Corte de orelhas

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

terça dez 11, 2007 5:28 pm

F_I Escreveu:Não se preocupe que sei o código deontológico. Por isso mesmo tou actualizada, ora leia com atenção o post anterior.
Carissima,

Vamos nos entender!

Nenhum codigo deontologico, seja da OMV seja dos pedreiros pode passar por cima da lei portuguesa.

O Codigo Deontologico da OMV não proibe corte de caudas! O Codigo Deontologico, no seu artigo 6º, refere que deve-se seguir a legislação em vigor.

A legislação em vigor permite o corte de caudas, sem qualquer entrave. Capiche?

Caso ainda tenha duvidas, convido-a a nos mostrar algum documento/lei que proiba tal ...
F_I
Membro
Registado: quinta out 19, 2006 7:00 pm

terça dez 11, 2007 5:28 pm

FAbarm Escreveu:
F_I Escreveu:parece-lhe q como você diz o "cursinho" é aux. de veterinária? tem deontologia e bioética?
primeiro auxiliar de veterinária já nem existe há uns anos. Mas sim enfermagem veterinária e não, não estudo enfermagem veterinária, estudo medicina veterinária na melhor faculdade do país. Só tenho deontologia e bioética com o bastonário da ordem e um dos mais ilustres doutorados do nosso país e como é obvio sabem muito menos do assunto que vossas excelências.

Desculpem mas não vou mesmo continuar com a discussão, porque de facto já provaram que não sabem minimamente do que falam. Apenas se baseiam em coisas antigas e no que o vosso egocentrismo diz.

Adeusito e bons progressos. e apenas lamento.
Fantastico... se a melhor faculdade do pais formata cerebros como o seu esta a ser formatado, algo vai muito mal no reino da melhor faculdade vet do país.

Gostei mto da referencia do Bastonario... taxos? Taxistas ou taxantes? Ou os cursos q esses sr obriga a frequentar não sao so e apenas para enxer os bolsilhos de alguns.

Tenho pena é que la na melhor faculdade do pais, e quem sabe do Mundo e se calhar da Europa, andem pessoas com a mania sim a mania... que por decorarem umas letrinhas se julgam profetas, mas q no fundo são é o exemplo tipico e perfeito da anedota de bata.

E para terminar... o corte de caudas é permitido se n lhe ensinam isto na fantabulastica faculdade de med vet... tv um cursinho de fds para dar creditos pa ordem ajude :p
Imagino que esteja a ser ironíco e de facto saiba que não há creditos extra em mestrado integrado de medicina veterinária.

Repito...um médico veterinário não está permitido a fazer cortes nem de orelhas nem de caudas a cães, por razões deontológicas, éticas e de bem estar animal.
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

terça dez 11, 2007 5:29 pm

F_I Escreveu: Repito...um médico veterinário não está permitido a fazer cortes nem de orelhas nem de caudas a cães, por razões deontológicas, éticas e de bem estar animal.
Isso está escrito onde?

:roll:
MDogster
Membro Veterano
Registado: quinta set 09, 2004 9:29 am

terça dez 11, 2007 5:31 pm

F_I Escreveu:3. No exercício da sua actividade profissional, o Médico Veterinário deve escrupuloso respeito às normas legais, éticas e deontológicas a ela aplicáveis, é técnica e deontologicamente independente, e responsável pelos seus actos, devendo agir com competência, consciência e probidade.

Dentro da saúde e bem estar animal, não cabe qualquer tipo de mutilação, exceptuando por razões clínicas.
Ora bem se ler com atenção o decreto-lei que alguém colocou lá mais para trás, vai verificar que o corte de caudas em canídeos não é considerado uma mutilação mas sim uma intervenção cirúrgica. Por alguma razão tem um artigo exclusivamente dedicado ao tema.
Agora se me diz que o código deontológico dos médicos veterinários não se rege pelos mesmos conceitos, não sou eu que a vou contrariar.
Só não pode dizer é que esse corte é proibido por lei, porque não é.
F_I
Membro

terça dez 11, 2007 5:31 pm

CindelP Escreveu:
F_I Escreveu:Não se preocupe que sei o código deontológico. Por isso mesmo tou actualizada, ora leia com atenção o post anterior.
Carissima,

Vamos nos entender!

