Microchip Vs Responsabilidades

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quinta abr 19, 2007 6:28 pm

No post de abertura:
VitorN Escreveu:
Aliás, esse é um problema que os criadores que colocam o microchip nos cães enfrentam, ou seja, se os LOP entregues ao dono (que já são definitivos) não mudarem de propriedade, pois há donos que não fazem a transferência da mesma, vêm-se proprietários de n cães que já não estão na sua criação.
Não me parece que seja eu que esteja a ficar xéxé ...
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quinta abr 19, 2007 6:32 pm

Eu não sei se a minha questão é estupida ou não mas vou formular de novo. Eu compro um animal chipado. Não altero o nome, vou fazer a respectiva licença e como para já não é necessária a identificação ou colocação do chip, tirando os PP, eu dou os meus dados e os do animal sem qualquer referência a Chip. Logo o cão é para todos os efeitos meu. Há problemas, o animal perde-se ou causa danos, a responsabilidade é da pessoa que consta do SIRA ou da pessoa que tem a licença?
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
JoanaElectra
Membro Veterano
Registado: quarta abr 13, 2005 2:39 pm
Contacto:

quinta abr 19, 2007 6:34 pm

SeaLords Escreveu: Quem manda as alterações para a base do SIRA são os vets, mas as alterações no SICAFE são feitas pelos proprietários.
Ok, realmente faz sentido...SIRA - Sindicato dos Médicos Veterinários, daí serem eles a enviar...
Obrigada!
J.A.

"There are other fine dogs, then there are Dobermanns - the dog of dogs" Frank Grover
VitorN
Membro Veterano
Registado: terça set 06, 2005 11:01 am
Contacto:

quinta abr 19, 2007 6:37 pm

SeaLords Escreveu:No post de abertura:
VitorN Escreveu:
Aliás, esse é um problema que os criadores que colocam o microchip nos cães enfrentam, ou seja, se os LOP entregues ao dono (que já são definitivos) não mudarem de propriedade, pois há donos que não fazem a transferência da mesma, vêm-se proprietários de n cães que já não estão na sua criação.
Não me parece que seja eu que esteja a ficar xéxé ...
A leitura que faço dessa citação é a seguinte:
Um criador cria um cão, coloca-lhe o chip (parto do princípio que o chip está em nome do criador). Entretanto o criador vende o cão com o LOP provisório. O novo dono passa o cão para o nome dele em relação ao CPC, agora, no meu modo de ver, fica para tráz a mudança de titular no que respeita ao chip, certo? Daí a minha dúvida. Agora será que estamos a fazer leituras diferentes? E pá, eu posso me enganar, não estou a dizer que o erro é seu!
JoanaElectra
Membro Veterano
Contacto:

quinta abr 19, 2007 6:44 pm

Eu já tinha colocado essa questão, mas pelos vistos o "cú não tem nada a ver com as calças"... do que eu entendi, se houver um problema, o que interessa são os dados que constam no Sira/Sicafe.
J.A.

"There are other fine dogs, then there are Dobermanns - the dog of dogs" Frank Grover
VitorN
Membro Veterano
Contacto:

quinta abr 19, 2007 6:46 pm

LuMaria Escreveu:Eu não sei se a minha questão é estupida ou não mas vou formular de novo. Eu compro um animal chipado. Não altero o nome, vou fazer a respectiva licença e como para já não é necessária a identificação ou colocação do chip, tirando os PP, eu dou os meus dados e os do animal sem qualquer referência a Chip. Logo o cão é para todos os efeitos meu. Há problemas, o animal perde-se ou causa danos, a responsabilidade é da pessoa que consta do SIRA ou da pessoa que tem a licença?
A responsabilidade é tua mas, se tu quiseres "sacudir a água do capote", dizes que aquele cão não é teu! Depois restará a polícia "chatear" o titular do chip e aí caberá a ele provar que te vendeu o cachorro. Penso que seja assim.
SeaLords
Membro Veterano

quinta abr 19, 2007 6:49 pm

Não sei como é que pode "sacudir a água do capote" se tem a licença em seu nome, uma vez que a licença vale mais que uma base de dados particular (e o SIRA é uma base de dados particular ...).
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

quinta abr 19, 2007 6:49 pm

VitorN Escreveu: Talvez eu tratar do LOP definitivo seja de facto a melhor opção, vamos ver!
E em ser o Vitor a tratar do LOP definitivo resolve o que? :o
JoanaElectra Escreveu:SIRA - Sindicato dos Médicos Veterinários, daí serem eles a enviar...
Obrigada!
SIRA - Serviço de Identificação e Registo de Animais , gerida sim por eles.
VitorN Escreveu: O novo dono passa o cão para o nome dele em relação ao CPC, agora, no meu modo de ver, fica para tráz a mudança de titular no que respeita ao chip, certo? Daí a minha dúvida. Agora será que estamos a fazer leituras diferentes? E pá, eu posso me enganar, não estou a dizer que o erro é seu!
Er ...

