Dúvida sobre castração

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

terça jun 29, 2004 7:57 pm

Talvez, posso concordar que sim, ainda achando que não é a solução!

Uma ideia, se por exemplo quando se apanhasse um dono a abandonar um animal, fosse esse dono castrado, o problema também diminuiria, ou acham que nao?
:o :o :o
essa é mesmo para fazer rir os cães?

a vasecotomia é na minha opinião o maior disparate que se pode fazer. como não queriam que eu mandasse castrar o gato, optou-se pela vasecotomia. foi o fim do mundo. o gato ficou completamente descontrolado. fazia xi-xi por todo o lado. a castração acabou por ser mais complicado que o normal
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

terça jun 29, 2004 8:02 pm

puroacaso Escreveu: Todos estes textos revelam um forte desprezo em relação aos animais!

Se os cães e gatos não têm conceito de identidade sexual, porque é que marcam território, porque é que procuram as respectivas fêmeas?
1-Absurdo

2- Ferormonas ? :D
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quarta jun 30, 2004 8:33 am

Com que facilidade usamos os animais a nosso bel prazer.

Nem se pensa 2 vezes - o cio é chato, castra-se.
Ladrar é chato, opera-se.
Ser cão é chato, abate-se.
Lógico, não é ?
E tão fácil, tão cómodo.

Eu aproveito para aconselhar (no seguimento da lágica) - pai velho e doente, eutanásia.
Filhos chatos, internato ou então rua (dizem-me que, na Suécia, a maioria sai de casa aos 12 anos - idade do caixote).
E ficamos com a nossa vida livre para o prazer sem entraves.

Sinceramente, não se apercebem que umas coisas estão ligadas às outras?

Que o que está em causa, globalmente, é uma sociedade virada para o prazer imediato, sem responsabilidades, nem chatices ?

Não veêm que isto é um problema que define o que somos e que queremos ser como sociedade no futuro ?
Think about it.
Gelly
Membro
Registado: terça jun 01, 2004 4:29 pm
Localização: 2 cachorros - o Serra e a Estrela, 1 gato - o Tico, 2 periquitos e 8 canários

quarta jun 30, 2004 9:48 am

[quote=casadiscaes]

Uma coisa é a castração (abalação dos testículos com ou sem remoção do saco escrotal) outra é a vasectomia... que não é castração embora seja tão definitiva como esta...

Mais uma vez, não tem a ver com o tópico e mais uma vez nem sequer é informação útil, porque não completa.
[/quote]

Se por acaso tivesse lido qual a resposta que eu estava a dar, o Casadiscaes teria percebido que a resposta estava completa! Aliás, realmente tem razão não está porque o 3º sexo na India ainda pratica a castração mas no mundo Ocidental já não se castram Homens (era essa a resposta ao puroacaso) embora, por razões várias, se esterilizem.

Peço desculpa se o Sr. se sentiu ofendido ou incomodado pela resposta que dei!

Gelly
hecep
Membro Veterano
Registado: sexta out 25, 2002 11:19 am
Localização: dois gatos (Rafa e Pepe), uma cadela (Flash), um cão (Tomé), uma galinha, um pato, uma pata, uma cab

quarta jun 30, 2004 12:23 pm

A mim dói-me fundo na alma, que num país onde cães e gatos na sua maioria só conhecem uma vida de privações e miséria se critique tão ferozmente quem opta por esterilizar os animais. Sinceramente na maior parte das vezes é uma grande prova do amor e estima que se tem por eles.
Acho muito bem que quem pode mantenha os seus animais intactos em termos reprodutores, desde que isso significa que se responsabiliza completamente por todas as ninhadas que poderão originar, mesmo as acidentais. E não só as das cadelas, também as dos machos.
Agora se querem criticar alguém, critiquem quem afoga as ninhadas à nascença ou as abandona, ou oferece animais a quem nem peluches devia ter. Concordo que hajam como pensam que é melhor com os vossos próprios animais, mas conhecendo a realidade do país não sejam tão mauzinhos com quem esteriliza, é ser mesmo muito injusto e inconsciente.
anjaazul
Membro Veterano

quarta jun 30, 2004 12:41 pm

de facto, é muito mais "humano" ter um animal inteiro mas quando começa a marcar território , a miar com cio, a sujar a casa ou aparece de "barriguinha cheia", lá vai para a rua. a quantos isso não deve ter acontecido?
eu conheço uma que acha um crime operar os gatos, mas quando há ninhadas, chateia toda a gente porque não sabe o que lhes fazer. quantos não foram já parar à rua?
o mais giro foi o argumento para não castrar um gato. não reencarnava porque não estava inteiro. nesse entretanto, ficava fechado na casa de banho, levava pancada porque marcava território e à noite, andava na rua. já deve ter reincarnado, porque foi atropelaram e morreu. :evil:
tigris
Membro Veterano
Registado: terça mar 02, 2004 7:00 pm

quarta jun 30, 2004 12:51 pm

Como o membro hecep escreveu, a esterilização é um acto de amor. Já o havia dito anteriormente: felizmente, cada vez mais pessoas esterilizam os seus animais por uma questão de saúde.

