Caniche cor de rosa

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

quarta nov 03, 2004 12:53 am

Pedra Escreveu: E não venham cá com coisas, porque senão os donos dos nordicos teriam que explicar o porque de tanto creme nivea, pó de talco e etc, nas exposições. È precisamente a mesma coisa.
:lol: :lol: :lol:
Já estou como o Diamantino: Americanices...
Mas lá temos que seguir o "protocolo" senão tramamo-nos.... ;) :lol:

Mas isso é cá, porque segundo sei em alguns países nórdicos e de leste são apresentados ao natural. ;)
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
Musky
Membro Veterano
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm

quarta nov 03, 2004 1:21 am

fang Escreveu: Selecção artificial sempre houve desde o momento em que o homem começou a escolher os cachorros que queria. E sim, há 15 000 anos já havia selecção artificial. O processo de domesticação é isso mesmo.
Quando os humanos começaram a escolher os primeiros lobos mais sociáveis, estavam a seleccionar. Quando começaram a escolher lobos com cabeças e focinhos mais robustos (que viria a dar os molossoides) estavam a seleccionar. Se foi influenciado pelo homem, é automaticamente artificial! ;) Quer seja na pré-história quer seja nos nossos dias.
Veja-se a variação de todas as versões domésticas das espécies selvagens. A esmagadora maioria foi domesticada há poucos séculos e já quase nada parecem com as originais (para alem da diversidade de formas).
Não podemos comparar a manipulação genética que hoje se faz com as possibilidades de selecção que havia há 15.000 anos. E nem estou a falar de manobras de laboratório, estou a falar de cruzas com espécies do outro lado do globo... por exemplo. Há 15.000 anos atrás o horizonte geográfico era muitíssimo mais limitado, logo a diversidade dos exemplares que havia também era muito menor.

Domesticação é só uma das facetas da selecção. Só atinge uma vertente do todo, ou seja, o comportamento.

Cabeças e focinhos mais robustos também não justificam a enorme diferença entre os lupoides e os molossoides. Também não justifica que eles tenham aparecido um pouco por todo o mundo, mais ou menos ao mesmo tempo, lupinos e molossos em conjunto. Porque como as sociedades da época eram muito limitadas no seu método de sobrevivência, logo onde o homem precisou de lupinos não deveria haver molossos, e vice-versa.

Repare Fang que eu não estou a negar os estatutos actuais. Só estou a dizer que eles não dão resposta às minhas dúvidas, dúvidas essas baseadas na evolução de outras espécies influenciadas pelo homem, nos tempos de antanho.

Até agora, inclusivamente baseado na arqueologia, a minha opinião é que lobos e cães lupoides e cães molossoides terão um ancestral comum... quanto muito.

Até porque a ciência, neste momento, põe em dúvida se a hiena é um canídeo e se terá conexão com os mabecos... se o leão é um felino ou um canídeo.... (in National Geographic há uns 2 meses atrás).

Acho que ainda há muito para descobrir sobre isto.
IsabelNobre_
Membro Veterano
Registado: sexta set 17, 2004 9:44 pm
quarta nov 03, 2004 1:36 am

Também acho q ainda há muito para descobrir...
Cá fica um motor de busca para todos aqueles q estjam interessados em factos cientificos. ;)

www.scirus.com
http://anothergroomingday.blogspot.com/
Workshops para donos
Isabel
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

quarta nov 03, 2004 1:45 am

IsabelNobre_ Escreveu: Eu não teria um lobo em casa, já um cão..ou dois..ou três... :p
Olha, esta, então há quem tenha com cada tigre em casa, porque não um lobo?
Eu entendi onde o Francisco pretendeu chegar com a humanização dos animais, e dai, os tigres e afins, mas... Francisco, nem tanto ao mar nem tanto á terra, penso eu de que...
Provavelmente o que viu foi um caso isolado e um exemplo incomum, pois não me parece que as pessoas andem a pintar os caes por sistema. Deve ter sido uma vez sem exemplo.

Isabel
Vanadis
Membro Veterano
Registado: sexta ago 20, 2004 8:01 pm

quarta nov 03, 2004 1:56 am

Bem, é verdade que a domesticação é uma das vertentes da selecção. De um modo pragmático, diria que a domesticação é um tipo de selecção artificial, precisamente porque resulta da intervenção humana. E 15 000 de selecção artificial é muito tempo...e, na minha perspectiva, é uma selecção mais rápida que a da natureza.

