Afinal para que se quer LOP, pensando melhor...para que se quer cães???

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
casadiscaes
Membro Veterano
Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
Contacto:

segunda set 20, 2004 11:34 am

MG_Weimaraner Escreveu: Tenho dois cães SRD que adoptei, e tenho uma com LOP que comprei, <snipped>
Porquê haver diferenças entre um SRD e um cão de raça, quando ambos podem proporcionar momentos fabulosos e únicos aos seus donos?!!!
Saudações caninas
Quando comprou a sua pug, comprou porque pretendiua um cão com características específicas, coisa que é impossível de determinar num SRD... não tem a ver com a ligação sentimental com os nossos bichos, tem a ver com espectativas ou gostos, que se esperam ver satisfeitos, e que só o podem fazer no cão de raça... nem sequer é questão de um ser melhor que o outro, é uma questão de especialização.
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
Oskarina
Membro Veterano
Registado: terça mar 02, 2004 5:18 pm
Localização: Oskar ( Serra de Aires) por enquanto.... vem aí uma mana a caminho....

segunda set 20, 2004 11:37 am

fang Escreveu:
PauloC Escreveu: Ah...mas se o seu Cão é suposto ser um Serra de aires, então pode ir ao CPC e tentar obter o RI, porque esta é uma raça portuguesa.
Só para complementar...
A ascendência será sempre desconhecida. Mesmo que presumivelmente seja filho de campeões, não há maneira de o provar.
Por isso é que eu digo que é voltar ao princípio. Ainda com a agravante de ao não se saber a ascendencia, poder cruzar com a cadela menos aconselhada em termos genéticos.

Então, vou contar o meu caso, de uma vez por todas.

O cão veio da UZ, sempre apresentado como um Serra de Aires.

Até tudo bem.

Quando comecei a ler mais sobre a raça em causa, e sobre os trâmites legais de muita coisa, resolvi pegar nas pernas e telemóvel, e descobrir porque estava o cão na UZ.

Telelés para aqui, chamadas para ali, passado algum tempo, descobri que o meu cão, era propriedade de uma senhora e de seus pais ( mas era mesmo da senhora em questão).

O cão foi abandonado perto da UZ, porque a senhora ( dona dela) tinha morrido ( suicidou-se) e os pais dela não queriam mais o cão, por motivos quase obvios.

Acontece que entrei em contacto com o pai da proprietária ( não sou sádica,apenas curiosa demais), que me disse que o cão estava registaco no CPC, e que o tinha adquirido a um senhor espanhol....

Vim á Arca tentar saber como se fazia a transferência da propriedade, e fui muito bem informada.

Acontece que para todos os efeitos, não tendo o Sr. qualquer papel do cão, eu decidi tratar com o CPC desta questão.

Liguei e informaram-me que deveria apresentar uma serie de documentos ( os quais não tenho).

Agora faço o que?

Numa das minhas chamadas telefonicas para o CPC, devo ter apanhado alguém mal disposto, e depois de ter contado o que se passou com o cão, disseram-me, sem + nem -, que nem valia a pena me deslocar lá, porque não tendo documentos, não ia lá fazer nada, ou se ia, iria fazr perder tempo aos trabalhadores.

Acontece que tenho um senhor amigo do meu pai, que tem um casal de a Serras e já me informou que o meu cão é deficiente ( não tem o tamanho normal da raça, com a idade dele).

Tudo bem é deficiente, raquitico, chamem-lhe o que quiserem.

Não tendo qualqur registo do cão na minha mão, legalmente, se este cão está registado, ele não me pertence certo???

Sou criminosa? Tendo um animal que legalmente não me pertence?

Como não vou mais entrar em contacto com o antigo dono do cão, nem quero saber de papeis nem nada que se pareça, mas posso então, como o Paulo C diz, pedir o RI??»?

Tenho de apresentar o quê?? ( Sim, porque com os gajos do CPO, só faltou emsmo chamarem-me de burra....
casadiscaes
Membro Veterano
Contacto:

segunda set 20, 2004 11:43 am

Se o cão não respeitar o estalão, não há CPC que a valha...
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
Oskarina
Membro Veterano
Localização: Oskar ( Serra de Aires) por enquanto.... vem aí uma mana a caminho....

segunda set 20, 2004 11:47 am

casadiscaes Escreveu: Se o cão não respeitar o estalão, não há CPC que a valha...
Pois....

