Cão de guarda

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

noInfo
Membro Veterano
Registado: segunda mai 24, 2004 11:36 pm

quinta jul 08, 2004 6:10 pm

Diamantino
a indiferença é muito dificil ser conseguida porque para alem das caracteristicas de cada raça, nao podemos esquecer que um cão é sempre um cão, logo é um animal de matilha, que necessita de viver numa sociedade...
por isso acho um bocado complicado resolver o prob da indiferença a 100%, ainda mais para um cachorro recem chegado..
o problema acho que so pode ser contornado em parte! o mais indicado seria uma cadela como ja tinha dito e duma raça mais rustica e vigilante e não de defesa, como por exemplo a raça que a ines2002 aconselhou!
leu a resposta que lhe dei na 1 pag. do topic?
pedro_adr
Membro Veterano
Registado: terça out 14, 2003 7:02 pm
Contacto:

quinta jul 08, 2004 6:51 pm

Noinfo,

Não concordo quando diz que todos cães se dão numa matilha, ha certas raças muito dificeis de criar juntas, tais como os Mastins Napoletano, Dobermanns, ou Akitas, principalmente os machos;
é verdade que o cão possui um espirito muito forte de matilha, mas com certas raças, o carater muito dominante de alguns rende a cohabitação impossivel com outros da mesma raça ou outra raça dominante. São cães que foram seleccionados para uma tarefa em especial, onde a matilha ja não tem lugar : O Mastin Napoletano como cão de guerra, por exemplo;

Abraços,
noInfo
Membro Veterano

quinta jul 08, 2004 8:28 pm

pedro_adr

tá a me dar razão
a dominância dos machos deve-se exatamenta ao facto do cão ter um enorme instinto de matilha!onde os macho tentam sempre a sua liderança, claro que isso com raças "que provoquem maiores danos" nao poderá haver uma coabitaçao! nisso tem toda a razão!
e as raças que referiu ao contrario que disse tem é um enorme instinto Hierarquia( matilha) o Akita talvez nem tanto..
e para a situaçao do diamantino tambem nao aconselho! onde a melhor opçao para mim é um cão de pastoreio! que guarda nao só o seu territorio mas tabem os seus "protegidos" ao contrario dum cao de guarda que tem apenas como objectivo guardar o seu territorio!

e em relação ao mastim napolitano está redondamente enganado!
ja nao tamos na era romana! lol
vá ao canil de Centobriga no Alto da Guerra em setubal e veja do que falo
ou mesmo o exemplo dum conhecido meu que tem 2 grand danois e um mastim napolitano!(machos) sao como irmaos!
enquanto ao doberman nao tenho mt conhecimento apezar de um amigo meu ter ter uns quantos..(tenho que ver lol)
o unico cão que eu já vi não tolerar outros machos foi o dogo argentino..
mesmo disciplinado..tem sempre dificuldade em partilhar o seu territorrio com outros machos! principalmente da mesma raça!
( e veja outra coisa o cão tem necessidade e vive em matilha! nao pense só na "matilha"=cães, um cão ao coabitar com uma pessoa já está a fazer parte de um grupo onde o dono é o lider! esta na natureza do animal!)

já agora tb gostava de ter mais conhecimento sobre filas... nuca lidei com nenhum!
aprecio bastante a morfogia do cão!

cmp
nelsonk
Membro Veterano
Registado: domingo nov 30, 2003 7:08 pm

quinta jul 08, 2004 10:24 pm

boa noite diamantino já recebeu concerteza bastantes conselhos sobre as mais variadas raças , eu ñ li pk estou com uma pouco de pressa mas na minha opinião o que você precisa é de um cão pastor de montanha femea de preferencia !
seja serra da estrela cãos do pirineus , podhale , BB , ou outro qualquer pode ter a certeza que lhe vão proteger aquilo que é seu e ñ vão ligar nestum aos BH !
concerteza já lhe disseram PA e FILAS ñ lho aconselho porque são mais agressivos e podem criar problemas com os baixotes embora sejam tb óptimos guardas ñ são é concerteza tão pacientes como é um cão de montanha !

