è que nao estou a ver em que é que a placa vai sossegar as palpitaçoes da velha

Moderador: mcerqueira
Compreendo Lumaria, mas também não quero acreditar que um Juiz fizesse uma interpretração tão errada da Lei e do espirito do legislador.LuMaria Escreveu:Mas havendo a possibilidade de interpretar este ponto de duas formas e estando as coisas como estão, não será remar contra a maré? Quer dizer, quando se pode interpretar de duas formas distintas, quem sai a ganhar? A vizinha que vê o coração aos pulos e desmaia, ou os detentores do PP que não colocam a placa, porque não concordam?PauloSantos Escreveu:Eu estou de acordo com a Sealords, isto é uma leitura demasiadamente à letra.SeaLords Escreveu:Acho que é uma leitura demasiado à letra da lei. Para mim o espírito da lei tem a ver com moradias, quintas, etc, em que uma pessoa pode entrar por qualquer motivo e o cão andar à solta dentro da propriedade e surpreender a pessoa. Não faz qualquer sentido pôr uma placa destas à porta dum apartamento
O espirito do legislador, é exactamente aquele que a Sealords referiu, e prende-se com o facto de existirem moradias, quintas e até mesmo algumas vivendas, cujo o acesso fácil de pessoas, poderá pôr em risco a sua integridade fisica, caso exista um cão solto.
Obviamente, que colocar este aviso na porta de um prédio ou de um apartamente, não faz sentido algum.
Eu não colocava e aguardaria que a Policia Municipal levasse o caso a tribunal, porque me recusaria a acatar tal ordem e/ou a pagar qualquer coima aplicada.
Ora, o alojamento dos meus Rotts, são os canis, como tal, nem sequer teria de colocar uma placa na entrada da casa, mas sim nos canis.Artigo 7.o
Medidas de segurança especiais nos alojamentos
...
2 — O detentor fica obrigado à afixação no alojamento, em local visível, de placa de aviso da presença e perigosidade do animal.
LLLLOOOLLLLL vocês não estão é a lidar com uma pessoa sériamente perturbada.MDogster Escreveu:A interpretação do espírito da lei também depende muito da "habilidade" do advogado que a defender perante um juiz.
Levando o artigo à letra "obrigado à afixação no alojamento, em local visível", eu até poderia pôr o aviso no meu hall de entrada...
Lu, mas neste caso ( a colocação da placa ) quem parece estar perturbada, é a Policia Municipal.LuMaria Escreveu:LLLLOOOLLLLL vocês não estão é a lidar com uma pessoa sériamente perturbada.MDogster Escreveu:A interpretação do espírito da lei também depende muito da "habilidade" do advogado que a defender perante um juiz.
Levando o artigo à letra "obrigado à afixação no alojamento, em local visível", eu até poderia pôr o aviso no meu hall de entrada...
Buraca Paulo. Cova da Moura no meio. Zona de grande "risco"PauloSantos Escreveu:Lu, mas neste caso ( a colocação da placa ) quem parece estar perturbada, é a Policia Municipal.LuMaria Escreveu:LLLLOOOLLLLL vocês não estão é a lidar com uma pessoa sériamente perturbada.MDogster Escreveu:A interpretação do espírito da lei também depende muito da "habilidade" do advogado que a defender perante um juiz.
Deixe-me lá adivinhar.. Cascais ou Sintra ? É que, quer de uns, quer de outros, tenho ouvido umas histórias engraçadas acerca destas coisas dos cães.
Bonitas imagensPauloSantos Escreveu:Com isto já não concordo.FBC Escreveu:
Pois mas não é só isso também têm que ir com uma trela que tenha no máximo um metro e açaime mesmo que estejam no meio do campo ou numa praia deserta, assim não há socialização possível. Quem cumprir a lei à risca dificilmente terá um cão equilibrado e sociável.
É verdade que evito o uso do acaime, mas cumpro todos as outras exigências e não é por esse facto, que os meus cães não são sociáveis e equilibrados.
Além de muitas outras coisas, mas falando em algo que é conhecido aqui na arca, tenho participado, sempre que possivel, nos passeios do Rottweiler organizados pela nynf e pela Agidog, e nunca tive qualquer tipo de problemas com os meus cães, nem em relação a outros animais, nem em relação a pessoas.
Os meus cães frequentaram escola de treino, exactamente com o objectivo de socializar, de estarem com outros animais, com outras pessoas.
Os meus cães "conhecem" as festas de Palmela, Montijo, Pinhal Novo, Setúbal, entre muitas outras. Porquê ? Porque eu faço questão que eles se passeiem no meio das pessoas, que convivam com elas, que seja para eles, algo de normal e natural.
Não me venham é dizer que uma trela com 1 metro é sinónimo de falta de socialização.
Veja lá se nestas fotos lhe dão a imagem de 2 cães desiquilibrados e pouco sociáveis ?
