Cães perigosos em casa - Famílias acreditam na educação
Moderador: mcerqueira
boa tarde. Eu sou novo aqui no forum, mas ja a bastante tempo k vejo este forum. Ao problema do sr. Duxo, eu acho foi que ele teve foi azar com os vizinhos. Eu tenho 2 PP em casa pit bull, moro em frente a um quartel da GNR, todos os dias passam dezenas de vezes o corpo de intervenção pelo meu bairro, a policia nunicipal esta senpre parada ao pe do predio e eu levo os meus dois cães a solta sem trela e sem açaime e eles não dizem nada, nem a mim nem a minha mulher ate ficam a ver os cães a brincar e os meus vizinhos no predio passam pelos cães e fazem uma festa a cada um deles.
Mas por muito mansos que os seus cães sejam,por muito tolerantes que os GNR parecem ,voçê ainda não entendeu que é a lei que se deve cumprir para evitar disabores ,os cães quando saem da sua porta de casa, já devem sair com a devida trelinha no pescoço 

-
- Membro Veterano
- Registado: quarta jan 25, 2006 11:35 am
Independentemente de tudo, os seus cães deviam usar pelo menos a trela.pitbull22 Escreveu:boa tarde. Eu sou novo aqui no forum, mas ja a bastante tempo k vejo este forum. Ao problema do sr. Duxo, eu acho foi que ele teve foi azar com os vizinhos. Eu tenho 2 PP em casa pit bull, moro em frente a um quartel da GNR, todos os dias passam dezenas de vezes o corpo de intervenção pelo meu bairro, a policia nunicipal esta senpre parada ao pe do predio e eu levo os meus dois cães a solta sem trela e sem açaime e eles não dizem nada, nem a mim nem a minha mulher ate ficam a ver os cães a brincar e os meus vizinhos no predio passam pelos cães e fazem uma festa a cada um deles.
<p>susana</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado dez 25, 2004 3:02 pm
Não se trata somente de cumprir a Lei. Eu acredito que muito poucos a cumpram na íntegra, como tal, não está a ser cumprida (ponto final)Sandyblue Escreveu:Mas por muito mansos que os seus cães sejam,por muito tolerantes que os GNR parecem ,voçê ainda não entendeu que é a lei que se deve cumprir para evitar disabores ,os cães quando saem da sua porta de casa, já devem sair com a devida trelinha no pescoço
Pelo que vou lendo aqui, ainda há pessoas que, esquecendo-se que, a nossa liberdade acaba onde começa a liberdade dos outros, acha muita piada ao cães soltos, que vão cheirar e lamber quem passa na rua.
Eu não sou obrigado a "levar" com os cães dos outros, nem sequer sou obrigado a gostar de cães, como tal, não tenho que andar a ser lambido pelos caezinhos que, são fofinhos e não fazem "malinhos" a ninguém e que por isso, podem andar soltos.
Vejo pessoal muito feliz por haver locais onde os cães, felizmente, não são encarados como assassinos e comedores de criancinhas. Mas ao invés de preservarem esse bom relacionamento entre cães e pessoas, arriscam andar com cães soltos e a estragar uma relação de confiança, que hoje em dia, é cada vez mais rara.
O mais curioso é que isto acontece em meios relativamente pequenos, onde, "nunca se passa nada", mas havendo um qualquer incidente, mesmo que pequeno, no dia seguinte, sabe a Mãe, o Pai, o Tio, ... e até o primo em 4º grau, que mora na terreola logo a seguir.
Eu gosto de cães. Quando digo que gosto de cães estou-me a referir ao cão/ lobo que vive connosco mas que tem vida própria com muitas necessidades de vida social, de exercício, etc, etc. Pets e mascotes detesto!
Adoro ver cães soltos a correr e brincar uns com os outros e a correr como loucos; adoro ver cães que não se conhecem a encontrarem-se e todos os rituais de estabelecimento de hierarquias; adoro ver a nadar, a saltar, a caçar em matilha, etc, etc
Detesto ver cães presos, mesmo que seja à trela. Considero que o uso da trela é necessário para deslocar um cão dentro de um meio urbano, mas não considero que um cão à trela esteja a passear, no sentido em que passear é um momento de prazer, de convívio e de aprendizagem.
Todos os cães têm que ter momentos de lazer, onde possam correr à vontade, brincar uns com os outros e com o dono. Isto é o mínimo que se pode fazer para ter um animal equilibrado e feliz. Aliás isto vem em qualquer “manual canino” (para alem dos passeios higiénicos o cão deve correr em liberdade cerca de uma hora por dia). O ritmo de andamentos de um cão nada tem a ver com o ritmo de andamentos de um homem; os interesses de um cão, no passeio, pouco têm a ver com os interesses do homem.
