Pelos Animais Domésticos, na Coreia

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

sexta out 18, 2002 11:32 am

Paulo C,

no que respeita à nossa civilização confesso que me limito a exigir (dentro das minhas possibilidades) que seja dada aos animais que consumimos uma morte (e uma vida) digna e sem sofrimento inútil.
Seria o que eu desejaria para mim caso fosse um desses animais.

Agora, talvez eu não me tenha feito entender : eu não considero os coreanos inferiores (nem os muçulmanos, ou quaisquer outros).
O que eu critico na cultura deles é, talvez, menos que aquilo que eu critico na nossa.

Também não pretendo impôr-lhes os meus (nossos ?) valores.
Mas sinto-me à vontade para lhes manifestar o meu desacordo e para ouvir o que tenham a dizer.

O que eu quiz dizer é que o argumento da "cultura" é muito falso.
Com ele pode-se pretender justificar barbaridades.Daí os exemplos da pedofilia, etc.

Não há (na nossa civilização - graças aos gregos) "vacas sagradas", ié, assuntos que não possam ser debatidos ou objecto de controvérsia.
Na minha opinião, é uma das nossas grandes vantagens.
O que me arrepia é que, últimamente, o argumento da cultura parece aparecer como uma dessas "vacas sagradas".
Parece ser uma daquelas teorias do políticamente correcto.

A cultura de um povo é o conjunto de usos e costumes desse povo.
E desde quando os usos e costumes estão acima de crítica ?
Desde quando são imutáveis e intocáveis ?
Se é da nossa natureza mudar (individualmente), seria sequer desejável que a sociedade não fosse ?

Mas estas são opções que as pessoas tem de tomar por si mesmas.
Não compelidas pelas falsas noções de progresso ou evolução.
Mas usando o seu cérebro e o seu coração.
Apenas quero ter o direito de exprimir a minha opinião e de tentar convencer os outros da sua justeza, por errada que ela possa ser.
Se não a discutisse como poderia avaliá-la ?

É uma das coisas que eu gosto neste fórum é haver diversas opinões discordantes o que nos permite repensar as nossas ideias e reavaliar as nossas posições.
CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

sexta out 18, 2002 11:45 am

Boas,

Este tema já tinha sido discutido aqui no forum, quando a angel publicou aqui um texto semelhante

Vejo-me forçada a concordar com o Paulo. Afinal, que moral temos nós de criticar X ou Y país, quando saimos rua damos de caras com cada caso de maltratos a cães ? Quando cada vez que saimos à rua, vejo um cão amarrado a uma corrente de 50cm a servir de campainha ? Que moral temos nós ? Assistimos à vergonha das touradas ....

Não seria melhor primeiro arrumarmos a nossa casa, para entao depois irmos criticar os outros ?
Como se diz, quem tem telhados de vidro, nao atira pedras.

Citando o Paulo C.
Isto meus amigos eu chamo simplesmente de HIPOCRISIA!! Queremos impor a nossa cultura e a nossa moralidade aos outros e esquecemo-nos de olhar para nós próprios!
Que moral temos nós ?

Confesso que tenho os cães em alta estima, que abdomino esta pratica de comer cães, mas não vou para a frente da assembleia com cartazes criticar a Coreia, um país no outro lado do mundo, sem primeiro arrumar o meu país !
Após termos tudo arrumado, aí sim, podemos expor os nossos pontos de vista a essas pessoas

Eu pessoalmente, acredito, que será uma questao de tempo até esta pratica parar (verdade seja dita, ate parar muitos caes irao morrer), pois como o proprio email aqui transcrito, as pessoas vão evoluindo e a procura de carne de cao irá diminuir !

Já cheguei ao cumulo de ler aqui que há quem valorize mais a vida de um cão que a de um Ser humano.
E Paulo, sem querer fugir ao topico, acredite que há e com as suas razoes !
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

sexta out 18, 2002 11:47 am

Olá de novo AISD,
Parece-me que temos um entendimento diferente sobre esta questão, e isso até é salutar porque da discussão nasce a luz.
Se calhar vou chocá-la, mas a maioria dos animais que consumimos está bem longe de ter uma morte e uma vida dignas e sem sofrimento inútil. Eu por acaso abomino a PETA, mas neste caso até a aconselho em dar uma voltinha pelo site deles e a procurar umas imagens de como é a vida e a morte de muitos dos animais que comemos. Tenho a impressão que, se quiser passar a EXIGIR mesmo essa dignidade e ausência de sofrimento inútil, vai ficar muitissimo limitada nas suas escolhas no supermercado. Até a aconselho a passar a criar os seus próprios animais, se pretende continuar a comer carne, porque deve ser dificil encontrar alimentos tratados assim aqui em Lisboa ou em grandes cidades.

