Pois BiqueiradaJoanaElectra Escreveu: Biqueirada?...
Joana

Moderador: mcerqueira
Eu também já ouvi essa teoria de que a mão que afaga não deve castigar pois os animais não compreendem, só que as minhas ou são brilhantemente inteligentes, ou então sabe perfeitamente quando eu lhes estou a dar uma valente palmada (o que acontece esporadicamente) e quando lhes estou a fazer uma festa, é que a palmada em norma vem acompanhada com voz e posso garantir que quando a dou não é dizendo "que linda menina", quanto ao jornal cá em casa tem 2 utilidades, para ler e para ensinar aos cachorros qual o local onde fazer, bater numa das minhas cadelas com um jornal é a mesma coisa que nada.2ª Mesmo nos raros casos em que é preciso bater, NUNCA deve bater-se no animal com a mão. A forma correcta é com duas ou três folhas de jornal enroladas ( o barulho é suficiente para os assustar, e perceberem que fizeram mal )
Pois, mas aí está o grande problema, é que eles não são humanos e não compreendem a nossa linguagem complexa na totalidade e devem achar que somos até meio loucos, portanto nada mais eficaz do que tentar falar a linguagem do cão, não lhe parece?hitman6 Escreveu: Essa justificação de que eles tb mordem uns nos outros parece muito redutora, prefiro pensar que nós humanos temos inteligencia ( e obrigação) suficiente para fazer as coisas melhor.
Não estou em desacordo consigo hitman6. E por isso mesmo, tal como referi no meu primeiro post deste tópico é que ao longo do tempo fui mudando a minha conduta com este meu cão e com resultados mais satisfatórios, no entanto e tal como também referi acho que a palmada pedagógica de vez em quando (dependendo do tipo de animal, claro, faz os seus "milagres"! E atenção que quando falo em bater no cão falo na palmada (mais sentida ou menos sentida), mas nunca em espancamento. São coisas bem distintas...hitman6 Escreveu: jcachorro, pode e deve-se bater no animal, mas só em situações inevitaveis (é claro que o critério do dono é que deve ser educado para perceber quando é que tem mesmo mesmo que bater) Mas essa forma de "educar" não é a forma mais eficaz, e nós os donos temos obrigação de fazer melhor pelos nosso cães.
Essa justificação de que eles tb mordem uns nos outros parece muito redutora, prefiro pensar que nós humanos temos inteligencia ( e obrigação) suficiente para fazer as coisas melhor.