Para gary
- entre duplicador e multiplicador é questão de grau (n. de ninhadas). Características:
. tem raças que se vendem bem (e vai mudando à medida que os gostos mudam)
. usa o cão lá de casa com as fêmeas (muitas) que tem lá em casa
- trabalha em "outcross"
. exposições? o que é isso?
. Estalão? O que é isso?
. não faz despiste de doenças genéticas
. usa comida ordinária
. despacha os cachorros o mais cedo possível
. vai a exposições
. tem um relativo interesse em produzir bons cães mas não está propriamente interessado em fazer a sua linha (por isso vai vendendo o que produz e vai mudando de reprodutores, para estar sempre "ao gosto dos juizes" e ir ganhando umas coisas - que é bom para a publicidade)
. faz despiste de doenças hereditárias
. dá uma comidinha razoável e trata os canitos adequadamente
. Vai a exposições, para mostrar o seu trabalho
. Vai a exposições , para ver o trabalho dos outros e procurar reprodutores
. procura o melhor cão que houver para cruzar com as suas cadelas (e para cada cadela há que escolher um cão diferente e só por azar estão sempre longe - no caso de raças estrangeiras, estão mesmo lá, no estrangeiro)
. procura fazer a sua linha, pelo que
- guarda os melhores cães que produz (e por isso faz muito poucas ninhadas, porque senão acaba atafulhado de cães em casa)
- trabalha em line-breeding ou in-breeding.
. faz despiste de doenças hereditárias
. oferece um "pacote" de garantias e assistência pós-venda alargados
[quote=yakov]
Sealords, Cindel e Pedra
Sei que no Podengo Português acontece muito frequentemente nascerem exemplares de pêlo liso filhos e netos de exemplares de pêlo cerdoso.
[/quote]
Yakov, não pesco nada de podengos e mesmo nos Serra já meti agua, embora, confesse que mesmo que tendo lido com atenção o que foi escrito pela Sealords, acabei por virar as coisas e na minha cabeça sempre pensei que o pelo comprido era dominante (pela razão que se vê muito mais caes de p.comprido). Afinal assim não é.
Penso que a Sealords já respondeu á sua questão.
Por exemplo nos caes de agua a cor dominante é o preto. De pais pretos pode sair pretos ou castanhos, mas de pais castanhos NÂO pode sair cachorros pretos. No entanto estamos a falar de comprimento de pelagem e não de cores, isto foi só um aparte. No entanto foi este "transporte" de ideias e o facto de haver mais caes de agua pretos (dominante) que me fez confundir quando perguntei se no caso dos serras de pelo curto não poderiam ser filhos de compridos com genes de curtos. È claro que foi um disparate, depois de a Sealords ter assegurado que o curto é dominante e não o comprido.
Cumps,
Isabel

Sealords, Cindel e Pedra
Sei que no Podengo Português acontece muito frequentemente nascerem exemplares de pêlo liso filhos e netos de exemplares de pêlo cerdoso.
[/quote]
Yakov, não pesco nada de podengos e mesmo nos Serra já meti agua, embora, confesse que mesmo que tendo lido com atenção o que foi escrito pela Sealords, acabei por virar as coisas e na minha cabeça sempre pensei que o pelo comprido era dominante (pela razão que se vê muito mais caes de p.comprido). Afinal assim não é.
Penso que a Sealords já respondeu á sua questão.
Por exemplo nos caes de agua a cor dominante é o preto. De pais pretos pode sair pretos ou castanhos, mas de pais castanhos NÂO pode sair cachorros pretos. No entanto estamos a falar de comprimento de pelagem e não de cores, isto foi só um aparte. No entanto foi este "transporte" de ideias e o facto de haver mais caes de agua pretos (dominante) que me fez confundir quando perguntei se no caso dos serras de pelo curto não poderiam ser filhos de compridos com genes de curtos. È claro que foi um disparate, depois de a Sealords ter assegurado que o curto é dominante e não o comprido.
Cumps,
Isabel