ser veterinaria
Moderador: mcerqueira
nikitaverita,
Podes continuar com o teu sonho, mas se só tens 12 anos, continua a estudar, tenta tirar boas médias, até teres que tomar uma opção do que queres fazer, da tua vida profissional, ainda faltam uns anitos. Se nessa altura continuares a achar que tens vocação para lidar com animais doentes, que és forte emocionalmente e que terás sangue frio para lidar com situações muito difíceis, então força, vai em frente. Por agora vive a tua vida de menina, ama e faz o que estiver ao teu alcance para ajudar os animais, não te preocupes muito com a profissão, quando chegar a altura da decisão, vais ver que saberás o que decidir, independentemente da profissão vir a ser bem remunerada. Claro que é necessário ganhar dinheiro, afinal ninguém vive sem ele. Mas o mais importante é seres uma boa profissional seja em Veterinária ou noutra area que venhas a escolher.
Podes continuar com o teu sonho, mas se só tens 12 anos, continua a estudar, tenta tirar boas médias, até teres que tomar uma opção do que queres fazer, da tua vida profissional, ainda faltam uns anitos. Se nessa altura continuares a achar que tens vocação para lidar com animais doentes, que és forte emocionalmente e que terás sangue frio para lidar com situações muito difíceis, então força, vai em frente. Por agora vive a tua vida de menina, ama e faz o que estiver ao teu alcance para ajudar os animais, não te preocupes muito com a profissão, quando chegar a altura da decisão, vais ver que saberás o que decidir, independentemente da profissão vir a ser bem remunerada. Claro que é necessário ganhar dinheiro, afinal ninguém vive sem ele. Mas o mais importante é seres uma boa profissional seja em Veterinária ou noutra area que venhas a escolher.
é isso mesmo, e o tópico era sobre isso. Não sabia que tinhas 12 anos. Eu aos 12 anos queria ser professora de história, e hoje detesto história. Até entrares no secundário tens muito que viver. Até lá as notas nem contam.
Aproveita os animais bem vivinhos, porque na minha opinião, são esses momentos, essa base, que nos dá força quando temos de lidar com eles mortos.
Aproveita os animais bem vivinhos, porque na minha opinião, são esses momentos, essa base, que nos dá força quando temos de lidar com eles mortos.

Perfeitamente ...F_I Escreveu:
Tem noção do que está a dizer? Não há muita gente a concordar consigo.
E os cortes?
Você não é bom/boa. tem os dados à frente dos olhos. mas ok. Afinal o que considera uma média +/-? 15? teoricamente, a partir de 14 é bom. enfim!CindelP Escreveu:Perfeitamente ...F_I Escreveu:
Tem noção do que está a dizer? Não há muita gente a concordar consigo.
E os cortes?
cortes, tb nao deve ter percebido que é off-topic. mas os cortes são contra a ética e houve montes de confusão em relação a esse tema na CPC. não é eticamente aceitável, a ordem não apoia e qualquer vet em formação tem isso bem na cabeça. Veja lá que até saiu do exame de deontologia e bioética.

Não seja linear, a vida não é assim, e as ordens arranjam sempre maneira de dar a volta. na lei não diz que é obrigatório fazer cortes de caudas quando os donos pedem, assim qualquer vet pode se recursar a fazê-lo e ter a ordem do seu lado. E sim, já me andei a informar muito bem, com gente que sabe do que está a falar.
Não lhe vou dizer que quando sair para o mercado de trabalho a lei tb já esteja a impedir esses cortes (afinal este país anda devagarinho), na sua maioria completamente estéticos. Sim, os cães não acham que as caudas os incomode assim muito "ah dono gostava mais de não ter isto, podes ir buscar uma faca?"
Ps- estive a dar uma vista de olhos nas suas mensagens no forúm, e se me permite, devia rever as suas atitudes, falta ao respeito a um montão de gente. as pessoas dizem-no e é um bocado igual. Nem quando se tem razão (e o que é a razão?) se tem o direito de achar que a nossa opinião vale mais do que a dos demais. Mais a mais, quando esta situação é tão frequente. terá um mau dia e vem aqui descarregar?...se assim for são muitos os seus maus dias.
Assim sendo, poderá dizer o que quiser, que eu como pelos vistos, já várias pessoas, deixarei de responder ao que for que seja.
Uma pessoa que leia minimamente o forum não vai dar muita credibilidade às suas justificações principalmente quando são puramente morais. se nem com os dados à frente, e as pessoas a saberem que os tem consegue ver o que está sbarrado em números, como será quando não os tem?
Quando não temos nada a aprender com as pessoas e tb não lhes conseguimos ensinar nada, mais vale a pena deixar estar.
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta jan 09, 2008 9:35 pm
brigado a todos que deram a sua opiniao,
... acho que existe respostas que me informaram bastante do que devo fazer, o que e por ai a fora...
eu vou lutar pelo que quero, mas como disseram, agora vou viver/passar a vida da minha idade~!
E toca a me esforçar nos estudos pois eu ja repareio que bem presico deles...
obrigada, nikitaverita **

