Vergonha e Pés Tortos - Se calhar os nossos cachorros jogavam melhor

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Ladybird
Membro Veterano
Registado: quarta jul 31, 2002 8:41 am
Localização: Igor (P.P.); Sushi, Bia & Juca (Filas Brasileiros); Maria (Papagaia)

domingo jun 13, 2004 2:34 pm

mareana Escreveu:
Não foram as dos Russos ?

As fotos até estavam muito bem.

Ana
Chiuuuu, que ninguém se apercebeu...! ;)
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

domingo jun 13, 2004 3:29 pm

Olá

Em relação a alguma reacção à minha mensagem onde em termos irónicos idealizei a equipa da selecção como sendo constituída pelos jogadores do FCP, tenho a dizer o seguinte.

Foi uma brincadeira. Até admito que para alguns, muitos ou poucos, tenha sido uma brincadeira de mau gosto. Mas foi uma brincadeira e não passou disso. Não foi uma provocação.
Mas, ao escrever a mensagem, esqueci-me de que o tom irónico que usei pudesse vir a ferir algumas susceptibilidades, como acontece facilmente nestas coisas da "clubite". É que eu nem sequer sou fanático e sou um mero simpatizante do FCP pelo simples motivo de morar no Porto há muitos anos.

E se o país se vestiu de azul e branco não há muitos dias de norte a sul, porque de facto foi mesmo uma vitória nacional e não apenas de um clube e de uma cidade, também devia ter acautelado o facto de, para alguns, essa vitória do FCP ter sido efectivamente um engolir de sapo vivo. O que não deixa de ser triste.

Tenho muita pena, muito honestamente, que a selecção nacional não tenha vitórias. Mas não tem. E não é por falta de apoio do povo em geral. Não é por falta de incentivo. Aliás o ambiente ontem no estádio era comovente nesse sentido. Quem lá esteve sabe que assim foi. E deve ter sentido como eu uma enorme frustração.

E assim como me congratularia se tivesse sido, indiferentemente, o Porto ou o Sporting ou o Benfica a vencer a taça dos campeões europeus, muito mais satisfeito ficaria se fosse a selecção nacional a vencer este campeonato que está a decorrer.

Realmente as clubites não são para aqui chamadas e, neste aspecto, dou facilmente a mão à palmatória. Foi uma ironia sem sentido de humor.
No fundo, muito indirectamente, o que quis transmitir foi que aquela equipa da Grécia seria muito facilmente vencida pela equipa do Porto se, em termos de mera hipótese académica, se confrotassem.

Só um outro aspecto. Eu embirro com as pessoas que dizem mal por dizer e que só deitam as teorias cá para fora depois de as coisas acontecerem. Eu até costumo designar essa postura de cobardia intelectual. Isto é, se a selecção ganha, pois muito bem, mas se não ganha eles são uns toscos, uns sornas, não se mexem, etc. e tal.
Ora eu tenho andado de pé atrás desde os primeiros jogos de preparação e, embora pouco perceba de futebol, fui formando o meu juizo.
A gota fez transbordar o copo quando o Scolari na véspera de um desses jogos de preparação avisou na televisão que o resultado desse jogo não interessava, o que interessava era sentir o empenho dos jogadores.
Pensei eu cá para comigo: vai vender essa a outro, a mim não me levas. E, mais uma vez, perdeu ou empatou. E assim sucessivamente.
Por outro lado, criou-se o "tabu da selecção" e de tudo o que a envolvia como numa religião. Ai de quem a criticar e os seus membros. Isso é "pecado". Isso é desmotivar e prejudicar o ânimo da selecção. A selecção passou a um estatuto de entidade sagrada e intocável.

Eu acho que este misticismo até poderá ser importante. E muito sinceramente gostei de ver o fervor patriota do público em geral, embora tendo como referência apenas e só o futebol. Mas pronto, já é alguma coisa. O que me confrange no meio disto tudo é eles (mentores da selecção, comunicação social, etc.) terem criado uma excessiva expectativa.