Conheço de sobra alguns paraísos caninos, onde certos cães vivem em liberdade total desde que nascem até que morrem, e posso garantir que estes cães são extremamente equilibrados e adaptados a este tipo de vida, sem causar qualquer problema. Os problemas surgem dos cães que estão sempre presos e um dia se soltam.
Há um chavão muito politicamente correcto que se usa constantemente mas que não diz nada: “a minha liberdade acaba onde começa a dos outros”. Se os outros decidirem que a liberdade deles começa “muito cedo” eu não tenho liberdade. Por outro lado a liberdade dos outros, depende de cada um: a minha por exemplo alarga-se quando vejo os cães a correr no campo e reprime-se quando os vejo à trela numa cidade.
Outro assunto, mas que está intrinsecamente ligado a este é a responsabilidade que cada um tem por aquilo que os seus cães fazem. Cada um de nós é responsável por eventuais problemas que os seus cães façam
Adoro ver cães soltos a correr e brincar uns com os outros e a correr como loucos; adoro ver cães que não se conhecem a encontrarem-se e todos os rituais de estabelecimento de hierarquias; adoro ver a nadar, a saltar, a caçar em matilha, etc, etc
Detesto ver cães presos, mesmo que seja à trela. Considero que o uso da trela é necessário para deslocar um cão dentro de um meio urbano, mas não considero que um cão à trela esteja a passear, no sentido em que passear é um momento de prazer, de convívio e de aprendizagem.
Todos os cães têm que ter momentos de lazer, onde possam correr à vontade, brincar uns com os outros e com o dono. Isto é o mínimo que se pode fazer para ter um animal equilibrado e feliz. Aliás isto vem em qualquer “manual canino” (para alem dos passeios higiénicos o cão deve correr em liberdade cerca de uma hora por dia). O ritmo de andamentos de um cão nada tem a ver com o ritmo de andamentos de um homem; os interesses de um cão, no passeio, pouco têm a ver com os interesses do homem.
Conheço de sobra alguns paraísos caninos, onde certos cães vivem em liberdade total desde que nascem até que morrem, e posso garantir que estes cães são extremamente equilibrados e adaptados a este tipo de vida, sem causar qualquer problema. Os problemas surgem dos cães que estão sempre presos e um dia se soltam.
Há um chavão muito politicamente correcto que se usa constantemente mas que não diz nada: “a minha liberdade acaba onde começa a dos outros”. Se os outros decidirem que a liberdade deles começa “muito cedo” eu não tenho liberdade. Por outro lado a liberdade dos outros, depende de cada um: a minha por exemplo alarga-se quando vejo os cães a correr no campo e reprime-se quando os vejo à trela numa cidade.
Outro assunto, mas que está intrinsecamente ligado a este é a responsabilidade que cada um tem por aquilo que os seus cães fazem. Cada um de nós é responsável por eventuais problemas que os seus cães façam
Ainda há uns dias li um artigo, não me lembro bem onde, onde toda esta teoria idilica era considerada "falta de educação". Li o artigo todo, em que se falava da educação perfeita, que passava por animal ignorar os seus congéneres e pessoas em absoluto. Em que o animal devería dar atenção exclusiva ao dono e esquecer o meio circundante para assim ser possivel conviver respeitosamente em sociedade. Finalizada a leitura do artigo apeteceu-me dizer asneiras. Esta nova modalidade do cão citadino tira-me o prazer de disfrutar um cão. Também eu adoro ver as minhas cadelas a correr e a brincar com os cães da zona, que acabaram por formar uma matilha gigantesca cheia de regras e ordem, em que até os animais que não se gramam mantém-se a distância segura para não gerar conflitos, porque se apercebem que t~em de partilhar o mesmo espaço.FBC Escreveu:Adoro ver cães soltos a correr e brincar uns com os outros e a correr como loucos; adoro ver cães que não se conhecem a encontrarem-se e todos os rituais de estabelecimento de hierarquias; adoro ver a nadar, a saltar, a caçar em matilha, etc, etc
Nem 8 nem 80 e cão é cão, não é um compêndio de etiqueta humana.
<p> Até Sempre... A questão não é, eles pensam? Ou, eles falam? A questão é, eles sofrem! </p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
-
- Membro Veterano
FBC Escreveu:Aliás isto vem em qualquer “manual canino” (para alem dos passeios higiénicos o cão deve correr em liberdade cerca de uma hora por dia).
