Requisitos para ser criador
Moderador: mcerqueira
Amiga Isabel
Espero que o lobo iberico viva por muitos e bons anos e que o cão de gado o acompanhe. Felizmente, o lobo, está muito bem conservado na região do nordeste transmontano e para isso tem contribuido o cão do gado e a sua funcionalidade que é o que mais importa na raça porque, no campo, e frente aos lobos, os cães têm que ser verdadeiramente CAMPEÕES e não apenas vedetas de passerel.
Digo isto com um certo sarcasmo porque me irrita que a criação de cães gire à volta desses campeões de passerele que a unica coisa que sabem fazer é andar à trela, quanto ao resto só se forem campeões da inutilidade.
Quanto às exposições caninas a minha opinião é a seguinte:
Penso que uma boa prova sobre a morfologia dos animais é importante, mas não é suficiente, muito longe disso.
Mas o problema reside na "boa prova morfológica". As exposições caninas são, hoje em dia, muito mais um espetaculo (shwou, ou o que se queira chamar) do que uma boa prova morfológica. E sobre isto muito haveria a dizer, mas apenas vou dar alguns exemplos:
__Pó de talco, lacas, penteados
__procura de hipertipos e consequente mudança de estalões na busca de cães cada vez mais "espectaculares" e que dêm nas vistas.
__etc...
O paradoxal de tudo isto, é que uma exposição deveria procurar os cães mais aptos morfológicamente para as funções da raça, depois, o que se vê na prática é que os melhores cães de trabalho são maus nas exposições e os tais "campeões" não servem para trabalhar. Isto atira por terra todo o trabalho das exposições. Chega-se ao cumulo de haver linhas de beleza e de trabalho.
Por exemplo, eu não admito que me venham dizer que um serra da estrela (campeão dos campeões, Best in shwou e o diabo a quatro) mas que se algum dia vir um lobo mete o rabo entre as pernas é um melhor representante da raça do que aquele arrisca a própria vida para salvar todas as ovelhas do ataque de dois ou três lobos e dorme ao relento debaixo da neve e da chuva sem adoecer.
Eu sei que há um esforço para mudar as coisas por parte de certos criadores e expositores e em alguns casos está a haver melhorias.
Cumprimentos
Francisco Bica
Espero que o lobo iberico viva por muitos e bons anos e que o cão de gado o acompanhe. Felizmente, o lobo, está muito bem conservado na região do nordeste transmontano e para isso tem contribuido o cão do gado e a sua funcionalidade que é o que mais importa na raça porque, no campo, e frente aos lobos, os cães têm que ser verdadeiramente CAMPEÕES e não apenas vedetas de passerel.
Digo isto com um certo sarcasmo porque me irrita que a criação de cães gire à volta desses campeões de passerele que a unica coisa que sabem fazer é andar à trela, quanto ao resto só se forem campeões da inutilidade.
Quanto às exposições caninas a minha opinião é a seguinte:
Penso que uma boa prova sobre a morfologia dos animais é importante, mas não é suficiente, muito longe disso.
Mas o problema reside na "boa prova morfológica". As exposições caninas são, hoje em dia, muito mais um espetaculo (shwou, ou o que se queira chamar) do que uma boa prova morfológica. E sobre isto muito haveria a dizer, mas apenas vou dar alguns exemplos:
__Pó de talco, lacas, penteados
__procura de hipertipos e consequente mudança de estalões na busca de cães cada vez mais "espectaculares" e que dêm nas vistas.
__etc...
O paradoxal de tudo isto, é que uma exposição deveria procurar os cães mais aptos morfológicamente para as funções da raça, depois, o que se vê na prática é que os melhores cães de trabalho são maus nas exposições e os tais "campeões" não servem para trabalhar. Isto atira por terra todo o trabalho das exposições. Chega-se ao cumulo de haver linhas de beleza e de trabalho.
Por exemplo, eu não admito que me venham dizer que um serra da estrela (campeão dos campeões, Best in shwou e o diabo a quatro) mas que se algum dia vir um lobo mete o rabo entre as pernas é um melhor representante da raça do que aquele arrisca a própria vida para salvar todas as ovelhas do ataque de dois ou três lobos e dorme ao relento debaixo da neve e da chuva sem adoecer.
Eu sei que há um esforço para mudar as coisas por parte de certos criadores e expositores e em alguns casos está a haver melhorias.
Cumprimentos
Francisco Bica
Isabel, parabéns pelo excelente trabalho.
Fico feliz por ver criadores a fazer provas de trabalho, mas vejo que isso é pouco valorizado no geral.
Se quisermos preservar verdadeiramente as raças caninas temos que fazer uma boa selecção de caracter, morfologia e funcionalidade. Mas selecções a serio e não espectáculos exibicionistas onde se valoriza mais o supérfluo do que o essencial.
Cumprimentos
Francisco Bica
Fico feliz por ver criadores a fazer provas de trabalho, mas vejo que isso é pouco valorizado no geral.
