Será correcto abater depois de morder???

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
tiagocarneiro
Membro Veterano
Registado: quarta set 08, 2004 2:53 pm
Contacto:

sábado dez 17, 2005 9:53 am

Sr. bullie,

uma coisa é a lei, outra é a realidade. A lei também diz que tem que usar açaime e ninguem usa.

Eu passeio a minha sem trela pq sei que não chateia ninguem.

Se eu tivesse duvidas levava trela.
Se ainda tivesse duvidas levava açaime.
Se ainda tivesse duvidas ficava em casa.

Liberdade é muito bonito mas só se merecerem confiança.

Porque muitas vezes os donos libertam sem o deverem depois as pessoas que não gostam de cães (tem esse direito) fazem essas leis generalistas.
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

sábado dez 17, 2005 12:27 pm

Sem comentários...
Sr. bullie,

uma coisa é a lei, outra é a realidade. A lei também diz que tem que usar açaime e ninguem usa.

Eu passeio a minha sem trela pq sei que não chateia ninguem.

Se eu tivesse duvidas levava trela.
Se ainda tivesse duvidas levava açaime.
Se ainda tivesse duvidas ficava em casa.

Liberdade é muito bonito mas só se merecerem confiança.

Porque muitas vezes os donos libertam sem o deverem depois as pessoas que não gostam de cães (tem esse direito) fazem essas leis generalistas
bita322
Membro Veterano
Registado: segunda out 25, 2004 2:24 pm

sábado dez 17, 2005 4:30 pm

Ola boa tarde,
Senhor Tiago, se ate os seres racionais por muito educados que sejam podem ter actitudes irreflectidas, quanto mais um animal irracional
Desculpe a franqueza mas parece-me de um grande perigo essa sua "certeza absoluta" sobre toda e qualquer reacção que o seu animal possa ter.
Creio que é a partir dessas "certezas absolutas" que muitas vezes acabam por acontecer acidentes.
E depois acaba por ser sempre a mesma desculpa:" não entendo como isto foi capaz, ela era tão obediente, juro que não entendo como é que isto aconteceu", pois é , mas aí já aconteceu e inevitavelmente quem acaba por ser castigado pelas "certezas absolutas" dos donos são infelizmente os animais, mas sendo o senhor uma pessoa tão conhecedora de como ensinar os caes, certamente que não lhe estou a dar nenhuma novidade.
Cumps
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

sábado dez 17, 2005 8:32 pm

Sr. bullie,

uma coisa é a lei, outra é a realidade. A lei também diz que tem que usar açaime e ninguem usa
Correcção: A Lei diz que tem de usar trela OU açaimo, trela e açaimo só para as raças constantes da Portaria 422/2004.

Caro Sr. Tiago,
Passear um cão sem trela mesmo sendo um "risco calculado", não deixa de ser uma infracção à Lei e um perigo em potencial. É bom que esteja consciente disso, e também ciente de que acidentes acontecem. Eu também passeio os meus cãe sem trela por breves momentos em zonas despovoadas e onde tenho alguma segurança de que não me vou cruzar com cães desconhecidos ou pessoas. Não obstante, um cão solto é sempre um risco, por mais cuidados que se tenha.
PauloSantos
Membro Veterano
Registado: sábado dez 25, 2004 3:02 pm

sábado dez 17, 2005 8:42 pm

PauloC Escreveu:
Sr. bullie,

uma coisa é a lei, outra é a realidade. A lei também diz que tem que usar açaime e ninguem usa
Correcção: A Lei diz que tem de usar trela OU açaimo, trela e açaimo só para as raças constantes da Portaria 422/2004.

Caro Sr. Tiago,
Passear um cão sem trela mesmo sendo um "risco calculado", não deixa de ser uma infracção à Lei e um perigo em potencial. É bom que esteja consciente disso, e também ciente de que acidentes acontecem. Eu também passeio os meus cãe sem trela por breves momentos em zonas despovoadas e onde tenho alguma segurança de que não me vou cruzar com cães desconhecidos ou pessoas. Não obstante, um cão solto é sempre um risco, por mais cuidados que se tenha.
Olá Paulo

Realmente o que a Lei diz é que se deve usar trela OU açaimo, mas...