O criador coloca o chip. Se tiver confiança com o veterinario pede para não preencher o papelucho e aguarda pelo novo dono.

Ou preenche o papel e fica o chip em nome do criador. Quando o criador vende o cachorro, pede-lhe ao dono os novos dados e um copia do BI, elabora um papel assinado pelo novo dono declarando a transferencia do chip. Entrega o papel ao veterinario que o emite para o SIRA (ou SICAFE).
Complicado ...
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

quinta abr 19, 2007 6:53 pm

JoanaElectra Escreveu:Não sei Nanci, é o que está no "link" que pus aqui, na página anterior...
Eu é que me expressei mal, sorry. Ja tinha corrigido. SIRA não se traduz em Sindicato nenhum embora seja sim gerida pelo MVs
JoanaElectra
Membro Veterano
Contacto:

quinta abr 19, 2007 6:54 pm

Epá, e eu pensei queme tinha enganado e apaguei a mensagem...Agora não se percebe nada....Bem, enfim!! :)
Última edição por JoanaElectra em quinta abr 19, 2007 6:54 pm, editado 1 vez no total.
J.A.

VitorN
Membro Veterano
Contacto:

quinta abr 19, 2007 6:54 pm

SeaLords Escreveu:Não sei como é que pode "sacudir a água do capote" se tem a licença em seu nome, uma vez que a licença vale mais que uma base de dados particular (e o SIRA é uma base de dados particular ...).
Mas se o chip não entra nessa licença, como podem provar que aquele cão é dela?
cindye
Membro Veterano
Registado: terça mar 01, 2005 5:48 pm
Contacto:

quinta abr 19, 2007 6:57 pm

Está avariada a conversa :lol:
BiancaTN
Membro
Registado: domingo abr 04, 2004 3:51 pm

quinta abr 19, 2007 6:59 pm

tchiii!!!!!! O que vocês me fizeram lembrar!!! A minha cadela, pois, fiz a transferência de propriedade do criador para o meu nome mas... esqueci-me de mudar os dados junto do SIRA! Tanto o seguro como a licença estão em meu nome. O chip não. Vou tentar regularizar a situação. 4 anos depois! :oops: :oops:
JoanaElectra
Membro Veterano
Contacto:

quinta abr 19, 2007 7:06 pm

É que já aqui na Arca se disse que os dados ou são enviados para o Sira ou para Sicafe...mas acho podem mesmo ser enviados para os dois sítios. Quando se põe o chip o vet fica com os dados e envia para o Sira, depois o dono leva o original ou duplicado do número do chip à Junta e aquando do registo do cão a Junta envia também os dados do chip para o Sicafe...
Última edição por JoanaElectra em quinta abr 19, 2007 7:07 pm, editado 1 vez no total.
J.A.

VitorN
Membro Veterano
Contacto:

quinta abr 19, 2007 7:07 pm

CindelP Escreveu:
VitorN Escreveu: Talvez eu tratar do LOP definitivo seja de facto a melhor opção, vamos ver!
E em ser o Vitor a tratar do LOP definitivo resolve o que? :o
E pá, como disse lá atrás, isso está em fase de "estudo"!
É que eu tenho estado a falar com outros criadores e já vi mais do que uma forma de fazer a "coisa", daí ainda não ter decidido.

CindelP Escreveu:Ou preenche o papel e fica o chip em nome do criador. Quando o criador vende o cachorro, pede-lhe ao dono os novos dados e um copia do BI, elabora um papel assinado pelo novo dono declarando a transferencia do chip. Entrega o papel ao veterinario que o emite para o SIRA (ou SICAFE).
Complicado ...
Esta é a opção que mais me agrada e talvez seja a mais coerente, vamos ver! :wink:
Responder

Voltar para “Cães”