Se quisermos ser mais filosóficos, podemos dizer que, já que o Homem faz parte da Natureza, tudo aquilo em que ele mexe é natural. ;) Nesta perspectiva já diria que a domesticação é uma "sub-espécie" ( ;) :lol: ) da selecção natural.

Qto ao que diz relativamente aos molossos e lupoides...fiquei algo confusa qd diz que "onde o homem precisou de lupinos não deveria haver molossos, e vice-versa". :oops: (tb pode ser da hora... :oops: ).
IsabelNobre_
Membro Veterano
quarta nov 03, 2004 2:04 am

Pedra Escreveu:
IsabelNobre_ Escreveu: Eu não teria um lobo em casa, já um cão..ou dois..ou três... :p
Olha, esta, então há quem tenha com cada tigre em casa, porque não um lobo?
Ai ai ai que a gente chateia-se!Imagem

Eu só disse que eu não teria um lobo em casa! Também não teria uma tarântulaImagem

Mas dêm-me CÂO!

PS:Este último smile foi só porque sim, adorei o bonequito....
Workshops para donos
Isabel
FBC
Membro Veterano
Registado: sábado nov 22, 2003 12:24 am

quarta nov 03, 2004 2:05 am

IsabelNobre
Eu não vou justificar aquilo que afirmei ( que o cão e o lobo são a mema espécie) porque o Fang já fez esse trabalho e como sempre magnificamente.
Independente das provas cientificas, eu pelo que sei de lobos (pouco infelizmente) e pelo que tento perceber no comportamento dos cães, cada vez estou mais convencido que no fundo são praticamente iguais. É claro que o cão sofreu alterações mas essas alterações são superficiais - o embrulho é diferente mas o que está lá dentro é praticamente a mesma coisa.

Fang disse
Concordo em tudo, excepto o sentido deste ultimo parágrafo.
O longo processo de domesticação do lobo deu origem a cães com características morfológicas e comportamentais (raças) que fazem deles completamente dependentes dos humanos. Por isso é que há raças que conseguem aguentar mais a pressão da humanização do que outras. O pior é quando se ultrapassa o limite. Isso é válido para qualquer tipo/raça de cão.
Fang
eu não quero dizer que qualquer cão deve ser tratado como se fosse um lobo e também concordo que há raças que permitem uma maior "humanização" ( não gosto deste termo e não é bem isto que quero dizer, pois penso que humanizar é tratar o cão como se fosse uma pessoa e isso é mau em qualquer raça). O que eu quero dizer é que, mesmo nessas raças nunca devemos perder como ponto de referencia o lobo. Um cão de determinada raça, por mais "alterada" que esteja, tem sempre dentro de si um lobo.
No fundo estamos de acordo: não se devem ultrapassar certos limites.
fang
Membro Veterano
Contacto:

quarta nov 03, 2004 2:06 am

Musky Escreveu: Não podemos comparar a manipulação genética que hoje se faz com as possibilidades de selecção que havia há 15.000 anos. E nem estou a falar de manobras de laboratório, estou a falar de cruzas com espécies do outro lado do globo... por exemplo. Há 15.000 anos atrás o horizonte geográfico era muitíssimo mais limitado, logo a diversidade dos exemplares que havia também era muito menor.

Domesticação é só uma das facetas da selecção. Só atinge uma vertente do todo, ou seja, o comportamento.

Cabeças e focinhos mais robustos também não justificam a enorme diferença entre os lupoides e os molossoides. Também não justifica que eles tenham aparecido um pouco por todo o mundo, mais ou menos ao mesmo tempo, lupinos e molossos em conjunto. Porque como as sociedades da época eram muito limitadas no seu método de sobrevivência, logo onde o homem precisou de lupinos não deveria haver molossos, e vice-versa.

Repare Fang que eu não estou a negar os estatutos actuais. Só estou a dizer que eles não dão resposta às minhas dúvidas, dúvidas essas baseadas na evolução de outras espécies influenciadas pelo homem, nos tempos de antanho.

