Acreditem que é verdade.

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quinta jan 30, 2003 9:46 am

Desculpem a minha ignorância, mas o que são provas de trabalho para um rottweiller ?
Estão a referir-se a 'obidience', 'agility', este género de provas ?

É que, na minha ignorância, pensei que provas de trabalho eram, como vi,
as exibições dos cães pastores (os que eu vi foram na Irlanda e na Escócia - border collies) a separarem, orientarem e a juntarem os carneiros, etc. (ié, criei a ideia que provas de trabalho estariam directamente relacionadas com a função que o cão desempenha).

Eu tenho a ideia que um rott é, actualmente, um cão de guarda e/ou de defesa pessoal.Existem provas específicas para estas funções ?
SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quinta jan 30, 2003 10:02 am

Cada raça, ou tipo de raças, tem provas de trabalho de acordo com as suas funções originais. Os cães pastores têm provas com rebanhos, os cães de caça têm provas de caça, os galgos têm provas de corrida, etc. O agility e o obedience não são propriamente provas de trabalho nem são provas que se destinem apenas a um grupo de raças.

No caso dos cães de guarda e defesa pessoal há provas específicas. E, aqui que ninguém nos ouve, são, de todas as provas de trabalho, aquelas que eu gosto menos de ver.
"Quando o sábio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo"  (provérbio chinês)
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

quinta jan 30, 2003 10:05 am

Estão a referir-se a 'obidience', 'agility', este género de provas ?
Não aisd.

Estão a se referir a testes de temperamento, ou seja, teste que permitam provar que o cão mantém a sua habilidade de trabalho !! No caso do rott não sei qual a prova, mas acho que há umas pouca já predefinidas tipo o Korung, acho eu.

Algo, que infelizmente muitas raças já perderam ou estão perdendo, afinal dá muita maçada efectuar TT especifico a cada raça
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
AnaS
Membro Veterano
Registado: quinta fev 07, 2002 4:53 pm
Contacto:

quinta jan 30, 2003 11:13 am

As provas de trabalho para os Rottweilers são o ZTP, Korung, RCI (IPO).

ZTP- breed suitability test. any rottweiler in germany intended for breeding purposes that is registred with the ADRK IN GERMANY must first pass the ZTP in germany before being bred. the requirements for the test include : a hip rating, a BH degree, a conformation reviewution that includes weight and measurement. the dog must be free of disqualifying faults. the rest of the test dog is a temperament test. the results of these tests are published in the "KOR" books for all to see, and becomes a perment record on that particular dog or bitch. the report also becomes apart of the pedigree of the dogs offspring.

Korung : This title means that the dog is deemed breedable for life by breed warden in Germany
Korung Book: Is issued in Germany each year, it is a book very similar to the Kelly blue book we have for cars . It lists
all the kennels by name,

the studs

amount of breeding's each has had for that year.

all bitches who had litters,

how many puppies were born to them,
if there were any
over bites,
white markings etc.
all of the dogs who took their ZTP
if they passed or failed,

a written critique of how the judge deemed them, so that you can get a visual picture in your mind of the dog.
who passed or failed their Korung's, and their Schutzhund scores & overall ratings
Example would be 99 94 90V rated pronounced in courage. This book is used world wide by serious breeders.

[b]Aqui deixo os links para estas páginas onde podem consultar os seguintes regulamentos:[/b]

Regulamento ZTP
http://www.geocities.com/xabcastro/rott ... .htm#laztp

Regulamento Korung
http://www.geocities.com/xabcastro/rott ... m#elkorung

Em alguns países estes testes são obrigatórios para que um Rottweiler seja considerado apto para cria.
Como podem ver a criação de Rottweilers envolve muito mais do que juntar um macho e uma fêmea bonitos...

