Batem no cão?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
nokyta
Membro Veterano
Registado: terça mar 01, 2005 6:24 pm

sexta set 08, 2006 11:23 am

JoanaElectra Escreveu: Biqueirada?...

Joana
Pois Biqueirada :o :o :o :o
Xana
jmcochicho
Membro
Registado: sexta jul 28, 2006 10:04 am

sexta set 08, 2006 1:18 pm

Não tenho nada contra a repreensão e o castigo na hora certa, mas pessoalmente nunca bati em nenhum cão e os resultados qute tenho são francamente positivos.

Não acredito em "receitas mágicas" que funcionem em todos os cães, mas existem certamente muitas alternativas ao bater.

Não tenham dúvidas que bater , ou mesmo ameaçar um cão com a mão ou um objecto é um pau de dois bicos: Poder ter um resultado imediado, mas nem sempre o esperado.

É claro que bater é mais fácil do que tentar perceber o que está a provocar um determinado comportamento, ou procurar uma alternativa em que o cão associe o castigo à asneira e não à presença do dono.

É tb natural que as alternativas ao bater sejam mais dificeis de aplicar qd o cão atinge a idade adulta com um histórico de permissividades em cima.

Eu pessoalmente desde que os meus cães eram cachorros, utilizei o método de provocar o erro. É simples:
Sei que o cachorro tem um determinado comportamento repreensível quando não estou presente. Junto todas as condições para que ele o volte a fazer e escondo-me de forma a que ele não se aperceba da minha presença. No momento do "erro" acciono o castigo sem que ele se aperceba que sou eu e aí valem jactos de agua com limão, lançar chapinhas de metal que existem para esse efeito e que fazem um barulho assustador, inclusivé vale até armadilhas para pássaros e dispositivos de pequenos choques electricos.

Quando a asneira é feita à minha frente é "não" e estrangulador.

Se não tiver condições para castigar , aguardo uma nova oportunidade, não bato nem ameaço ( uma mão aberta para um cão em tom de ameaça representa uma boca )

Como recompensa sempre tive cães que nunca, em caso algum demonstraram a mais pequena sombra de agressividade.

Mas isto dá muito trabalho e cada um é livre de fazer o que acha mais correcto.
;)
keitinha
Membro Veterano
Registado: domingo abr 09, 2006 12:44 am

sexta set 08, 2006 2:52 pm

Ho Hitman6 diga-me là assim como se as minhas madeixas loiras fossem naturais (sem ofender as loiras originais) o que è que o ensinar bebes tem aqui para o assunto , como jà disse não andei a romper a pel do nariz da Tuga, mas se è assim muito entendido em materia de adestrar os peludinhos diga là entao melhor maneira, pois foi a unica que me foi sugerida(que esta alminha agradece) . E sò mais uma coisinha para ensinar humanos ou dar opinioes sugiro-lhe mais amabilidade pois para dar na cabeça ja cà temos gente que chegue, ou de tanto adestrar animais jà se esqueceu como lidar com humanos ,esta alminha è um tanto sencivel :roll: beijinhos
keitinha
Membro Veterano
Registado: domingo abr 09, 2006 12:44 am

sexta set 08, 2006 2:54 pm

:roll: :roll: :roll:
Última edição por keitinha em sábado set 09, 2006 11:00 pm, editado 1 vez no total.
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

sexta set 08, 2006 3:37 pm

eu desanco-os selvaticamente com festas :lol:
o *** do max está super maricão. dá a pata, deita a cabeça, olha com aqueles olhinhos. enfim :lol:
anjjazul
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

sexta set 08, 2006 5:07 pm

2ª Mesmo nos raros casos em que é preciso bater, NUNCA deve bater-se no animal com a mão. A forma correcta é com duas ou três folhas de jornal enroladas ( o barulho é suficiente para os assustar, e perceberem que fizeram mal )
Eu também já ouvi essa teoria de que a mão que afaga não deve castigar pois os animais não compreendem, só que as minhas ou são brilhantemente inteligentes, ou então sabe perfeitamente quando eu lhes estou a dar uma valente palmada (o que acontece esporadicamente) e quando lhes estou a fazer uma festa, é que a palmada em norma vem acompanhada com voz e posso garantir que quando a dou não é dizendo "que linda menina", quanto ao jornal cá em casa tem 2 utilidades, para ler e para ensinar aos cachorros qual o local onde fazer, bater numa das minhas cadelas com um jornal é a mesma coisa que nada.
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

