Estou a pensar dá-lo a uma pessoa que o queira ou pô-lo no canil mas esta decisão é muito díficil pois irá custar-nos muito disfazermos de um cão que cuidamos desde os seus 2 meses de idade e deixá-lo sem saber se ele vai ter boas condições de vida e se vai sofrer!
Por favor, ajudem-m nesta decisão tão díficil
E que tal procurarem a ajuda de um profissional? Há escolas de treino...existem treinadores que vão ao domicílio. Neste caso eu acho que é tão grave que sinceramente um treinador que ensine o básico.
Sempre que ele lhe vire o dente a si, ou a alguém, se faz favor segure-o pegue -lhe na pele do pescoço, abane-o...vire o cão de barriga para cima (

)...coloque o seu braço no pescoço (sem fazer pressão demais, como é óbvio é só para que fique controlado.) e mantenha-o imobilizado o tempo necessário até que ele fique imóvel.
Sempre que rosnar pode dar-lhe umas chapadas bem dadas no focinho...em miúda era assim que educava os meus cães e eles andavam sempre na linha...é um método básico, e como é quase instantâneo, pode tornar-se muito eficaz pelo timing. Quando castigar faça-o no exacto momento em que ele o agride.
Durante algum tempo não lhe deve dar biscoitos, brinquedos, mimos...só o faz quando ele começar a demonstrar um comportamento melhor.
Sempre que ele for amistoso como os donos pode elogia-lo e até dar um biscoito...mas nunca lhe dê mimos por dar, nem tenha os brinquedos à disposição e muito menos lhe dê biscoitos sem que ele tenha feito nada por merecer.
E durante alguns dias evite que a criança se aproxime muito do cão e o cão dela, porque um cão cujos donos o deixam fazer tudo, pode magoar como já o fez. Até lhe mostrar que o lider são os donos...pode ser uma batalha que dure 1 hora, 1 semana...inclusive, mas é certo que não terá problemas com ele se conseguir dar esse passo.
As pessoas desfazerem-se dos animais é do mais vergonhoso que se pode fazer. As pessoas tem de meter na cabeça que não se podem desfazer dos seus animais só porque têm dificuldades com alguns aspectos, quando há uma solução clara. As pessoas abandonam os animais, porque não há processos crime sobre eles, mas é crime.
É muito confrangedor ver o número de pessoas que se livra dos seus animais pelos motivos mais variados...não percebo o que lhes passa na cabeça, não educam, não querem saber como educar, não querem ter trabalho, não se dedicam. Não percebo porquê que vão buscar os cães, se não lêem sobre o que é um cão ou como tratar de um, como lidar perante as difículdades...quais as difículdades mais comuns...etc. simplesmente nada sabem e a solução imediata é abandonar o animal.
É de certeza mais uma pessoa que aparece aqui a pedir a benção, para se livrar do animal e depois nunca mais aparece, sei que os conselhos que foram dados não os vai seguir, porque na verdade não é isso que quer...o que quer é livrar-se do cão. E se eu estiver redondamente enganada...irei vê-lo mais vezes pela arca...haverá fotos do cão com 1, 2, 3...anos, porque não se livrou dele.
Eu espero que não seja uma besta em abandonar o cão, mesmo que isso "lhe custe muito"; vai continuar a ser uma besta se o fizer.
É o que eu penso de pessoas que se livram dos animais...