Não se compra nem se vende
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm
Errar é humano, e ansiedade e falta de conhecimento também é muito comum, estas coisas deviam ser mais bem divulgadas para que muita gente abri-se os olhos antes de ser cegada pela ambição de ter um cão.
Só hoje é que vi este post, e coincide com uma situação que aconteceu-me este fim de semana.
Estava eu a passear o meu cão, quando saíu um sr. de uma vivenda com um cachorrinho nas mãos, super pequeno, para o pôr a fazer necessidades.
Perguntei se podia aproximar-me ( o meu marido ficou a segurar o meu cão) e estive a falar um bocado . O bébé era pequenissimo, tinha 4 semanas e 5 dias, era o 1º dia na nova casa, e o desmame tinha ocorrido á 5 dias. Eu perguntei se nao teria sido demasiado cedo mas o sr. nao achava nada anormal ainda elogiou a raça e que haviam poucos criadores em Portugal. Achei muito estranho, pois já tinha lido em livros e pelos post aqui postos anteriormente que 6 semanas era cedo.
Nao fiz muitas perguntas pois não quis assustar o homem logo na 1ª vez que falava. Disse-lhe para evitar traze-lo á rua pois em principio nao devia estar vacinado e frisei que nao deixava o meu cao aproximar-se exactamente porque o bebé nao devia ter muitas resistencias.
Mas sublinho o facto que eu sou leiga nestes assuntos caninos por isso nao sei se fiz algum aviso incorrecto, pois o meu cachorro veia para casa já com 7 meses.
Estava eu a passear o meu cão, quando saíu um sr. de uma vivenda com um cachorrinho nas mãos, super pequeno, para o pôr a fazer necessidades.
Perguntei se podia aproximar-me ( o meu marido ficou a segurar o meu cão) e estive a falar um bocado . O bébé era pequenissimo, tinha 4 semanas e 5 dias, era o 1º dia na nova casa, e o desmame tinha ocorrido á 5 dias. Eu perguntei se nao teria sido demasiado cedo mas o sr. nao achava nada anormal ainda elogiou a raça e que haviam poucos criadores em Portugal. Achei muito estranho, pois já tinha lido em livros e pelos post aqui postos anteriormente que 6 semanas era cedo.
Nao fiz muitas perguntas pois não quis assustar o homem logo na 1ª vez que falava. Disse-lhe para evitar traze-lo á rua pois em principio nao devia estar vacinado e frisei que nao deixava o meu cao aproximar-se exactamente porque o bebé nao devia ter muitas resistencias.
Mas sublinho o facto que eu sou leiga nestes assuntos caninos por isso nao sei se fiz algum aviso incorrecto, pois o meu cachorro veia para casa já com 7 meses.
Oh delfim.... veja bem as suas prestações. Não é o primeiro, nem o segundo tópico que você invade fazendo unicamente acusações dessas!delfim Escreveu: Nelson, e ainda não percebeu que o maktub é uma pseudo byb bem conhecida aqui da arca?
Mas como este forum é livre, e vê-se de tudo um pouco, também tem que haver espaço para si!
Adiante,
Para começar, quando eu perguntei:
"e o que se pode fazer? Esperar? Optar por outro cão?"
EU NÃO SOU CONTRA O ESPERAR, MUITO PELO CONTRÁRIO!!
(que isto fique bem explicito)
não façam o costume aqui no forum que é detrupar o que se diz, e acusarem-me agora de ser contra a espera de um cachorro.
Bullie, li com muita atenção o que escreveu! E quer queira quer não concordo consigo!
Porque repare, eu sei bem que existem pessoas que querem um cão pelas suas caracteristicas de estalão/comportamento, e que por outro lado existem pessoas que querem um cão por ser da moda.
As primeiras esperam, e as segundas não esperam.
As que esperarem agora ao longe deste mês, vão ficar numa fila de espera até 2006. E as que quiserem depois vão ter de esperar cada vez mais!
Isto porquê? Porque não é mentira nenhuma que CRIADORES bons há poucos!
Calma bullie, isso é um juízo seu que me está a fazer!Bullie Escreveu:Maktub Escreveu:Por exemplo, se me der agora na cabeça ter um piriquito, não descanso enquanto não o tiver
Então o que está a dizer é que pertence ao segundo tipo de comprador que referi. É por impulso.
Diga-me lá, quando compra uma t-shirt por impulso e depois ela passa de moda ou deixa de gostar tanto dela ela vai ficando no fundo da gaveta, e ao piriquito? O que faz?
Um piriquito não é para mim um bem menor do que um cachorro.
Se eu o adquirisse (normalmente quando vejo passaros presos opto sempre por lhes abrir a gaiola) jamais seria por motivos de moda. E estaria com ele até ao fim de uma das nossas vidas.
Com a roupa também não é a mesma coisa. Já desisti de ter roupa boa porque não é compativel com cães