Quem saiba "ler" entendende perfeitamente onde se quer chegar.

A trela é uma segurança para o cão e para os demais utentes da via publica (pessoas ou animais)

O uso do açaimo é previsto quando existe a possibilidade do cão morder.

Se existe a possibilidade do cão morder, o uso do açaimo, por si só, não é segurança para niguém... pois imagine-se um cão de grande porte, ainda que açaimado, atirar-se a alguém, obviamente que causa estragos.

Portanto, o uso da trela é SEMPRE uma mais valia, seja em que situação for e tenha o cão o carácter que tiver.

Quanto aos que acham que têm o cão "controlado" e que se podem dar ao luxo de o passear solto... enfim, tenho pena... não é dos donos, é dos animais.
PauloSantos
Membro Veterano

sábado dez 17, 2005 10:03 pm

tiagocarneiro Escreveu: A lei também diz que tem que usar açaime e ninguem usa.
Neste aspecto tem razão... a Lei diz isso, pelo menos para os "potencialmente perigosos" , mas os meus não usam açaimo.

Sabe porquê ?

Porque existem pessoas, como você, que passeiam os caes soltos, com a mania que os têm controlados.

Sabe que, no minimo, os meu cães, têm o direito de se defenderam, disso não os posso, nem vou, privar.
tiagocarneiro
Membro Veterano
Contacto:

domingo dez 18, 2005 2:55 am

Posso explicar-me melhor.

Eu passeio a minha cadela sem trela na zona perto da minha casa, onde já conheço quem passa e já estou preparado para o que der e vier.

Concordo quando disseram que era uma improdencia passear sem trela por causa de outros que possam aparecer.
Tenho confiança que ela não se chega a outro cão, até porque se aparece algum, eu chamo-a e ela caminha junto a mim como se tivesse trela.
Se vier algum ter com ela e a morder, ao menos está solta para se defender.

Concordo que corro riscos e que infrinjo a lei mas tento faze-lo onde a posso controlar.

Se for para o parque da cidade ou para a Foz (zonas com muitos cães)uso a trela apesar de ter a certeza de que não preciso.

Eu tenho um LAB. Se calhar se tivesse um pitt, um roth, etc, usaria sempre a trela.

Outra coisa que não ouvi ninguem dizer:

Cão é diferente de cadela.

Os machos adultos por vezes comportam-se de uma forma territorial na presença de outros.
As cadela são mais atinadinhas.

Espero não ter insultado ninguem pois não é minha intenção.

Já agora - ANIMAIS IRRACIONAIS? - por isso mesmo é que um cão responde a estimulos e a hábitos. SE FOREM BEM TRATADOS NÃO LHES VAI DAR UM VIPE DE REPENTE!

Abraço

AU AU
PaRuS
Membro
Registado: segunda nov 28, 2005 3:14 am

domingo dez 18, 2005 5:25 am

estou plenamente de acordo com o sr. tiagocarneiro. eu tenhu um pit bull e se cumprisse sempre a lei o meu cao deichava de ser cao e passava a ser uma coisa que andava ao meu lado. so vos peço que se ponham no lugar de um cao "potencialmente perigoso" e vejam as vossas idas a rua sempre juntinhu ao dono com o fossinho enfiado numa coisa apertada. digam o que disserem o meu cao nao vai deichar de ser feliz, nao vou cumprir leis feitas por quem nao tem caes e por quem nao os comprênde, ou se os tem, nao os ama! o meu cao anda muitas vezes a solta e mesmo sendo uma raça dominante, é educado e sabe que o dono é superior a ele e por esse motivo respeita-o.