Nenhum codigo deontologico, seja da OMV seja dos pedreiros pode passar por cima da lei portuguesa.

O Codigo Deontologico da OMV não proibe corte de caudas! O Codigo Deontologico, no seu artigo 6º, refere que deve-se seguir a legislação em vigor.

A legislação em vigor permite o corte de caudas, sem qualquer entrave. Capiche?

Caso ainda tenha duvidas, convido-a a nos mostrar algum documento/lei que proiba tal ...
sim, seguir a leglação em vigor, assim como razões éticas e deontológicas. É por isso que existem os códigos deontológicos, para dar protecção à classe a que se referem.
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

terça dez 11, 2007 5:33 pm

MDogster Escreveu: Ora bem se ler com atenção o decreto-lei que alguém colocou lá mais para trás, vai verificar que o corte de caudas em canídeos não é considerado uma mutilação mas sim uma intervenção cirúrgica. Por alguma razão tem um artigo exclusivamente dedicado ao tema.
Agora se me diz que o código deontológico dos médicos veterinários não se rege pelos mesmos conceitos, não sou eu que a vou contrariar.
Só não pode dizer é que esse corte é proibido por lei, porque não é.
Nem por lei nem pelo codigo da OMV .... só que está dificil de a menina entender.

Tenho que imprimir isto ... pode ser que me creditem alguns por boa acção publica ;)
F_I
Membro

terça dez 11, 2007 5:33 pm

CindelP Escreveu:
F_I Escreveu: Repito...um médico veterinário não está permitido a fazer cortes nem de orelhas nem de caudas a cães, por razões deontológicas, éticas e de bem estar animal.
Isso está escrito onde?

aqui,
3. No exercício da sua actividade profissional, o Médico Veterinário deve escrupuloso respeito às
normas legais, éticas e deontológicas a ela aplicáveis
, é técnica e deontologicamente independente, e
responsável pelos seus actos, devendo agir com competência, consciência e probidade.
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

terça dez 11, 2007 5:35 pm

F_I Escreveu:
CindelP Escreveu:
Isso está escrito onde?

aqui,
3. No exercício da sua actividade profissional, o Médico Veterinário deve escrupuloso respeito às
responsável pelos seus actos, devendo agir com competência, consciência e probidade.
E?

A lei não proibe o corte; o codigo não proibe o corte.

Onde está a duvida?
Deamon
Membro
Registado: sexta nov 17, 2006 1:34 pm

terça dez 11, 2007 5:36 pm

Há aqui um problema de língua Portuguesa... 8)
deontologia

do Gr. déon, déontos, o dever + lógos, tratado

s. f.,
teoria do dever no que respeita à moral;

conjunto de deveres que impõe a certos profissionais o cumprimento da sua função, como por exemplo a deontologia dos médicos ou a dos jornalistas.
O Código Deontológico não é sinónimo de Lei, penso eu de que... :roll:

D.
MDogster
Membro Veterano
Registado: quinta set 09, 2004 9:29 am

terça dez 11, 2007 5:39 pm

Se me explicar em que é que um corte, efectuado por um profissional competente, nos primeiros dias de vida do cachorro, quando o sistema nervoso dessa zona ainda nem está completamente formado, prejudica o bem-estar animal, talvez eu conseguisse perceber essas tais razões deontológicas...
F_I
Membro

terça dez 11, 2007 5:41 pm

FBC Escreveu:Depois passo-me com a "edologia lulu", pois passo.
Esta gente não respeita nada nem ninguem. acham que agora temos que andar todos com os caninches ao colo.
Amiga F_I quer dizer que quer que eu seja obrigado a levar os cães de presa para a caça com as orelhas inteiras, com todos os inconvenientes que isso tem - isso é que é defender os cães.
Quem quer ter Pets que tenha pets, lulus ou diabo se quiserem, mas por favor não me impeçam de ter os cães que quero.
a ditadura dos pets e a imbecilidade a ela associada, já enjoa.

Repito o que disse na primeira intervenção:

As leis são feitas para lulus e por lulus!

Esta gente que é contra os cortes deve prnsar que toda a gente só tem cães para fazer o xixi no jardim.

