A propósito de cruzamentos...
Moderador: mcerqueira
Tem haver com o facto de se fazer cruzamentos consaguíneos?
ou seja cruzar 2 irmãos (1 macho e 1 fêmea) filhos do mesmo pai mas de mães diferentes?
(Aproveitando a pergunta da forista Bita...)
Já agora...e isto é ou não prejudicial para os cachorros?
ou seja cruzar 2 irmãos (1 macho e 1 fêmea) filhos do mesmo pai mas de mães diferentes?
yahpin Escreveu: Tem haver com o facto de se fazer cruzamentos consaguíneos?

Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
A minha intervenção neste tópico, não tem a ver com aquilo que me consideram ou desconsideram,nem com o tamanho da Letra... mas sim colocar uma linha para reflexão,...jcsousa Escreveu:
Por exemplo, e para citar um desses "critérios", para mim um criador ter uma linha de sangue própria não significa, por si só, um atestado de C grande. Há que ver como foi conseguida e quais as caracteristicas que se fixaram, positivas e negativas. A homogeneidade excessiva não é tudo, no meu entender. Pessoalmente, basta-me tentar criar cães saudáveis, correctos do ponto de vista anatómico e funcionais... e podem crer que isto já dá muito trabalho e nem sempre o êxito está assegurado.
Ora aqui está um assunto interessante,... muito interessante mesmo Jc. Sousa,... aliás como todas as suas intervenções, que até ao momento tenho lido,... penso que apesar de serem cães o princípio é o mesmo.
Isto é começa-se a fazer criação e vão buscar-se animais de óptimos pedigrees,... e voilá, aqui está um criador, com um "C grande",... será????, mas que complicado,.... afinal é muito fácil. O mais engraçado é quando esses animais, conjugados dão animais piores do que os pais,... para ser um criador deste tipo,... é preciso ter dinheiro,... portanto isto é um bom criador,...
Esses animais no caso dos gatos podem ter preços a rondar os 5000 mil euros,...são animais normalmente e obviamente muito bons,... mas por vezes esses criadores conhecidos com as suas própias linhas de sangue, porque razão colocariam animais de topo em criadores que começam,....e em Portugal,... e que género de animais colocam????
Para mim o que dá gozo na criação é mesmo apurar o animal que vai nascer,... isto é conseguir filhotes melhores do que os pais, isto é ir apurando as características, mas através de estratégias de cruzamentos. Escolher bem o macho cobridor e saber quais as possibilidades com as fêmeas que tem. E por aí fora,... mas com o seu trabalho,... não reproduzindo o trabalho feito por outros,...
Quanto a criar uma linha de sangue, continuo na discussão da minha reflexão anterior, será que é só ir buscar animais de topo,... até pode ser,... será que isso é criar uma linha de sangue,... ou reproduzir sómente a linhagem que se foi buscar,...
Cindel P eu fiz exactamente uma pergunta...
Ok isto está mesmo mal
Ok isto está mesmo mal

-
- Membro Veterano
- Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
- Contacto:
Cuidado, não vá ser acusado pelas madames de se estar a auto-intitular algo ....jcsousa Escreveu: Curiosamente, e tal como o jcachorro, também eu não participo há tempos neste forum, nem passo a vida a dizer mal dele noutros. Mas desta vez o assunto interessa-me e sinto-me no direito de participar, de modo que cá vai:
Ora aqui está, o que sempre se defendeu como um criador com "C", o que não tem nada a ver com ser um "grande criador".jcsousa Escreveu: Procuro criar segundo o estalão da raça e as minhas próprias convicções, que podem ou não ser coincidentes com as dos demais criadores. Tenho um prejuizo acumulado com este hobby de uns bons milhares de euros o que, penso, acontecerá com muitos dos foristas que já intervieram.
Eu sei que o diz, e mais, não tenho duvidas que este "amigo", só não passa de cordial por não nos conhecermos pessoalmente.jcsousa Escreveu: 3. Finalmente, e para o amigo Diamantino ( e digo-lho com toda a cordialidade...): deixe lá o FBC, que não precisa de advogados, aliás, expôr as suas ideias sobre o assunto, sem estar constantemente a pedir-lhe que lhe conte a história da vida dele...