Sealords: talvez veja as provas de trabalho como a maioria das pessoas que não lida com os cães de trabalho vê: cães muito maus que mordem. Pois um cão agressivo ou medroso como já mencionei nunca consegue superar estas provas. Apenas os cães equilibrados o conseguem fazer. E não pense que os cães mordem para "arrancar" o braço do figurante. Eles querem sim arrancar mas é a manga de protecção que o Figurante usa e que lhes é dada como recompensa no final dos treinos, tal como se dá uma bola de ténis ou comida a um cão no treino de Agility ou Obediência. Convido-a (e a todos os foristas interessados) a ir ao Cartaxo no próximo mês de Março ver uma prova de trabalho ao vivo e a cores.
SeaLords
Membro Veterano

quinta jan 30, 2003 12:15 pm

Sealords: talvez veja as provas de trabalho como a maioria das pessoas que não lida com os cães de trabalho vê: cães muito maus que mordem.
Por acaso essa não é a ideia que eu tenho, a ideia é mais de cães, desculpem, atrasados mentais que agora estão a levar bastonadas e 1 minuto depois estão a fazer festas à mesma pessoa. Não acho normal.
"Quando o sábio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo"  (provérbio chinês)
AnaS
Membro Veterano
Contacto:

quinta jan 30, 2003 12:42 pm

As bastonadas servem para demonstar a coragem do cão e a resitência face a situações desagradáveis, assim quando está a morder na manga o figurante dá 2 bastonadas (o bastão é feito de material flexivel) ao cão que não deve largar a manga (o que demonstra medo sendo o cão imediatamente eliminado da prova), nem mexer a boca (se a mexer perderá pontos). O cão apenas deve soltar a manga à ordem do dono.
Quanto a dizer que vê estes cães como "atrasados mentais", lamento que seja a sua opinião. Para a maioria das pessoas são cães equilibrados, ou acha que estas provas que selecionam os cães para reprodução iam selecionar cães "atrasados mentais"?
Acha que os cães depois de terminada a prova deviam ficar inimigos do Figurante? Caso não saiba, o Figurante é o melhor amigo destes cães, pois é ele que brinca e disputa a manga com eles. Não vejo porque não devam receber festas do mesmo fora da prova :?:
Certamente não acha os cães pastores atrasados mentais, quando estes levam marradas das cabras ou ovelhas e de seguida estejam calma e tranquilamente ao lado das mesmas, ou acha?
AnaS
Membro Veterano
Contacto:

quinta jan 30, 2003 12:46 pm

Só mais uma coisa:
Um cão de Guarda não é um cão que não se dá com ninguém, que ninguém lhe pode mexer que ele desata logo à dentada, ou seja um perigo andante.
Um bom cão de guarda apenas se defende (a si, ao dono, ao seu território) quando se sente ameaçado.
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quinta jan 30, 2003 2:26 pm

Ana S,

penso que a Sealords não sabia qual a finalidade dessa prova de bastonadas.Pelo que foi escrito é natural que um espectador desprevenido fique até chocado ("o quê ? estão a bater no bichinho ? então isso faz-se ?").
Eu gostaria muito de ver essas provas, mas temo não as compreender.
Como em todo o desporto quem não conhece as regras e os objectivos não sabe apreciar o jogo e pode acabar por não gostar apenas devido a ìgnorância.
Já agora, onde posso informar-me sobre o conteúdo e objectivos das provas ?
É que eu gostaria mesmo de ir ao Cartaxo ver.
AnaS
Membro Veterano
Contacto:

quinta jan 30, 2003 3:15 pm

Aisd,

Se a Sealords não sabia do que se tratava não devia fazer o comentário que fez e muito menos chamar os cães de "atrasados mentais". Podia e devia antes ter perguntado qual era o objectivo das bastonadas...

Aqui vai um link onde pode encontrar os regulamentos das provas de RCI

http://www.homestead.com/DuquesNegrosindex/Reg_RCI.html

Mas devo alertar que a partir de Janeiro de 2003 estes regulamentos sofreram algumas alterações, mas como não encontrei nenhuma página em português com as alterações decidi enviar esta.
SeaLords
Membro Veterano

quinta jan 30, 2003 3:25 pm

Desculpem lá, mas sabia muito bem para que é que são as bastonadas. E não fico muito chocada que batam no bicho. Mas continuo a não achar normal. Eu se levar um estalo de alguém fico de olho nesse alguém. E realmente já me tinha perguntado porque é que para a prova é preciso levar os figurantes com que treina. É que eu fico com a ideia (com a obediência é a mesma coisa) que para os cães é tudo brincadeira, é para fazer certa coisa com certa pessoa em certo lugar e quando for mesmo a sério ... nicles.
AnaS
Membro Veterano
Contacto:

