Corte de rabos e orelhas

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

segunda out 28, 2002 8:49 pm

mas porque será que há gente que tem de fazer comparações com tudo? agora comparam a esterelização/castração com um corte de orelhas ou cauda? será que os objectivos são os mesmos?

Realmente não tem nada a ver. Os cortes são motivados por vaidade dos donos, é certo, mas as castrações/esterilizações são na sua grande maioria motivadas por preguiça/conveniência/comodismo dos donos. É muitíssimo mais altruista ...
"Quando o sábio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo"  (provérbio chinês)
rutegabi
Membro Veterano
Registado: terça set 17, 2002 3:15 pm

segunda out 28, 2002 9:31 pm

Bem, entre uma e outra... venha o diabo e escolha... :roll:

Rute
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

segunda out 28, 2002 11:17 pm

Realmente não tem nada a ver. Os cortes são motivados por vaidade dos donos, é certo, mas as castrações/esterilizações são na sua grande maioria motivadas por preguiça/conveniência/comodismo dos donos. É muitíssimo mais altruista ...
altruísta? quem é que aqui falou em altruísmo? já agora de todos os adjectivos, esqueceu-se de um - racionalidade.
senão o que propõe com 5 machos e 5 fêmeas em casa? que afogue as ninhadas? as enterre vivas? as atire para o lixo? a srª fica com todas? eu deverei faze-lo? ah, já sei... o melhor é não ter nenhum. as razões para essa opção, nem vale a pena apresentá-las.
anjaazul
Bulkathos
Membro
Registado: quarta jul 03, 2002 1:27 am
Contacto:

terça out 29, 2002 12:12 am

já experimentou a pilula assim evita uma operação o sofrimento do animal só por comudismo seu (isto é ironia dado que todos sabem qual a minha opinião sobre interveções cirurgicas).
anjaazul
Membro Veterano

terça out 29, 2002 12:50 am

já experimentou a pilula assim evita uma operação o sofrimento do animal só por comudismo seu (isto é ironia dado que todos sabem qual a minha opinião sobre interveções cirurgicas).
há gente mais papista que o papa. ou seja, neste caso, há gente que sabe mais que o veterenário. além disso, andam distraídos ou mal informados. nunca devem ter ouvido falar mal dos malefícios da pílula. claro que os vets que não receitam a pílula e querem operar os animais, é porque são uns gananciosos e só pensam em dinheiro.
aqui está um bom tema para o vasco fazer uma nova sondagem evil: :evil: :evil:
não há dúvida... em caso de não ter a bruxa à mão, já sei a quem recorrer.

anjaazul
anjaazul
Membro Veterano

terça out 29, 2002 12:53 am

anjaazul Escreveu:
há gente mais papista que o papa. ou seja, neste caso, há gente que sabe mais que o veterenário. além disso, andam distraídos ou mal informados. nunca devem ter ouvido falar dos malefícios da pílula. claro que os vets que não receitam a pílula e querem operar os animais, é porque são uns gananciosos e só pensam em dinheiro.

anjaazul
anjaazul
Membro Veterano

terça out 29, 2002 12:54 am

anjaazul Escreveu:
há gente mais papista que o papa. ou seja, neste caso, há gente que sabe mais que o veterenário. além disso, andam distraídos ou mal informados. nunca devem ter ouvido falar dos malefícios da pílula. claro que os vets que não receitam a pílula e querem operar os animais, é porque são uns gananciosos e só pensam em dinheiro.

anjaazul
Florinda
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 3:35 am

terça out 29, 2002 3:23 am

Bulkathos Escreveu: boa já que pensa assim mude-se para a selva nua em pelota claro pq roupa é para humanos, largue todas os privilégios e vantagens de ser humana e fazer parte de uma sociedade tecnologicamente avançada, gostaria de ver como se daria sem essas comodidades todas...
Não percebeu nada!
Somehow, I'm not surprised...
SeaLords
Membro Veterano

terça out 29, 2002 8:27 am

Última edição por SeaLords em terça nov 18, 2008 8:39 pm, editado 1 vez no total.
yakov
Membro Veterano

terça out 29, 2002 8:36 am

Sealords, isso nem parece seu, então não se pode ter 10 gatinhos num T0? Se calhar queria um quartinho para cada gato não? E depois, eles não convivem?
E os vizinhos? Não sabe que se os gatos não forem castrados/esterelizados fazem muito barulho quando as gatas estão no cio? E depois quem consegue dormir? Mais vale operar! E, já agora, aproveitamos para tirar as unhas, pois assim não corremos o risco de ficar sem os cortinados!
8) 8) 8)
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

terça out 29, 2002 8:48 am

Boas,

A questão que aqui a Sealords levanta, e com toda a razão, está relacionada com o comodismo, de não ter que andar a separar os animais. Se por um lado, há quem diga que o corte das orelhas e das caudas é só e apenas por gosto do dono (só ao dizerem estão a revelar q nao percebem nada da historia das raças), o que é a esterilização ? Sim, sou a favor da esterilização e do corte das orelhas/caudas, mas vamos ver uma coisa, será que o cães gostam de ir à faca ? Se o corte das orelhas/cauda além de estar relacionado com a individualidade de cada raça (se ja não há trabalho, para quê manter estes fenotipos caninos ? Só para vaidade do dono ? ....), protege o cão em condiçoes de trabalho, o que é q a esterilização beneficia o cão ? Sim senhora, pode evitar certas doenças, mas só esporadicamente, mas acima de tudo protege é o dono de ter maçada em separar os canitos um do outro, quando a femea fica com o cio ! Ou seja, actua especialmente para proteger o dono e nao cão .....

