"Não tenho dinheiro ms quero um cão de raça..."

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

quarta mar 05, 2003 10:25 pm

Olá

Este tema há-de dar sempre que falar.
O problema nem está no facto de os cães serem de raça ou não. O problema é estar dinheiro envolvido. Como um cão de raça custa dinheiro (e porque não?) já a situação não se torna indiferente. Mas complica-se porque surge o oportunismo de muitos comerciantes a vender gato por lebre. E complica-se mais ainda quando os criadores levam preços considerados elevados pelo público pouco informado.

Admitindo uma hipótese académica de não haver comércio de cães, estas questões não se levantavam e as pessoas eram livres de escolher o cão que entendessem.
Mas o carcanhol é o diabo. Estraga tudo.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

quarta mar 05, 2003 10:47 pm

Boas,
não querendo entrar em polémicas do foro "filosófico", reparem neste pedido:
Preciso muito!!!
Preciso muito de um/a caniche para oferecer, mas so posso pegar nele/a na Pascoa porque moro num apartamento e é para levar para os Açores. A pessoa adora caniches por isso nao vai abandonar, felizmente não posso gastar dinheiro para comprar um.
Também não querendo entrar no teor do anúncio, reparem nesta frase:
felizmente não posso gastar dinheiro para comprar um.
Das duas uma, ou as pessoas não lêm o que escrevem, ou estão a "brincar" com o proximo.

Agora a sério, decerto foi lapso. Mas é interessante ver a "leviandade" com que se pedem cães. ;)
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
bcpereira
Membro
Registado: segunda jan 20, 2003 12:39 am

quinta mar 06, 2003 12:41 am

Só posso dizer que não tinha dinheiro para comprar o animal que mais adoro, e por isso coloquei um anuncio em que adoptava um Boxer, mas no entanto posso despender de dinheiro para pagar o veterinário, e comprar coisinhas para a Simba, e agora perguntem-lhe se ela se queixa, acho que nunca foi tão bem tratada.
Adoptei com 6/7 meses e desde o 1º dia que não me larga, eu adoro-a e ela adora-me vejam as fotos no meu album e depois diga-me se ela está mal tratada.

Uma coisa não implica a outra. Não ter dinheiro para comprar não significa que não a trate bem.
nel
Membro Veterano
Contacto:

quinta mar 06, 2003 9:18 am

bcpereira Escreveu: Uma coisa não implica a outra. Não ter dinheiro para comprar não significa que não a trate bem.
Olá bcpereira

É claro que isso, na minha opinião, está fora de questão.
Por vezes na defesa de determinados princípios exagera-se um pouco, mas isso resulta em parte da falta ou da dificuldade do poder de argumentação das pessoas. Explicando através de um exemplo. Quantas vezes, numa discussão sobre política por ex., não somos tomados como radicais ao vincarmos com demasiada força as nossas posições?
Aqui acontece um pouco isso. Nem sempre (nem sempre, embora às vezes seja) o que se diz é exactamente o que se pretende dizer. O que normalmente é dada é uma tónica demasiado forte e autoritária.
Não me repugna que se peça um cão de raça, por ex. Mas ao ser-se permissivo aqui no fórum a pedidos desse tipo é abrir um precedente perigoso de sermos invadidos por uma pedinchice pegada.
Acho que isto deve ser ponderado.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

quinta mar 06, 2003 11:05 am

Por muito que me esforce não consigo chegar lá...

Como é que uma pessoa que não tem dinheiro para comprar um cão de raça, tem dinheiro para pagar uma intervenção cirurgica?
nel
Membro Veterano
Contacto:

quinta mar 06, 2003 11:19 am

KROZ Escreveu: Como é que uma pessoa que não tem dinheiro para comprar um cão de raça, tem dinheiro para pagar uma intervenção cirurgica?
Isto também está fora de questão. Concordo plenamente.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
dogsdamour
Membro
Registado: quarta jan 22, 2003 11:06 am

quinta mar 06, 2003 11:25 am

Já muito se falou aqui sobre este assunto. Na minha opinião pessoal concordo com o bcpereira porque não ter dinheiro disponível para se adquirir um cão não invalida que não se tenha dinheiro para a sua manutenção. Posso até atrever-me, neste caso específico, a comparar um cão com um filho. Não se compra mas tem-se dinheiro para o alimentar, educar, etc e tal.
Também já li aqui várias vezes o argumento utilizado pelo Kroz e permita-me dizer-lhe, com o devido respeito, que esse argumento, no modelo económico em que vivemos é completamente surreal. Existem os seguros e mesmo que não existissem existe sempre o recurso ao crédito para emergências desse tipo. É um sacrifício o endividamento mas tenho a certeza que qualquer dono responsavel não se importaria de o fazer. Eu trocaria de bom grado a minha lagosta por sardinha se a vida dos meus animais dependesse disso.
Bullie
Membro Veterano
Registado: quarta mar 05, 2003 11:07 am
Contacto:

quinta mar 06, 2003 11:31 am

[quote=Musky]

A única coisa nestes casos que não entendo é o porquê de quererem uma raça em especial? Cão é cão!

