Pedra Escreveu:
AndLemos Escreveu:
Relativamente ao outro assunto se calhar o problema seja mesmo eu, que acho que a criação deve ser deixada para os Criadores, mas se calhar sou mesmo só eu...
Não... se calhar somos só nós as duas
Melissa, o que eu acho é que a criação de animais deve ser feita apenas com um unico objectivo : melhorar cada vez mais.
Não para fazer dinheiro, não para ter mais caes, não para que a cadela tenha pelo menos uma ninhada uma vez na vida. Porque cães há muitos e frutos de maus cruzamentos, ainda mais. Mesmo o criadores muitas vezes têm reversos e nem sempre a coisas correm como se espera. E quem está numa raça com o objectivo de a beneficiar, sabe que não é só cruzar um cão e uma cadela. Mesmo com muito estudo dos antecessores, do que estes produziram ou não, as coisas não são faceis. Não é somar 2 mais 2.
Uma coisa que as pessoas devem pensar é que criar bons exmplares é muito dificil, beneficiar uma raça e mantê-la ao nível, não é facil. Estragar o trabalho de anos, é muito facil e rápido. Só isto. E há por aí muito criador que ainda não entendeu isto, por isso, não me admira que quem não o é, consiga entender. Mas vamos tentando... pode ser que um dia, daqui a cem anos...Apesar de tudo e todos.
Se esta lengalenga contribuiu para fazer pelo menos 1 pessoa entender isto, já vale a pena ter voltado aqui. Espero.
Isabel
Não, não só as duas!!
Mais uma vez estou com a Pedra! :p
Produzir cães é fácil e dá dinheiro, criar é muito mais difícil e dá prejuizo (pelo menos até se conseguir linhas reconhecidas e mesmo assim...)!
Qualquer criador com o minimo de amor pela raça que cria, fica chocado com a irresponsabilidade de certos comentários aqui postados (ainda por cima vindos de supostos criadores...).
E pelo que vejo (nos 3 anos e tal que por aqui ando) temos todos andado a falar para o "boneco".
Não basta já o problema dos huskys, que me "doi o coração" quando me apercebo ao que a raça chegou? Temos 3 ou 4 canis que guardam bom potencial genético. O resto é charutada!
Quando se chama o "boi pelo nome", toda a gente fica ofendida.
Quando há "falinhas mansas" e "palmadinhas nas costas", fica tudo feliz.
E o mais grave: As pessoas vão em falinhas mansas mesmo que os conselhos não sejam os correctos. Onde pára o discernimento??
Alguns membros seguem as tais "falinhas mansas" como ovelhas seguem o seu pastor.
Como costuma dizer o nelsonk,"viva a carneirada", desculpem a frontalidade!
Será que neste fórum existe a vontade de aprender ou a vontade de agradar????
PS: Tinha prometido não voltar tão cedo, mas esta questão deu-me uma "voltinha" ao estomago...