Eu não a quero convencer que está errada em manifestar as suas opiniões em relação àquilo que discorda e acha que está mal. O que eu queria mesmo era que entendesse o contrasenso em que está a entrar. Agir de uma determinada forma em nossa casa e pedir aos outros que não o façam na casa deles, soa-me a que há algo que não está certo!
Voltando ao exemplo usado acima, embora se tratem de assuntos diferentes, parece-me que o principio por trás é o mesmo: Ser pedófilo e apenas molestar criancinhas morenas e depois ir criticar outros pedófilos porque as crianças que eles molestam são loirinhas e delicadas, parece-me envolver uma certa hipocriasia ( desculpe).

Abraços
Paulo C.
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

sexta out 18, 2002 1:06 pm

Não Paulo,

garanto-lhe que não sou hipócrita.

Apenas cínica ! Se vou ficar à espera que a nossa casa esteja arrumada antes de criticar os outros, bem posso esperar sentada.
Em Portugal nunca se faz nada de iniciativa própria.
O máximo que se pode esperar é uma imitação do que se faz lá fora e apenas porque os portugueses querem passar por europeus.
Que não são.

Somos um povo do 3º mundo com mentalidade de pequeno-burgueses daqueles que "mais vale parecer que ser ".

Portanto faço o que posso onde posso, na vaga esperança que um dia, até por vergonha, este país vá atrás dos outros.
Do meu ponto de vista, não se revoltar contra o que está mal porque em nossa casa também há coisas erradas, é uma desculpa para nada se fazer.
Havia de ter graça eu não comentar os vidros sujos da vizinha porque em minha casa há pó na sala.
Com certeza à espera que a vizinha não diga nada do pó na minha sala, tendo em conta os vidros sujos.
Vamos dando palmadinhas nas costas uns dos outros e dizendo "Ah, bom ! Está tudo explicado ! É uma questão cultural !".
Que lírico !
Até que este país seja o paraíso na terra, vamos ficar calados sobre todos os males do mundo !
Silêncio sobre a corrupção (também há cá), silêncio sobre a pedófilia ( também há cá), silêncio sobre o abuso de poder (somos uns mestres no assunto), silêncio sobre tudo o que cá não fôr perfeito.
O que nos deixa calados para todo o sempre, já que estou para descobrir que mal é que os outros têm e nós não.
cadworx
Membro
Registado: terça abr 30, 2002 3:40 pm

sexta out 18, 2002 1:22 pm

Como amante de cães concerteza que este assunto me magoa. Eu não seria capaz de comer um cão porque me lembraria sempre dos meus. Mas compreendo que uma população subnutrida e em franca explosão demográfica sacie a sua fome desta forma.

A filosofia e religião oriental é das mais puras e mais sinceras que eu conheço. Toda a filosofia budista reside no maior respeito pelo homem e pela natureza. O problema é que falamos numa Coreia do Sul cuja filosofia há muito que foi violentada e deturpada pela nossa muito "justa" filosofia ocidental da economia do mercado que só cria desigualdade social e que provoca estes extremos casos de pobreza e fome. Ninguém gosta de passar fome.

O que é moralmente mais repudiavel? Que se matem cães para saciar a fome ou que se experimentem e matem animais para fabricar shampoos e perfumes para os ocidentais se sentirem mais bonitos?
E as armas biológicas que os nossos governantes gostam de ter? Acham que são logo experimentadas nos iraques e kosovos?
E as drogas que tomamos quando nos sentimos adoentados? Quantos animais não sofreram nas mãos desses laboratórios Ocidentais?
E as touradas? E a caça? Etc, etc...

Sim senhor, rica moral "cristã" e ocidental.
Madonna
Membro Veterano
Registado: quinta abr 18, 2002 11:14 am
Localização: 1 Cão d'Água Português, 2 Rottweilers, 1 Doberman, 1 SRD e 2 gatos

sexta out 18, 2002 1:25 pm

É isso mesmo, aisd!