Significando, se querem um cão porque gostam de cães, a "marca" não deveria fazer diferença!
o
[/quote]

Se me permitem, dou-vos a minha singela opinião:

Toda a minha vida cresci com animais domésticos (Serra da Estrela, Podengo, rafeiros, gatos de rua, hamsters, peixes, porquinhos da india, saguíns, etc...) e de todos os animais nunca nenhum deles foi comprado.

Quando solteiro e a viver em casa dos meus pais, tinha uma gata de rua (a Maggy) e um cão do mais rafeiro que se possa imaginar (Tobias). Estes ficaram com os meus pais, pois seria um desgosto de morte para eles que eu saísse de casa e levasse os seus meninos comigo! Como moro relativamente perto e vejo-os todos os dias, concordei.

No entanto, e desde pequeno, sempre tive um sonho. Ter um Bull Terrier e/ou um British Bulldog. Hoje a minha vida proporcionou-me condições para que pudesse ter um cão, e um cão de raça das minhas preferidas.

Seremos nós, possuídores de cães de raça, com ou sem pedigree, menos amantes dos cães e animais em geral só porque não vamos buscar um cão abandonado ao canil?!? Porque não recolhemos um cão abandonado das ruas?!?

Muita gente já me criticou pelo valor que dispendi para adquirir o Gaspar, e essas mesmas pessoas não gastarão dinheiro também (em demasia) em coisas superfúlas, quando poderiam ajudar (aínda) mais cães de rua?!

Não critiquem quem compra um cão por mais caro que ele seja. Critiquem sim, quem compra ou adopta um animal e depois não lhe dá a educação, carinho e atenção que eles merecem!
xandinho
Membro
Registado: sexta jan 31, 2003 1:25 pm

quinta mar 06, 2003 11:38 am

Olá a todos,

Compreendo todos os argumentos utilizados em prol dos criadores! Não compreendo quem os compra! Desculpem-me mas eu adoro cães e não determinada raça! Enquanto houverem cães abandonados serei imcapaz de comprar um!

Sempre tive cães toda a vida (quando nasci já existia um lá em casa) nunca nenhum foi comprado! Já tive cães de raça? Já 3, por razões de abandono e um foi retirado pelo meu pai ao dono por maus tratos!

No entanto repugna-me, secalhar ainda mais do que aos criadores, a pedinchice de um cão de raça (seja a prestações ou dado), quem gosta de cães gosta de todos e se quer um cão gratis adopte!

Não concordo quando se diz que quem não tem dinheiro para comprar um cão não tem dinheiro para o menter! quem ama um cão desunha-se para que a sua saude seja de ferro! (Para além do mais o que se poupa na compra já dá para algumas idas ao Veterinário!)

Tenho os meus dois rafeiritos que amo tanto que às vezes doi! Têm tudo, ou mais, do que muitos de raça que custaram muito dinheiro, nunca nada lhes há-de faltar! Já gastei muito dinheiro com os meus cães porque os Amo, e o Amor não tem preço! Não se compra nem se vende!

Não quero ofender ninguém, a unica coisa que quero é que sejam felizes e Amem os vossos cães, comprados ou não porque eles amar-vos-ão com toda a certeza!
Bullie
Membro Veterano
Registado: quarta mar 05, 2003 11:07 am
Contacto:

quinta mar 06, 2003 11:56 am

[quote=acsp]
No fundo, parece que se está aqui a defender o racismo canino. Se eu sou contra o racismo humano, por que razão iria defender o canino?

Racismo canino?!?! :o :o :o

Pelo amor de Deus!!!!!

Vou já sair do emprego e apanhar todos os rafeiros de rua que encontrar pelo caminho até casa e juntá-los ao Gaspar!!!!
E depois vão andar sem vacinas, sem cuidados, sem alimentação adequada porque não tenho dinheiro nem condições no apartamento para ter 20 ou 30 cães!!!

Isso faz de mim o quê?! Um bom samaritano?!?!?!

Por favor... se há "racismo" canino, quem o pratica parece-me que será quem tem rafeiros (que são cães de corpo inteiro e dignos e inteligentes e belos como o mais puro dos puros) e que ataca quem tem um cão de raça por ser o seu "sonho" possuir determinado cão uma vez na vida que seja!!

Tive rafeiros e adorei-os tanto e acarinhei-os tanto como o faço com um meu Bull Terrier.

Que racista que eu sou!!!!!! :evil:

Mães que estão neste chat... quando o vosso filho de 9 anos vir pela primeira vez um cão de determinada raça na rua, brincar com ele e a partir de então ficar fã e desejar ter um, em alguma altura da sua vida, não o permitam. NUNCA!!!!
Porque foi assim que eu me apaixonei por Bull Terriers e vejam o monstro racista e hipócrita, que maltrata animais e que despreza todos os cãos rafeiros que existe, que me tornei passados 17 anos!!!!

