Será correcto abater depois de morder???
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta set 08, 2004 2:53 pm
- Contacto:
Sr. bullie,
uma coisa é a lei, outra é a realidade. A lei também diz que tem que usar açaime e ninguem usa.
Eu passeio a minha sem trela pq sei que não chateia ninguem.
Se eu tivesse duvidas levava trela.
Se ainda tivesse duvidas levava açaime.
Se ainda tivesse duvidas ficava em casa.
Liberdade é muito bonito mas só se merecerem confiança.
Porque muitas vezes os donos libertam sem o deverem depois as pessoas que não gostam de cães (tem esse direito) fazem essas leis generalistas.
uma coisa é a lei, outra é a realidade. A lei também diz que tem que usar açaime e ninguem usa.
Porque muitas vezes os donos libertam sem o deverem depois as pessoas que não gostam de cães (tem esse direito) fazem essas leis generalistas.
-
- Membro Veterano
- Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
- Contacto:
Sem comentários...
Sr. bullie,
Porque muitas vezes os donos libertam sem o deverem depois as pessoas que não gostam de cães (tem esse direito) fazem essas leis generalistas
Ola boa tarde,
Senhor Tiago, se ate os seres racionais por muito educados que sejam podem ter actitudes irreflectidas, quanto mais um animal irracional
Desculpe a franqueza mas parece-me de um grande perigo essa sua "certeza absoluta" sobre toda e qualquer reacção que o seu animal possa ter.
Creio que é a partir dessas "certezas absolutas" que muitas vezes acabam por acontecer acidentes.
E depois acaba por ser sempre a mesma desculpa:" não entendo como isto foi capaz, ela era tão obediente, juro que não entendo como é que isto aconteceu", pois é , mas aí já aconteceu e inevitavelmente quem acaba por ser castigado pelas "certezas absolutas" dos donos são infelizmente os animais, mas sendo o senhor uma pessoa tão conhecedora de como ensinar os caes, certamente que não lhe estou a dar nenhuma novidade.
Cumps
Senhor Tiago, se ate os seres racionais por muito educados que sejam podem ter actitudes irreflectidas, quanto mais um animal irracional
Desculpe a franqueza mas parece-me de um grande perigo essa sua "certeza absoluta" sobre toda e qualquer reacção que o seu animal possa ter.
Creio que é a partir dessas "certezas absolutas" que muitas vezes acabam por acontecer acidentes.
E depois acaba por ser sempre a mesma desculpa:" não entendo como isto foi capaz, ela era tão obediente, juro que não entendo como é que isto aconteceu", pois é , mas aí já aconteceu e inevitavelmente quem acaba por ser castigado pelas "certezas absolutas" dos donos são infelizmente os animais, mas sendo o senhor uma pessoa tão conhecedora de como ensinar os caes, certamente que não lhe estou a dar nenhuma novidade.
Cumps
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
- Contacto:
Correcção: A Lei diz que tem de usar trela OU açaimo, trela e açaimo só para as raças constantes da Portaria 422/2004.Sr. bullie,
uma coisa é a lei, outra é a realidade. A lei também diz que tem que usar açaime e ninguem usa
Caro Sr. Tiago,
Passear um cão sem trela mesmo sendo um "risco calculado", não deixa de ser uma infracção à Lei e um perigo em potencial. É bom que esteja consciente disso, e também ciente de que acidentes acontecem. Eu também passeio os meus cãe sem trela por breves momentos em zonas despovoadas e onde tenho alguma segurança de que não me vou cruzar com cães desconhecidos ou pessoas. Não obstante, um cão solto é sempre um risco, por mais cuidados que se tenha.