Mas... oxalá eu esteja redondamente enganado e esteja a ser profundamente injusto. Quem me dera que a partir daqui Portugal vença todos os jogos e vá à final.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

domingo jun 13, 2004 4:11 pm

Ò Nel eu não sei se as bandeiras por aí fora tem só a ver com o futebol. Comecei por vê-las logo no dia 10 de Junho, por todo o lado.
Eventualmente, aproveitou-se o Euro para incutir algum espirito mais patriota nas pessoas. Pode ser questionavel. Não acho bem que só agora as pessoas se lembrem que são portuguesas. Mas... antes por algum tempo que nunca.
O que eu acho mal, é (como vi ontem muita gente fazer), mandar a bandeira fora!
Para mim é sinal de pequenês, só realmente o futebol interessa e o resto são cantigas. Ou somos portugueses e respeitamos a nossa bandeira acima de tudo e apesar de tudo, ou somos uma cambada de hipocritas e amigos de peniche.
Lembro.me sempre da celebre frase do J.F.K., acho que se deve aplicar a todos os países e a todos nós.
Isabel
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

domingo jun 13, 2004 5:11 pm

Pedra Escreveu: ... O que eu acho mal, é (como vi ontem muita gente fazer), mandar a bandeira fora!
Para mim é sinal de pequenês, ...
100% de acordo!

Eu não sou muito dado a manifestações. Feitios ...
Quando o FCP ganhou, aqui no Porto foi um pandemónio, como facilmente se pode compreender. Eu fiquei em casa muito sossegadinho e satisfez-me ver através da televisão a alegria contagiante em todo o país, mesmo de adeptos de outros clubes. Foi muito bonito. E agradou-me muito ver este povo, normalmente triste, fatalista e conformado, assim extrovertidamente feliz e confiante.
Julgo que esse acontecimento, tão recente, terá contribuído para criar nas pessoas uma expectativa demasiado optimista em relação ao desempenho da selecção. Por isso, acredito que o arrear da bandeira (não me apercebi disso) tenha sido motivado pela enorme frustração.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
salcantay
Membro
Registado: segunda jan 12, 2004 2:10 pm

domingo jun 13, 2004 5:17 pm

Mas mais do que pôr bandeiras nas janelas (que eu até acho engraçado) é ir votar! Isso sim mostra o patriotismo de cada um e a vontade em manter o nosso país livre e democrático.
Vá lá.. tudo às urnas, ainda têm 45m
Guida__F
Membro Veterano
Registado: terça dez 02, 2003 7:14 pm

domingo jun 13, 2004 5:52 pm

Foi votar na cidade em que estou registada.

Como os meus pais também iam votar e eu ficava de caminho, deram-me uma boleia e o meu carro ficou a descansar 8)

Tinham colocado uma bandeirinha portuguesa na antena do carro :o , mas depois pelo caminho pude verificar que o seu carro não era o único. Pelo caminho vi vários carros com bandeiras portuguesas... e não só, ou não estivesse no Algarve.

Os meus pais também colocaram um bandeira grande na varanda, segundo eles, vão esperar até ao próximo jogo... se perdermos :cry: a bandeira volta para o barco...

Eu penso que no geral a esperança dos Portugueses depende do jogo de quarta-feira.

Eu acho que vai acontecer o mesmo de sempre, os nossos jogadores são optimos quando jogam em equipas, mas por motivos que desconheço quando chegam à selecção só fazem asneiras.

Por outro lado o Snoopy está no bom caminho. Comprei-lhe hoje uma bola grande, tipo futebol, mas muito levezinha, dequelas que oferecem aos miúdos pequenos. Adorou e corre atrás dela como um doido, e como a bola é leve salta no ar quando ele lhe salta em cima... estão a ver a cena :lol: :lol: .
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

domingo jun 13, 2004 6:11 pm

Guida__F Escreveu:
Os meus pais também colocaram um bandeira grande na varanda, segundo eles, vão esperar até ao próximo jogo... se perdermos :cry: a bandeira volta para o barco...

:o Isso é bom, bom mesmo.
Se perderem vai pedir para se naturalizar quê? Espanhola? Francesa? Inglesa? 8)
Isabel
Guida__F
Membro Veterano

domingo jun 13, 2004 6:24 pm

Acho que não percebeu.