eu vou lutar pelo que quero, mas como disseram, agora vou viver/passar a vida da minha idade~!
E toca a me esforçar nos estudos pois eu ja repareio que bem presico deles...

-
- Membro Veterano
- Registado: quarta jan 09, 2008 9:35 pm
nikitaverita Escreveu:brigado a todos que deram a sua opiniao,... acho que existe respostas que me informaram bastante do que devo fazer, o que e por ai a fora...
E toca a me esforçar nos estudos pois eu ja reparei que bem presico deles...
![]()
F_I Escreveu:
Você não é bom/boa. tem os dados à frente dos olhos. mas ok. Afinal o que considera uma média +/-? 15? teoricamente, a partir de 14 é bom. enfim!

A ver se nos entendemos. E até vou devagarinho para poder acompanhar sem grande suor ...
As ultimas entradas nas faculdades publicas de veterinaria em 2006/2007 e 2007/2008 rondaram os 15.9/16.1.
Como tal para entrar em MV não é obrigatorio de maneira nenhuma ter 17/18/19 no secundario. Apenas é exigido que tenha como nota de candidatura uma nota de preferencia superior à ultima nota de entrada do ano transacto.
E a nota de candidatura, como referiu, é calculada como 50 (ou 60) do secundario e 50 (ou 40) das 2 especificas.
Uma pessoa pode dar-se perfeitamente ao luxo de andar com 15s e 16s no secundario se conseguir uma boa nota nos exames nacionais, sem qualquer problema.
Alias, para um bom aluno, os exames nacionais são encarados sem qualquer pudor.
Portanto e para acabar, o unico requisito para entrar em vet é mesmo ter nota. E ter essa nota não implica nem obriga de maneira nenhuma a ter 17/18/19 no secundario ...
F_I Escreveu: cortes, tb nao deve ter percebido que é off-topic. mas os cortes são contra a ética e houve montes de confusão em relação a esse tema na CPC. não é eticamente aceitável, a ordem não apoia e qualquer vet em formação tem isso bem na cabeça. Veja lá que até saiu do exame de deontologia e bioética.
Que luxo, até saiu no exame de deontologia e bioetica. A mesma cadeira, que segundo as suas palavras, explicava/afirmava que o corte de caudas era proibido por lei?
F_I Escreveu: Não seja linear, a vida não é assim, e as ordens arranjam sempre maneira de dar a volta. na lei não diz que é obrigatório fazer cortes de caudas quando os donos pedem, assim qualquer vet pode se recursar a fazê-lo e ter a ordem do seu lado. E sim, já me andei a informar muito bem, com gente que sabe do que está a falar.
Ui ... mas ainda à 1 mes atras jurava a pés juntos que o corte de caudas era proibido? Não me diga que mudou de ideias

