Olá de novo,
Pessoalmente não acredito em 'males' necessários, o que eu acredito é no 'Bem' necessário. Enquanto nos conformármos e fomentármos o "mal" necessário, nunca deixaremos de viver num mundo apenas de 'males' ( embora se digam necessários ou menores). Eu não posso aceitar e concordar com isso! Eu quero o 'bem', o certo, e não o mal ( mesmo que, repito, 'necessário´)!
Muito recentemente, ouvi a seguinte comunicação no aeroporto de S. Paulo ( lá naquelas mensagens sonoras que vão passando de vez em quando) :
"Serviço de utilidade pública: Não dê donativos aos pedintes de rua, se pretende efectuar doações, faça-as a entidades oficiais que as canalizarão para onde são necessárias"
( era algo assim).
Pois bem... achei muito bem aquele tipo de divulgação. Era relativa a pessoas ( pedintes), mas faz o mesmo sentido no caso dos animais. Fomentar este tipo de situação nunca vai resolver NADA!
Quanto às questões de moralidade e da bondade para com os animais, apenas acredito nela quando é desinteressada e responsável. As pessoas que ajudam os pobres e fazem o 'bem' a pensar no lugarzinho que vão ter guardado no céu ou para poderem falar que ajudam, desculpem, mas perdem mais de metade do valor das acções . Valor têm aquelas que fazem as coisas sem nada dizer a ninguém e sem nada pedirem em troca ( nem sequer o reconhecimento dos outros).
Tem tanta 'moralidade' para falar deste assunto uma pessoa que tem 10 cães de rua como quem não tem animal nenhum em casa, porque este é um assunto que afecta todos. Os cães de rua estão na via pública.
Ninguém é obrigado a ajudar em nada. Quem faz, faz porque quer, não é estupido, não é melhor nem é pior que os outros. Limita-se a agir pela sua consciência ( mal ou bem, de forma correcta ou incorrecta). Não deve esperar agradecimentos pelo bem que faz, porque o faz voluntariamente e desinteressadamente, mas pode esperar críticas se o que fizer afectar negativamente os demais.
Há que agir sim, mas se calhar para além do coração é preciso usar também outros orgãos, nomeadamente o cerebro e a razão que o deve caracterizar.
Abraços
Paulo C.