vá pelos molossos ;)

espero ter ajudado

Nelson
galaxi
Membro Veterano
Registado: domingo mai 02, 2004 10:45 pm

quinta jul 08, 2004 10:28 pm

casadotrevo Escreveu: Peço a Vossa ajuda para o seguinte.
Como sabem tenho "n" Bassets, e um SRD. Procuro um cão de guarda, que tenha tolerância com outros cães, mas proteja a minha casa e os tolos dos Bassets de intrusos. Ou seja, queria um cão que metesse respeito a intrusos, sem me arriscar a que me desse cabo de um dos Bassets. Será que existe alguma raça com estas carecteristicas ?
noInfo
Membro Veterano

sexta jul 09, 2004 12:00 am

ora ai está!

o que o nelsonk disse, resume tudo o que eu disse!
isabelnobre
Membro Veterano
Registado: sábado jan 25, 2003 1:09 am

sexta jul 09, 2004 12:06 am

Acho que já comentei por aqui algures que os gansos são uns "cães" de guarda á maneira. ;)
Dão sinal, não querem saber dos cães para nada, guardam a casa, mordem, voam, enfim. Pelo menos em casa dos meus pais tem resultado. Por vezes vejo-me grega para lá entrar quando estão soltos.

E pelo que sei duram imenso tempo, ainda os deixa de herança. :p
FBC
Membro Veterano
Registado: sábado nov 22, 2003 12:24 am

sexta jul 09, 2004 1:06 am

Pelas caracteristicas que pede, sem duvida um molosso tipo montanha ( melhor se for femea). Vai considerar os BH como o seu rebanho.
Tem 4 raças portuguesas à escolha. As portuguesas são as melhores, não só por patriotismo mas tambem porque ainda não sofreram em demasia desse mal que é a ocidentalisação dos cães ( que consiste em tirar-lhes o caracter para que se tormem bananas).
Mas atenção, interferencia na matilha de BH há sempre, mesmo que seja minima.
pedro_adr
Membro Veterano
Registado: terça out 14, 2003 7:02 pm
Contacto:

sexta jul 09, 2004 9:20 am

Olha que esta : O Fila seria um cão muito dominante com o "primo" dele ? ESta muito enganado Nelson, o Fila pode revelar um carater dominante, mas como ja disse, era cão de caça em matilhas, e acho que não perdeu;

No que diz respeito ao Mastin Napoletano, No info, acho que so falou dum criador ai em Portugal, com um certa linha de sangue, ora o Mastin napoletano não é so um tipo, mas ha outros que tem um verdadeiro carater de Mastin, e pode fazer o que quiser para meter dois machos juntos nunca vai conseguir; Pergunte ao criador de Cetobriga, se ele cohece o ALbin Aiello, que foi presidente do clube francês do Mastin Napoletano, e que possuia Mastins de alta qualidade, tanto no fisico, como no carater, tipo "zaccaro"; o proprio presidente dizia não conseguir a cohabitação de dois machos juntos em casa;

Abraços
nelsonk
Membro Veterano
Registado: domingo nov 30, 2003 7:08 pm

sexta jul 09, 2004 12:28 pm

[quote=pedro_adr]
Olha que esta : O Fila seria um cão muito dominante com o "primo" dele ? ESta muito enganado Nelson, o Fila pode revelar um carater dominante, mas como ja disse, era cão de caça em matilhas, e acho que não perdeu;

No que diz respeito ao Mastin Napoletano, No info, acho que so falou dum criador ai em Portugal, com um certa linha de sangue, ora o Mastin napoletano não é so um tipo, mas ha outros que tem um verdadeiro carater de Mastin, e pode fazer o que quiser para meter dois machos juntos nunca vai conseguir; Pergunte ao criador de Cetobriga, se ele cohece o ALbin Aiello, que foi presidente do clube francês do Mastin Napoletano, e que possuia Mastins de alta qualidade, tanto no fisico, como no carater, tipo "zaccaro"; o proprio presidente dizia não conseguir a cohabitação de dois machos juntos em casa;

