cão levou a 1ª vacina da raiva a 22/12/2003. Reforça só em 12/2004.
A 1ª licença foi tirada no dia 7 deste mês.
Não tive qualquer problema, paguei a taxa de licença referente à categoria A.

O Yuri esteve e está legal

Um abraço
lil_bull
Membro Veterano
Registado: quinta jul 10, 2003 12:13 am

quarta jun 23, 2004 10:52 pm

[quote=FBC]
Caro lil-bull

uma vez li na revista "news molosses" que em França os cães (mesmo os potencialmente perigosos) poderiam ir soltos, desde que acompanhados e controlados pelo dono, em zonas afastadas de locais habitados ( florestas, campos, montanhas)

Francisco Bica
[/quote]

sendo a floresta um local publico, imagine se um molosso ou um pit morde outro cão? quem vai ser o culpado?
eu honestamente fora da cidade aonde moro tenho medo e tenho tudo em regra (as mesmas medidas que ai),
dou-lhe um exemplo diferente
http://www.votre-elevage.com/forum/viewtopic.php?t=737

je fais suivre :

Mme B... est une femme d'un âge respectable, maman de deux grands enfants majeurs. Mme B... habite un immeuble de PARIS dans le 18ème. A noter qu'elle y réside depuis 35 ans et qu'elle a de très modestes revenus...
Mme B... est propriétaire d'un am staff âgé d'environ un an. Son chien est LOF, parfaitement en règle et sociable.
Seulement voilà....................................................
La gardienne a lancé une procédure judiciaire car le chien était un jour promené en liberté (à savoir qu'au moment des faits le chien n'avait que 3 mois !). Mme B... a fait circuler une pétition recueillant les signatures de la grande majorité des résidants témoins de la gentillesse du toutou incriminé.
Mais voilà, malgré un dossier béton; l'appui des autres locataires, le soutien du club de race, les témoignages de diverses associations... Mme B... a été condamnée à se séparer de son chien !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Soit elle se débarasse de lui, soit elle quitte les lieux, soit enfin elle s'acquitte d'une somme de 30 euros par jour de non respect du jugement...
J'ai en ma possession la copie du jugement, j'ai promis à Mme B... que nous allions lancer une campagne de défense mais le temps presse ! Elle envisage de faire appel mais est totalement démunie... Comment procéder ?
Serait-il possible de trouver une famille d'accueil le temps de mettre en place la procédure d'appel ? Au pire des cas comment trouver un logement pour une femme propriétaire d'un chien de 2ème catégorie ? Cette femme refuse catégoriquement de se séparer de son compagnon et ses pleurs m'ont bouleversée. Elle est au bord du gouffre et vient d'être hospitalisée pour dépression sévère...

Elle ne dispose que de 15 jours pour trouver une solution... Je tiens à préciser que son chien n'a commis aucun litige et que résident dans l'immeuble des rottweilers qui n'ont pas souffert de la même assignation...

outro exemplo

http://www.police-info.com/pm/index.php ... ef17d2e7e6

un flic à Cannes a dit à une amie qui se renseignait, qu'il verbalisait chaque chien qui était de type molosse, non-lof et le propriétaire devait le déclarer à la mairie en première catégorie !

pour les chiens de type am staff je suis d'accord car c'est mentionné dans la loi mais pour 1 dogue argentin par exemple ? cette race ne figure même pas en 2è catégorie ! :evil:

como ve aqui as coisas nao estao muito bonitas, mas ja esteve pior

eu ai so registei a minha amstaff antes dessa lei mas aqui tive de fazer registo igual ao dai mas nao me pediram registro criminal e a lei precisa que que nao posso ter cadastro
http://policemunicipale.free.fr/1erecat.htm
http://policemunicipale.free.fr/2_cat.htm

aqui muitas pessoas tambem tem problemas em arranjar seguros, muitos seguros recusam assegurar caes das categorias.

ainda à poucos dias deu reportagem de "chiens mechants"
http://www.gardiens-attila.com/cgi-bin/ ... 1087122129

e a fobia passou para o rott e o cane corso
FBC
Membro Veterano
Registado: sábado nov 22, 2003 12:24 am

quinta jun 24, 2004 3:46 am

Olá lil-bull
obrigado pelas informações e, já agora, parabéns por todo o empenhamento que tem mostrado e trabalho que tem feito.

Cumprimentos
Francisco Bica
Responder

Voltar para “Cães”