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado dez 25, 2004 3:02 pm
Olá PauloPauloC Escreveu:Correcção: A Lei diz que tem de usar trela OU açaimo, trela e açaimo só para as raças constantes da Portaria 422/2004.Sr. bullie,
uma coisa é a lei, outra é a realidade. A lei também diz que tem que usar açaime e ninguem usa
Caro Sr. Tiago,
Passear um cão sem trela mesmo sendo um "risco calculado", não deixa de ser uma infracção à Lei e um perigo em potencial. É bom que esteja consciente disso, e também ciente de que acidentes acontecem. Eu também passeio os meus cãe sem trela por breves momentos em zonas despovoadas e onde tenho alguma segurança de que não me vou cruzar com cães desconhecidos ou pessoas. Não obstante, um cão solto é sempre um risco, por mais cuidados que se tenha.
Realmente o que a Lei diz é que se deve usar trela OU açaimo, mas...
Quem saiba "ler" entendende perfeitamente onde se quer chegar.
A trela é uma segurança para o cão e para os demais utentes da via publica (pessoas ou animais)
O uso do açaimo é previsto quando existe a possibilidade do cão morder.
Se existe a possibilidade do cão morder, o uso do açaimo, por si só, não é segurança para niguém... pois imagine-se um cão de grande porte, ainda que açaimado, atirar-se a alguém, obviamente que causa estragos.
Portanto, o uso da trela é SEMPRE uma mais valia, seja em que situação for e tenha o cão o carácter que tiver.
Quanto aos que acham que têm o cão "controlado" e que se podem dar ao luxo de o passear solto... enfim, tenho pena... não é dos donos, é dos animais.
-
- Membro Veterano
Neste aspecto tem razão... a Lei diz isso, pelo menos para os "potencialmente perigosos" , mas os meus não usam açaimo.tiagocarneiro Escreveu: A lei também diz que tem que usar açaime e ninguem usa.
Sabe porquê ?
Porque existem pessoas, como você, que passeiam os caes soltos, com a mania que os têm controlados.
Sabe que, no minimo, os meu cães, têm o direito de se defenderam, disso não os posso, nem vou, privar.
-
- Membro Veterano
- Contacto:
Posso explicar-me melhor.
Eu passeio a minha cadela sem trela na zona perto da minha casa, onde já conheço quem passa e já estou preparado para o que der e vier.
Concordo quando disseram que era uma improdencia passear sem trela por causa de outros que possam aparecer.
Tenho confiança que ela não se chega a outro cão, até porque se aparece algum, eu chamo-a e ela caminha junto a mim como se tivesse trela.
Se vier algum ter com ela e a morder, ao menos está solta para se defender.
Concordo que corro riscos e que infrinjo a lei mas tento faze-lo onde a posso controlar.
Se for para o parque da cidade ou para a Foz (zonas com muitos cães)uso a trela apesar de ter a certeza de que não preciso.
Eu tenho um LAB. Se calhar se tivesse um pitt, um roth, etc, usaria sempre a trela.
Outra coisa que não ouvi ninguem dizer:
Cão é diferente de cadela.
Os machos adultos por vezes comportam-se de uma forma territorial na presença de outros.
As cadela são mais atinadinhas.
Espero não ter insultado ninguem pois não é minha intenção.
Já agora - ANIMAIS IRRACIONAIS? - por isso mesmo é que um cão responde a estimulos e a hábitos. SE FOREM BEM TRATADOS NÃO LHES VAI DAR UM VIPE DE REPENTE!
Abraço
AU AU
Eu passeio a minha cadela sem trela na zona perto da minha casa, onde já conheço quem passa e já estou preparado para o que der e vier.
Concordo quando disseram que era uma improdencia passear sem trela por causa de outros que possam aparecer.
Tenho confiança que ela não se chega a outro cão, até porque se aparece algum, eu chamo-a e ela caminha junto a mim como se tivesse trela.
Se vier algum ter com ela e a morder, ao menos está solta para se defender.
Concordo que corro riscos e que infrinjo a lei mas tento faze-lo onde a posso controlar.
Se for para o parque da cidade ou para a Foz (zonas com muitos cães)uso a trela apesar de ter a certeza de que não preciso.