quinta jan 30, 2003 4:15 pm

O cão também fica de olho no Figurante, mas não precisa de lhe "bater"...
Os cães não são vingativos como as pessoas.
Quem é que aqui disse que os figurantes das provas são os figurantes com quem o cão treina? Esta situação não deve acontecer nunca, ou seja, na maior parte das vezes o cão nunca viu os figurantes das provas nem mais gordos nem mais magros. Como acha que faziam nos Campeonatos do Mundo com 150 cães??? Acha que todos os cães tinham lá os seus figurantes?? Não! Existem apenas 2 figurantes selecionados para fazer a prova, pois o que se pretende é testar o cão como se de uma situação real se tratasse, e com o figurante com quem o cão treina tudo estaria falseado.
É verdade que para o cão é uma brincadeira, mas olhe que mesmo a brincar os cães seguram a manga com força, e acredite que numa situação real ("bandido" sem manga de protecção) levar uma dentada daquelas no braço não deve ser nada agradável... :lol:
CMNogueira
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:30 pm
Contacto:

sábado fev 01, 2003 12:14 am

viva,

Gostava, se possivel que a nossa troca de ideias fosse feita pela positiva. Penso que não é o facto de termos opiniões ou conhecimentos diferentes em relação a um determinado assunto que vamos voltar as costas. Infelizmente, é o que acontece com as pessoas ligadas à raça.

Eu tenho abertura para a “ouvir” e para aprender consigo. Gostaria que em vez de tirar conclusões precipitadas tentasse perceber também o meu ponto de vista.
Ninguém aqui falou em passar de um extremo para o outro, pois se assim fosse eu teria cruzado o meu cão, mas não o faço pois acho que em termos de beleza não é um bom exemplar; mas se tiver que se considerar mais uma das caracteristicas em detrimento da outra deve ser sempre a parte do carácter a mais influente na escolha dos progenitores. Não foi isso o que o Cláudio fez e é isso que eu condeno.
No meu post anterior, referi o seguinte:
Uma das preocupações que tive, dentro das limitações existentes, foi para alem dos aspectos morfologicos/Saude, OLHAR PARA O CARACTER/TEMPERAMENTO (do dia-a-dia) de ambos os exemplares. Não me interessa ter uma “beldade” que depois dado o seu temperamento não pode sair de casa nem ver ninguém. Não me interessa ter um cão que na minha presença me obedece cegamente, mas se me distraio...
Pessoalmente, vivo com o temperamento dos cães e não com a beleza ou obediência mecanica.
Penso que está claro que se tiver que em determinadas circunstancias ter em consideração mais uma caracteristica do que outra,o temperamento terá prioridade. Logo aqui, penso que estamos de acordo.

AnaS
Pelo que diz mostra um total desconhecimento do que é um cão de trabalho, por isso não fale do que não sabe.

Para os outros forenses apenas digo que um cão agressivo ou medroso jamais supera uma prova de trabalho.
Sei perfeitamente, em condições normais, ao que se refere e consciencia que um verdadeiro cão de trabalho é um cão equilibrado. A ideia que quis passar aos proprietários menos informados é a de que o facto de termos um cão obediente, não significa necessáriamente que tenha um comportamento mais tolerante para terceiros (pessoas/animais). Pessoas que educam os seus cães, mas não os sociabilizam, dizendo:”Não tem problema porque ele a mim obedece”, são os potenciais candidatos aos incidentes.

há aqui outra questão: A minha preocupação em relação à raça é a sua intregação social no dia-a-dia. O sucesso deste objectivo passa claramente por uma boa selecção em termos de temperamento, boa sociabilização e educação (adestramento). Isto é o que defendo e que me parece também ser o que pretende. A unica coisa que acrescento, é que quando conseguirmos juntar o util ao agradavel, ai sim, fizemos um excelente trabalho.