F_I Escreveu: Ps- estive a dar uma vista de olhos nas suas mensagens no forúm, e se me permite, devia rever as suas atitudes, falta ao respeito a um montão de gente. as pessoas dizem-no e é um bocado igual. Nem quando se tem razão (e o que é a razão?) se tem o direito de achar que a nossa opinião vale mais do que a dos demais. Mais a mais, quando esta situação é tão frequente. terá um mau dia e vem aqui descarregar?...se assim for são muitos os seus maus dias.
Assim sendo, poderá dizer o que quiser, que eu como pelos vistos, já várias pessoas, deixarei de responder ao que for que seja.
Uma pessoa que leia minimamente o forum não vai dar muita credibilidade às suas justificações principalmente quando são puramente morais. se nem com os dados à frente, e as pessoas a saberem que os tem consegue ver o que está sbarrado em números, como será quando não os tem?
Quando não temos nada a aprender com as pessoas e tb não lhes conseguimos ensinar nada, mais vale a pena deixar estar.
Pois é... tadinha de mim .... não tenho mesmo credibilidade nenhuma

Melhor acreditar em que dizia que o corte de caudas era proibido mesmo depois de lhe ter sido mostrado o contrario

-
- Membro Veterano
- Registado: domingo nov 18, 2007 4:11 pm
F_I Escreveu:Depois um mestrado em medicina veterinária permite trabalhar em ínumeras áreas:
- clinica de pequenos e grandes animais, e agora cliníca de novos animais
- inspecção sanitária
- matadouros
- controlo alimentar, desde iogurtes a fiambre
- produção animal
- a tão em voga, ASAE
- canis municipais
...
CindelP Escreveu:Na UTAD no passado o ultimo aluno a entrar foi com 15.6 ... 1.4valores abaixo dos 17. E sem esquecer que tb existem os diversos contingentes para as publicas![]()
CindelP Escreveu:As ultimas entradas nas faculdades publicas de veterinaria em 2006/2007 e 2007/2008 rondaram os 15.9/16.1.
Como tal para entrar em MV não é obrigatorio de maneira nenhuma ter 17/18/19 no secundario. Apenas é exigido que tenha como nota de candidatura uma nota de preferencia superior à ultima nota de entrada do ano transacto.
E a nota de candidatura, como referiu, é calculada como 50 (ou 60) do secundario e 50 (ou 40) das 2 especificas.
F_I Escreveu: Aprende-se como funciona o organismo, cada animal, a diferença entre eles, doenças, como curá-las, cirurgia, bioquimicas, histologias, biologias moleculares...tudo muito a fundo. tem a vantagem de entre uma aula e outra puder-se estar com cães, cavalos, vacas, cabras, burrose entrar no mundo mágico que é o mundo animal.
Nikitaverita, falta pouco. Mais umas páginas aqui neste tópico e estás licenciada.

Ora eu é q parece que fui muito rápida. tem aí a lista de colocados. quantos têm nota de secundário menos de 16? tem 3 pessoas. uma que tem 30 e tal anos, e dois que entraram no curso ao fim de 3º e 4º tentativa. mas você é que sabe, ou então não.
na sua cabeça o ideal é ter 15 de secundário, dps ter 19 nos dois exames nacionais e é suficiente para entrar. Claro que uma pessoa que tem média de 15 tem a maior das facilidades em ter 19 em dois exames. Pense e seja realista.
eu nem li o seu post todo, mas imagino que seja +/- isso. é smp a mesma coisa, vive no mundo ao lado.
na sua cabeça o ideal é ter 15 de secundário, dps ter 19 nos dois exames nacionais e é suficiente para entrar. Claro que uma pessoa que tem média de 15 tem a maior das facilidades em ter 19 em dois exames. Pense e seja realista.
eu nem li o seu post todo, mas imagino que seja +/- isso. é smp a mesma coisa, vive no mundo ao lado.
Decida-se se é um bom aluno não tem média de 15, e dps milagrosamente tira em dois exames nacionais um 19! não será? Dah!CindelP Escreveu:
Uma pessoa pode dar-se perfeitamente ao luxo de andar com 15s e 16s no secundario se conseguir uma boa nota nos exames nacionais, sem qualquer problema.
Alias, para um bom aluno, os exames nacionais são encarados sem qualquer pudor.
Seja como for, já respondi a quem pediu, no que podia ajudar. e ela com 12 anos percebeu perfeitamente.
como já deu para perceber por aqui, e por uma enorme parte dos seus contributos (?) para o forúm sobre os mais variados assuntos, e claro, discordando de toda a gente, você não se cala. e tem sempre de levar a bicicleta. ainda não deve ter percebido é que a leva porque as pessoas não têm grande paciência para tanta casmurrice junta.
Estamos a falar de casos reais não do que é teoricamente possível.
sim, teoricamente pode-se ter 15 de média de secundário e depois tirar 19 em dois exames nacionais - biologia, quimica, fisica. Mas na realidade isso não acontece. e ponto.
F_I Escreveu:na sua cabeça o ideal é ter 15 de secundário, dps ter 19 nos dois exames nacionais e é suficiente para entrar. Claro que uma pessoa que tem média de 15 tem a maior das facilidades em ter 19 em dois exames. Pense e seja realista.
Pois, realmente eu vivo num mundo ao ladoF_I Escreveu:Decida-se se é um bom aluno não tem média de 15, e dps milagrosamente tira em dois exames nacionais um 19! não será? Dah!