Até agora, inclusivamente baseado na arqueologia, a minha opinião é que lobos e cães lupoides e cães molossoides terão um ancestral comum... quanto muito.

Até porque a ciência, neste momento, põe em dúvida se a hiena é um canídeo e se terá conexão com os mabecos... se o leão é um felino ou um canídeo.... (in National Geographic há uns 2 meses atrás).

Acho que ainda há muito para descobrir sobre isto.
Não estou a falar em manipulação genética, nas na simples seleclção de exemplares.

A domesticação não abrange apenas o comportamento, abrange sim um todo: comportamento, tamanho, forma, etc. Tudo depende dos propositos da domesticação. Por exemplo no caso dos animais para alimento, o tamanho aumentou muito.

Claro que a ciência é dinâmica e vai evoluindo em relação aquilo que se conhece.
Uma coisa é certa: Um lobo vira cão ao longo de muitas gerações. Se havia outro tipo de canídeo extinto que deu origem a outro tipo de cão..., não me convence. Porque alias, essa era a teoria que reinava antes dos estudos de ADN.
É que repare: O Lobo vermelho (Canis rufus), o Chacal (Canis aureus), o Coiote ( Canis latrans) etc., têm diferenças genéticas abismais do Cão.
O único canídeo com a mesma genética é o Lobo cinzento (Canis lupus).
Seria mais lógico, se assim fosse, lobos vermelhos, lobos cinzentos, coiotes e chacais terem mais afinidades genéticas entre si.
Para mim (e não só) lobo=cão.
Tudo o mais é pura especulação, no meu ponto de vista.

Em relação ao ultimo parágrafo, não entendi. Só mesmo lendo o artigo...
É que as hienas estão classificadas como Hyenideos, os Mabecos como canídeos e os Leões como felídeos. Não estou a ver a lógica do cientista que pôe isso em causa.
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
IsabelNobre_
Membro Veterano
quarta nov 03, 2004 2:14 am

FBC Escreveu: IsabelNobre
Eu não vou justificar aquilo que afirmei ( que o cão e o lobo são a mema espécie) porque o Fang já fez esse trabalho e como sempre magnificamente.
Independente das provas cientificas, eu pelo que sei de lobos (pouco infelizmente) e pelo que tento perceber no comportamento dos cães, cada vez estou mais convencido que no fundo são praticamente iguais. É claro que o cão sofreu alterações mas essas alterações são superficiais - o embrulho é diferente mas o que está lá dentro é praticamente a mesma coisa.
Francisco, só lhe tenho a agradecer porque graças ao caniche cor-de-rosa, desenvolvemos uma discussão muito interessante.
Vamos continuar com pontos de vista diferentes em alguns aspectos. Sim porque embora eu já tenha chegado à conclusão de que realmente o Francisco tem razão e que se trata da mesma espécie, acho que têm muitas diferenças, pelo menos as raças com que lido têm. (eu acho)

Mas pronto que graça teria o mundo se todos tivessemos a mesma opinião.;)

Cumprimentos,
Workshops para donos
Isabel
fang
Membro Veterano
Contacto:

quarta nov 03, 2004 2:27 am

IsabelNobre_ Escreveu: Sim porque embora eu já tenha chegado à conclusão de que realmente o Francisco tem razão e que se trata da mesma espécie, acho que têm muitas diferenças, pelo menos as raças com que lido têm. (eu acho)
Ora bem. ;)
Conseguem ter muito mais diferenças do que um porco de um javali. E estes também são a mesma espécie (Sus scrofa). ;)

Ps: Quanto a ter lobos em casa, muita gente já teve e não foi devorada. 8)
Bem, tambem não é propriamente só em casa. É necessário palmilhar muita légua com eles.

Mas não aconselho a ninguem!!! A detenção de lobos é ilegal e dá cana! :!:
<p>Francisco Barros</p>
Musky
Membro Veterano
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm

quarta nov 03, 2004 3:40 pm

fang Escreveu: Uma coisa é certa: Um lobo vira cão ao longo de muitas gerações. Se havia outro tipo de canídeo extinto que deu origem a outro tipo de cão..., não me convence. Porque alias, essa era a teoria que reinava antes dos estudos de ADN.
É que repare: O Lobo vermelho (Canis rufus), o Chacal (Canis aureus), o Coiote ( Canis latrans) etc., têm diferenças genéticas abismais do Cão.
O único canídeo com a mesma genética é o Lobo cinzento (Canis lupus).
Seria mais lógico, se assim fosse, lobos vermelhos, lobos cinzentos, coiotes e chacais terem mais afinidades genéticas entre si.
Para mim (e não só) lobo=cão.
Tudo o mais é pura especulação, no meu ponto de vista.