Eu tenho um LAB. Se calhar se tivesse um pitt, um roth, etc, usaria sempre a trela.
Outra coisa que não ouvi ninguem dizer:
Cão é diferente de cadela.
Os machos adultos por vezes comportam-se de uma forma territorial na presença de outros.
As cadela são mais atinadinhas.
Espero não ter insultado ninguem pois não é minha intenção.
Já agora - ANIMAIS IRRACIONAIS? - por isso mesmo é que um cão responde a estimulos e a hábitos. SE FOREM BEM TRATADOS NÃO LHES VAI DAR UM VIPE DE REPENTE!
Abraço
AU AU
estou plenamente de acordo com o sr. tiagocarneiro. eu tenhu um pit bull e se cumprisse sempre a lei o meu cao deichava de ser cao e passava a ser uma coisa que andava ao meu lado. so vos peço que se ponham no lugar de um cao "potencialmente perigoso" e vejam as vossas idas a rua sempre juntinhu ao dono com o fossinho enfiado numa coisa apertada. digam o que disserem o meu cao nao vai deichar de ser feliz, nao vou cumprir leis feitas por quem nao tem caes e por quem nao os comprênde, ou se os tem, nao os ama! o meu cao anda muitas vezes a solta e mesmo sendo uma raça dominante, é educado e sabe que o dono é superior a ele e por esse motivo respeita-o.
só mais uma coisa, aprendao a respeitar as opinioes dos outros e os outros, comentem, nao critiquem. faz parte da educaçao ouvir e nao intrometer-se.
abraços e uivos a todos
só mais uma coisa, aprendao a respeitar as opinioes dos outros e os outros, comentem, nao critiquem. faz parte da educaçao ouvir e nao intrometer-se.
abraços e uivos a todos
estou plenamente de acordo com o sr. tiagocarneiro. eu tenhu um pit bull e se cumprisse sempre a lei o meu cao deichava de ser cao e passava a ser uma coisa que andava ao meu lado. so vos peço que se ponham no lugar de um cao "potencialmente perigoso" e vejam as vossas idas a rua sempre juntinhu ao dono com o fossinho enfiado numa coisa apertada. digam o que disserem o meu cao nao vai deichar de ser feliz, nao vou cumprir leis feitas por quem nao tem caes e por quem nao os comprênde, ou se os tem, nao os ama! o meu cao anda muitas vezes a solta e mesmo sendo uma raça dominante, é educado e sabe que o dono é superior a ele e por esse motivo respeita-o.
abraços e uivos a todos
abraços e uivos a todos
abraços e uivos a todos
abraços e uivos a todos
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO
O bom senso deve imperar em todas as circunstâncias.
Eu passeio a Zorra sem trela nas praias, no campo, mesmo em Caxias às 6 da manhã...enfim, sempre que posso.
Mas uso a trela em todas restantes situações para segurança dela e meu sossego.
Vamos lá a ver - se estiver na Beira, na terrinha do meu pai, perdida nos montes vou exigir que todos os cães sejam passeados pelos donos com trela ?
Lá os cães ou estão presos nas propriedades ou andam soltos.
Sempre foi assim.
O perigo é mínimo - poucos carros, todos sabem de quem é o cão, há muito campo.
As leis foram feitas para permitir à polícia actuar em situações de risco.
É um aspecto fundamental - para todos nós - saber avaliar as situações.
Haverá erros, haverá sempre incidentes.
O cão salta vedações, aproveita a entrada de alguém para se escapulir, as trelas partem-se, etc, mesmo que todos aplicassem a lei sem excepção.
Pessoalmente acho que a aplicação das leis sem critérios de avaliação das situações, cria mais injustiças do que as que corrige.
E acho perigoso isolar o cão.
Quanto menos sociabilizado com outros animais ou com pessoas desconhecidas, mais perigoso ele é.
No fundo, como nós.
Eu passeio a Zorra sem trela nas praias, no campo, mesmo em Caxias às 6 da manhã...enfim, sempre que posso.