Para isto contribuem alguns factores que têm a ver, principalmente, com a falta de juizos de valor quando coloca as suas opiniões. Coisa que não se passa com outros. Quanto à vida de cada um, desculpe mas tem tudo a ver com a credibilidade das opiniões que se debita.
Não, não deve inferir nada, aliás nunca o vi, a si, a defender as posições deste cromo sobre as provas de morfologia. Mais, eu penso que as suas opiniões são saídas da sua convicção e experiência pessoal, coisa que não se pode dizer de certos cromos, que por mais de uma vez, limitam-se a postar artigos traduzidos.jcsousa Escreveu: Aliás, devo dizer que acompanho sempre com bastante interesse as opiniões do FBC e no essencial concordo com os seus posicionamentos, com algumas excepções. Devo inferir que também me considera um "animaloide", como aos "gurus" do FBC? Não é que me interesse sobremaneira saber a resposta, o que eu quero dizer é que é este tipo de argumentação que deve ser evitado, porque gera reacções e mostra alguma má educação, desculpe que lhe diga.
Quanto à falta de educação, eu não tenho problemas em admitir que, quando me chega a mostarda ao nariz, sou um carroceiro.

Sou mesmo uma Besta, mas sou sincero .... Para mim é uma qualidade.

Aínda lhe posso acrescentar o seguinte, toda a gente sabe quem eu sou, e como sou "alguém", tudo o que escrevo tem consequências, por isso escrevo o que penso ....
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
<p>Diamantino</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
- Contacto:
Acho deveras interessante a sua linha de reflexão ...uaimori Escreveu:A minha intervenção neste tópico, não tem a ver com aquilo que me consideram ou desconsideram,nem com o tamanho da Letra... mas sim colocar uma linha para reflexão,...jcsousa Escreveu:
Por exemplo, e para citar um desses "critérios", para mim um criador ter uma linha de sangue própria não significa, por si só, um atestado de C grande. Há que ver como foi conseguida e quais as caracteristicas que se fixaram, positivas e negativas. A homogeneidade excessiva não é tudo, no meu entender. Pessoalmente, basta-me tentar criar cães saudáveis, correctos do ponto de vista anatómico e funcionais... e podem crer que isto já dá muito trabalho e nem sempre o êxito está assegurado.
Ora aqui está um assunto interessante,... muito interessante mesmo Jc. Sousa,... aliás como todas as suas intervenções, que até ao momento tenho lido,... penso que apesar de serem cães o princípio é o mesmo.
Isto é começa-se a fazer criação e vão buscar-se animais de óptimos pedigrees,... e voilá, aqui está um criador, com um "C grande",... será????, mas que complicado,.... afinal é muito fácil. O mais engraçado é quando esses animais, conjugados dão animais piores do que os pais,... para ser um criador deste tipo,... é preciso ter dinheiro,... portanto isto é um bom criador,...
Esses animais no caso dos gatos podem ter preços a rondar os 5000 mil euros,...são animais normalmente e obviamente muito bons,... mas por vezes esses criadores conhecidos com as suas própias linhas de sangue, porque razão colocariam animais de topo em criadores que começam,....e em Portugal,... e que género de animais colocam????
Para mim o que dá gozo na criação é mesmo apurar o animal que vai nascer,... isto é conseguir filhotes melhores do que os pais, isto é ir apurando as características, mas através de estratégias de cruzamentos. Escolher bem o macho cobridor e saber quais as possibilidades com as fêmeas que tem. E por aí fora,... mas com o seu trabalho,... não reproduzindo o trabalho feito por outros,...
Quanto a criar uma linha de sangue, continuo na discussão da minha reflexão anterior, será que é só ir buscar animais de topo,... até pode ser,... será que isso é criar uma linha de sangue,... ou reproduzir sómente a linhagem que se foi buscar,...
Mas a minha curiosidade reside no facto de condordar com as posições do José Carlos. Atenção que não estou a discordar com nada, mas gostaria de saber o que ele pensa sobre vender crias em Pet Shops, e se a uaimori continuaria a concordar com ele .... ?????????
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
<p>Diamantino</p>
Bom eu não disse que concordava,nem que discordava.... mas sim que achava interessantes as suas intervenções,.... aliás nem percebo de cães para me pronunciar sobre o que é dito,... mas como leiga no assunto, acho interessante a argumentação do jc. Sousa,... só.