Mas que grande confusão!
Sou obrigada a concluir, que nem sequer leram a carta.

Que muitos não tenham moral para criticar, porque simplesmente comem carne, até admito, dentro dum contexto crítico e discriminativo, de se comer este, ou aquele animal.
Mas não acredito, muito sinceramente, que não se compadeçam com as condições, em que os animais de abate são tratados e mortos, antes de chegarem aos vossos pratos.

Portanto, corrijam-me, se estou errada: ninguém, aqui neste fórum, concorda com isso, pois não?!! Se pudessem fazer alguma coisa, para que isso mudasse, fariam, ou não?!

Então, é o mesmo que se dizer, que também não concordam com o tratamento que os coreanos dão aos animais, destinados a comer – cozidos vivos, enforcados, espancados até à morte, electrocutados e tudo isto, executado sobre o olhar de pânico e angustia de outros animais, que aguardam a sua vez. Há muito mais, que eu agora não vou mencionar...
Eu nem vou referir a cultura, porque quando falamos de Touros de Morte, ninguém aceita esse argumento. Portanto, sejamos coerentes.

Daí, qual é o problema de se manifestarem contra a atitude da Coreia?!! Na Índia não se come vaca, no entanto exportam-nas, para o continente europeu. Portanto, até estes não têm moral, para falar da carne de vaca que se come, por cá.
Já que ninguém tem moral para nada, também ninguém vos vai poder acusar, de também não a terem.
A mudança, em muitos casos, tem a ver com as criticas que nos são tecidas. Mesmo que não vejamos moral do outro lado, só se formos palermitas, é que não repensamos a nossa atitude.

Faz-me imensa confusão, porque acima de qualquer complexo de moral, está o grande sofrimento de um ANIMAL. A cada segundo que passa, um animal é barbaramente morto..... e o facto de repensarem a vossa moral, leva-vos a cruzarem os braços!
Caramba, isto é sobre os Animais Domésticos, na Coreia e não sobre os nossos.
Concentremo-nos nisto, por favor!! Pelos cães, que tanto adoramos!
Madonna
Membro Veterano

sexta out 18, 2002 2:08 pm

QUOTE (cadworx)
“Mas compreendo que uma população subnutrida e em franca explosão demográfica sacie a sua fome desta forma.”

Atenção a este tipo de argumentação!!
Temos o exemplo VERGONHOSO da Etiópia.
Aquele povo, sempre se alimentou de farinhas, grão de soja e outros produtos de origem vegetal e hoje em dia, morrem à fome.
Porquê?!
Porque o seu próprio país, exporta tudo isso, para alimentar o gado, do reino unido.

Aí sim, há uma grande hipocrisia, pois todos compactuam com isso e todos protestam contra a fome, desse e demais países.

Venham também falar da “necessidade” de se comer carne de cão. Se alguém quiser abordar a questão, nessa base, estou perfeitamente aberta ao diálogo, na convicção que vou estar apta a contrariar qualquer tipo de argumento, que fundamente tal necessidade.
Então, onde pára o alimento tradicional deste povo: o famoso arroz, tão bem conhecido pelas suas características tão vitais. O arroz com as proteína e os hidratos de carbono. A carne só tem proteína; faltam-lhe os carbo hidratos, que tanto precisamos para termos energia. A menos que, depois de os espancarem, enforcarem, electrocutarem e cozerem-nos vivos, consigam obter os carbo hidratos na carne (atenção, estou a ser irónica). Eles alegam, que a carne fica mais saborosa, quando o animal é espancado! Sadismo a alto nível!

QUOTE (cadworx)
“O que é moralmente mais repudiavel? Que se matem cães para saciar a fome ou que se experimentem e matem animais para fabricar shampoos e perfumes para os ocidentais se sentirem mais bonitos?”

Se acha isso repudiável, comece por deixar de adquirir esses produtos. Na medida do possível, há sempre uma alternativa. Não falta informação sobre isso.
Aquilo que podemos fazer, é aquilo que devemos fazer. Aquilo que não podemos, simplesmente não devemos.