Por isso, meus queridos amigos, nao sejamos hipocritas a esse ponto .......
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
Florinda
Membro Veterano

terça out 29, 2002 9:25 am

Pois é... boa maneira de justificarem o facto de defenderem o corte de orelhas e de caudas! Afinal, quem é que é hipócrita?

História das raças, Cindel? Já ouvi o argumento da História e das tradições a propósito das touradas. Já agora, continuo à espera de uma explicação para os cortes específicos das raças. Se a ideia é proteger os cães durante o trabalho, porque há um corte diferente para cada raça? Por que não são todas cortadas por igual? Já perguntei por duas vezes. Passou-lhe despercebido, ou não quis esclarecer-me? Ou não há uma explicação? Ou afinal é mesmo só por uma questão de estética?

Fiquem bem

Florinda
Florinda
Membro Veterano

terça out 29, 2002 9:44 am

SeaLords Escreveu:
mas porque será que há gente que tem de fazer comparações com tudo? agora comparam a esterelização/castração com um corte de orelhas ou cauda? será que os objectivos são os mesmos?

Sealords, tomara eu que toda a gente fosse preguiçosa e comodista a esse ponto. Infelizmente, não é: deixam os animais não esterilizados andar por aí, depois quando têm filhotes abandonam-nos, quando não os matam à nascença. O que será preferível? É que, pelo menos, quando não se corta as orelhas e as caudas aos cães (que não sejam de trabalho, pelo menos), não advém daí nenhum problema, não é?

Fique bem

Florinda
SeaLords
Membro Veterano

terça out 29, 2002 10:44 am

Sealords, tomara eu que toda a gente fosse preguiçosa e comodista a esse ponto. Infelizmente, não é: deixam os animais não esterilizados andar por aí, depois quando têm filhotes abandonam-nos, quando não os matam à nascença.
Cara Florinda, as pessoas que descreve pura e simplesmente não deveriam ter animais. Eu defendo a posse responsável e consciente dos animais. Ter animais é responsabilizar-se por eles e "aturá-los", para o bem e para o mal. As pessoas que procedem da forma que descreve são as mesmas que os têm presos a correntes com meio metro de comprimento, que não lhes dão assistência veterinária condigna, e que os abandonam por aí quando lhes convém. Agora diga-me lá: o que é que acha mais cruel? Cortar a cauda aos cachorros recém nascidos ou condenar os bichos a uma vida miserável?

É que o que eu condeno é a nossa mania de começar a fazer as coisas pelo telhado. A moda das proibições nasceu nos países nórdicos. Mas nasceu DEPOIS de terem acabado com as situações de maus tratos, DEPOIS de acabarem com os abandonos, DEPOIS de terem inculcado nas pessoas o que é tratar bem um animal. Esses países sim têm autoridade moral para virem acabar com os cortes. Em Portugal, diga-me lá, por cada cão com cauda cortada, quantos vivem presos por uma corrente a vida toda? Por cada cão de cauda cortada, quantos não vêem o veterinário? Por cada cão de cauda cortada, quantos são abandonados todos os Verões pelos nossos campos e estradas? Em Portugal, e noutros países, acho simplesmente ridículo e hipócrita estarem-se a chatear com 0.001% da população canina, que até potencialmente são bem tratados pelos respectivos donos. Claro que é mais fácil e rápido fazer uma lei a acabar com os cortes. Fazer com que as pessoas mudem de mentalidade relativamente ao trato que devem dar aos animais é muitíssimo mais difícil, é um trabalho de gerações.
"Quando o sábio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo"  (provérbio chinês)
xabita
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 9:17 pm
Contacto:

terça out 29, 2002 10:56 am

A moda das proibições nasceu nos países nórdicos. Mas nasceu DEPOIS de terem acabado com as situações de maus tratos, DEPOIS de acabarem com os abandonos, DEPOIS de terem inculcado nas pessoas o que é tratar bem um animal. Esses países sim têm autoridade moral para virem acabar com os cortes.
Concordo 100% contigo Sealords.
Nos países nórdicos não há cães abandonados e todos têm chip,é perfeitamente natural que nestes países o passo seguinte seja o da proibição do corte de caudas e orelhas.Eles em termos de direitos dos animais,direitos humanos,sociais estão muito mais avançados que nós,não têm nada a haver.
Tenho uma amiga que é sueca e ela diz-me que é permitido que as pessoas levem os cães para os seus trabalhos desde que se portem bem.
Isto é impensável em Portugal.
Responder

Voltar para “Cães”