Custa-me imenso ver cães a tossirem todos engasgados após terem, feito um esforço enorme para ir a algum lado, tendo um estrangulador.
De facto ao contrário do que o KROZ possa pensar (porque acredito que nunca tenha visto um S. Bernardo fazê-lo, a não ser q o cão tivesse + de 7 anos...

) o cão não tosse.
Quanto ao resto...
Não estou a dizer que o S. Bernardo não é para si, nada disso, não leve a mal, isto é apenas uma opinião pessoal, mas não critico ninguém.
sem comentários...
Se eu tivesse uma miniatura não inferiria de certeza sobre o uso de estranguladoras, "não leve a mal"- foi vc q pediu!

.Alguma vez usou para dizer q é pior?! (Eu já utilizei todo o tipo de coleiras e tb peitorais, exceptuando as halti, e com diversas raças de cães e n critiquei nenhuma descontextualizada). Antes de ter cães de grande porte e fazer os treinos de obediência talvez pensasse um bocado como o KROZ, mas a realidade é outra. É pior ver um pincher de coleira de couro de que um S. Bernardo de estranguladora...
Quanto ao aos donos/uso correcto de coleiras: Só poderei criticar alguém se souber que essa pessoa não experimentou alternativas e não se preocupa minimamente com o bem estar do animal. Ou se a estranguladora estiver mal colocada, etc.
Mas parece que não há nada a fazer...
Mas olhando para o caso geral, a coleira mostra-se pior, pois nem todos a sabem usar correctamente. Por comodismo, ok, mas o que me interessa é que não a sabem usar e os cães sofrem com isso. Num caso geral, acho que as coleiras são piores.
Repare que nenhum outro forense defendeu as coleiras imperterivelmente, mas antes numa posição de "comigo funciona, é bom" e não "comigo funciona esta e as outras são piores" como o KROZ faz.
Gostava apenas que concordassem que a coleira pode de facto magoar o cão, mesmo de um porte maior. Um esticão num pescoço qualquer com o animal preso, magoa.
O peitoral tb tratando-se de uma miniatura... Por essa ordem de ideias vc nem devia por peitoral no cãozinho pq tem as costelitas frágeis... (Do ponto de vista de um verdadeiro defensor do bem-estar animal que acha as coleiras vulgares de couro em cães de médio porte um agressão à integridade física do cão em caso de "puxão").
É como dizer: "a equitação é um barbaridade!!! Pobre cavalo, como aguenta um humano no dorso, ah e os arreios..." Já sem falar no desbaste do cavalo... Pode criticar q aí tb posso ser incluída nos "bárbaros" ehehe... Este exemplo pode parecer despropositado mas mais não se trata do q fazer com q entenda que o adestramento/ a escola não é tão "cor-de-rosa" a princípio como parece à primeira vista... O instinto natural do animal está mais perto da renúncia do q da aceitação...
Comentários à parte, o que eu queria dizer é que o a noção de "dano" à integridade física do animal é relativa ao porte/estrutura/pescoço/musculatura/personalidade do cão e é o dono que deve avaliar todas as variáveis e determinar qual o tipo de coleira ou peitoral é mais adequado.
Se quiser continuar a discutir isto... desisto... "Eu sou o elo mais fraco [usava uma peitoral e partiu-se o elo :p ]. Adeus.