São cada vez mais os animais diagnosticados com cancro. No entanto, a esterilização (e falo agora em particular das fêmeas) permite-nos evitar alguns tipos de cancro. Como já havia escrito antes, o cancro mamário é o tipo de cancro mais frequente nas cadelas maduras não esterilizadas. Cerca de 50%-60% dos tumores mamários em cadelas (e 90% em gatas) são malignos. A única forma de poder vir a evitar este cancro tão mortal é uma esterilização precoce. Além disso, a esterilização elimina totalmente a possibilidade de as fêmeas virem a contrair cancro do ovário ou do útero (que são tipos de cancro também comuns em fêmeas não esterilizadas).

Desculpem, mas quem é contra a esterilização, mesmo que por motivos de saúde, nunca lidou por perto com esse monstro que é o cancro. :(
muffins
Membro Júnior
Registado: domingo mai 04, 2003 7:56 pm

quarta jun 30, 2004 5:31 pm

eu tb ja esterilizei a Pintas que vai fazer 4 anos e nao estou arrependida e o vet disse que só tem vantagens pois previne das doenças mais graves ( cancro )

e tb porque evita as tais gravidezes indesejaveis e fugas de casa e o tenpo do cio, que suja a casa toda e tinha que ter muita mais atençao nela.
as vezes nao temos esse tempo...
puroacaso
Membro
Registado: segunda mar 15, 2004 11:30 am
Contacto:

quarta jun 30, 2004 5:51 pm

Da para perceber que a esterilização é para a maior parte das pessoas uma fuga à responsabilidade que é ter um animal...

Ele marca território? Então ENSINE-O a não fazer isso, e eu sei que é dificil, mas nenhum dos meus cães faz necessidades dentro de casa(já tiveram fases de vida em que faziam, e o que eu fazia? Limpava e tinha prazer em ter um amigo "inteiro")!

Ele ladra ou mia quando cheira uma fêmea? Distraia-o com qualquer coisa até ele esquecer, e volto a dizer, é dificil mas resulta!

Ele foge? Tenha cuidado (os meus já fugiram e tive de ir á procura deles, depois da primeira vez passamos a ter cuidado).

Não percebo nada de medicina veterinária, mas admito que possa ser uma maneira de prevenir alguns cancros, mas percebe-se que pouca percentagem das pessoas esterilizam os seus animais por essa razão.
tigris
Membro Veterano
Registado: terça mar 02, 2004 7:00 pm

quarta jun 30, 2004 6:21 pm

Infelizmente, o custo de uma esterilização não é para todos os bolsos. Como tal, não me parece que haja tantos animais esterilizados quanto se julga. E não creio também que a maioria das pessoas esteja disposta a gastar bem mais de uma centena de euros de uma só vez por causa de um mero capricho.

Em meu entender, o acréscimo no número de esterilizações tem mais a ver com o facto de as pessoas se estarem a consciencializar de que a esterilização é *a única forma realmente eficaz* de evitar ninhadas indesejadas e combater a crescente sobrepopulação de animais, e que traz grandes vantagens em termos de saúde.

Por exemplo, especialmente no caso das fêmeas, creio que uma grande parte das esterilizações são realizadas em animais que estavam abandonados e que serão dados para adopção. Pelo menos (e ainda bem que assim o é!) é essa a tendência que tenho vindo a observar.
anjaazul
Membro Veterano

quarta jun 30, 2004 7:33 pm

Ele ladra ou mia quando cheira uma fêmea? Distraia-o com qualquer coisa até ele esquecer, e volto a dizer, é dificil mas resulta!