O meu pai tem um barco de 5 metros e vinte, cabinado, mas que já está ficar velhinho, ... mas que ainda dá para optimos passeios no Verão ;) 8) ;)

A bandeira veio do barco... e vai ter de voltar ao barco :p se o meu pai não quiser ser multado pela polícia marítima 8) quando sair para o mar.

Se Portugal perder, a bandeira vai voltar para o barco mais cedo... vai ficar fechada dentro da cabine até ao próximo passeio 8) 8)
Dalilah
Membro Veterano
Registado: sexta set 05, 2003 12:01 am
Localização: Cães (Dalilah - São Bernardo, Laika - Alaskan Malamute, Rebeca - Basset Hound) , Peixes, Papagaio
Contacto:

domingo jun 13, 2004 10:47 pm

Tenho um cachecol em cima da televisão e uma bandeira pendurada na janela que lá estará até ao fim do Euro, porque tenho orgulho na minha (nossa) selecção e mais orgulho ainda em ser portuguesa. No entanto, até as coisas de que mais nos orgulhamos nos desiludem e tenho de admitir que a selecção me desiludiu imenso no jogo de ontem. Tenho a certeza que todos eles são muito melhores do que aquilo que mostraram. Ainda tenho esperença que o próximo jogo corra melhor. Se correr, serei a primeira a gritar "Ah, grande Portugal!", mas se não correr também não vou deitar fora a minha bandeira, porque amo o meu país. Hei-de sempre apoiar a selecção, porque cada um daqueles "patos-chocos" ;) (gracinha!) que lá está é um representante de Portugal.
FORÇA PORTUGAL!
mareana
Membro Veterano
Registado: domingo abr 18, 2004 10:59 pm

domingo jun 13, 2004 10:54 pm

_Last_kiss_ Escreveu: Primeiro havia muita pressão em cima dos jogadores para ganharem, o facto é que não jogaram nada, apenas o Deco deu um ar de sua graça. Desculpem lá o facto de dizerem que o Figo foi o melhor em campo cheira-me a lobby, até parece que já se esqueceram de quem era a cara que aparecia mais dos jogadores portugueses no mundial, pois é, eu ainda não me esqueci.
Há que admitir que não jogaram nada, faltou-lhes garra, concretizaram muito mal e a Grécia também teve sorte nas grandes penalidades.

Acho que o Euro foi um enorme erro, em todos os aspectos, digam o que disserem é dinheiro que nunca vamos ver retornar e não me venham com a treta do turismo que isso não chega para pagar o dinheiro investido nos estádios, na publicidade, nos produtos, etc a única vantagem que vi com o euro foi a melhoria dos acessos, mais nada.
Acho que se não mduarem de atitude não vamos sequer aos quartos de final, o que é uma tremenda vergonha para a equipa organizadora do euro...
Depois acho despropositado andarem a erguer bandeiras nas varandas por futebol, quando não o fizeram por exemplo para apoiar soldados no Iraque, este país delira com o futebol, deve gostar muito que uns tipos que deviam trabalhar por gosto e amor ao desporto, trabalhem unica e exclusivamente por dinheiro e o melhor, nós pagamos para eles encherem a pança à nossa custa...mas tudo bem, gostos não se discutem, agora voltemos aos animais sim?...

Precisamente Last Kiss.

Um abraço.

Ana
Free65
Membro
Registado: quarta set 24, 2003 9:14 pm

domingo jun 13, 2004 10:59 pm

Guida__F Escreveu: Acho que não percebeu.
(...)
Se Portugal perder, a bandeira vai voltar para o barco mais cedo... vai ficar fechada dentro da cabine até ao próximo passeio 8) 8)
Não é comigo, mas... percebo q a bandeira volte para o barco.

O que não percebo é que o momento disso acontecer dependa do resultado do jogo de 4ª feira com a Rússia...

Cumps,
FL
CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

segunda jun 14, 2004 12:06 am

Pedra Escreveu:
Se perderem vai pedir para se naturalizar quê? Espanhola? Francesa? Inglesa? 8)
Isabel
Não Pedra,

Vai mesmo é voltar para a conchichina ... que criaturas destas em Portugal não existem ;)
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
Guida__F
Membro Veterano

segunda jun 14, 2004 6:52 am

A bandeira é para apoiar a Selecção Portuguesa, se Portugal for eliminado do Campeonato, deixar de fazer sentido ter a bandeira asteada.

