Quando eles estão em sofrimento ...

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

domingo jul 11, 2004 8:01 pm

Este é um assunto em que simplesmente não dá para comparar humanos com animais.

Há pessoas que são combatentes - que lutam até ao fim e querem lutar.
Há pessoas com saúde que querem morrer...
O ser humano é complexo.

A decisão de morrer pode e deve pertencer a uma pessoa mas feita por terceiros é extremamente perigosa.

Basta passear pelos lares e conhecer as histórias de quem lá está para sabermos um pouco mais sobre a parte negra da natureza humana.
Certos filhos só não mandam eutanasiar os pais porque não podem (vi casos relativos a heranças que não quero contar...) ou, melhor, porque recebem as reformas dos pais que lhes dão muito jeito.

Infelizmente acompanhei o trajecto dos últimos anos da vida da minha mãe por vários lares.E visitei muitos mais.
É arrepiante.

Quanto aos animais - também já deixei a decisão que em caso de morte minha e do meu marido, devem ser abatidos.

Mas quando temos uma ligação de amor é sempre preciso pensar primeiro no outro - neste caso, no animal.
Mas é uma decisão muito díficil - a morte é, sobretudo, ausência definitiva.
É nunca mais fazer uma festa, nunca mais ver aquela cauda a abanar, nunca mais ouvir o ladrar deles.
Muita gente tenta, baldadamente, salvar o seu cão porque não pode imaginar a vida com essa ausência.
É muito difícil.Mas tem de fazer o que é melhor para eles.
loba_lua
Membro Veterano
Registado: sábado dez 27, 2003 2:57 am
Localização: 7Gatos:Moghi,Zorki,Lua,Samid,Shaiina... 4 Cães:Diana,Wolfy,Homara,Dusky (cães e gatos pa adopção)

domingo jul 11, 2004 8:45 pm

aisd Escreveu: Mas quando temos uma ligação de amor é sempre preciso pensar primeiro no outro - neste caso, no animal.
Mas é uma decisão muito díficil - a morte é, sobretudo, ausência definitiva.
É nunca mais fazer uma festa, nunca mais ver aquela cauda a abanar, nunca mais ouvir o ladrar deles.
Muita gente tenta, baldadamente, salvar o seu cão porque não pode imaginar a vida com essa ausência.
É muito difícil.Mas tem de fazer o que é melhor para eles.
Um cão que tive, o Skippy, o qual adorava muito mesmo, conseguiu fugir pelas grades do muro, nem sei como:roll: , e foi atrás de uma cadela com cio...foi atropelado :cry: Ia eu atrás dele qundo ouvi um Baque e foi horrivel. Vê-lo assim a sofrer. No vet disseram-me que sobrevivesse ia ficar sem movimento da parte de tras do corpo, que ia ficar incontinete. Eu na altura disse ao vet que queria que fizesse tudo para ele viver. Não me conseguia ver sem ele... Ele morreu nessa noite. Claro que se vivesse não ia ser o meu Skippy, não ia ter qualidade de vida. Ele que era tão activo... Na altura só o queremos perto e nós. depois mais a frio se pensa que o melhor para ele não era viver :roll:
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

domingo jul 11, 2004 8:45 pm

Portanto eu sei o que digo, até era possível que escapasse, até era possivel que não tivesse sequelas, mas entre correr o risco e eutanasiar acho que fiz o que a minha cabeça mandou e mais continuo a achar que foi a atitude certa.

cada caso é um caso e cada dono é um dono. voltando ao mafarrico do serafim. o vet não deu esperanças e quis mandar abate-lo. eu não deixei. depois, não ia sobreviver à operação. sobreviveu. mas depois, é que foram elas. o serafim não se aguentava nas canetas. eu só pensava - o que fui eu fazer ao gato? hoje, está pior que nunca. tornou-se num super mafarrico :lol:
se eu o tivesse mandar abater, hoje não andava aí a malucar. claro que isso podia nunca acontecer. mas quem não arrisca :roll: claro que nunca pensei que um gato de 16 anos pudesse recuperar :cry:
gary
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:10 am

domingo jul 11, 2004 9:41 pm

loba_lua Escreveu: Um cão que tive, o Skippy, o qual adorava muito mesmo, conseguiu fugir pelas grades do muro, nem sei como:roll: , e foi atrás de uma cadela com cio...foi atropelado
Hum!!!!!
Que modo mais porreiro de um macho morrer
Um abraço
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

domingo jul 11, 2004 10:52 pm

CasadeAnaval Escreveu: Eu também sou a favor da eutanásia por razões óbvias.

E, já que andamos nisso, pena que não se eutanasiem alguns intervenientes da arca.
... :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :p

Infelizmente não podia concordar mais... ;) :lol: :lol: :lol: :D :p

Realmente a eutanásia é um acto de amor para com o animal, mas... se na verdade se tentou tudo por tudo para o salvar... porque infelizmente há muita gente que assim que se vêm perante um caso que lhes sairá dispendioso... partem LOGO para a resolução mais fácil... :roll: :evil:

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Musky
Membro Veterano
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm

segunda jul 12, 2004 12:18 am

leonildecarvalho Escreveu:
CasadeAnaval Escreveu: Eu também sou a favor da eutanásia por razões óbvias.

E, já que andamos nisso, pena que não se eutanasiem alguns intervenientes da arca.
... :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :p

Infelizmente não podia concordar mais... ;) :lol: :lol: :lol: :D :p

Realmente a eutanásia é um acto de amor para com o animal, mas... se na verdade se tentou tudo por tudo para o salvar...
Também concordo a 100%!
leonildecarvalho Escreveu: porque infelizmente há muita gente que assim que se vêm perante um caso que lhes sairá dispendioso... partem LOGO para a resolução mais fácil... :roll: :evil:

Leo
Esses bem que merecem o serviço nacional de saúde que temos! :evil:
gary
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:10 am

segunda jul 12, 2004 8:55 am

icvcabral Escreveu: E que maneira de escrever é essa? Só se for uma caracterizada por se escrever A quando se quer dizer B. O que o Gary escreveu é bem claro. Agora, ou ele acredita nisso ou não.
Olá

Não sei se será bem claro, a ver se sou mais explicito.

"Sofrimento do animal"

Parece-me óbvio, é pacifico.

"Tratamento e recuperação económicamente inviável"

Sempre que os gastos sejam superiores a 2 caixas de Pias. É uma bitola como qualquer outra.

"Fim de vida útil"

Aproveito as palavras da Kitem e faço-as minhas:

"... eu também concordo que no dia em que eles deixarem de conseguir desempenhar essas funções, seja por doença e/ou idade, devemos nós, como "donos" conscientes tomar aquela atitude que a todos custa tanto...
Última edição por gary em segunda jul 12, 2004 10:07 am, editado 1 vez no total.
Um abra&ccedil;o
Moca32
Membro Veterano
Registado: terça abr 27, 2004 12:27 pm

segunda jul 12, 2004 9:30 am

Bem, esa da eutanasia para elementos do fórum, irra, é a doer :lol:
Responder

Voltar para “Cães”