Já tive a oportunidade de comentar neste forum que em relação ao Rottweiler, os proprietarios deveriam treinar os seus cães, levando-os o mais longe possivel. Na altura fui eu “acusado” de tratar os cães como escravos e dar importancia ao facto de ele ficar sentado a “5 ou 10cm” de distância.Que não era o caso.

AnaS
A sua cadela tem alguma prova de trabalho? Não me parece, portanto se ela mostra tanta disponibilidade, porque não entrou com ela numa prova para testar verdadeiramte o seu carácter?
Embora, não lhe possa responder a essa questão por razões de ordem diversa (por vezes andamos iludidos, acreditamos no pai natal e no final só andamos a perder tempo), para alem disso a minha vida nem sempre me permite a disponibilidade que gostaria. Talvez não saiba, mas fiz com regularidade (sabados e domingos) e vou voltar a fazer já em Fevereiro, 240km (por fim de semana) para ir treinar os meus cães. A escola de adestramento que frequento fica a 60km da minha casa. Sabe o que isso significa em termos de tempo e dinheiro?...Se sabe, saberá também, que o fazemos porque gostamos e damos importancia à “nossa” raça de eleição: O Rottweiler.

Durante a semana apesar das horas tardias a que normalmente regresso do emprego, ainda na maior parte das vezes vou fazer o trabalho de casa (Dar atenção e treinar os cães). Na zona onde moro, há noite quando faz frio, estão 1 2 graus.Se mesmo assim acha que só dou importancia à beleza...

AnaS
Não fale nos antepassados das linhas, pois uma coisa são o que os antepassados demonstraram e outra coisa são as caracteristicas da cadela e do cão em questão. O meu cão também tem antepassados com provas de trabalho e campeões de beleza mas isso infelizmente não faz com que ele seja também um cão de trabalho e um bom exemplar em termos morfológicos. Há que testar os pais, senão era fácil, qualquer cão com antepassados campeões seria naturalmente um campeão e como deve saber não é isso que acontece. Os pedigrees não ganham concursos.
Em parte uma grande verdade. Mas tenho que discordar da “pouca” importância que dá aos antepassados. As linhagens de trabalho e não só, terão que ser baseadas (como linha de orientação) naquilo que os antepassados produziram. Sendo certo que este facto não os torna automaticamente em cães de trabalho ou de exposição, dá uma maior confiança nos resultados e de nas mãos certas (aqueles que como proprietários dão seguimento ao trabalho selectivo do criador), o virem a ser.

Os pedigrees não ganham concursos, mas são uma referência importante.

Cláudio
Vamos optar por exemplares de pelo comprido e pelagem branca, ausência de afogueados, dentição incorrecta e imcompleta, olhos claros, temperamento instável e agressivo, excelente na pistagem, obediência e guarda. Será este o Rottweiler que se pretende?
AnaS
Mais uma vez mostra que não sabe o que é um cão de trabalho. É lamentável.
A questão é que eu não estou apenas a falar de um cão de trabalho, estou a falar da raça Rottweiler na sua globalidade que tem por inerência ser um cão de trabalho. Dai ser da opinião que ela tem que ser vista como um todo. Nessa perspectiva e de forma irónica, fiz aquele comentário.

Cláudio
Uma das minhas “guerras” com o R.C.P. e com o criador em questão, é estarem sempre a falar de morfologia descurando o temperamento/caracter e o trabalho. Se há alguem que fala nisto até ter a garganta seca, sou eu.
AnaS
Mas acabou por cair no mesmo erro que eles, não é verdade? A beleza em detrimento do trabalho...
Cláudio
No caso da ninhada em questão onde características como: Morfologia, Saúde, temperamento e referências de trabalho dos antepassados dos progenitores, aliado ao facto da progenitora demonstrar grande disponibilidade para o adestramento (talvez por a avó materna Fenja Vom Hause karg ter sch I) não são características suficientes para se considerar um beneficiamento.
Insisto, se estes aspectos não evidenciam preocupação em ser o mais abrangente possível...Se conhecer a minha cadela encontrará uma cadela sociável com o meio ambiente que a rodeia, pessoas (crianças) e muito atenta.