Muitas das vezes, é mais confortável apontarmos defeitos nos outros, numa tentativa de desculparmos os nossos, ou vice versa. O famoso complexo da moral!
cadworx
Membro
Registado: terça abr 30, 2002 3:40 pm

sexta out 18, 2002 2:23 pm

Então, onde pára o alimento tradicional deste povo: o famoso arroz, tão bem conhecido pelas suas características tão vitais.
Pergunte aos coreanos que comem faisão e organizam campeonatos de futebol megalómanos. Não pergunte àqueles que não têm outras alternativas. A Coreia do Sul é um país oriental demasiadamente ocidentalizado para se alimentar apenas do tradicional arroz. E onde plantar esse arroz? Nas torres de escritórios das multinacionais ocidentais? Transformar os campos de futebol em imensos arrozais? Talvez as crianças que tristemente se prostituem nas ruas de Seul dessem boas agricultoras.
Madonna
Membro Veterano

sexta out 18, 2002 3:58 pm

QUOTE (cadworx)
“Pergunte aos coreanos que comem faisão e organizam campeonatos de futebol megalómanos. Não pergunte àqueles que não têm outras alternativas.”

A menos que o Sérgio, seja um coreano, do outro lado do teclado, completamente faminto e sem qualquer recurso para se alimentar, a minha pergunta não foi de facto dirigida, a quem não tem alternativas.
Também, não é um assunto o qual pretenda dar continuidade, porque tenho muito para dizer, sobre exploração de recursos e já estou farta que me coloquem as questões, por mera ironia e depois, venha a constatar que essas pessoas, são muito pouco habilitadas, para darem continuidade ao assunto.

Por outro lado, Sérgio, eu não estou aqui para me preocupar com crianças, que se prostituem em Seul, porque estou num Fórum de ANIMAIS e foi esse mesmo conteúdo, que me levou a aderir a ele.
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

sexta out 18, 2002 4:10 pm

Já manifestei a MINHA opinião, com a qual ninguém é obrigado a concordar. Parece-me que nesta altura, apesar de sentir que algumas coisas que eu disse não foram compreendidas por alguns, não vou entrar em mais explicações do que queria dizer e do que eu penso. Não queria que concordassem comigo, já me chegava que percebessem o que estou a dizer desde o começo. Afinal, se maltratarem crianças morenas não é razão para os pedófilos não terem moralidade para protestar contra os que molestam crianças loiras, então o que é afinal a hipocrisia! Alguém me define este conceito?

Dou por concluída a minha intervenção neste tópico.
Paulo C.

P.S. - Madonna, eu compreendo a carta e teria ficado silencioso neste tópico. É a tal coisa, quem quisesse assinava, quem não quisesse ficava calado e pronto. Mas face à resposta do Governo Coreano aqui transcrita, o assunto ( como tantas vezes) extavasou para além da carta.
SaturnBoy
Membro Júnior
Registado: segunda set 02, 2002 7:04 am

sexta out 18, 2002 4:15 pm

Olá a todos,

Gostava de comentar a legitimidade ou não de cada um para protestar, e a intromissão na cultura/tradição alheia.

Na minha opinião todas as pessoas que se sentem revoltadas com a situação têm legitimidade para protestar. Não é por causa duma pessoa não ser vegetariana que perde o direito de protestar. Como o PauloC tão bem referiu os animais sofrem atrocidades nos matadouros, mas então o que deve fazer quem come carne? Calar-se bem caladinho para não ser acusado de hipocrisia? Não, a mim parece-me que deve protestar energicamente e exigir que os animais sejam tratados de forma mais humana, não só aqui como em todo o mundo. Hipócrita é quem afirma algo em que não acredita. Hipócrita é quem não admite os seus próprios erros. Não vejo nada de hipócrita em querer tornar o mundo um sítio melhor, admitindo que nós próprios somos culpados de alguma parte dos problemas, e tentado mudar o que estiver ao nosso alcance...

Também há quem diga que se deve respeitar as tradições de cada um e deixar o processo evolutivo seguir o seu curso. (bolas, já pareço o PR a falar) Mas alguém acredita que aquela resposta do governo Coreano caiu do céu??? Alguém é ingénuo a esse ponto? Essa resposta é o fruto da pressão internacional é o fruto dos nossos protestos.

Por exemplo, no caso do Mcdonalds e da Burger King passa-se algo parecido, ambas as companhias acordaram em tratar os animais de forma mais humana e não comprar animais a criadores que não respeitem as regras. E porque é que isto aconteceu? Porque eles são muito boas pessoas? Não, isto aconteceu devido a muitos anos de protesto e boicote.