Mas eu entendi onde quer chegar.
Quando eu falei numa individualidade do mundo canino, que tem uma quantidade significativa de cães e tem um numero considerável de ninhadas, foi unicamente para refutar o conceito de alguns foristas de:
"se um criador tem muitos cães e faz muitas ninhadas, e repete os progenitores das cruzas é considerado mau criador"
(Longe de mim querer aqui falar bem ou mal dessa individualidade que, como todos nós, também tem coisas boas e más. Daí que jamais usaria este forum para falar do trabalho e da vida de quem quer que seja, porque também não dou escoamento a que o façam relativamente à minha vida!)
E eu discordo com este rótulo, daí que concordo consigo quando diz:
Para terminar,Bullie Escreveu:Espero que consiga agora entender que a distinção que fazemos entre criadores não é se tem ou não muitos cães, muitos campeões, se são ricos ou não. É se criam com o objectivo principal de aproximar o mais possível a raça ao estalão e procuram melhorar a cada geração ou se vendem os cachorros como qualquer outra mercadoria.
para você ver o quão dificil é escolher um bom criador eu dou-lhe um exemplo.
Em 1995 um amigo meu tinha um Rotweiller com 4 anos, LINDO! E fomos à busca de um criador que aceitásse dar-lhe umas aulas.
Depois de irmos a vários, fomos a um canil que não cito o nome.
Passámos lá a tarde de Domingo, falámos a tarde toda com ele, vi as instalações (muito asseadas), vi os trofeus e os prémios, tirou-nos de bom grado todas as duvidas e mais alguma, esclareceu-nos completamente e treinou o cão do meu amigo toda a tarde (obdiência), sem nos cobrar nada!
Poucos anos depois vim a saber que esse criador tinha sido irradiado do clube!

Por isso mesmo para quem espera 2 anos, corre sempre o risco!
Já disse muita vez uma coisa que volto a repetir:
Eu não ando a vender o meu peixe, e nem a criticar o peixe que alguns vendem. Só ando aqui porque gosto do forum, gosto muito de cães, e tenho andando na esperança de poder aprender e partilhar alguma coisa que estes anos me tenham dado, e acima de tudo tentar debater ideias com pessoas inteligentes!
Tem de existir uma forma de se melhorar a canicultura nacional que não seja um trabalho desgastante de estar a pedir às pessoas que abram os olhos... porque isso já dura à tanto tempo e continuam-se a ver tão maus exemplares de cada raça...
Eu gostava já de dar continuidade a isto, mas mais dia menos dia abro um tópico exactamente com este tema (isto para não invadir o tópico da Pedra)
É um pena que não pudesse ter desfeito logo esse negocio tomi.Tomi Escreveu: O mais recente é um problema nos joelhos, pelo que a vet me disse a rotula do canito sai do sitio quando ele faz um movimento mais brusco, o que faz com ele se movimente de uma maneira estranha e seja muito sossegado para um suposto boxer.
Andou a aprender tanto para depois ter de se sujeitar

O exemplo que me deu é sem duvida um exemplo flagrante dos inconvinientes de se deixar sair um cão cedo de mais.
Mas isso é um problema que infelizmente não acontece só nesses casos.
hà quem procure cães de trabalho, com mais tempo (12 ou até mais semanas) e os queira ver a dar grandes saltos e pulos só com 4 meses de idade... brincar com churros etc!
Depois os ossos é que sofrem! Ainda novinhos não conseguem evitar que os joelhos batam um no outro enquanto andam!
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Bem pelo contrário, gosto até muito de agricultura (se pesquisasse um bocadito ia perceber îssonelsonk Escreveu: ó sra. dona Isabel mas vocemecês tem algo contra os agricultores ?