Se o gajo é raquitico, problema genético ( penso eu, mas segundo o que me explicaram, pode ter sido deficiência na alimentação, enquanto cachorro), no CPC não faço nada de nada?

Nem tentar solicitar o dito RI ou lá o que se chama?

Acho melhor enterrar esta história e tratar da vidinha do animal, com as melhores condições nós lhe podemos dar né?

Para mim, ser Serra ou rafeiro é igual ao litro....

É inteligente, amigo, leal,e defensor.....

Acham que deva tentar mais alguma coisa, ou não mexer mais no assunto?
casadotrevo
Membro Veterano
Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
Contacto:

segunda set 20, 2004 11:49 am

Elsa, o que tem a fazer para obter o R.I., é saber com o CPC, quando é que vão haver os próximos exames de admissão ao R.I., depois é lá aparecer com o canito.
Se obedecer ao estalão atribuem-lhe um R.I., se não, não lhe atribuem.
Não há nada mais claro. ;)
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
Oskarina
Membro Veterano

segunda set 20, 2004 11:51 am

casadotrevo Escreveu: Elsa, o que tem a fazer para obter o R.I., é saber com o CPC, quando é que vão haver os próximos exames de admissão ao R.I., depois é lá aparecer com o canito.
Gracias!

Já agora, também vai estar na PETFIL??

Eu vou la anadra á procura de V. Exas....... para cravar um cafézito :lol: , sem o meu cão, claro...
casadiscaes
Membro Veterano
Contacto:

segunda set 20, 2004 11:52 am

O estalão estabelece as características médias do cão, da ponta do nariz à ponta da cauda (pasando pela altura e muitas vezes pelo peso)... se um cão tem um desvio grande das características, mais vale nem sequer tentar...
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
casadotrevo
Membro Veterano
Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
Contacto:

segunda set 20, 2004 11:52 am

Oskarina Escreveu:
casadotrevo Escreveu: Elsa, o que tem a fazer para obter o R.I., é saber com o CPC, quando é que vão haver os próximos exames de admissão ao R.I., depois é lá aparecer com o canito.
Gracias!

Já agora, também vai estar na PETFIL??

Eu vou la anadra á procura de V. Exas....... para cravar um cafézito :lol: , sem o meu cão, claro...
Sábado na exposição dos cães, a apresentar os meus canitos.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
MDogster
Membro Veterano
Registado: quinta set 09, 2004 9:29 am

segunda set 20, 2004 12:41 pm

PauloC Escreveu: A que é que isto nos leva afinal? Tanta situação hipotética é para tentar chegar a que conclusão? Que há por aí cães registados e com títulos de campeões mas que, pelas situações mais hipotéticas e absurdas, estão a procriar filhotes sem registo? É Isto que querem que se diga...que é hipotéticamente e absurdamente possivel? Sim...é, e depois?
Pela parte que me toca não tem a nada a ver com isso. Só me estava a custar admitir que um cão com todas as características de uma determinada raça não pudesse ser reconhecido por falta de papéis.

Agora já percebi que pode desde que vá ao país de origem.
JUMP
Membro Veterano
Registado: quarta out 01, 2003 1:09 pm

segunda set 20, 2004 12:52 pm

resposta á autora do post:

~eu quero ter um cão porque como passo a explicar adoro chatices, se não absorva:

-anseio diáriamente por me esfregar em montes de pêlo, agarrado a toda a minha roupa, almofadas, automóvel, casa, ect.

-nada me dá mais prazer do q me baixar de saco na mão para apanhar poios.

-como eu e o meu filho somos alérgicos a pulga, é o ideal para alguma animação.

-adoro exibir arranhões e esfoladelas, dão-me um ar muito sexy.

-quando levo o animal á rua, vou quase sempre a reboque....logo tenho musculação de borla.

-tenho sempre uns modelitos muito originais, calcinhas esburacadas, super actuais, ou sapatos coçados....

-comprei um bicho com lop, mas foi por ser masoquista e gostar de passar cheques, para não perder a prática.

-como o fulano tem mau feitio, deixei de ter visitas, foi uma sorte...já não preciso de comprar grades de cerveja nem aperitivos.

-não encontro palavras para descrever uma ida á rua, quando chove e o caramelo tem de evacuar, pelo menos sempre mudo de roupa.

-como um saquito de ração e o vet. custa uns euricos valentes, deixei de jantar fora todos os dias, ao menos sempre gasto os tachos e panelas.