Aliás neste post exactamente coloquei a negrito aquilo que me chamou a atenção,... que ía de encontro aquilo que queria expressar no meu post.
Aliás possivelmente até concordaremos em muita coisa e discordaremos noutras tantas,... mas naquela afirmação que citei, a negrito concordei,... mas só,... há algum problema, por isso????
Quanto à colocação de crias em pet shops,...posso dar a minha opinião antes do jc. Sousa dar a dele,... não não concordo,... mas eu já coloquei crias num pet shop, numa situação que teve as suas razões e muito específicas,...e para a qual tive muita pressão da pessoa dona da loja, que era meu colega, que veio a confirmar exactamente a minha convicção anterior (apesar das instalações terem bastantes condições) e felizmente foram poucas, até eu arranja coragem de lhe dizer que não,...
Aliás neste post exactamente coloquei a negrito aquilo que me chamou a atenção,... que ía de encontro aquilo que queria expressar no meu post.
Aliás possivelmente até concordaremos em muita coisa e discordaremos noutras tantas,... mas naquela afirmação que citei, a negrito concordei,... mas só,... há algum problema, por isso????
Quanto à colocação de crias em pet shops,...posso dar a minha opinião antes do jc. Sousa dar a dele,... não não concordo,... mas eu já coloquei crias num pet shop, numa situação que teve as suas razões e muito específicas,...e para a qual tive muita pressão da pessoa dona da loja, que era meu colega, que veio a confirmar exactamente a minha convicção anterior (apesar das instalações terem bastantes condições) e felizmente foram poucas, até eu arranja coragem de lhe dizer que não,...
Gosto desse termo : "crias" ... nota-se um grande cuidado e carinho pelos bichanos. Ai nota-se, nota-se ...uaimori Escreveu: Quanto à colocação de crias em pet shops,.... não não concordo,... mas eu já coloquei crias num pet shop, numa situação que teve as suas razões e muito
nanci
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
CindelP Escreveu:Gosto desse termo : "crias" ... nota-se um grande cuidado e carinho pelos bichanos. Ai nota-se, nota-se ...uaimori Escreveu: Quanto à colocação de crias em pet shops,.... não não concordo,... mas eu já coloquei crias num pet shop, numa situação que teve as suas razões e muito
nanci
Olhe Cindep, por acaso eu utilizo sempre o termo bébés, mas como eu tenho gatos, e vocês tem cães, e o Casa, do Trevo utilizou o termo crias eu também o utilizei, para falarmos de forma mais geral. Mas parece que só a incomoda que eu use o termo,...casadotrevo Escreveu: Atenção que não estou a discordar com nada, mas gostaria de saber o que ele pensa sobre vender crias em Pet Shops, e se a uaimori continuaria a concordar com ele .... ?????????
Mas olhe se por aí quer tirar alguma ilação,... tire,...
Eu não quero tirar nada ...uaimori Escreveu:Olhe Cindep, por acaso eu utilizo sempre o termo bébés, mas como eu tenho gatos, e vocês tem cães, e o Casa, do Trevo utilizou o termo crias eu também o utilizei, para falarmos de forma mais geral.CindelP Escreveu:Gosto desse termo : "crias" ... nota-se um grande cuidado e carinho pelos bichanos. Ai nota-se, nota-se ...uaimori Escreveu: Quanto à colocação de crias em pet shops,.... não não concordo,... mas eu já coloquei crias num pet shop, numa situação que teve as suas razões e muito
nanci
Mas olhe se por aí quer tirar alguma ilação,... tire,...
Apenas achei e acho um termo muito "desligado" para quando se fala de gatitos ou de cachorros.
É que pelo menos cá em casa, todos os cachorros têm nome e são tratados como e por tal.
Trata-los como "despachei 5 crias para ali e mais 2 crias para o outro" sinceramente faz-me confusão ... mas não uaimori, não quero tirar ilações nenhumas. Aliás, como me canso de dizer, cada um sabe de si!
Boa notie
nanci
Ora bolas, Diamantino... então porque é que se alguém concorda comigo isso o faz ficar tão curioso? Sou assim tão esquisito que estranhe que se concorde comigo? Olhe que por este andar ainda me convenço que sou um extra-terrestre...Mas a minha curiosidade reside no facto de condordar com as posições do José Carlos.
