Quem? Eu ?monte_de_goyos Escreveu: Já reparou que faz afirmações, pleno da razão e do conhecimento total de causa, aplicando o "se".

Os estalões têm mesmo que ter os centímetros, já que são as unidades do SI, que é o sistema adoptado em todo o mundo (excepto os "américas", claro). Só que esses centímetros são as conversões directas das polegadas, o que indica que a autoria do estalão é de quem usa as polegadas. No estalão do Akita Inu não aparecem polegadas - não acha estranho?monte_de_goyos Escreveu: O estalão do Great Japanese Dog é americano (até as dimensões vêm em polegadas ...)...
E também em centimetros...
Como eu nada tenho a ver com o American Kennel Club, mais uma vez visitei o site da FCI que tem as dimensões em centimetros (polegadas em parentisis)...
Criar cães inclui selecção. Em todas as raças e em todos os programas de criação aparecem indivíduos fora de estalão, que devem ser retirados do pool genético. Qual é o drama? Está à espera de só criar cães dentro do estalão? Então vá-se preparando, que vai ter muitas desilusões pelo caminho. E se não estiver preparado para isso então ...monte_de_goyos Escreveu:Diz-me que se há gente a respeitar o estalão são os americanos...
já visitou, ou visita os sites dos americanos???
O que eles tem à vista respeita o estalão... e os inúmeros akitas de pelo comprido que vão nascendo, e os inúmeros casos de despigmentação que surgem.
Não vi o site. Mas pelo que me parece trata-se de um criador num universo de ... quantas centenas ou milhares ? Se não gosta da linha Akiko, tem bom remédio. É procurar outras linhas de que goste. Em todas as raças isso acontece.monte_de_goyos Escreveu: viu os akitas de AKIKO??? Respeitam o estalão mas estão perigosamente perto do Inu....
Para mim trabalhar assim não é fazer pela raça, para o espirito americano o que interessa é melhorar, não interessam os meios mas os resultados.
Ah, e em que é que o "espírito americano" é diferente do "espírito europeu"? Que meios tão errados têm eles usado que os outros não usam?
Sim. Só que é utópico. Tem que estudar um bocadito mais de genética.monte_de_goyos Escreveu:Para mim bom será erradicar completamente os defeitos da raça.
Não lhe interessa? Agora é que eu fico baralhada !!! Então a raça (segundo o que diz) não é japonesa? Sendo assim, deve haver (muita) gente no Japão a criar destes cães, não? E os melhores exemplares também deviam vir de lá, não ? Como acontece com o Akita Inu, que é realmente japonês, certo ? Pessoalmente não faço a mínima ideia, mas se é um entusiasta da raça e candidato a criador não compreendo como é que pode não saber tal coisa, nem sequer se interessar por tal.monte_de_goyos Escreveu: Quanto aos GJD existentes no Japão não lhe posso responder porque não sou Deus, nem me interessa....já agora diga-me voçê.
Pela sua lógica, o Afeganistão poderia alterar o estalão do Galgo Afegão, a China o do Chow Chow, e a Austrália o do Pastor Australiano. Só que, sabe, às vezes a lógica não funciona. Ás vezes é mesmo só lógica da batata.monte_de_goyos Escreveu: Quanto a quem tem o poder de alterar o estalão, tenho quase a certeza que é o Japão, pois o país de origem da raça é o Japão.
Mas afinal está a falar de Akitas ou de Great Japanese Dogs? É que os únicos que falam em Akita quando se referem ao GJD são, precisamente os americanos ...monte_de_goyos Escreveu: Só não posso afirmar porque não encontro o livro sobre o akita onde creio ter lido como todo esse precesso foi conduzido.
Quer um conselho? Já que não quer importar directamente cães dos EUA (que eu compreendo perfeitamente, não é que não prestem, é que custam uma pipa de massa), ao menos procure para lá dos Pirinéus.
P.S. Não tenho muita vontade de continuar esta discussão. Mas faça o seguinte exercício, no remanso do seu lar e para os seus botões. Quando um criador de Akita Inu quer melhorar/ fazer publicidade aos seus cães diz que os seus reprodutores são importados/de linhas japonesas. Quando um criador de Great Japanese Dogs quer melhorar/ fazer publicidades aos seus cães diz que os seus reprodutores são importados/de linhas ...? Porque será?