só mais uma coisa, aprendao a respeitar as opinioes dos outros e os outros, comentem, nao critiquem. faz parte da educaçao ouvir e nao intrometer-se.

abraços e uivos a todos
PaRuS
Membro

domingo dez 18, 2005 5:26 am

estou plenamente de acordo com o sr. tiagocarneiro. eu tenhu um pit bull e se cumprisse sempre a lei o meu cao deichava de ser cao e passava a ser uma coisa que andava ao meu lado. so vos peço que se ponham no lugar de um cao "potencialmente perigoso" e vejam as vossas idas a rua sempre juntinhu ao dono com o fossinho enfiado numa coisa apertada. digam o que disserem o meu cao nao vai deichar de ser feliz, nao vou cumprir leis feitas por quem nao tem caes e por quem nao os comprênde, ou se os tem, nao os ama! o meu cao anda muitas vezes a solta e mesmo sendo uma raça dominante, é educado e sabe que o dono é superior a ele e por esse motivo respeita-o.

só mais uma coisa, aprendao a respeitar as opinioes dos outros e os outros, comentem, nao critiquem. faz parte da educaçao ouvir e nao intrometer-se.

abraços e uivos a todos
PaRuS
Membro

domingo dez 18, 2005 5:27 am

abraços e uivos a todos
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

domingo dez 18, 2005 6:30 am

O bom senso deve imperar em todas as circunstâncias.

Eu passeio a Zorra sem trela nas praias, no campo, mesmo em Caxias às 6 da manhã...enfim, sempre que posso.
Mas uso a trela em todas restantes situações para segurança dela e meu sossego.

Vamos lá a ver - se estiver na Beira, na terrinha do meu pai, perdida nos montes vou exigir que todos os cães sejam passeados pelos donos com trela ?
Lá os cães ou estão presos nas propriedades ou andam soltos.
Sempre foi assim.
O perigo é mínimo - poucos carros, todos sabem de quem é o cão, há muito campo.

As leis foram feitas para permitir à polícia actuar em situações de risco.
É um aspecto fundamental - para todos nós - saber avaliar as situações.

Haverá erros, haverá sempre incidentes.
O cão salta vedações, aproveita a entrada de alguém para se escapulir, as trelas partem-se, etc, mesmo que todos aplicassem a lei sem excepção.

Pessoalmente acho que a aplicação das leis sem critérios de avaliação das situações, cria mais injustiças do que as que corrige.

E acho perigoso isolar o cão.
Quanto menos sociabilizado com outros animais ou com pessoas desconhecidas, mais perigoso ele é.

No fundo, como nós.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

domingo dez 18, 2005 1:03 pm

Vocês devem ser todos excepções, ou então sou eu que tenho muito 'azar' com os cães sem trela. É que nas ocasiões em que os meus cães foram atacados, e já contei estas historias aqui umas quinhentas vezes, fartava-me de ouvir que os 'coitados nunca tinham feito aquilo'!! Cheguei ao cumulo de ouvir que o 'coitado' do Dalmata que atacou o meu Rottweiler nunca tinha feito aquilo, e que se o atacou foi concerteza por o meu ser muito grade!! Ou seja, o meu cão ainda era o culpado de ter sido atacado simplesmente porque era grande! Nem pensar que a culpa era do que andava solto, porque ele era muito manso e nunca fazia aquilo a nenhum cão!
Enfim....lembrem-se que para tudo há uma primeira vez e, tal como nós os cães, não gostam de toda a gente e nem sempre estão bem dispostos!
Mesmo por vossa protecção, tenham em conta que nem todos os donos fazem o que eu fiz no caso que vos contei, em que segurei o meu cão com a cabeça entre as minhas pernas e, estupidamente, impedi que se defendesse! É que se eu o tivesse deixado defender-se, então é que o meu era mesmo mauzão (apesar de ir à trela e controlado), e NUNCA o 'Tadinho' do outro que andava sempre solto e não fazia mal a uma mosca.
Eu por estas, e por outras iguais, é que me irrita bastante a segurança com que se proferem certas afirmações. Ainda para mais quando são acompanhadas de frases descabidas como esta:
Eu tenho um LAB. Se calhar se tivesse um pitt, um roth, etc, usaria sempre a trela.
Aqui então é que fico desconfiado, e pode ter a certeza que depois desta frase é que eu não confio mesmo nada nos seus ensinamentos e na segurança que diz ter na sua cadela!
PauloSantos
Membro Veterano