Eu deveria estar era preso!!!!!

Criadores que fazem criação de qualquer raça por amor e não por negócio, continuem o vosso trabalho e dedicação. Eu vos aplaúdo!

Donos de cães, de qualquer cão, (raça ou rafeiros) e que verdadeiramente amam os vossos cães, tenha sido adoptados ou custado 2000€, eu vos aplaúdo pela vossa dedicação e amor.
linda76
Membro Veterano
Registado: quarta fev 27, 2002 4:47 pm
Contacto:

quinta mar 06, 2003 12:27 pm

Olá,

De facto tenho de concordar com o Bullie. Não percebo porque é que uma pessoa que tem um cão de raça é criticada por ter cães de raça. Eu tive cães de raça e cães sem raça. E de facto não são iguais. Embora uma pessoa esqueça a beleza dos cães, os cães de raça são mais fiáveis em termos de caracter. E critiquem-me se desejo ser vaidosa, mas eu gosto de cães de raça, tenho a possibilidade de dispender dinheiro para os ter e posteriormente cuidar. Então porque devo ser criticada? Ou isso significa que gosto menos de cães?
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quinta mar 06, 2003 12:30 pm

Repetindo-me - nem todos os cães são iguais.

Os temperamentos variam, a necessidade de exercício é diferente, a necessidade de atenção também.

Era bom que as pessoas pensassem na maneira de ser do cão e nas suas necessidades, antes de o terem.
Era bom que, ao optarem por um cão (de raça ou rafeiro), pensassem primeiro nas chatices e nos inconvinientes que ele pode dar.

Talvez se fissessem isso, não houvesse tantos abandonados.

Ser de raça, aqui, é indiferente (cá ainda não, porque não abunda o dinheiro).
Nos EUA 25% dos abandonados são raça pura.
A maioria são abandonados antes de fazerem 18 meses (idade adulta).

Caso típico de quem achou o cachorrinho muito querido e só depois se apercebeu de que a sua própria vida têm se adaptar ao cão.
Já não se vai de férias ou viajar com aquela facilidade.
Se calhar nem se sai à noite ou nos FdS sem mais nem menos.
Se calhar é preciso levar o cão à rua, mesmo quando se está muito cansado.
Se calhar ele ladra, rosna às visitas e não obedece.

Se calhar o entusiasmo por aquele bébé peludinho e engraçadinho passa e
fica o cão que suja os sofás e rói as cadeiras.

Se calhar era melhor não ter cão.
Afinal existem outros animais que não dão, nem de longe, tanto trabalho.
Tartarugas, periquitos,peixinhos e até gatos.
nel
Membro Veterano
Contacto:

quinta mar 06, 2003 12:58 pm

aisd Escreveu:Se calhar era melhor não ter cão.
Afinal existem outros animais que não dão, nem de longe, tanto trabalho.
Tartarugas, periquitos,peixinhos e até gatos.
E peluches, aisd. Peluches!!!
Bem, pensando bem, às tantas os peluches também largam pêlo e ganham pó.
Já cá não está quem falou.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

quinta mar 06, 2003 8:05 pm

Então põe a saúde do seu cão dependente de crédito! humm

Enquanto espera pela aprovação lá tem o cão que esperar... E se não lhe aprovarem o crédito?

Surreal é as pessoas meterem-se em algo dispendioso sem terem dinheiro e depois quando precisam andarem a pedir esmolas... Por a vida de um cão dependente de um crédito... isso sim é surreal.

A comprar com os filhos, ainda temos hospitais públicos para humanos. Os cães têm de pagar mesmo!

dogsdamour Escreveu: Já muito se falou aqui sobre este assunto. Na minha opinião pessoal concordo com o bcpereira porque não ter dinheiro disponível para se adquirir um cão não invalida que não se tenha dinheiro para a sua manutenção. Posso até atrever-me, neste caso específico, a comparar um cão com um filho. Não se compra mas tem-se dinheiro para o alimentar, educar, etc e tal.
Também já li aqui várias vezes o argumento utilizado pelo Kroz e permita-me dizer-lhe, com o devido respeito, que esse argumento, no modelo económico em que vivemos é completamente surreal. Existem os seguros e mesmo que não existissem existe sempre o recurso ao crédito para emergências desse tipo. É um sacrifício o endividamento mas tenho a certeza que qualquer dono responsavel não se importaria de o fazer. Eu trocaria de bom grado a minha lagosta por sardinha se a vida dos meus animais dependesse disso.
Musky
Membro Veterano
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm

quinta mar 06, 2003 8:41 pm

[quote=linda76]
Olá,

Eu tive cães de raça e cães sem raça. E de facto não são iguais. Embora uma pessoa esqueça a beleza dos cães, os cães de raça são mais fiáveis em termos de caracter.
[/quote]

:?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?:
:?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?:
Responder

Voltar para “Cães”