-andava a pensar loucuras, tipo comprar um carrito novo, como ficava logo todo baptizado, já não compro, assim já não desvaloriza.

-este computador deixou de ter o caps lock da direita, numa patada mais certeira, fixe já sei trabalhar só com a direita.

.....como vê podia ficar aqui toda a tarde a mostrar-lhe o porquê de ter um cão, quanto ao resto da "marca" provávelmente encontra-me no rol dos "bimbos" que escolhem!
:p
MMPA
Membro Veterano
Registado: terça abr 02, 2002 11:00 pm

segunda set 20, 2004 1:08 pm

MDogster Escreveu: Deixem-me divagar mais um bocado.

Para bem do argumento situemos a acção numa época pré-microchip.

Suponhamos um cão, de uma qualquer raça, que segue o seu percurso normal de criação, registos, etc.
É vendido, os donos adoram-no, levam-no as exposições. O cão é excelente e ganha vários prémios. É campeão nacional e internacional, etc., etc.
Certo dia, por um acaso do destino, os donos morrem num qualquer acidente. Os herdeiros e novos donos do nosso campeão até acham alguma graça ao cão mas com o tempo fartam-se dele e, sendo indivíduos com uma sensibilidade pouco desenvolvida, resolvem abandoná-lo à sua sorte. Naturalmente que não terão a preocupação de o abandonar com o LOP pendurado ao pescoço.
Nestes pressupostos, quem o encontrar e adoptar não terá maneira de comprovar a sua ascendência.

Quer isto dizer que o nosso campeão nacional e internacional passou, da noite para o dia, a ser um "rafeiro"?
Isso foi mais ou menos o que aconteceu ao meu. Foi importado por portugueses que o deram/venderam a outra pessoa que por sua vez o deu a mim, mas no meio disto tudo perdeu-se o registo do cão. Comecei a pesquisar na internet e encontrei o Criador, que não achou muita graça a eu ter o cão sem registo. O criador entrou em contacto com o CPC (apesar de eu continuar a dizer que não quero ir a exposições nem cruzar o cão), mas o criador continuou a insistir que eu devia ficar com o cão registado em meu nome, porque para todos os efeitos é como se eu o tivesse roubado :? Cartas para aqui cartas para ali, continuo à espera de resposta da 1ª comissão do CPC para saber se conseguimos transferir o LOP e pedigree para meu nome. Sinceramente, só me preocupa o facto de poder ser acusada de ter roubado o cão, quanto a cruzas e exposições, não me estou a ver metida nisso...
SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

segunda set 20, 2004 1:43 pm

Última edição por SeaLords em quarta nov 26, 2008 11:52 am, editado 1 vez no total.
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

segunda set 20, 2004 11:35 pm

casadotrevo Escreveu:
PauloC Escreveu: Aliás, aqui entre nós que ninguém nos ouve, o RI só devia existir para raças em perigo de extinção, numa tentativa de 'salvar' exemplares. Na verdade, na minha opinião, raças que existam em número suficiente cães registados NUNCA deveriam ser feitos RI. Há sempre o perigo de se estar a registar um cão que aparentemente é de raça mas que tenha sangue fora da raça e com isso corremos sempre um risco de estar a introduzir na reprodução sangue de outras raças! Num contexto que exista um bom património genético de cães registados, isto parece-me um risco desnecessário.
Concordo plenamente, com este principio.
E eu.
No entanto, quem quiser que vá á praia, pegue um cão de tamanho médio com pêlo, e chame-lhe cão de água. Vá á cata de pastores com cães de tamanho médio, com pêlo, traga o cão e chame-lhe serra dáires.
Faça o RI. ;)
De qualquer forma só usa RI´s quem quer, sendo que não é proibido, nada de mal, ou pelo menos não está fora da lei.

Isabel
Oskarina
Membro Veterano

terça set 21, 2004 9:35 am

Ok ja liguei.

Ha exames na Pet Fil e em Beja no dia 10/10.

Segundo a informação dada, so tenho de ligar uns dias antes a confirmar, pagar e ser visto por 2 juizes.

Como nao vou á confusão da Fil com o ccão, acho preferivel levá-lo a Beja.

O máximo que me pode acontecer é pagar e vir na mesma :? .
MDogster
Membro Veterano
Registado: quinta set 09, 2004 9:29 am

terça set 21, 2004 9:46 am

Ou descobrir que afinal tem um Yorkshire Terrier hiper desenvolvido...
Responder

Voltar para “Cães”