AcTiOnGiRl Escreveu:
Baruk Escreveu:
Como já foi dito a CE é o ultimo passo a dar. Felizmente há quem não tenha necessidade de o dar.
É o último dependendo dos donos, porque pode ser o primeiro visto ser o mais fácil, certo?
Não AcTiOnGiRl ERRADO,
tinha prometido a mim mesmo que nao falaria mais sobre o assunto, porque o tempo é-me escasso, mas de facto acho que não entendeu ou não quer entender o que foi dito acerca do uso de Coleiras Electricas.
Mais uma a CEs tem dezenas e dezenas de utilizações, e podemos utiliza-la para treinar um cão desde o seu mais ensinamento basico até ao mais alto nivel da educação canina. O uso da Coleira Electrica não serve por si só para situação in-extremis. Como ja havia dito essa é uma das consequencias e uma das vantagens que a coleira tem.
Posso-lhe dar varios exemplos e ai talvez compreenda o seu uso ao mais alto nível da educação canina e que muito dificilmente ou se consegue muito tardiamente, sem o uso de uma coleira electrica. Posso dar-lhe alguns exemplos de algumas poucas coisas que ensinei ao meu cão com a CE e que muito dificilmente conseguiria de outra forma:
- Mandar deitar, sentar e por de pé o cão a uma distância superior a 200m
- Manda-lo deitar, e pedir a uma outrra pessoa para o ir buscar puxando-o....resultado o cão é puxado mas de arrasto se quem o puxa conseguir.
- Pedir ao cão para o cobro de qualquer objecto, de qualquer forma e feitio e traze-lo sem deixar cair
- Pedir o cobro de de 1 objecto (através do faro e odor do dono) que se encontra entre mais de outros 8 objectos de forma igualzinha.
- Com apenas um assobio esteja o cão a que distancia for, posicionar-se sentado do meu lado esquerdo.
- Entregar um objecto na boca do cão e pedir-lhe que o guarde sem cair.
- Recusar comida de estranhos, pode ser facilmente ensinado tb sem CE
Pergunto eu, e diga-me com franqueza, conseguiria pedir estas coisas ao seu cão , ainda que o ensinasse, duma maneira tradicional? Sim? Acrdito perfeitamente, e demoraria quanto tempo consegue estimar?
Este são pequenos exemplos das diversas coisas que ensinei ao meu cão com a CE, o Baruk podrá comprova-lo porque conhece o Urkhan, e sem qualquer tom de agressividade, espero que entenda agora as 1001 coisas que podemos ensinar a um cão com uma CE.
Agora pergunto eu, ainda que a CE deva ser apenas utilizada numa ultima etapa da educção de um cão, porque ensite em dizer que o uso da mesmo da menos trabalho do que qualquer outra técnica...já alguma vez treinou um cão com uma coleira electrica para ter essa opinião?
Pergunto-lhe tb se tem alguma coisa contra o facto de existirem ferramentas que nos permitam ensinar e transmitir os nossos cães com uma maior facilidade o que lhes pedimos.
Quero com isto terminar o seguinte.....se lhe parece que ensinar um cão com uma CE é mais facil do que treina-lo da maneira mais tradicional , ENGANA-SE redondamente, a vantagem da CE é que de facto conseguimos transmitir ao cão mais facilmente os exercicios, mas acredite que o manuseamento da CE exige muito dum treinador e de uma sensibilidade extrema....acredite que que não é mesmo nada fácil.....isto é se até la com tantas experiencias não estragar o cão de cima a baixo.
Não voltarei a tocar mais neste assunto, porque muito sinceramente e sem qualquer tipo de arrogância, parece-me que não quer entender o uso da CE.
A CE para si, pelo que percebi, so serve para ser usada em situações in-extremis, para mim ,isso é apenas uma vantagem, pois divirto-me muito mais a ensinar o cão a praticar outro tipo de exercicios que me são uteis para o meu dia dia , e que nos divertem.
Obrigado e mais uma vez gostava salientar que as minhas palavras não têm qualquer ponta de agressividade, embora o possam parecer.