Cláudio
O excesso de rigor (Alemanha/Austria) no trabalho está na origem de muitos dos incidentes com a raça. A obecessão no trabalho leva a que os cães sejam “isolados” e o contacto com o mundo exterior muito reduzido. Muitos deles afirmam mesmo: Para o cão ser agressivo no trabalho de guarda, não pode ser um cão sociavel. O proprio diz ter presenciado algumas situações desagradáveis em plenas provas. Estamos a falar da opinião e constatação de factos de uma pessoa, ligada há mais de dez anos, à raça e em paises como a Alemanha e Austria.
AnaS
Veja com os seus próprios olhos como são os cães de trabalho e não "emprenhe" pelos ouvidos. Qualquer um dos meus cães é um cão de trabalho e de guarda e posso garantir-lhe que são mais sociáveis que os seus, e não vivem enclausurados. Falo dos meus e de milhares de cães que anualmente entram em provas de trabalho. Mais uma vez fala do que não sabe...
Não emprenho pelos ouvidos, apenas tenho humildade suficiente para saber ouvir os outros, aprender e mudar com eles. Tenho 34 anos, é natural que dê importância a uma pessoa que tem idade para ser meu pai.

Talvez por culpa minha, não consegui passar a mensagem. Os relatos em causa, não significam de forma alguma, que essa seja a realidade dos cães de trabalho. O que se debatia era a obecessão de alguns donos ao quererem ser tão perfeitos no tabalho e devido a má informação, tornarem a vida dos seus cães em animais de “circo”. A tal escravatura do canil-trabalho-canil-trabalho. Não estou a dizer que os seus ou os outros milhares que conhece são assim.

Não é só a Ana que sabe, uma pessoa com dez anos do clube Austriaco do Rottweiler, deve ter algo para ensinar e muitas experiencias positivas e negativas para contar. Algo de que falei tambem e relacionado com temperamento (isto porque só dou importancia à beleza), foi ser de opinião que existem cães que não deviam ir a exposições dado o seu comportamento agressivo em ring. Ouvi histórias de alguns juizes que foram vitimas desses mesmos comportamentos.

Penso que tenho que dar credibilidade a uma pessoa que se movimentou de forma activa, em paises como alemanha e austria. Dois paises que dispensam apresentações no mundo do Rottweiler.

Exactamente por ter visto ao vivo alguns cães de trabalho e ter observado através de vídeo algumas provas, algo que me deu uma satisfação muito grande, é que sou defensor que o Rottweiler deve ser trabalhado. Infelizmente, não lhe estou a conseguir passar essa minha opinião.

Acredite que gostaria de evoluir (quem sabe com a sua colaboração) e faço tensões disso no que diz respeito ao adestramento e ao trabalho. Como eu deverá haver muitos mais, mas neste meio determinadas formas de estar afastam muitas pessoas.

AnaS
Qualquer um dos meus cães é um cão de trabalho e de guarda e posso garantir-lhe que são mais sociáveis que os seus, e não vivem enclausurados
Mesmo que fosse ou seja verdade, já que me critica, não se arrisque agora a falar do que não conhece.

Em relação aos seus restantes post, principalmente, no conceito de cão de guarda estou totalmente de acordo.

Porque por vezes não é facil, através da escrita, chegar a um entendimento e também porque por vezes estes posts viram pescadinha de rabo na boca, teria muito gosto em conhece-la pessoalmente e calmamente trocarmos algumas ideias.

Nota: O texto acima, foi escrito antes de ler a sua PM. Depois de a ler quero acrescentar o seguinte.

Estou surpreso e triste. Surpreso porque a mesma em nada tem a ver com a cordialidade das anteriores que em tempos trocamos. Onde simpaticamente me “contou” quem a Ana “era”, bem como o seu marido. Escreveu-me também sobre o seu relacionamento com o criador dos meus cães e com o R.C.P. Escreveu-me sobre o SINAI e as provas que efectuou. Inclusive falamos do Pedigree dos nossos cães. Na altura, caso se recorde, dei-lhe os parabéns pelos seus resultados nas provas de BH e COB e mostrei-me muito interessado em faze-lo também. Foi com gosto, após a Ana divulgar aqui no fórum com toda a “vaidade”, que consultássemos determinada revista e víssemos o SINAI (O primeiro Rottweiler em Portugal com COB e BH). que comprei a referida revista. Fiquei muito contente por si e pela raça.