domingo dez 18, 2005 1:31 pm

PaRuS Escreveu: estou plenamente de acordo com o sr. tiagocarneiro. eu tenhu um pit bull e se cumprisse sempre a lei o meu cao deichava de ser cao e passava a ser uma coisa que andava ao meu lado. so vos peço que se ponham no lugar de um cao "potencialmente perigoso" e vejam as vossas idas a rua sempre juntinhu ao dono com o fossinho enfiado numa coisa apertada. digam o que disserem o meu cao nao vai deichar de ser feliz, nao vou cumprir leis feitas por quem nao tem caes e por quem nao os comprênde, ou se os tem, nao os ama! o meu cao anda muitas vezes a solta e mesmo sendo uma raça dominante, é educado e sabe que o dono é superior a ele e por esse motivo respeita-o.

abraços e uivos a todos

Caro Parus

Como é óbvio, você não percebeu patavina do que aqui se disse, talvez um desenho em forma de filme o ajude a entender:

Como você tem um Pitt Bull, talvez um dia, quando você andar a passear com ele sem trela e um qualquer cão, especialmente se for um cão pequeno, tipo caniche, atacar o seu e que desse ataque venha a resultar a morte do outro cão e ferimentos em quem no meio da "guerra" se meter.... nessa altura, venho-nos cá dizer, quem vai sofrer as consequências.

Posso desde já dizer-lhe o seguinte: Você não será certamente ;) e olhe que o cão que o atacou e o seu dono... também não... portanto, imagine lá quem irá ser o bode expiatório.

Não venha é com histórias de educação e de respeito pelas opiniões dos outros, porque ninguém desrespeitou a sua opinião.

É graças a mentalidades como a sua, que infelizmente o Pitt e não só, acabam por sofrer as consequências da irresponsabilidade dos seus donos.

PS: Parus, desculpe lá esta forma de intervenção, mas isto não é nada contra si, só que eu espero sempre mais, especialmente em termos de responsabilidade, de alguém que é dono de uma das raças consideradas potencialmente perigosas, ainda para mais, um Pitt Bull, que de todos, é talvez o mais estigmatizado neste momento
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

domingo dez 18, 2005 1:56 pm

Todas as teorias são boas, a questão que se coloca é o chegar à dita prática.

Achei compeltamente despropositada a ideia do " se um cão se aproximar eu cham"...sim senhor, chama, sim, e o outro cão afasta-se, é?

Infelizmente a vossa mentalidade é a da maioria dos tugas, que andam na rua porque o cão obedece e não sai de perto. Depois são atropelados ou entram em lutas por azar.
tiagocarneiro
Membro Veterano
Contacto:

domingo dez 18, 2005 3:35 pm

O que adianta ela estar presa se outro cão a atacar?

O que eu disse de um roth ou um pitt disse pelo desconhecimento que eu tenho dessas raças.

O que se diz é que são raças perigosas embora eu tb não concorde. Mas eu não tenho por isso não conheço o temperamento. Estes cães são é mais noticiados. Quandos de nós em criança já fomos mrdidos por rafeiros na rua? Não vei-o no telejornal! Se fosse Roth ou pitt vinha logo.

NÃO HÁ CÃES PERIGOSOS, HÁ DONOS PERIGOSOS.

Volto a dizer. XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

CONCORDO QUE ME ARRISCO embora faço-o sempre apenas quando penso ser reduzido.
Responder

Voltar para “Cães”