Se Portugal voltar a perder na quarta-feira penso que isso significa que fica fora da competição.

Assim a selecção portuguesa deixa de existir, até uma próxima vez, pois cada um dos jogadores vai voltar para os seus clubes respectivos.

Assim manter a bandeira é para quê?
Para apoiar uma selecção fantasma?
LindAlba
Membro Veterano

segunda jun 14, 2004 7:54 am

Pedra Escreveu: Ò Nel eu não sei se as bandeiras por aí fora tem só a ver com o futebol. Comecei por vê-las logo no dia 10 de Junho, por todo o lado.
Eventualmente, aproveitou-se o Euro para incutir algum espirito mais patriota nas pessoas. Pode ser questionavel. Não acho bem que só agora as pessoas se lembrem que são portuguesas. Mas... antes por algum tempo que nunca.
O que eu acho mal, é (como vi ontem muita gente fazer), mandar a bandeira fora!
... Ou somos portugueses e respeitamos a nossa bandeira acima de tudo e apesar de tudo, ou somos uma cambada de hipocritas e amigos de peniche...
Isabel
tenho estado a ler estas várias páginas e ... nada tenho a comentar porque acredito que terão escrito o que sentiram :(
aqui fica o meu contributo:

para mim, A BANDEIRA está SEMPRE cá dentro
- é aquele aperto na garganta quando a vejo desfraldada
- é o orgulho e o arrepio que sinto quando a vejo ondular ao ritmo do nosso hino nacional
- é a tristeza que sinto quando as vejo tantas vezes mal hasteadas
- é a revolta de vê-las enroladas à balda, sujas e rasgadas em tantos edifícios e locais públicos, por vezes durante anos
- é a vontade de me enrolar nela e chorar quando vejo os mentacaptos que nos governam a debitar m#### e a apelarem ao patriotismo, que neles tem de ser pago (e bem... com intrigas e mordomias)
- é a incompreensão e tristeza que sinto quando temos de pagar a milionários para representarem O SEU PAÍS nos intervalos dos seus compromissos publicitários :( ou eleitorais :?
- é a o vazio de constatar os muitos patriotas de pacotilha
- é a certeza que este surto de entusiasmo patriótico será passageiro e futebolístico

Desculpem, mas uma união fátua e temporária à volta de um símbolo nacional não releva anos de olvido.

Um abraço
<p><strong>Abra&ccedil;o do </strong><strong>M&aacute;rio J Santos</strong></p>
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt"><strong>"...de Lind'Alba"</strong></p>
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

segunda jun 14, 2004 8:06 am

Ora bem,
A selecção jogou mal, aliás como já vinha jogando nos jogos de preparação. Mas, mais uma vez, vamos enterrar a cabeça na areia e dar uma desculpa aos 'rapazes'. Nos jogos de treino era a falta de pressão que não os fazia 'dar o litro', agora é a pressão a mais! Enfim, temos de convir que os meninos são muito sensíveis e o clima, o relvado, os àrbitros, o treinador, a chuva, a lua e a artrite da vizinha do terceiro andar ainda são boas desculpas para serem usadas.
Eu não acho que devemos 'esquecer' o que se passou neste jogo, como não deviamos ter esquecido o que se passou nos jogos de preparação. Dar duas palmadinhas nas costas dos jogadores e dizer: " Deixa lá pá...para a próxima vai ser melhor" - não me parece suficiente! Foram burros, cometeram erros atrás de erros....está na hora de levarem uns carolos, ouvirem uns berros e ver se aprendem!
Eu também concordo que as pessoas não se devem desmobilizar ( a minha bandeirinha continua lá), já falta tanta garra aos jogadores, que ao menos a tenham os apoiantes.

Espero que os meninos tenham vergonha e dêem verdadeiramente o litro ( 5 ou 6 litros de preferência!) nos próximos jogos!
Abraços
Paulo C.
Responder

Voltar para “Cães”