É sim senhor. Pelo facto de na pecuária se poderem aplicar realmente os princípios da Genética e nos cães nem por isso (bem, na criação de jeito, se se fizerem 400 ninhadas com o mesmo cão também se pode fazer alguma coisa mais científica).nelsonk Escreveu:em relação á pecuária a Isabel sabe tão bem como eu que é muito mais avançada a seleção que na canicultura alem de que envolve somas muito mais elevadas de dinheiro![]()
pseudo?nelsonk Escreveu: p.s. ainda ñ percebeu que o sr. maktub é um pseudo byb ?

Para o maktub - quem é que lhe disse que o presidente do Clube é modelo para alguém? Por acaso é, é o modelo de papa-concursos, que até faz uns cães jeitosos de vez em quando, mas que de facto está muito longe de ser Criador.
"Quando o sábio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo" (provérbio chinês)
Ola pessoal,
Vai aquí um grande debate sobre a venda dos cachorros, concordo que deve ser após as 8 semanas com pelo menos as duas primeiras vacinas, o ideal seria aos 3 meses, embora seja díficil explicar as pessoas que quanto mais tempo melhor, elas tem tendencia a querer leva-los muito pequeninos!!! Quanto mais melhor!!
Agora quando surge alguém que procura determinada raça, ou seja a raça que nós criamos, e não temos, penso que é escusado falar em lista de espera ou sequer dizer que vamos a ter daquí a uns meses! Raramente a pessoa espera, em geral podem demorar muito tempo a decidir comprar determinado cão mas quando estão decididos tem que ser o mais rapido possível! Nós aquí em casa costuma-mos indicar outros criadores da mesma raça que sabemos serem sérios. Esperar pelo cão, penso que se usa mais quando se pretende um cão para criação, e aí sim a qualidade é tão importante que se justifique a espera, mas para companhia penso que raramente alguém queira esperar muito, só se for um criador aconselhado por alguém o que muda o assunto.
Em relação a cruzar com os mesmos cães, não vejo qual é o problema, se a criação sai com qualidade sem doenças genéticas (coisa que só o tempo demonstra), acho melhor manter o padrão. Agora tentar melhorar ou evoluír, acho que isso não ésta ao alcance de todos, penso que são precisos muitos anos de criação e uma base de conhecimento com experiência. Não é com meia duzia de anos que qualquer um fica a saber a nível genético, o procedimento para eventualmente melhorar determinada raça.
Ursa
Vai aquí um grande debate sobre a venda dos cachorros, concordo que deve ser após as 8 semanas com pelo menos as duas primeiras vacinas, o ideal seria aos 3 meses, embora seja díficil explicar as pessoas que quanto mais tempo melhor, elas tem tendencia a querer leva-los muito pequeninos!!! Quanto mais melhor!!
Agora quando surge alguém que procura determinada raça, ou seja a raça que nós criamos, e não temos, penso que é escusado falar em lista de espera ou sequer dizer que vamos a ter daquí a uns meses! Raramente a pessoa espera, em geral podem demorar muito tempo a decidir comprar determinado cão mas quando estão decididos tem que ser o mais rapido possível! Nós aquí em casa costuma-mos indicar outros criadores da mesma raça que sabemos serem sérios. Esperar pelo cão, penso que se usa mais quando se pretende um cão para criação, e aí sim a qualidade é tão importante que se justifique a espera, mas para companhia penso que raramente alguém queira esperar muito, só se for um criador aconselhado por alguém o que muda o assunto.
Em relação a cruzar com os mesmos cães, não vejo qual é o problema, se a criação sai com qualidade sem doenças genéticas (coisa que só o tempo demonstra), acho melhor manter o padrão. Agora tentar melhorar ou evoluír, acho que isso não ésta ao alcance de todos, penso que são precisos muitos anos de criação e uma base de conhecimento com experiência. Não é com meia duzia de anos que qualquer um fica a saber a nível genético, o procedimento para eventualmente melhorar determinada raça.
Ursa
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta abr 24, 2002 5:10 pm
A propósito deste tópico ainda ontem ia no meu passeio com os canitos quando vejo vir uma rapariga dos seus 18 anos com um cachorrito canito nas mãos, então olho faço-a logo parar com a minha mania de mexer em tudo
era muito pequenino tive dificuldades em identificar a raça e perguntei para me certificar
era um rotty ou pelo menos grandemente parecido com 4 semanas que tinha acabado de ir buscar ao "criador" olha saiu-me logo um mas porque foi busca-lo tão cedo tinha que esperar mais um mês...adiante na palestra e noto que tava minado de pulgas ainda a aconselhei o que por e os cuidados a ter devido á hemobartonela, aconselhei ainda a starter da royal para o iniciar nas lides da ração, mas a tola limitou-se a olhar para mim com cara de xoné como se a estivesse a aborrecer grandemente por lhe estar a tentar transmitir alguma coisa de útil...bom enfim lá foi embora de fugida e eu a grunhir que é só gente estúpida por todo o lado
Confesso que a minha daysie foi para casa com 6 semanas mas como a Kitten para não morrer e mesmo assim valeu-me grande sufoco e despesa no vet, mas no meu caso abati no preço que era suposto custar a cadela e não a paguei. Mas para a cadela não morrer lá teve que ser, de 11 cachorros hoje só existe a minha daysie e dois machos que sairam de lá com 5 semanas todos as outras acabaram por morrer obviamente por falta de cuidados de alguém que cruzou a cadela porque era giro ter filhotes da cadela, ela até era pura e tinha pedigree