Ele foge? Tenha cuidado (os meus já fugiram e tive de ir á procura deles, depois da primeira vez passamos a ter cuidado).
tem vir cá ensinar-me algumas dessas técnicas. ao fim de 20 anos de ter gatos, ainda não consegui encontrar nenhuma eficaz. para um gato ou gata em cio, sei qual a melhor maneira de os distrair. é arranjar par :o
falar de cor não custa, o que é difícil é fazer bem. isto de falar ou teclar...é tiro e queda. tudo corre sobre rodas :roll:
a mim já não sei se me admira haver tantos animais abandonados ou tanta gente a adoptar. sabendo que se deitam tarde, levantam cedo, têm filhos, demoram horas em transportes, etc, etc, etc. ainda se lhes pede para não dormirem noites a fio porque os gatinhos estão com cio, têm trabalho suplementar a limpar a porcaria da cadela, etc. e isto para qu~e? para ficarem inteiros? e isso para qu~e? haja racionalidade e tino
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

quarta jun 30, 2004 8:24 pm

puroacaso Escreveu: Ele marca território? Então ENSINE-O a não fazer isso, e eu sei que é dificil, mas nenhum dos meus cães faz necessidades dentro de casa(já tiveram fases de vida em que faziam, e o que eu fazia? Limpava e tinha prazer em ter um amigo "inteiro")!
Se fosse assim tão simples...
puroacaso Escreveu: Ele ladra ou mia quando cheira uma fêmea? Distraia-o com qualquer coisa até ele esquecer, e volto a dizer, é dificil mas resulta!
Consegue distrair um cão que esteja a sentr as ferormonas emitidas por uma fêmea ? Tem de escrever um livro ;)
puroacaso Escreveu: Ele foge? Tenha cuidado (os meus já fugiram e tive de ir á procura deles, depois da primeira vez passamos a ter cuidado).
Aqui concordo.
puroacaso Escreveu: mas percebe-se que pouca percentagem das pessoas esterilizam os seus animais por essa razão.
Isso hoje em dia não é verdade, a grande parte dos donos de gatas por ex, fá-lo exactamente por ser informada...
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
puroacaso
Membro
Registado: segunda mar 15, 2004 11:30 am
Contacto:

quarta jun 30, 2004 9:28 pm

anjaazul Escreveu: a mim já não sei se me admira haver tantos animais abandonados ou tanta gente a adoptar. sabendo que se deitam tarde, levantam cedo, têm filhos, demoram horas em transportes, etc, etc, etc. ainda se lhes pede para não dormirem noites a fio porque os gatinhos estão com cio, têm trabalho suplementar a limpar a porcaria da cadela, etc. e isto para qu~e? para ficarem inteiros? e isso para qu~e? haja racionalidade e tino
Eu nao queria dizer, porque acho que toda a gente tem direito a ter um amigo, mas vou dizer: antes de se ter um animal tem de ser pensar no que vem com ele.
Agora se formos falar de uma pessoa que tem muitos animais que salvou da rua, e que se não tiverem esterelizados nao os pode ter, já posso tentar compreender!
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quinta jul 01, 2004 4:04 am

A Zorra já fez um aborto - inexperiência nossa, que fomos uns "tontos", enfim, não imaginámos que um cão pudesse escavar um túnel para ir à cadela.
Mas não esterilizámos (e podem crer que com as eco, o aborto foi mais caro que uma esterilização mas, sobretudo, foi muito penoso para a cadela).

De então para cá já teve 2 cios mas agora temos outros cuidados - já não fica no quintal, fica fechada em casa.

De facto apoio a esterilização sempre que o dono não consiga isolar a cadela no cio.
Na minha rua há uma muitas cadelas não esterilizadas (4 cadelas e 6 machos) mas não há ninhadas.
Em 15 anos que aqui vivo, nem uma.

Não posso deixar de pensar que a diferença está nos donos.

Há quem se rale e há quem deixe andar e depois logo se vê.
Tenho ajudado em bastantes esterilizações e acho mesmo que a questão é esta - não querem saber, não querem ter despesas e tanto lhes faz.

O resto é conversa para não ficarem mal vistos.
Penso que algum cuidado é suficiente para evitar ninhadas.

Só que as pessoas não querem ter chatices.
E depois vêm com o choradinho para cima dos outros.
Tão típico !
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

quinta jul 01, 2004 6:20 am

Realmente falar é fácil e teclar ainda mais.
Anjaazul, eu já tive a minha cadela mais velha em cima da marquesa para ser esterelizada, não foi porque estava muitissimo nervosa o ritmo cardíaco ficou muito alterado e o vet não quis operar.
Neste momento continua inteira, com todos os inconvenientes dos cios normais.
Mas eu vivo num apartamento, as minhas cadelas não vão à rua sózinhas, quando saem vão sempre atreladas, apesar de levar sempre um séquito de cães atrás de mim.

Compreendo perfeitamente quem recorre à esterelização, porque não faze-lo às minhas cadelas se eu recorri ao mesmo método para mim?Choca quem lê? paciência. Ninhadas indesejadas na minha cass dificilmente aparecem pelos motivos que já expus, mas acidentes acontecem.

Distrair machos quando há fêmeas em cio? Como? Esse método não conheço mas dáva-me geito conhecer.
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
Responder

Voltar para “Cães”