Se quisermos preservar verdadeiramente as raças caninas temos que fazer uma boa selecção de caracter, morfologia e funcionalidade. Mas selecções a serio e não espectáculos exibicionistas onde se valoriza mais o supérfluo do que o essencial.
Cumprimentos
Francisco Bica
Nem mais ... Até ia mais longe, todas as raças (com excepção do 9º grupo) deveriam ser sujeitas a uma prova prática - especifica de raça para raça.Elsa Escreveu: ... tanto morfológicas como de trabalho ( nas raças em que existe).![]()
E indo um pouco mais longe digo que todos os que criam deveriam dar uma utilidade realista e prática aos canitos, pe, todos os que criam cães de caça deveriam caçar.
Saudações
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
[/quote]
Nem mais ... Até ia mais longe, todas as raças (com excepção do 9º grupo) deveriam ser sujeitas a uma prova prática - especifica de raça para raça.
E indo um pouco mais longe digo que todos os que criam deveriam dar uma utilidade realista e prática aos canitos, pe, todos os que criam cães de caça deveriam caçar.
Saudações
[/quote]
Mais uma vez estou totalmente de acordo consigo
Cumprimentos
Francisco Bica
Nem mais ... Até ia mais longe, todas as raças (com excepção do 9º grupo) deveriam ser sujeitas a uma prova prática - especifica de raça para raça.
Saudações
[/quote]
Mais uma vez estou totalmente de acordo consigo
Cumprimentos
Francisco Bica
Olá Isabel
Há as chamadas provas de primavera, em que o cão procura a perdiz e faz a paragem, depois o condutor dá um tiro ( com um revolver que só faz barulho) quando a perdiz levanta.
Há provas organizadas, informe-se no CPC.
Cumprimentos
Francisco Bica
Há as chamadas provas de primavera, em que o cão procura a perdiz e faz a paragem, depois o condutor dá um tiro ( com um revolver que só faz barulho) quando a perdiz levanta.
Há provas organizadas, informe-se no CPC.
Cumprimentos
Francisco Bica
Última edição por FBC em segunda jun 21, 2004 10:31 pm, editado 1 vez no total.
Olá Isabel,Pedra Escreveu: Aqui já pia mais fino, para o meu lado.
A seguir á minha, o PP é, nas raças pt, a minha favorita, no entanto eu nunca seria capaz de caçar, fosse o que fosse. Teria que arranjar outro estratagema, sem dúvida. Alguma ideia?
Isabel
Penso que os TAN só por si já são um ponto de partida, bem como participação em provas de caça pratica - onde, parece, não precisamos de disparar nem de possuir carta de caçador (mas aqui já nao tenho certeza, será melhor perguntar a alguem que esteja dentro do assunto).
Isto sem esquecer a possibilidade de sairmos para o campo, com caçadores amigos, dando oportunidade aos cães para caçarem na realidade e serem avaliados por quem mais percebe (neste aspecto), os caçadores.
Por exemplo, não possuo carta de caçadora, nem sei manejar uma arma mas tenho uma grande afinidade por certo tipo de cão de caça (por acaso, não sao os caes de parar, mas sim os hounds) e desde sempre saí com os meus para o campo, sozinha ou com caçadores, tendo oportunidade de ver como se comportam e avaliar o seu desempenho.
Bom, isto tudo porque para mim (e seguindo o exemplo dos cães de caça) a raça tem que ser encarada como um todo e neste caso em particular, a funcionalidade é melhor avaliada numa situação real - a caça. Para além do mais, penso que só conseguimos compreender a verdadeira essencia de uma raça quando a vemos a trabalhar. Tudo o resto, é para inglês ver.
Saudaçoes
PS - Parabens pelas classificações na prova pratica!
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
Curiosamente e segundo o site da raça, o Perdigueiro Galego tem como ancestral o Braco Italiano...casadiscaes Escreveu:
Se eu fosse para o PP iria para o que brevemente será conhecido como Perdigueiro Galego... o antigo PP que os nossos criadores descartaram para fazer o moderno...

Cumprimentos
Tiago Fortuna
A forma é a imagem plástica da função
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
- Contacto:
E o Serra D'aires descende do Pastror de BrieFAbarm Escreveu:Curiosamente e segundo o site da raça, o Perdigueiro Galego tem como ancestral o Braco Italiano...casadiscaes Escreveu:
Se eu fosse para o PP iria para o que brevemente será conhecido como Perdigueiro Galego... o antigo PP que os nossos criadores descartaram para fazer o moderno...![]()
Cumprimentos
Tiago Fortuna

Tirando os Podengos, que são recessivos, ou seja, pode haver algum abastardamento que ao fim de algumas gerações práticamente não se detecta e o Castro Laboreiro (que estudos do DNA Mitrocoindal - espero que seja assim que se escreve - levados a cabo pola universidade do Porto, provam que é a raça mais pura das raças portuguesas), todas as outras têm influências de raças estranjeiras...
<p>Gonçalo</p>
<p>
</p>
<p>