Eu nunca disse que um aluno com media de 14 ou 15 era bom ou mau. Nem nunca disse que o ideal era ter media de 15 no secundario. Aprenda a ler. Não somos obrigados a explicar palavra por palavra como as suas sebentas de aprendizagem nem.
Hmm ... e não acontece pq? Quer dizer que não há alunos em veterinarias com media de 15 no secundario e 19 nas duas especificas? Bom, la vamos ter que avisar uns quantos que tal não acontece ...F_I Escreveu:sim, teoricamente pode-se ter 15 de média de secundário e depois tirar 19 em dois exames nacionais - biologia, quimica, fisica. Mas na realidade isso não acontece. e ponto.
Até porque so os alunos com media de 17/18/19 no secundario é que conseguem entrar

Correndo o risco de me repetir : isso até tem piada apos termos lido as suas intervenções no topico de corte de caudasF_I Escreveu:como já deu para perceber por aqui, e por uma enorme parte dos seus contributos (?) para o forúm sobre os mais variados assuntos, e claro, discordando de toda a gente, você não se cala. e tem sempre de levar a bicicleta. ainda não deve ter percebido é que a leva porque as pessoas não têm grande paciência para tanta casmurrice junta.

Precisa de mais lições?

Já lhe disse tenho 3 colegas com menos de 16 de secundario. e já disse nas condições em que entraram.
O que ´que faz da vida para vir para aqui mandar os seus bitaites? tem muitas frustrações durante o dia q precisa descarregar? veja lá, já que já saimos do tópico pudemos fazer um gabinete de psicologia. estamos cá para ouvi-la, ou então não.
O que ´que faz da vida para vir para aqui mandar os seus bitaites? tem muitas frustrações durante o dia q precisa descarregar? veja lá, já que já saimos do tópico pudemos fazer um gabinete de psicologia. estamos cá para ouvi-la, ou então não.
Então, vamos recapitular. Afinal é possivel entrar em MV com media de secundario menor de 16/17?F_I Escreveu:Já lhe disse tenho 3 colegas com menos de 16 de secundario. e já disse nas condições em que entraram.
Sobre o resto, e os cortes? Sempre precisa de lições para entender melhor as coisas?
Não, na minha faculdade (a que abre mais vagas no país) não há.CindelP Escreveu:
Hmm ... e não acontece pq? Quer dizer que não há alunos em veterinarias com media de 15 no secundario e 19 nas duas especificas? Bom, la vamos ter que avisar uns quantos que tal não acontece ...
Já lhe disse que tenho uma colega que 15,8 de secundário e teve de repetir os exames 3 vezes até conseguir entrar, outro tb tem 15 e tal e tb os repetiu várias vezes, até conseguir. dentro do "percurso normal" não há.
Responde à pergunta?
Ps- é mesmo muito mal educada, já lhe disseram algumas vezes?
ahh, não precisa de responder, eu vi!
E paro por aqui, pode comentar a seguir para levar a bicicleta e pronto. uma pessoa que queira saber do assunto tem o endereço...e...toda a gente sabe.