sexta set 08, 2006 5:27 pm

Esta teoria que a mão que afaga não deve castigar parece-me reduzir os cães a animais estupidos sem grandes niveis de compreensão. Se assim fosse ficariam a recear e odiar a propria mãe, já que nunca vi nenhuma usar um jornal para ensinar a sua prole.
Eu pessoalmente não acredito na pancada como o método mais eficaz, mas sempre que necessário dou uns valentes palmadões. Principalmente quando vamos na rua e metem alguma porcaria na boca. O palmadão é tão eficaz que agora já basta dizer não e até cospem o que têm na boca.
Confesso que o método mais eficaz que já testei foi uma valente dentada nas costas da minha cadela mais velha. E para que não pensem que ando a morder os meus cães resumo a história: A Kika veio para mim com 1 ano, apanhava toda a porcaria do chão, até vidros. Sempre que tentava tirar-lhe alguma coisa da boca ameaçava-me até ao belo dia em que mordeu. Na segunda vez que fez a mesma graça teve o azar de rasgar-me a manga da camisa na totalidade e magoar-me o braço sériamente. A dor foi tão intensa que lhe preguei uma enorme dentada no lombo. Ganiu, deitou no chão, virou a barriguita para cima e até hoje nunca mais me virou o dente e tiro-lhe o que quiser da boca. Falei a linguagem dela, entendeu-me e somos felizes e não, não voltei a morder mais nenhum cão ;)
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
hitman6
Membro Veterano
Registado: domingo ago 13, 2006 12:22 am

sexta set 08, 2006 5:46 pm

nokyta, em que é que um Rotweiller é diferente de outro cão? Já vi muitos Rotweiller adestrados, acha que foi com pancada? Nem pense nisso...
hitman6
Membro Veterano

sexta set 08, 2006 5:49 pm

Olá Vets, não sei tudo, mas sei algumas coisas.
hitman6
Membro Veterano

sexta set 08, 2006 5:58 pm

jcachorro, pode e deve-se bater no animal, mas só em situações inevitaveis (é claro que o critério do dono é que deve ser educado para perceber quando é que tem mesmo mesmo que bater) Mas essa forma de "educar" não é a forma mais eficaz, e nós os donos temos obrigação de fazer melhor pelos nosso cães.
Essa justificação de que eles tb mordem uns nos outros parece muito redutora, prefiro pensar que nós humanos temos inteligencia ( e obrigação) suficiente para fazer as coisas melhor.
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

sexta set 08, 2006 6:01 pm

hitman6 Escreveu: Essa justificação de que eles tb mordem uns nos outros parece muito redutora, prefiro pensar que nós humanos temos inteligencia ( e obrigação) suficiente para fazer as coisas melhor.
Pois, mas aí está o grande problema, é que eles não são humanos e não compreendem a nossa linguagem complexa na totalidade e devem achar que somos até meio loucos, portanto nada mais eficaz do que tentar falar a linguagem do cão, não lhe parece?
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
hitman6
Membro Veterano

sexta set 08, 2006 6:33 pm

keitinha, desculpe se a melindrei, mas acho que faz muito bem em ser sensivel. Existem várias formas, mas o melhor é fixar-lhe o horàrio das refeições de forma a saber qd irá ocorrer o "acto" e consigo presente será bem mais facil ( premiando o comportamento correcto e desincentivando o desviante). Mas o que lhe recomendo mesmo é que se informe acerca da Psique canina, vai ser-lhe muito util no futuro.
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

sexta set 08, 2006 6:37 pm

bom, ainda não acabei. quando as coisas estão feias, impera a violência :p se o max não me deixa dormir, depois dos berros, vem o jornal. se a patifaria é grande, anda a vassoura, quando se quer atirar aos outros cães, vai o pontapé. este último não tem resultado muito. o estupor está possuído e mesmo à pancada, não desarma.
como a carlota é muito teimosa, às vezes tb. leva, sobretudo quando foge para sítios que não deve.
a dorinha... nem precisa de pancada. quando está muito endiabrada, leva umas palmadas no rabito. julga que faz parte do pagode
anjjazul
hitman6
Membro Veterano

sexta set 08, 2006 6:49 pm

Mas ó LuMaria, precisamente por eles não entenderem a nossa linguagem é que nós temos que entender a deles, e a linguagem é mais do que a fala... são os comportamentos do cão. Essa de morder o cão é digna de noticia de 1ª página! :o :o :o :D :D :D
jcachorro
Membro Veterano
Registado: quarta ago 14, 2002 11:07 pm
Contacto:

sábado set 09, 2006 8:44 pm

hitman6 Escreveu: jcachorro, pode e deve-se bater no animal, mas só em situações inevitaveis (é claro que o critério do dono é que deve ser educado para perceber quando é que tem mesmo mesmo que bater) Mas essa forma de "educar" não é a forma mais eficaz, e nós os donos temos obrigação de fazer melhor pelos nosso cães.
Essa justificação de que eles tb mordem uns nos outros parece muito redutora, prefiro pensar que nós humanos temos inteligencia ( e obrigação) suficiente para fazer as coisas melhor.
Não estou em desacordo consigo hitman6. E por isso mesmo, tal como referi no meu primeiro post deste tópico é que ao longo do tempo fui mudando a minha conduta com este meu cão e com resultados mais satisfatórios, no entanto e tal como também referi acho que a palmada pedagógica de vez em quando (dependendo do tipo de animal, claro, faz os seus "milagres"! E atenção que quando falo em bater no cão falo na palmada (mais sentida ou menos sentida), mas nunca em espancamento. São coisas bem distintas...
<p>Cumprimentos

Jo&atilde;o Silva

</p>
Responder

Voltar para “Cães”