Deviam aconselhar mais com juizo e menos com o coração. Por muito que gostem da raça de cão que têm, ela pode não ser a mais adequada para guardar uma propriedade. O pastão alemão já muito referido, não é um cão para guardar uma propriedade. Não tem a noção de defesa de território que têm os cães de raça portuguesa já referidos, e portanto não serve como cão de guarda. É um cão dominante, e guardião do seu dono, mas não do território.
Quem procura ajuda é porque é leigo na matéria e portanto, fácilmente acata opiniões de alguém que possa (erradamente ou não) considerar mais conhecedor. Por isso, para que quem procura ajuda não acabe sendo enganado, aconselhem com conhecimento, e não apenas porque gostam da raça X.
Bom, agora a minha opinião...
Já referiram 3 boas raças portuguesas, mas se não tiver preferências, podia optar pelo castro laboreiro pois entre o rafeiro do alentejo e o serra, o castro é o que tem menos registos e sempre podia ajudar a divulgar a raça.
Qual a raça mais indicada para as três seguintes tarefas (ver tópico)?
Moderador: mcerqueira
Isso é bem verdadeKROZ Escreveu: Deviam aconselhar mais com juizo e menos com o coração.
Bom, agora a minha opinião...

Mas se formos a ver, isto começou com o Rottweiler por isso se o ultimo conselho fosse o Fila brasileiro não estava mal

Então a opção generalizada é o castro laboreiro? Guarda, gado e companhia?
Temo que pelo facto do castro laboreiro ter poucos registos em Portugal, a sua compra se torne um pouco elitista. No entanto, desconheço os preços que um bom criador de castros faz.
Temo que pelo facto do castro laboreiro ter poucos registos em Portugal, a sua compra se torne um pouco elitista. No entanto, desconheço os preços que um bom criador de castros faz.
Última edição por Dan_Grr em segunda jul 04, 2005 5:15 pm, editado 1 vez no total.
Boa tarde,Dan_Grr Escreveu: Então a opção generalizada é o castro laboreiro? Guarda, gado e companhia?
Temo que pelo facto do castro laboreiro ter poucos registos em Portugal, a sua compres se torne um pouco elitista. No entanto, desconheço os preços que um bom criador de castros faz.
Seja qual for a raça, o melhor será pedir a lista de criadores ao CPC e depois falar pessoalmente com os criadores
nanci
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
De preços não sei, mas dúvido que seja uma raça cara. Até porque se fosse cara, ainda havia menos registos.
Sinceramente a lista do CPC a mim não me diz muito. Indica-nos criadores, mas saber se desses todos há algum que não é bom, é difícil. Mas sempre é melhor do que comprar em lojas ou pelo jornal, muito melhor (se bem que alguns bons criadores anunciem ninhadas nos jornais).
Por norma as pessoas aqui tentam ser isentas, até porque o facto de aconselhar implica conhecimento verdadeiro para poder fazer tal recomendação em segurança, mas se dessa lista do CPC, a Cindel ou alguém com conhecimentos sobre este tipo de raças poder salientar um ou alguns afixos, era o ideal
. Se optar pelo serra, de certeza que ela o poderá ajudar.
Sinceramente a lista do CPC a mim não me diz muito. Indica-nos criadores, mas saber se desses todos há algum que não é bom, é difícil. Mas sempre é melhor do que comprar em lojas ou pelo jornal, muito melhor (se bem que alguns bons criadores anunciem ninhadas nos jornais).
Por norma as pessoas aqui tentam ser isentas, até porque o facto de aconselhar implica conhecimento verdadeiro para poder fazer tal recomendação em segurança, mas se dessa lista do CPC, a Cindel ou alguém com conhecimentos sobre este tipo de raças poder salientar um ou alguns afixos, era o ideal

Sem duvida que a lista não ajuda muito, mas é um ponto de partida.KROZ Escreveu: De preços não sei, mas dúvido que seja uma raça cara. Até porque se fosse cara, ainda havia menos registos.
Por norma as pessoas aqui tentam ser isentas, até porque o facto de aconselhar implica conhecimento verdadeiro para poder fazer tal recomendação em segurança, mas se dessa lista do CPC, a Cindel ou alguém com conhecimentos sobre este tipo de raças poder salientar um ou alguns afixos, era o ideal. Se optar pelo serra, de certeza que ela o poderá ajudar.
Sobre os conselhos, já seguiu PM à semana passada

Nanci
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
Quando sosinho e fora do territorio não é do Fila mostrar agressividade, eu mesma já peguei um que estava perdido e levei pra casa até encontrar o dono, mas quando o dono chega o cachorro se transformou, ninguém chegava perto, nem eu com quem ele conviveu por 1 semana.Ladybird Escreveu:Oh Pedro, e quer comparar as fazendas brasileiras, com o que temos por cá? Não tem nada a ver. A começar pela dimensão...pedro_adr Escreveu:No Brasil, as fazendas tambem não estão bedadas e o cão sabe os limites que não deve ultrapassar.![]()
pedro_adr Escreveu:Ele não vai para longe, fica na "matilha", e tem sempre que proteger o dono, esta alerta para isso;
E acha seguro manter um cão com estas características, agressivo para aqueles que se atrevem a pisar aquilo que "entende" como seu, num espaço sem ser vedado?
Felizmente, nenhum dos meus filas alguma vez fugiu do meu terreno. Mas não duvido que se isso acontecesse, e caso eventualmente se cruzassem com alguém, o encontro seria pouco amigável...![]()
Aliás, conheço o caso de um fila que se soltou e atacou uma senhora que passava no passeio em frente da casa dele. Repare que neste caso era uma casa vedada. Como tal, até que ponto o cão saberá efectivamente quais os limites do que tem a defender se os mesmos não estiverem fisicamente identificáveis?
Julgo ser também importante referir que o Fila Brasileiro NÃO é um cão de primeiro dono (não sei se será este o caso). A começar pelo porte, passando pelo temperamento, e pela enorme aversão a estranhos, é uma raça que requer alguma experiência na lida com cães. Uma educação firme, e justa principalmente. E claro, muita sociabilização.
Qualquer que seja a raça que se decida a adquirir, aconselho-o vivamente a contactar o Clube Português de Canicultura e a pedir uma lista dos criadores da mesma: www.cpc.pt
Cumpts,
Joana
Quando ele está acostumado com locais grandes e sem barreiras, ele não costuma passar dos limites da terra quando esses apresentam uma certa delimitanto (aquelas de madeira para evitar a fuga de cavalos e bois), quando filhote eles costumam dar uma saidinha, mas depois de adulto se aquetam, e logo logo aprendem que é da familia e quem não é.