Se falar com o Alves, ele não lhe negará o meu interesse pelo trabalho. Inclusive quando fiquei com mais um Rottweiler (à três meses), disse-lhe:”A ver se é desta que consigo preparar uma cadela para uma prova.” “em relação ao Panzer e à stuka, no mínimo quero fazer um COB” “Preciso da vossa ajuda, mas sei que tudo isto depende da minha dedicação e que ultimamente não tem sido a melhor”

Grande parte do que sei hoje devo-o à Agidog. Muitos treinos foram feitos à chuva e no meio da “lama”. Como vê, não é a beleza que me move.

Recentemente, o criador dos meus cães pediu-me a eventual colaboração para uma determinada actividade (site) relacionada com o R.C.P., ao que recusei. Sabe porquê?...Entre outros, disse-lhe: “sabes o quanto queria dedicar-me ao trabalho com os meus cães. Quero treina-los e evoluir nesta area e como sabes exige grande dedicação e tempo.”. Pergunte ao criador dos meus cães, de recentemente lhe ter questionado sobre a hipotese e viabilidade do clube realizar provas de BH e no minimo, a par de T.C. rigorosos e mais completos, serem provas obrigatórias para considerar um exemplar apto para reprodução. Gosto muito, como pessoa, do criador dos meus cães, sei que é uma pessoa valida com provas dadas e com conhecimentos sólidos da raça, mas não misturo as coisas. Como vê não é a beleza que me move.

Se falar com o Sr. Americo de Sousa (Canil Pedra Verde), que por certo conhece, ele lhe dirá qual o tema das nossas conversas pontuais e lhe dirá que acessórios de trabalho (nomeadamente de pistagem) lhe comprei. Por certo, lhe dirá também que comprei tudo o que era cassetes de video relacionadas com o trabalho. Como vê, não é a beleza que me move.

Se falar com o Sr. Celso Alves, a respeito do meu interesse no curso que a sua escola está a realizar, irá ver que afinal me interesso pelo trabalho. Se eu não fosse uma pessoa que sabe necessitar e pretende evoluir jamais me passaria gastar determinadas quantias em cursos de adestramento. Infelizmente, por questões profissionais (ausência do pais), mais uma vez não me foi possível avançar.

Estou a falar em nomes para que possa, caso assim o entenda, confirmar a veracidade do que lhe digo e das minhas intenções. Se infelizmente, algumas situações lamentaveis, a par de aspectos pessoais, me impediram (espero que temporariamente) de avançar e tentar o mundo do trabalho, “não fica” mais “triste” do que eu. Principalmente porque as sofri na pele.

Apesar de dois post num fórum serem suficientes e de acordo com a sua PM, para achar-me um ignorante e ser do tipo de pessoas que não interessa à raça, gostaria mesmo assim, se o permitir, de lhe enviar uma PM. Esta, é única e exclusivamente para saber do seu interesse, sem pedras na mão, de podermos falar pessoalmente e com tempo. Gostava, sinceramente que tudo isto não passasse de um mal entendido, mesmo que aqui ou ali, não tenhamos a mesma opinião.

As pessoas tem que se reunir, discutir ideias e projectos, para o benefício da raça. Ao contrario daquilo que pensa, gosto muito de ouvir os outros principalmente os mais experientes.

Sabe, há pessoas relacionadas com raça que não falam comigo porque conheço esta ou aquela pessoa ou porque os meus cães são do criador Y. No fundo, o que acontece, é aos poucos estarmos todos com a cabeça enfiada na areia e no final quem perde é a raça.

Estou certo da sua experiencia e dedicação no mundo do trabalho, se reparar em momento algum a questionei ou fui ofensivo.