Bem perto deles, estavam mais umas dezenas de Rotts e respectivos donos.
encontro Rottweiler Organização AGIDOG
Só um pequeno reparo a isto:FBC Escreveu:Bonitas imagens
Concordo com muito do que disse.
mas para quem exige tanto o cumprimento da lei, todos estes rotts estão fora da lei, pois não têm açaime.
Um menino de cinco anos foi mordido nas costas por um chimpanzé fêmea adulto – que andava à solta no Bombarral – e teve de receber tratamento no Centro de Saúde local. O animal só largou a criança depois da intervenção de populares e foi recolhido pelo dono, que o atraiu à jaula onde costuma estar.
Segundo a GNR, o proprietário do chimpanzé não possui documentos que comprovem estar em situação legal. Mas, enquanto decorre o processo criminal aberto na sequência da queixa da família do menor, ficou como seu fiel depositário.
A criança recebeu tratamento médico – a ferida foi desinfectada e foi-lhe administrada uma vacina anti-rábica – e regressou a casa, mantendo-se sob vigilância médica. A avó do menino, Maria Ferreira – que tem a guarda do neto –, disse ontem que se “queixa de muitas dores e anda a tremer”, além de ter medo de passar no sítio onde foi atacada.
A criança foi ferida na manhã do passado dia 11, quando estava no cemitério do Bombarral com a avó, no momento em que esta estava a arranjar a campa do marido. Nessa altura, depararam-se com o animal à solta.
“Estava em cima de um jazigo e subiu para uma árvore e não fez mal ao miúdo, mas, quando saímos do cemitério, virou-se para o menino, que me estava a dar a mão, atirou-o ao chão e começou a mordê-lo”, conta Maria Ferreira. “Se não fossem dois senhores a salvarem-no, o animal tinha-o matado, porque é muito maior e mais pesado, e ainda andou atrás da criança”.
Fernando Gomes, dono do chimpanzé – que costuma estar numa jaula numa oficina a caminho do cemitério –, assegura que pagará todas as despesas com os tratamentos médicos. “Não fechei bem os cadeados e ela é muito esperta e saiu. Fui encontrá-la no cemitério. Não vi o que aconteceu, mas disseram-me que foi só um arranhão, porque a criança estava a gritar e perturbou o animal, que não é violento, pelo contrário, connosco é muito dócil”, refere.
O chimpanzé tem quinze anos de idade, 1,20 metros de altura e chama-se ‘Guidage’, em homenagem aos combatentes portugueses envolvidos na reconquista daquela aldeia em 1974, na Guiné. Foi trazida para Portugal por Fernando Gomes, em 1994, para oferecer à filha de 14 anos. “Passou pelo aeroporto da Portela dentro de um saco aberto que eu trazia na mão e não me disseram nada, nem me pediram documentação”, afirma.
Maria Ferreira apresentou queixa na GNR do Bombarral. Militares do SEPNA estiveram ontem a recolher mais elementos para enviar ao Instituto de Conservação da Natureza, entidade que decidirá o destino a dar ao chimpanzé.
SAIBA MAIS
4458 cães considerados potencialmente perigosos estão registados na Direcção-Geral de Veterinária, ao abrigo da legislação que obriga os proprietários a fazer o registo nas juntas de freguesia.
50 mil euros é o montante mínimo do seguro de responsabilidade civil obrigatório que os donos de animais perigosos têm de possuir.
SEMELHANÇAS
O Homem e o chimpanzé têm 96 por cento do ADN igual, segundo um estudo publicado em 2005 na revista ‘Nature’.
EXTINÇÃO
A ONU calcula que, se o ritmo de destruição do habitat e da predação continuar, o chimpanzé estará completamente extinto por volta de 2025.
Por testemunhos que tenho obtido de diversas pessoas, os cães PP são isso mesmo, animais selvagens. Infelizmente noto que se está a generalizar esta ideia e as pessoas têm mesmo medo. É surrealista.PauloSantos Escreveu:Voltando à questão da "caça às bruxas" o que eu não entendo mesmo, é o porquê de noticias como a de hoje, no Correio da Manhã, darem origem a que se fale em cães potencialmente perigosos.
Não consigo, de todo, entender a relação de uma coisa com a outra.
Pois, a mim também me parece que é essa a ideia que se tenta passar e que começa a ficar cada vez mais enraizada, na cabeça das pessoas (algumas pessoas).LuMaria Escreveu:Por testemunhos que tenho obtido de diversas pessoas, os cães PP são isso mesmo, animais selvagens. Infelizmente noto que se está a generalizar esta ideia e as pessoas têm mesmo medo. É surrealista.PauloSantos Escreveu:Voltando à questão da "caça às bruxas" o que eu não entendo mesmo, é o porquê de noticias como a de hoje, no Correio da Manhã, darem origem a que se fale em cães potencialmente perigosos.
Não consigo, de todo, entender a relação de uma coisa com a outra.