Mas uso a trela em todas restantes situações para segurança dela e meu sossego.
Vamos lá a ver - se estiver na Beira, na terrinha do meu pai, perdida nos montes vou exigir que todos os cães sejam passeados pelos donos com trela ?
Lá os cães ou estão presos nas propriedades ou andam soltos.
Sempre foi assim.
O perigo é mínimo - poucos carros, todos sabem de quem é o cão, há muito campo.
As leis foram feitas para permitir à polícia actuar em situações de risco.
É um aspecto fundamental - para todos nós - saber avaliar as situações.
Haverá erros, haverá sempre incidentes.
O cão salta vedações, aproveita a entrada de alguém para se escapulir, as trelas partem-se, etc, mesmo que todos aplicassem a lei sem excepção.
Pessoalmente acho que a aplicação das leis sem critérios de avaliação das situações, cria mais injustiças do que as que corrige.
E acho perigoso isolar o cão.
Quanto menos sociabilizado com outros animais ou com pessoas desconhecidas, mais perigoso ele é.
No fundo, como nós.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
- Contacto:
Vocês devem ser todos excepções, ou então sou eu que tenho muito 'azar' com os cães sem trela. É que nas ocasiões em que os meus cães foram atacados, e já contei estas historias aqui umas quinhentas vezes, fartava-me de ouvir que os 'coitados nunca tinham feito aquilo'!! Cheguei ao cumulo de ouvir que o 'coitado' do Dalmata que atacou o meu Rottweiler nunca tinha feito aquilo, e que se o atacou foi concerteza por o meu ser muito grade!! Ou seja, o meu cão ainda era o culpado de ter sido atacado simplesmente porque era grande! Nem pensar que a culpa era do que andava solto, porque ele era muito manso e nunca fazia aquilo a nenhum cão!
Enfim....lembrem-se que para tudo há uma primeira vez e, tal como nós os cães, não gostam de toda a gente e nem sempre estão bem dispostos!
Mesmo por vossa protecção, tenham em conta que nem todos os donos fazem o que eu fiz no caso que vos contei, em que segurei o meu cão com a cabeça entre as minhas pernas e, estupidamente, impedi que se defendesse! É que se eu o tivesse deixado defender-se, então é que o meu era mesmo mauzão (apesar de ir à trela e controlado), e NUNCA o 'Tadinho' do outro que andava sempre solto e não fazia mal a uma mosca.
Eu por estas, e por outras iguais, é que me irrita bastante a segurança com que se proferem certas afirmações. Ainda para mais quando são acompanhadas de frases descabidas como esta:
Enfim....lembrem-se que para tudo há uma primeira vez e, tal como nós os cães, não gostam de toda a gente e nem sempre estão bem dispostos!
Mesmo por vossa protecção, tenham em conta que nem todos os donos fazem o que eu fiz no caso que vos contei, em que segurei o meu cão com a cabeça entre as minhas pernas e, estupidamente, impedi que se defendesse! É que se eu o tivesse deixado defender-se, então é que o meu era mesmo mauzão (apesar de ir à trela e controlado), e NUNCA o 'Tadinho' do outro que andava sempre solto e não fazia mal a uma mosca.
Eu por estas, e por outras iguais, é que me irrita bastante a segurança com que se proferem certas afirmações. Ainda para mais quando são acompanhadas de frases descabidas como esta:
Aqui então é que fico desconfiado, e pode ter a certeza que depois desta frase é que eu não confio mesmo nada nos seus ensinamentos e na segurança que diz ter na sua cadela!Eu tenho um LAB. Se calhar se tivesse um pitt, um roth, etc, usaria sempre a trela.