Em relação ao ultimo parágrafo, não entendi. Só mesmo lendo o artigo...
É que as hienas estão classificadas como Hyenideos, os Mabecos como canídeos e os Leões como felídeos. Não estou a ver a lógica do cientista que pôe isso em causa.
Pois são precisamente essas diferenças/afinidades de ADN que me levantaram mais dúvidas... é que não fazem sentido lógico, na minha cabeça. Ora, se todos os cães fossem descendentes do lobo cinzento, o lobo cinzento teria de ter existido em todo o mundo há milhares de anos atrás, o que não está nada provado. Por outro lado, ter o mesmo ADN não significa forçosamente ser descendente ou antepassado. Significa apenas que tem a mesma origem. Daí haver nos USA um movimento de defesa do lobo cinzento que procura reclassificá-lo na Lei não como um animal selvagem mas apenas como mais uma raça de cão, que não foi "amansada". Para aqui me inclino mais... que o lobo cinzento é sim uma das raças primordiais do cão. Não antepassado, mas irmão.

Por outro lado, vi há tempos um documentário da National Geographic sobre o facto de os lobos de uma república centro africana cujo nome não recordo, estarem em vias de extinção... por causa dos cães dos pastores. Segundo eles, há uma diferença abismal no comportamento reprodutivo entre os cães e os lobos. Enquanto na alcateia só o macho alpha acasala com a fêmea alpha, nos cães não existe respeitinho nenhum pela hierarquia :D . Neste caso específico, os cães dos pastores ao sentirem a loba alpha em cio, seguem a alcateia calma e persistentemente - não entram em luta com o lobo alpha - o que deixa o lobo confuso. Eventualmente, e por insistência passiva, o cão consegue fertilizar a loba.

Isto é mais uma coisa que me levantou dúvidas... afinal, as leis da matilha não são exactamente iguais às da alcateia.

Não sei se me consegui exprimir bem, os meus neurónios hoje estão um bocado entorpecidos...

Quanto às hienas, mabecos, etc, pois Francisco também eu não entendi bem o assunto, pois o documentário só levantava questões mas não deu nenhuma resposta concreta às mesmas.

Isto tem muito pano para mangas, é como o ADN mitocondrial do ser humano, encontrado em praticamente todo o mundo... menos em alguns, pouquinhos, povos do norte... e então surge a questão... afinal, o ser humano teve mais de uma origem? Isto é um off-topic, mas no que toca à ciencia, ao fim e ao cabo tudo se interliga.... :o
fang
Membro Veterano
Contacto:

quarta nov 03, 2004 9:15 pm

Musky Escreveu: Pois são precisamente essas diferenças/afinidades de ADN que me levantaram mais dúvidas... é que não fazem sentido lógico, na minha cabeça. Ora, se todos os cães fossem descendentes do lobo cinzento, o lobo cinzento teria de ter existido em todo o mundo há milhares de anos atrás, o que não está nada provado. Por outro lado, ter o mesmo ADN não significa forçosamente ser descendente ou antepassado. Significa apenas que tem a mesma origem. Daí haver nos USA um movimento de defesa do lobo cinzento que procura reclassificá-lo na Lei não como um animal selvagem mas apenas como mais uma raça de cão, que não foi "amansada". Para aqui me inclino mais... que o lobo cinzento é sim uma das raças primordiais do cão. Não antepassado, mas irmão.
O que afirmou vai dar ao mesmo. Lobo cinzento e cão são a mesma coisa.
Ser a raça primordial, significa que todas as outras evoluiram daí (a variedade de cães domésticos). Mesmo na natureza houve evolução/especificação geográfica. Já reparou quantas sub-espécies naturais existem do lobo cinzento? A natureza não é estática e o proprio lobo em estado selvagem evoluiu também, embora se note menos aos nossos olhos. Algumas sub-espécies extinguiram-se e outras formaram variedades distintas ( há quem considere "variedades" dentro da mesma sub-espécie como sub-espécie diferente e há quem considere apenas variedade ou "raça" geográfica).
E não, o lobo cinzento não estava nem nunca esteve espalhado por todo o mundo. Apenas no hemisfério norte. Não existem registos fósseis (pelo menos até há poucos anos atrás) de lobos no hemisfério sul.
A unica forma é o Dingo que evoluiu naturalmente a partir de cães domésticos asiáticos deixados em completa liberdade (há 4000/5000 anos) pelos 1ºs colonos desse continente (actualmente chamados arborigenes). Todas as raças de cães que existem no hemisfério sul, descendem de raças primitivas levadas pelo homem. E esta história é muito mais recente... alguns milhares de anos a menos...
Musky Escreveu: Por outro lado, vi há tempos um documentário da National Geographic sobre o facto de os lobos de uma república centro africana cujo nome não recordo, estarem em vias de extinção... por causa dos cães dos pastores. Segundo eles, há uma diferença abismal no comportamento reprodutivo entre os cães e os lobos. Enquanto na alcateia só o macho alpha acasala com a fêmea alpha, nos cães não existe respeitinho nenhum pela hierarquia :D . Neste caso específico, os cães dos pastores ao sentirem a loba alpha em cio, seguem a alcateia calma e persistentemente - não entram em luta com o lobo alpha - o que deixa o lobo confuso. Eventualmente, e por insistência passiva, o cão consegue fertilizar a loba.
Isto é mais uma coisa que me levantou dúvidas... afinal, as leis da matilha não são exactamente iguais às da alcateia.
Não sei se me consegui exprimir bem, os meus neurónios hoje estão um bocado entorpecidos...
Essa história é no m´nimo estranha, pois não existem lobos em Africa.
Os unicos canídeos do género Canis que estão presentes são Chacais e têm um comportamento solitário, nada a ver com os verdadeiros lobos.
Existem sim os Mabecos, mas esses embora tenham comportamentos algo similares a lobos, estão tão longe dele genéticamente como nós dos gorilas. Por isso não pertencem ao género Canis, mas sim ao Lycaon.

Creio que decerto está a fazer confusão no que refere a Africa.
Não será a Austrália com os Dingos??
Musky Escreveu: Quanto às hienas, mabecos, etc, pois Francisco também eu não entendi bem o assunto, pois o documentário só levantava questões mas não deu nenhuma resposta concreta às mesmas.
Pois... é que as Hienas não são canídeos. são descendentes de espécies similares do tempo dos grandes mamíferos e estão algures entre os canídeos e felídeos. Continuo sem perceber...
Musky Escreveu: Isto tem muito pano para mangas, é como o ADN mitocondrial do ser humano, encontrado em praticamente todo o mundo... menos em alguns, pouquinhos, povos do norte... e então surge a questão... afinal, o ser humano teve mais de uma origem? Isto é um off-topic, mas no que toca à ciencia, ao fim e ao cabo tudo se interliga.... :o
Eheheh... Por acaso há umas teorias recentes de que o Homo sapiens neandertaliensis, contemporaneo do Homo sapiens sapiens não foi extinto mas absorvido genéticamente por este ultimo quando colonizou a Europa.
Defendem mesmo que algumas raças humanas têm características deste em termos fisionómicos. Mas por agora não passam de meras especulações. Nem se atreveram a publicar algo (que eu saiba) para que não se entre no campo da xenefobia....
<p>Francisco Barros</p>
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

quarta nov 03, 2004 9:18 pm

Gostava de dar parabéns pelo tópico.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
fang
Membro Veterano
Contacto:

quarta nov 03, 2004 9:20 pm

CasadeAnaval Escreveu: Gostava de dar parabéns pelo tópico.
Agradece ao FBC ;)
<p>Francisco Barros</p>
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

quarta nov 03, 2004 9:22 pm

Não, aradeço a todos ;)

Afnal o que podia tornar-se um tópico light transformou-se em algo interessante.

E o FBC é visto como uma pessoa polémica mas dá azo a discussões interessantes, enquanto temos aqui recém-veteranos que em 300, 400, 500 mensagens 299, 399, 499 são...lixo.... e má educação.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
Responder

Voltar para “Cães”