Não se preocupe que tudo se vai resolver em 15 dias. Falo por experiência própria. E apenas precisa de comprar o livro "A Encantadora de Cães" de Jan Fennel, custa cerca de 15 euros, e seguir as indicações que ela dá.
Está claramente com um problema de liderança entre as suas cadelas, a mais velha era a líder da matilha (cães + humanos) e agora sente-se ameaçada nessa liderança. A resolução do problema consiste simplesmente em mostrar à cadela mais velha que ela não é a líder, o líder é o dono. Em 15 dias, tal como eu e tal como indicado no livro, vai conseguir acabar com essas lutas pela liderança. É fácil, não tem nada de complicado só terá que mudar o seu comportamento para com as suas cadelas, ou seja, com o livro vai aprender a ter um comportamento de líder. Para começar dou-lhe já algumas dicas:
1ª-Ignore as duas cadelas sempre que chegar a casa, não lhes dirija sequer um som. Passados 5 min deve chamá-las e fazer-lhes uma festa. Depois deve mostrar-se novamente indiferente com as duas, e lembre-se indiferente é virar-lhes as costas sempre que se dirigem a si e não lhes dirigir um som. Apenas deve usar o NÃO, quando for necessário.
2ª-O dono é quem entra e sai primeiro pelas portas, seguido atrás pelos cães.
3ª-Quando lhes for dar de comer, finja que come primeiro das taças delas e só depois lhes deve dar a comida. A comida que sobrar deve ser imediatamente retirada.
No meu treino insisti imenso na regra dos 5 min, ou seja, como as minhas cadelas estavam no quintal, eu ia inúneras vezes ao quintal ignorava-as e chamava-as passados 5 min.
Fiz tb um treino de recompensa, ou seja cada vez que as chamava mandava-as sentar lado a lado, e se as duas não guerreassem dava-lhes biscoitos e elogiava-as. Em quinze dias as lutas terminaram, no entanto este treino tem que durar toda a vida.
Hoje em dia até já brincam uma com a outra.
Afinal de contas o problema estava no meu comportamento e não no delas. O livro que lhe indico é essencial para qualquer pessoa que tenha um cão perceber como deve lidar com ele, é que um cão não é uma pessoa.
Boa sorte e qq dúvida não hesite em mandar um mail:
[email protected]
cadela velha Vs cadela nova
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta mai 26, 2004 10:17 am
- Localização: 2 cadelas-Farrusca (Labrador) Pantufa (Pastor Alemão), pássaros, peixes
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo dez 16, 2001 7:51 pm
- Localização: Boxers, Baixotes de Pêlo Comprido, Labradora, Cadela de Agua Portuguesa, Malinois, Gata Persa, Gata
Só uma pergunta... Já leu o segundo livro da mesma autora?
Em que ela admite que cada cão é um cão e que nem tudo é um mar de rosas como no primeiro volume?
Em que ela admite que cada cão é um cão e que nem tudo é um mar de rosas como no primeiro volume?
<p>Joana Gonçalves</p>
<p>Terras da Fénix Kennel</p>
<p>-Não existem raças perigosas, existem sim donos e pseudocriadores perigosos!-</p>
<p>Terras da Fénix Kennel</p>
<p>-Não existem raças perigosas, existem sim donos e pseudocriadores perigosos!-</p>