Confesso que a minha daysie foi para casa com 6 semanas mas como a Kitten para não morrer e mesmo assim valeu-me grande sufoco e despesa no vet, mas no meu caso abati no preço que era suposto custar a cadela e não a paguei. Mas para a cadela não morrer lá teve que ser, de 11 cachorros hoje só existe a minha daysie e dois machos que sairam de lá com 5 semanas todos as outras acabaram por morrer obviamente por falta de cuidados de alguém que cruzou a cadela porque era giro ter filhotes da cadela, ela até era pura e tinha pedigree

-
- Membro Veterano
- Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm
Espere, três meses é má ideia, uma vez o meu pai deu um cão com 3 meses que era meu, sem a minha autorização a um senhor no Alentejo, e sabe o que aconteceu... O cão tentou fugir, ñ comia nem bebia e acabou por lá morrer 

-
- Membro Veterano
Quando se julga que já se ouviu tudo, bumba ... Se não tem conhecimentos, se não sabe como melhorar uma raça, e nem sequer tem veleidades a tal, é simples . NÃO FAÇA CRIAÇÃO. Dedique-se aos peixinhos dourados, que é super giro e até dá para ter na cidade (adorei a sua motivação para criar Labradores ...).ursa Escreveu: Agora tentar melhorar ou evoluír, acho que isso não ésta ao alcance de todos, penso que são precisos muitos anos de criação e uma base de conhecimento com experiência. Não é com meia duzia de anos que qualquer um fica a saber a nível genético, o procedimento para eventualmente melhorar determinada raça.
"Quando o sábio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo" (provérbio chinês)
My god!!! Cuidado, Sealord falou!
Antes de responder asneiras, tente reler e entender melhor do que se trata!! Estava a explicar o porquê de não mudar de reproductor quando se está satisfeito com a criação obtida. Estava a referir-me no "melhorar" ou "mudar" a certas cruzas que se fazem entre irmãos, pais, etc.. e que podem mexer com a genética. Ou como vender cães de criação, penso que é necessário determinado tempo de experiencia para se chegar a determinado nìvel!! Ou será que Sealord nasceu ensinado? Leu um livro sobre a raça que cria e pimba, já era um génio no que diz respeito a criação? Desde que começou, nunca mais aprendeu nada? Pois vejo que deve ser realmente muito inteligente, acima da média!!!! Falando em peixinhos, por acaso tb os tenho, mas infelizmente, tb considero que criar peixinhos necessita de conhecimentos e experiencia!!! Não é por serem pequeninos, que são menos relevantes que os cães, e de certeza que criar peixes tem o seu quê como outro animal qualquer!
Ursa
Antes de responder asneiras, tente reler e entender melhor do que se trata!! Estava a explicar o porquê de não mudar de reproductor quando se está satisfeito com a criação obtida. Estava a referir-me no "melhorar" ou "mudar" a certas cruzas que se fazem entre irmãos, pais, etc.. e que podem mexer com a genética. Ou como vender cães de criação, penso que é necessário determinado tempo de experiencia para se chegar a determinado nìvel!! Ou será que Sealord nasceu ensinado? Leu um livro sobre a raça que cria e pimba, já era um génio no que diz respeito a criação? Desde que começou, nunca mais aprendeu nada? Pois vejo que deve ser realmente muito inteligente, acima da média!!!! Falando em peixinhos, por acaso tb os tenho, mas infelizmente, tb considero que criar peixinhos necessita de conhecimentos e experiencia!!! Não é por serem pequeninos, que são menos relevantes que os cães, e de certeza que criar peixes tem o seu quê como outro animal qualquer!