E ainda há quem diga que os protestos são inúteis... inútil é quem não faz nada para mudar coisa nenhum...

www.pelosanimais.com
SandraM
Membro Veterano
Registado: sábado fev 09, 2002 8:04 pm

sexta out 18, 2002 4:25 pm

[quote=PauloC]
"...parece-me que você não percebeu nada do que eu escrevi!"
Já agora diga que sou loira...(sem ofensa ás loiras que nao tenho nada contra elas é so uma maneira de dizer!) e já agora venha lá contar as pessoas que nao o "entederam", para ver se conseguimos chegar á conclusão de que nao somos nos não que entendemos mas sim voçe que talvez nao consegue explicar bem aquilo que tenciona dizer...

"Você pergunta se eu não estou a fugir ao que escrevi em relação a achar que não se deve entrar em discussões e ofensas pessoais..." Eu não o vou proibir de falar neste forum até porque nao é nem minha intençao, e porque tambem nao tenho direito a o fazer, mas se voçe já deu a sua opinião no outro topico igual a este, porque está aqui?

Você também é vegetariana?! Então parabéns! Mas o que isso importa no contexto em que eu disse a frase sob a qual colocou esta informação? Eu apenas referi que a maioria das pessoas que assina este tipo de protestos come carne! Você não Come? pois bem, então não se inclui nessa maioria! A minha mensagem não foi dirigida a si em particular, sabe?
:o Afinal voçe TAMBEM nao percebeu a minha mensagem... eu disse que tambem era vegetariana, para tirar logo de inicio o facto de eu estar a criticar a coreia, mas matar outros animais para alimentação... Sei que nao foi para ninguem em especial mas eu estou a falar no meu caso :!:

:arrow: Recebi bastantes mensagens a dizer que nao devia entrar em discucções com PauloC, por ser um dos "Grandes Veteranos" ou então que me estavam a apoiar no meu "ataque", tenho uma palavra a dar...
Eu NÂO estou a tentar a entrar em conflito com o PauloC. porque para alem de o admirar, tenho na MAIORIA das vezes a mesma opinião! Só que la por ele ser Veterano e desta vez nao concordar com a ideia dele, nao me vai limitar... Para alem de ser uma das poucas pessoas deste forum com quem se pode discutir passificamente, com inteligencia e sem insultos! A minha maneira de expressar a minha opinião, por vezes dá a sensação de estar a fazer "guerra", mas e so a maneira de escrever... A unica pessoa neste topico com quem armei guerra foi o FArbam... Portanto nao pensem que eu e o PauloC. andamos á "paulada"!!!!
FAbarm
Membro Veterano
Registado: sábado mai 11, 2002 3:56 pm

sexta out 18, 2002 7:02 pm

"Recebi bastantes mensagens a dizer que nao devia entrar em discucções com PauloC, por ser um dos "Grandes Veteranos" ou então que me estavam a apoiar no meu "ataque", tenho uma palavra a dar...
Eu NÂO estou a tentar a entrar em conflito com o PauloC. porque para alem de o admirar, tenho na MAIORIA das vezes a mesma opinião! Só que la por ele ser Veterano e desta vez nao concordar com a ideia dele, nao me vai limitar... Para alem de ser uma das poucas pessoas deste forum com quem se pode discutir passificamente, com inteligencia e sem insultos! A minha maneira de expressar a minha opinião, por vezes dá a sensação de estar a fazer "guerra", mas e so a maneira de escrever... A unica pessoa neste topico com quem armei guerra foi o FArbam... Portanto nao pensem que eu e o PauloC. andamos á "paulada"!!!!" - E siga a palhaçada
A forma é a imagem plástica da função
SandraM
Membro Veterano
Registado: sábado fev 09, 2002 8:04 pm

sexta out 18, 2002 8:20 pm

[quote=FAbarm]
E siga a palhaçada
[/quote]
... que o palhaço FAbarm, acabou de entrar em cena!...
FAbarm
Membro Veterano
Registado: sábado mai 11, 2002 3:56 pm

sábado out 19, 2002 1:52 am

A Sandra é que sabe...

Tiago
A forma é a imagem plástica da função
Responder

Voltar para “Cães”