Sem que discorde totalmente com algumas das coisas que disse, permita-me que lhe pergunte:
Nesses manuais caninos que costuma ler, vem lá escrito em algum local que, os cães, nomeadamente os PP, quando provocam incidentes graves, são abatidos, mesmo que esses acidentes ocorram por incuria do dono ?
Não me parece

Mas repare, como lhe disse, não estou, de todo, contra algumas das situações que referiu. No entanto, uma coisa é um cão solto no campo, longe de poder criar um qualquer conflito, outra, é um cão solto no meio urbano.
Se isto é ou não politicamente correcto, não é, para mim, o mais importante, eu até sou pouco politicamente correcto.FBC Escreveu:Há um chavão muito politicamente correcto que se usa constantemente mas que não diz nada: “a minha liberdade acaba onde começa a dos outros”. Se os outros decidirem que a liberdade deles começa “muito cedo” eu não tenho liberdade.
Uma coisa é certa, cada um saberá de si, e eu, sei exactamente onde acaba a minha liberdade e começa a dos outros, e não é porque os restantes acham que a liberdade deles começa 2 metros antes, que eu me vou privar da minha.
Portanto, e como referi anteriormente, eu não posso nem devo, impor os meus cães aos outros, do mesmo modo que, os outros, também não me podem impor os deles.
Uma coisa, é eu ir na rua com um Rott, devidamente atrelado e eventualmente, açaimado, e as pessoas terem medo (serem histéricas, que é o habitual) e mudarem de passeio... é um problema delas, porque a mim, assiste-me o direito de poder passear com o meu cão na via pública (a Lei ainda não me proibe isso).
Outra coisa completamente diferente, é eu ir na rua com o meu cão, seja Rott ou Caniche, solto, e ele andar a lamber, a cheirar ou a fazer aquilo que ele entender, a quem quer que passe.
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mai 02, 2003 1:58 pm
- Localização: Dogue Alemão (Golias), O Mainof e o Pequinino (PRPs)
- Contacto:
Boas!
Eu tenho uma visão mais radical das coisas que o FBC disse..a meu ver explicitamente ele diz que Ninguem deverá ter um cão no meio Urbano..ponto final paragrafo!! Pois o que ele diz é completamente impossivel fazer em meio Urbano..
Ora como todos sabemos cão é cão mas existem cães que não são menos que os outros que têm funções completamente diferentes...e eu considero companhia (os tais pets) como uma funçao!
Arcanjo
Eu tenho uma visão mais radical das coisas que o FBC disse..a meu ver explicitamente ele diz que Ninguem deverá ter um cão no meio Urbano..ponto final paragrafo!! Pois o que ele diz é completamente impossivel fazer em meio Urbano..
Ora como todos sabemos cão é cão mas existem cães que não são menos que os outros que têm funções completamente diferentes...e eu considero companhia (os tais pets) como uma funçao!
Arcanjo
-
- Membro Veterano
FBC Escreveu:Detesto ver cães presos, mesmo que seja à trela. Considero que o uso da trela é necessário para deslocar um cão dentro de um meio urbano, mas não considero que um cão à trela esteja a passear, no sentido em que passear é um momento de prazer, de convívio e de aprendizagem.
Eu concordo, existe um exagero...mas na cidade, há necessidade de controlar mais o cão porque é uma selva hurbana, é o caos total.Lumaria Escreveu:Nem 8 nem 80 e cão é cão, não é um compêndio de etiqueta humana.
Eu conheço bem esses sistemas onde os cães andam soltos, desde que nascem e que morrem ...é verdade que são muito equilibrados e não vi nenhum que tivesse comportamentos desviantes.
E concordo que um cão precisa de brincar e correr...como bem lhe apetece. Aliás eu sempre faço isso com o meu cão mas tenho que condicionar os cães que ele brinca porque são de pessoas amigas e os cães já se conhecem, estão estabelecidas as hierarquias e tudo corre na normalidade... mas é impossível fazer isto de outra forma, senão tinha uma carga de trabalhos.
E gosto muito de os ver a brincarem imenso e de acordo com a sua natureza...Na cidade não gosto, porque na maior parte dos casos há cães adultos mas com comportamentos muito infantis ou agressivos e são um problema. Existem alguns que até gosto, porque têm um comportamento normal e não há problemas...mas infelizmente a maior parte não é assim. Os donos que também humanizam demais os cães, e nunca os deixam ser cães autênticos, têm comportamentos que só incentivam a que haja uma briga, e portanto, prefiro ter o meu cão completamente controlado por mim, abençoado treino e socialização que teve. Ele tem os momentos de lazer dele, ele corre e brinca à vontade, é muito importante para ele.