Ursa
My god!!! Cuidado, Sealord falou!
Ursa
Ursa
-
- Membro Veterano
Olha até fala inglês ...
Criador que se preze nunca está satisfeito com a criação obtida.ursa Escreveu: Estava a explicar o porquê de não mudar de reproductor quando se está satisfeito com a criação obtida.
Não percebi nada. O que é isso de mexer com a genética?ursa Escreveu:Estava a referir-me no "melhorar" ou "mudar" a certas cruzas que se fazem entre irmãos, pais, etc.. e que podem mexer com a genética.
É sim senhor. É preciso tempo, conhecimentos, trabalho e sorte. E daí ?ursa Escreveu:Ou como vender cães de criação, penso que é necessário determinado tempo de experiencia para se chegar a determinado nìvel!!
Boas,maktub Escreveu: Fang, esses 450 € às 10 semanas é para cães que, a partir das 6 semanas, comam 550 gramas(cada um) por dia certo?
A mim dá-me 435 gramas média por cabeça (8 cachorros + mãe) no periodo entre as 6 semanas e as 10 semanas).
Como utilizo o "método" de comida á descrição, e a mãe come da mesma comida dos cachorros, nunca dá para saber com precisão qual a quantidade exacta de ração/cachorro.
Mas de qualquer maneira ou você consegue ração muito barata ou eu ando a ser enganado...

<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
Ou porque a ninhada foi praticamente toda á vida ficando sem saber o que sairia dali, ou porque saiu quase tudo do sexo oposto ao que a gente queria para nós...SeaLords Escreveu: Eu acho que um criador que se preze não faz mais do que duas vezes a mesma ninhada (aceito que em casos excepcionais, ou porque a ninhada foi pequena, ou porque há gente expressamente interessada naquele cruzamento, se repita uma boa ninhada).

Mas eu não sou criador, apenas um aprendiz de... e creio que ainda vou continuar por uns anitos... mas não faz mal, tambem não tenho pressa! :p
<p>Francisco Barros</p>
tem toda a razão Ursa a sealords falou !ursa Escreveu: My god!!! Cuidado, Sealord falou!
Ursa
e sabe que mais falou muito bem e você se teimar em manter essa postura e a revelar os conhecimentos que tem só prova que ñ é mais do que um byb !
a mim nunca me coube na cabeça que um verdadeiro criador possa dedicar-se a mais do que uma raça de cães quanto mais a 2 e ainda uns gatos para dourar a parada !
minha amiga a palavra criador devia ser utilizada por quem melhora a raça e ñ por todo o pé descalço que compra um casal da mesma raça e toca a fazer ninhadas repetidas a torto e a direito e ñ faz nada pela melhoria da raça !
um verdadeiro criador espera sempre fazer melhor e ter sempre melhores exemplares !
um verdadeiro criador dedica-se de alma e coração á sua raça de eleição e faz tudo para que ela seja cada vez melhor sem nunca esperar retorno económico disso !
mas pelos vistos você disso percebe pouco e é pena porque há coisas que ñ devem acontecer e uma delas é certos individuos que se dizem criadores virem dizer algumas bordoadas como você já disse o que infelizmente lança o descrédito sobre todos os outros !
pois olhe que eu até tenho bons exemplares e se um dia escolhese criar algo concerteza que escutava atentamente aqueles que sabem mais do que eu da mesma maneira que o faço na profissao que escolhi !
é que ouvir é uma virtude falar é uma habilidade
Nelson