Sabem o que é um cão de caça maior?
Sabem os inconvenientes de um cão de presa caçar com orelhas inteiras?
Não, não sabem nada para além do lulu quiduxo!

Depois, quem quer criar cães a sério, trabalhar com eles, etc. tem que obdecer às leis feitas para os pituchos.

E a FCI ,em vez de apoiar uma criação séria baseada na funcionalidade, anda a embarcar na moda dos pets!

E assim vai o mundo dos cães!!!

Francisco Bica
Aqui esta alguém que sabe falar. apesar de termos opiniões contrárias, não se pode de facto dizer que para um cão de caça seja bom ter orelhas... Para ser sincera tb não concordo, com os caezinhos que andam de vestidinho e lacinho na cabeça...mas o assunto é tão complexo.

Acho que os cães não existem nem para ser bonequinhos nem para andar em lutas de cães organizadas. A verdade é q já não há nenhuma raça de cão que seja aceite com orelhas cortadas. No entanto, há cães com LOP que as têm. O que não deixa de ser irrisório. De qualquer modo, a única razão para cortar orelhas a um cão puderá ser de facto a caça...e nem todos os tipos de caça.
Porque para ser aceite na raça, não as pode ter. E as lutas de cães são proibidas. tirando isso, porque se há-de cortar?
Última edição por F_I em terça dez 11, 2007 5:47 pm, editado 1 vez no total.
F_I
Membro

terça dez 11, 2007 5:43 pm

MDogster Escreveu:
Se me explicar em que é que um corte, efectuado por um profissional competente, nos primeiros dias de vida do cachorro, quando o sistema nervoso dessa zona ainda nem está completamente formado, prejudica o bem-estar animal, talvez eu conseguisse perceber essas tais razões deontológicas...
Quem lhe disse que o sistema nervoso nos primeiros dias de vida, não está totalmente formado nessa zona? :o
F_I
Membro

terça dez 11, 2007 5:45 pm

CindelP Escreveu:
F_I Escreveu:
CindelP Escreveu:
Isso está escrito onde?

aqui,
E?

A lei não proibe o corte; o codigo não proibe o corte.

Onde está a duvida?
o codigo diz para respeitar escrupulosamente normas éticas. O corte é contra as normas éticas. Onde está a duvida digo eu, não?
Deamon
Membro
Registado: sexta nov 17, 2006 1:34 pm

terça dez 11, 2007 5:49 pm

F_I Escreveu:E as lutas de cães são proibidas. tirando isso, porque se há-de cortar?
E quem falou aqui em lutas de cães? :o
jvpcspmg Escreveu:Quanto aos caes de agarre esses sao treinados fisicamente para a luta corpo a corpo, e para proteger os proprios companheiros da matilha. Têm os corpos cobertos por vezes com couro. As orelhas como se sabe podem desfavorecer qualquer cao numa luta, alem de que as orelhas do dogo sao sensiveis e dados a rasgos pelo mato, quanto mais por um bicho com 150 kilos e duas navalhas na boca de 10cm, que rasgam carne como a melhor faca de talhante!
Estava-se a falar de Javalis :? :roll:
F_I
Membro

terça dez 11, 2007 5:56 pm

eu sei que estava a falar de javalis. isso insere-se na caça.
Quem falou nas lutas de cães fui eu, porque é uma razão porque os donos querem cortar as orelhas ao seu animal.

Mas corrija-me se estou enganada.
Os cães não são proibidos em caça. Grande parte deles até gosta, para eles é um jogo, que tem como principal objectivo agradar o dono. Admito, que não tinha pensado nesse ponto da caça ao javali e mesmo na aula falamos em caça em geral...buscar uma perdiz, etc. E aí as orelhas não atrapalham.
Mas todos os caçadores têm de ter licença para caçar, certo? Então podem mostrá-la ao veterinário, não?

então e aí parece-me uma questão legitima dizer ao médico veterinário que pode ser perigoso para o cão ter orelhas se se destina à caça ao javali. Já há um contrabalanço.
eticamente ficamos com cortar as orelhas antes com anestesia local, ter todos os cuidados pós corte vs o animal ter problemas graves devido ao não corte. São decisões complicadas.

Mas cortar, porque sim...isso não concordo e nunca irei fazer.
Responder

Voltar para “Cães”