Última edição por susanastrat em quinta abr 12, 2007 1:21 pm, editado 1 vez no total.
<p>susana</p>
-
- Membro Veterano
Su
Obviamente que, ver um cão correr em liberdade, é bonito, é saudável, para o cão e até para nós, ninguém diz o contrário.
Mas a verdade é que, em grande parte dos casos, isso não é possivel, vivemos na selva urbana, portanto, das duas uma:
Ou não temos cão.
Ou, se queremos ter cão, vamos ter de o privar dessa liberdade.
E tenho a certeza que, mesmo que o cão nunca venha a correr livremente pelas ruas do Bairro, entre carros, pessoas e passeios estreitos, não vai ser, certamente, um cão infeliz.
No entanto, se o contrário disto acontece, certamente que nos sujeitamos a ter um cão infeliz a viver num canil municipal, e um dono infeliz por ter perdido o seu cão (às vezes, quanto ao segundo, ainda tenho as minhas dúvidas)
Por outro lado, mesmo vivendo um locais, onde existe a possibilidade de se permitir ao cão uma determinada liberdade, como acontece na zona onde moro, tal, deve ser feito, sem nunca comprometer, nem a segurança do cão, nem a segurança dos outros animais e/ou pessoas, respeitando claro o seu espaço.
Agora, virem-me dizer que isto é um chavão e é "o politicamente correcto", tenham lá é paciência.
Quero lá eu saber é do politicamente correcto.
Obviamente que, ver um cão correr em liberdade, é bonito, é saudável, para o cão e até para nós, ninguém diz o contrário.
Mas a verdade é que, em grande parte dos casos, isso não é possivel, vivemos na selva urbana, portanto, das duas uma:
Ou não temos cão.
E tenho a certeza que, mesmo que o cão nunca venha a correr livremente pelas ruas do Bairro, entre carros, pessoas e passeios estreitos, não vai ser, certamente, um cão infeliz.
No entanto, se o contrário disto acontece, certamente que nos sujeitamos a ter um cão infeliz a viver num canil municipal, e um dono infeliz por ter perdido o seu cão (às vezes, quanto ao segundo, ainda tenho as minhas dúvidas)
Por outro lado, mesmo vivendo um locais, onde existe a possibilidade de se permitir ao cão uma determinada liberdade, como acontece na zona onde moro, tal, deve ser feito, sem nunca comprometer, nem a segurança do cão, nem a segurança dos outros animais e/ou pessoas, respeitando claro o seu espaço.
Agora, virem-me dizer que isto é um chavão e é "o politicamente correcto", tenham lá é paciência.
-
- Membro Veterano
Também concordo plenamente contigo...temos o dever de zelar por eles e tentar que a sua interacção na sociedade não seja abrupta. É por isso, acho que para "dar" esse tempo de maior liberdade, precisamos de o fazer em segurança. Porque não se pode fazer isso numa cidade ou numa vila...É preciso fazer um esforço e encontrar um espaço onde isso seja possível.PauloSantos Escreveu:Su
Ou não temos cão.
Um cão a passear com o dono, controlado...também desfruta do passeio, são coisas completamente diferentes, mas os cães gostam muito da proximidade com o dono, eles sabem que são recompensados por isso, há sempre uma troca.
O meu cão quando anda na brincadeira com os outros (não pessoas desconhecidas e nem cães estranhos), passado um bocado ele frequentemente, termina a brincadeira e fica junto de mim, os outros acabam por fazer o mesmo.
Mas também acho mal que um cão a viver num ambiente citadino faça apenas aqueles passeios de trela é nesse sentido que eu penso que tem de haver um equilíbrio na convivência com cão. Sem causar possíveis transtornos, podemos sempre proporcionar momentos de lazer.
<p>susana</p>
Ainda há uns dias li um artigo, não me lembro bem onde, onde toda esta teoria idilica era considerada "falta de educação". Li o artigo todo, em que se falava da educação perfeita, que passava por animal ignorar os seus congéneres e pessoas em absoluto. Em que o animal devería dar atenção exclusiva ao dono e esquecer o meio circundante para assim ser possivel conviver respeitosamente em sociedade. Finalizada a leitura do artigo apeteceu-me dizer asneiras. Esta nova modalidade do cão citadino tira-me o prazer de disfrutar um cão.
Totalmente de acordo!