Abraços
[/quote]

o que eu disse pedro é que se acontecer que um BH se meta com um fila seja brasileiro ou chinês o fila vai responder ao contrário de cão de montanha que vai ficar indiferente !

em relacão ao mastim napolitano todos os criadores que visitei seja em frança ( marselha ) seja em italia nunca constactei qualquer problema que houvesse entre machos muito pelo contrário ! aliás tenho um amigo que faz segurança a uma casa nocturna com dois machos e são extremamente afaveis um com o outro alem de que tb ignoram todos os outros cães que lhe apareçam
a frente !

Nelson

continuo na minha molosso de montanha
noInfo
Membro Veterano

sexta jul 09, 2004 9:48 pm

eu sei que toda agente gosta de defender a sua raça...
mas á que ser razoaveis e conscientes..
e aqui a certeza só recai sobre um molosso de pastoreio/montanha!
nao digo que um cao de defesa/guarda nao se possa tornar um execelente companheiro para os BH se for correctamente sociabilizado! mas a questao aqui é que esta situaçao é prefeita para um cao de montanha...encaixa na prefeiçao nas suas carateristicas comportamentais!
meco26
Membro Júnior
Registado: quarta mar 31, 2004 2:17 pm

sexta jul 09, 2004 11:02 pm

Caros foristas, a coabitação entre machos em regra e sempre dificil seja em que raça for. Tenho um rafeiro do alentejo e ainda não tem 2 anos e já se pega com o rottweiler que é mais velho "4 anos" tive que tomar medidas para sanar com as lutas deles pois o rott foi muito mal tratado para o vet ... tudo começou com uma disputa de um osso e foi só o rafeiro sentir que era superior e nunca mais se entenderam. Penso que em todas as raças a desvios comportamentais.
andremc
Membro Júnior
Registado: sexta dez 12, 2003 6:57 pm

sexta jul 09, 2004 11:43 pm

Esta mensagem não é para dar sugestão nenhuma , é só para falar de um facto curioso . No Brasil, muitos criadores de filas têm teckels também e , mais recentemente, fox paulistinha . Os pequenos andam sempre soltos e os filas são soltos á vez . Nunca ouvi falar de problema nenhum com os cães pequenos . Eu mesmo já vi vários teckels á solta com filas adultos e eles não ligam nenhuma, nem quando eles vêm importunar . Já os filas mais novos adoram brincar com os teckels . Com os fox paulistinha eu nunca vi pessoalmente, mas acredito que seja igual . Não me parece possível um fila adulto atacar cães mais pequenos que vivem com ele . Acho que o fila é um cão que sabe bem o que é dos donos dele e tem que guardar . Tudo que esteja dentro do terreno dele é para ele guardar .
MMPA
Membro Veterano
Registado: terça abr 02, 2002 11:00 pm

sábado jul 10, 2004 10:58 am

Teckel também são excelentes cães de guarda. Tenho um casal, e fartam-se de ladrar quando ouvem alguém passar perto do portão, também se agarram às pernas de quem se atreve a entrar no jardim e não largam enquanto não lhes dizemos. Apesar de pequenos, são persistentes :D
cutoline
Membro
Registado: segunda jul 05, 2004 12:08 pm

sábado jul 10, 2004 2:16 pm

Definitivamente o que procura é um Serra da Estrela, é um cão de guarda puro, nasceu para guardar o seu rebanho e as coisas do seu dono, muito meigo, nem sabe o poder do tamanho que possui, mete muito respeitinho...nos seus +/-80kg e afasta tudo o que se aproxime da sua matilha ou família, nem pense mais e vá buscar o tal que estava abandonado, eu dei 100 contos pelo meu, mas foram bem empregues, lá isso foram.Ainda por cima não faz muita despesa, come pouco relativamente ao seu tamanhão, é um cão mto inteligente, respeitador, enfim, só qualidades!!! ;)
Responder

Voltar para “Cães”