Essa sua curiosidade ainda o há-de matar... Não sei o que é que isto terá a ver com o tópico, mas a minha opinião sobre o assunto é que cada caso é um caso, pode ou não ser uma solução aceitável. Como você disse, eu não costumo fazer juizos de valor sobre as acções dos outros e não será desta vez que o farei.gostaria de saber o que ele pensa sobre vender crias em Pet Shops, e se a uaimori continuaria a concordar com ele ....
Apenas lhe digo que nunca tive necessidade de colocar cachorros (ou crias, ou bebés - penso que dar importância às palavras é um bocado ridículo neste caso) nas pet shops. Mas aceito que, por várias razões, haja quem eventualmente necessite de o fazer. Isso não é bom nem é mau à partida - depende muito do conhecimento que se tem do dono da pet-shop, das condições em que ele tem os cachorros, enfim, de uma série de factores que teriam de ser analisados caso a caso.
Em termos gerais, o que posso dizer é que sou contra o maltrato de animais, seja nas petshops, seja nos canis dos criadores, seja dos cães de companhia. E como sabe para mim bom trato não se resume apenas a comida, instalações e festinhas...
Quanto à sua mensagem anterior, algumas curtas achegas:
1. Não me preocupo com as opiniões das "madames" sobre mim, do mesmo modo que as dos "gentlemen" também me não afectam minimamente. Sou exigente comigo mesmo e sou eu o meu primeiro juiz. Quanto ao resto e na maior parte das vezes, são classificações que classificam o classificador...
2. Começo a perceber que raio é isso do C grande...
3. Não tenho dúvidas que se nos conhecessemos poderiamos ser amigos "cordiais", embora me pareça que o termo "amigo" já contém em si essa cordialidade. O que não quer dizer que divergíssemos em muitos conceitos...
4. Também nunca me apercebi que o amigo fosse uma "besta", aliás já tive oportunidade de lho dizer. Agora que às vezes se excede um bocado, acho que sim... como eu se calhar, mas ninguém é perfeito...
Cumprimentos
José Carlos
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta set 09, 2004 9:29 am
Sim, só faltava arranjar-se uma discussão por causa da palavra crias!...
Eu até acho que, no contexto da conversa, o termo está muito bem empregue. É um debate sério, sobre princípios de criação, em que um criador de cães conversa com uma criadora de gatos e o termo crias, entra aqui, como forma de englobar cachorros e gatinhos.
Nos termos em que a conversa tem estado a decorrer, a expressão "bebés" até estaria algo deslocada.
Não criem fantasmas onde eles não existem.
Eu até acho que, no contexto da conversa, o termo está muito bem empregue. É um debate sério, sobre princípios de criação, em que um criador de cães conversa com uma criadora de gatos e o termo crias, entra aqui, como forma de englobar cachorros e gatinhos.
Nos termos em que a conversa tem estado a decorrer, a expressão "bebés" até estaria algo deslocada.
Não criem fantasmas onde eles não existem.
E mais uma vez peço desculpa pela minha insistência mas já que são criadores porque não respondem às questões e dúvidas de quem apesar de não o ser gostaria de saber mais àcerca do assunto?
Para quê estar a criar "discussões" tão poucos construtivas?
Penso que o termo crias não ofende nada nem ninguém...não é o facto de se utilizar o termo quanto a mim até mais correcto pois bébes são as pessoas e não os animais irracionais, que faz de uma pessoa mais ou menos "amiga" dos animais ou melhor ou pior criador...quem dera que todos os problemas fossem esses
Até um médico se refere à gravidez de uma mulher como esta estando "prenha" pois é na medicina o termo técnico.
Para quê estar a criar "discussões" tão poucos construtivas?
Penso que o termo crias não ofende nada nem ninguém...não é o facto de se utilizar o termo quanto a mim até mais correcto pois bébes são as pessoas e não os animais irracionais, que faz de uma pessoa mais ou menos "amiga" dos animais ou melhor ou pior criador...quem dera que todos os problemas fossem esses

Até um médico se refere à gravidez de uma mulher como esta estando "prenha" pois é na medicina o termo técnico.