Este é um assunto em que simplesmente não dá para comparar humanos com animais.
Há pessoas que são combatentes - que lutam até ao fim e querem lutar.
Há pessoas com saúde que querem morrer...
O ser humano é complexo.
A decisão de morrer pode e deve pertencer a uma pessoa mas feita por terceiros é extremamente perigosa.
Basta passear pelos lares e conhecer as histórias de quem lá está para sabermos um pouco mais sobre a parte negra da natureza humana.
Certos filhos só não mandam eutanasiar os pais porque não podem (vi casos relativos a heranças que não quero contar...) ou, melhor, porque recebem as reformas dos pais que lhes dão muito jeito.
Infelizmente acompanhei o trajecto dos últimos anos da vida da minha mãe por vários lares.E visitei muitos mais.
É arrepiante.
Quanto aos animais - também já deixei a decisão que em caso de morte minha e do meu marido, devem ser abatidos.
Mas quando temos uma ligação de amor é sempre preciso pensar primeiro no outro - neste caso, no animal.
Mas é uma decisão muito díficil - a morte é, sobretudo, ausência definitiva.
É nunca mais fazer uma festa, nunca mais ver aquela cauda a abanar, nunca mais ouvir o ladrar deles.
Muita gente tenta, baldadamente, salvar o seu cão porque não pode imaginar a vida com essa ausência.
É muito difícil.Mas tem de fazer o que é melhor para eles.
Quando eles estão em sofrimento ...
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado dez 27, 2003 2:57 am
- Localização: 7Gatos:Moghi,Zorki,Lua,Samid,Shaiina... 4 Cães:Diana,Wolfy,Homara,Dusky (cães e gatos pa adopção)
Um cão que tive, o Skippy, o qual adorava muito mesmo, conseguiu fugir pelas grades do muro, nem sei como:roll: , e foi atrás de uma cadela com cio...foi atropeladoaisd Escreveu: Mas quando temos uma ligação de amor é sempre preciso pensar primeiro no outro - neste caso, no animal.
Mas é uma decisão muito díficil - a morte é, sobretudo, ausência definitiva.
É nunca mais fazer uma festa, nunca mais ver aquela cauda a abanar, nunca mais ouvir o ladrar deles.
Muita gente tenta, baldadamente, salvar o seu cão porque não pode imaginar a vida com essa ausência.
É muito difícil.Mas tem de fazer o que é melhor para eles.

-
- Membro Veterano
- Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm
Portanto eu sei o que digo, até era possível que escapasse, até era possivel que não tivesse sequelas, mas entre correr o risco e eutanasiar acho que fiz o que a minha cabeça mandou e mais continuo a achar que foi a atitude certa.
cada caso é um caso e cada dono é um dono. voltando ao mafarrico do serafim. o vet não deu esperanças e quis mandar abate-lo. eu não deixei. depois, não ia sobreviver à operação. sobreviveu. mas depois, é que foram elas. o serafim não se aguentava nas canetas. eu só pensava - o que fui eu fazer ao gato? hoje, está pior que nunca. tornou-se num super mafarrico![]()
se eu o tivesse mandar abater, hoje não andava aí a malucar. claro que isso podia nunca acontecer. mas quem não arriscaclaro que nunca pensei que um gato de 16 anos pudesse recuperar
![]()
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta dez 12, 2001 12:10 am
Hum!!!!!loba_lua Escreveu: Um cão que tive, o Skippy, o qual adorava muito mesmo, conseguiu fugir pelas grades do muro, nem sei como:roll: , e foi atrás de uma cadela com cio...foi atropelado
Que modo mais porreiro de um macho morrer
Um abraço
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
...CasadeAnaval Escreveu: Eu também sou a favor da eutanásia por razões óbvias.
E, já que andamos nisso, pena que não se eutanasiem alguns intervenientes da arca.

Infelizmente não podia concordar mais...

Realmente a eutanásia é um acto de amor para com o animal, mas... se na verdade se tentou tudo por tudo para o salvar... porque infelizmente há muita gente que assim que se vêm perante um caso que lhes sairá dispendioso... partem LOGO para a resolução mais fácil...

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
Também concordo a 100%!leonildecarvalho Escreveu:...CasadeAnaval Escreveu: Eu também sou a favor da eutanásia por razões óbvias.
E, já que andamos nisso, pena que não se eutanasiem alguns intervenientes da arca.![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
:p
Infelizmente não podia concordar mais...![]()
![]()
![]()
![]()
:p
Realmente a eutanásia é um acto de amor para com o animal, mas... se na verdade se tentou tudo por tudo para o salvar...
Esses bem que merecem o serviço nacional de saúde que temos!leonildecarvalho Escreveu: porque infelizmente há muita gente que assim que se vêm perante um caso que lhes sairá dispendioso... partem LOGO para a resolução mais fácil...![]()
![]()
Leo

-
- Membro Veterano
- Registado: quarta dez 12, 2001 12:10 am
Oláicvcabral Escreveu: E que maneira de escrever é essa? Só se for uma caracterizada por se escrever A quando se quer dizer B. O que o Gary escreveu é bem claro. Agora, ou ele acredita nisso ou não.
Não sei se será bem claro, a ver se sou mais explicito.
"Sofrimento do animal"
Parece-me óbvio, é pacifico.
"Tratamento e recuperação económicamente inviável"
Sempre que os gastos sejam superiores a 2 caixas de Pias. É uma bitola como qualquer outra.
"Fim de vida útil"
Aproveito as palavras da Kitem e faço-as minhas:
"... eu também concordo que no dia em que eles deixarem de conseguir desempenhar essas funções, seja por doença e/ou idade, devemos nós, como "donos" conscientes tomar aquela atitude que a todos custa tanto...
Última edição por gary em segunda jul 12, 2004 10:07 am, editado 1 vez no total.
Um abraço