Todos nós antes de começar-mos andar gatinhávamos. Com vontade própria e ajuda de terceiros aprendemos a andar. Comigo foi assim.
quino
Membro Veterano
Registado: segunda out 28, 2002 11:53 am
Contacto:

sábado fev 01, 2003 1:02 pm

Boas !!

Não posso deixar de expressar a minha extrema curiosidade em conhecer a sra. AnaS, não só pelo conhecimento que aparenta possuir sobre todas as provas realizadas pela raça, mas tambem pelo tom que consigo decifrar ao ler as suas mensagens.

Tendo eu o prazer de conhecer o Claudio e com ele ter trocado algumas opiniões ( não tantas como gostaria ??? ), acho que se há alguem que se preocupa com aquilo de que é acusado de menosprezar é o Claudio, e que tudo faz para o bem da raça ( AO CONTRARIO DE MUITOS INTELECTUAIS DA CANICULTURA)
Injusto.

Meus amigos......... estamos nesses aspectos (provas) atrasados mais de 20 anos em relação à Alemanha ou mesmo à Austria, e quando se põem em causa experiências de vida de uma pessoa que há mais de 20 anos está ligado á raça, grande parte como presidente do clube Austriaco ( SEM NUNCA TER SIDO CRIADOR) deve concerteza ter uma grande confiança nos conhecimentos.

Concordo que se em Portugal as regras fossem iguais às desses países, teriamos com certeza que comprar cães no estrangeiro ( ATENÇÃO : sou um defensor das regras e disciplina na criação e acho que é necessário fazer algo o mais rápido possivél), mas como já disse estamos muito atrasados.

Concordo que o actual teste de caractér do RCP podia ser mais exigente, mas tem de se começar por algum lado e mesmo isto poucos se preocupam a fazer..... o CAR do RCP( certeficado de aptidão a reprodução) é tão simples e tão importante e tâo poucos se preocupam em fazer.......deixemo-nos de sonhos.......SchH ; IPO ; AD ; BH ; Körung ; etc......há pessoas a criar Rottweilers em Portugal que nem displasias fazem aos cães reprodutores , nem nunca foram avaliados por um juiz.......Em Portugal ainda é possivél criar com cães que não se sabe se quer se têm dentes, quanto mais caracér.

De quem é a culpa ?
Na minha opinião a culpa é da ÚNICA entidade que pode controlar efectivamente a criação de cães em Portugal, o CPC , que não pode ( não quer ) pôr em risco os dividendos que só os Rottweilers lhes dão ( +/- 8000 contos/ano), porque se fossem aplicadas as regras que se obrigam, não recebiam nem metade.
Enquanto quem controla (CPC) não obrigar essas regras todo o esforço de todos aqueles que alguma coisa tentam fazer, mais tarde ou mais cedo é anulado pelas asneiras dos inconscientes.

O que eu lamento é a atitude agressiva com que algumas pessoas acusam e criticam.
gary
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:10 am

sábado fev 01, 2003 10:41 pm

AnaS Escreveu: É verdade que para o cão é uma brincadeira, mas olhe que mesmo a brincar os cães seguram a manga com força, e acredite que numa situação real ("bandido" sem manga de protecção) levar uma dentada daquelas no braço não deve ser nada agradável... lol
Bom , estou de acordo que o que dizes em termos de competição e a relação que se establece entre o cão e o figurante , é obrigação deste promover e fazer sobresaír os dotes do cão , tendo , sempre ,o cuidado de não maguar o cão e nomeadamente ter um cuidado especial com a boca do bobi . é assim em provas do RCI e Mondioring, nesta especialidade porém não é primitido tocar no cão com a cana , no Ring Belga já há um confronto fisico entre o figurante e o cão . Duvido que cães de competição , treinados especificamente para isso , consigam morder em alguém. Vida é vida , circo é circo.
Um abraço
FAbarm
Membro Veterano
Registado: sábado mai 11, 2002 3:56 pm

domingo fev 02, 2003 6:35 am

Gary

Agora fizeste-me lembrar os cães de parar das cassetes de video e que como dizes e bem: "Vida é vida , circo é circo".

Cumprimentos

Tiago
A forma é a imagem plástica da função
Responder

Voltar para “Cães”