-
- Membro Veterano
PaRuS Escreveu: estou plenamente de acordo com o sr. tiagocarneiro. eu tenhu um pit bull e se cumprisse sempre a lei o meu cao deichava de ser cao e passava a ser uma coisa que andava ao meu lado. so vos peço que se ponham no lugar de um cao "potencialmente perigoso" e vejam as vossas idas a rua sempre juntinhu ao dono com o fossinho enfiado numa coisa apertada. digam o que disserem o meu cao nao vai deichar de ser feliz, nao vou cumprir leis feitas por quem nao tem caes e por quem nao os comprênde, ou se os tem, nao os ama! o meu cao anda muitas vezes a solta e mesmo sendo uma raça dominante, é educado e sabe que o dono é superior a ele e por esse motivo respeita-o.
abraços e uivos a todos
Caro Parus
Como é óbvio, você não percebeu patavina do que aqui se disse, talvez um desenho em forma de filme o ajude a entender:
Como você tem um Pitt Bull, talvez um dia, quando você andar a passear com ele sem trela e um qualquer cão, especialmente se for um cão pequeno, tipo caniche, atacar o seu e que desse ataque venha a resultar a morte do outro cão e ferimentos em quem no meio da "guerra" se meter.... nessa altura, venho-nos cá dizer, quem vai sofrer as consequências.
Posso desde já dizer-lhe o seguinte: Você não será certamente

Não venha é com histórias de educação e de respeito pelas opiniões dos outros, porque ninguém desrespeitou a sua opinião.
É graças a mentalidades como a sua, que infelizmente o Pitt e não só, acabam por sofrer as consequências da irresponsabilidade dos seus donos.
PS: Parus, desculpe lá esta forma de intervenção, mas isto não é nada contra si, só que eu espero sempre mais, especialmente em termos de responsabilidade, de alguém que é dono de uma das raças consideradas potencialmente perigosas, ainda para mais, um Pitt Bull, que de todos, é talvez o mais estigmatizado neste momento
-
- Membro Veterano
- Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
- Contacto:
Todas as teorias são boas, a questão que se coloca é o chegar à dita prática.
Achei compeltamente despropositada a ideia do " se um cão se aproximar eu cham"...sim senhor, chama, sim, e o outro cão afasta-se, é?
Infelizmente a vossa mentalidade é a da maioria dos tugas, que andam na rua porque o cão obedece e não sai de perto. Depois são atropelados ou entram em lutas por azar.
Achei compeltamente despropositada a ideia do " se um cão se aproximar eu cham"...sim senhor, chama, sim, e o outro cão afasta-se, é?
Infelizmente a vossa mentalidade é a da maioria dos tugas, que andam na rua porque o cão obedece e não sai de perto. Depois são atropelados ou entram em lutas por azar.
-
- Membro Veterano
- Contacto:
O que adianta ela estar presa se outro cão a atacar?
O que eu disse de um roth ou um pitt disse pelo desconhecimento que eu tenho dessas raças.
O que se diz é que são raças perigosas embora eu tb não concorde. Mas eu não tenho por isso não conheço o temperamento. Estes cães são é mais noticiados. Quandos de nós em criança já fomos mrdidos por rafeiros na rua? Não vei-o no telejornal! Se fosse Roth ou pitt vinha logo.
NÃO HÁ CÃES PERIGOSOS, HÁ DONOS PERIGOSOS.
Volto a dizer. XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
CONCORDO QUE ME ARRISCO embora faço-o sempre apenas quando penso ser reduzido.
O que eu disse de um roth ou um pitt disse pelo desconhecimento que eu tenho dessas raças.
O que se diz é que são raças perigosas embora eu tb não concorde. Mas eu não tenho por isso não conheço o temperamento. Estes cães são é mais noticiados. Quandos de nós em criança já fomos mrdidos por rafeiros na rua? Não vei-o no telejornal! Se fosse Roth ou pitt vinha logo.
NÃO HÁ CÃES PERIGOSOS, HÁ DONOS PERIGOSOS.
Volto a dizer. XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
CONCORDO QUE ME ARRISCO embora faço-o sempre apenas quando penso ser reduzido.