Isso é verdade, mas vem nos tais manuais que qualquer cães (muito particularmente certos pp) que para se manterem equilibrados precisam de muito exercício e muito contacto com pessoas e animais. Contacto este feito, obviamente, de uma forma natural para que o cão possa “crescer” aprender a conviver com o mundo que o rodeia sem estar amarrado e açaimado.Nesses manuais caninos que costuma ler, vem lá escrito em algum local que, os cães, nomeadamente os PP, quando provocam incidentes graves, são abatidos, mesmo que esses acidentes ocorram por incuria do dono ?
Não consigo perceber como é que um cão que vê o mundo através de um açaime e de uma trela com um metro de comprimento, pode ter uma relação equilibrada com esse mundo.
No entanto, uma coisa é um cão solto no campo, longe de poder criar um qualquer conflito, outra, é um cão solto no meio urbano.
Totalmente de acordo, mas segundo a lei se eu for fazer uma caminhada no sitio mais inóspito da Serra da Estrela, às duas da manhã e levar um pp, tenho que o levar com uma trela com um mtro de comprimento e um açaime.
Eu sou contra que alguém tenha um cão sem que tenha condições para que ele seja feliz (o que implica ter vida de cão e não apenas de mascote). Por norma isto implica viver no campo (as cidades foram feitas pelos homens e para os homens) mas admito excepções, depende dos cães, dos donos (e do esforço e tempo que despendam), e das cidades.a meu ver explicitamente ele diz que Ninguem deverá ter um cão no meio Urbano..ponto final paragrafo!! Pois o que ele diz é completamente impossivel fazer em meio Urbano..
Isto já nos levaria a questões filosóficas. Pelo que conheço dos cães eu diria que um cão nestas condições pode não ser infeliz, mas também não é feliz, porque nunca chega a conhecer a felicidade de ser verdadeiramente cão. A infelicidade geralmente só vem quando se tem algo (nem que sejam expectativas) e se perde; quando nunca se chegou a ter não há infelicidade, apenas há uma ausência de felicidade.E tenho a certeza que, mesmo que o cão nunca venha a correr livremente pelas ruas do Bairro, entre carros, pessoas e passeios estreitos, não vai ser, certamente, um cão infeliz.
No geral estou de acordo estou de acordo convosco
Cumprimentos
Francisco Bica
-
- Membro Veterano
Caro Francisco
No geral, também estou de acordo consigo, e compreendo a sua visão.
Mas infelizmente, como o Francisco sabe tão bem, ou melhor que eu, as coisas estão muito complicadas relativamente aos cães, e isto começa a parecer-me uma caça às bruxas.
Acredite nisto, no futuro, quando os meus actuais cães desaparecerem, por muita admiração que eu tenha por determinadas raças, nunca mais as terei, por muito que isto me custe.
Mas a verdade, é que também me sinto mal, ao privar os meus cães, de uma liberdade que, também eles merecem.
E quando falo em liberdade, não me refiro só ao poderem correr e saltar em liberdade, refiro-me ao facto, de não os poder passear livremente, com uma trela que lhes permita chegar a uma árvore e fazer um xixi, sem que o dono, esteja também "colado" a essa árvore. De não ter a obrigatoriedade de os passear com açaime, quando eu tenho consciência, que o efeito que isso causa, é o contrário daquele que eu desejo.
Mas sobretudo, queria poder passear os meus cães na rua, sem ter pessoas a saltar para longe do cão, porque acham, que ali vai um potencial comedor de criancinhas.
No geral, também estou de acordo consigo, e compreendo a sua visão.
Mas infelizmente, como o Francisco sabe tão bem, ou melhor que eu, as coisas estão muito complicadas relativamente aos cães, e isto começa a parecer-me uma caça às bruxas.
Acredite nisto, no futuro, quando os meus actuais cães desaparecerem, por muita admiração que eu tenha por determinadas raças, nunca mais as terei, por muito que isto me custe.
Mas a verdade, é que também me sinto mal, ao privar os meus cães, de uma liberdade que, também eles merecem.
E quando falo em liberdade, não me refiro só ao poderem correr e saltar em liberdade, refiro-me ao facto, de não os poder passear livremente, com uma trela que lhes permita chegar a uma árvore e fazer um xixi, sem que o dono, esteja também "colado" a essa árvore. De não ter a obrigatoriedade de os passear com açaime, quando eu tenho consciência, que o efeito que isso causa, é o contrário daquele que eu desejo.
Mas sobretudo, queria poder passear os meus cães na rua, sem ter pessoas a saltar para longe do cão, porque acham, que ali vai um potencial comedor de criancinhas.
-
- Membro Veterano
Eu não sei como é que será a socialização destes cães, à uns anos já sentia uma certa hostilidade e, cada vez pior.
<p>susana</p>