Agressividade face à comida

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Teffie
Membro Veterano
Registado: sexta mai 11, 2007 5:51 pm

quarta mar 19, 2008 7:12 pm

Eu concordo. Um cão tem de obedecer ao dono em qualquer circunstancia, quer esteja maguado, a comer ou a brincar com um brinquedo, a minha cadela ainda nunca me rosnou. Uma vez fui passear a minha cadela e fui deitar o lixo fora, no elevador ela saltou de repente para cima do saco e tirou um osso de lá de dentro, eu peguei nela meti a mao dentro da boca dela tirei o osso, e quando olhei para ela, fez-me olhos de anjo, tipo: "-Eu não fiz nada!", disse NÂO, e fomos passear, isto aconteceu 1 vez e nunca se repetiu, agora se eu digo não é não e acabou! E não me rosnou durante a operação "tira osso".
Uma palmada de vez em quando e na hora certo não faz mal a ninguem, se uma criança leva "Tau tau" no rabo, porque que os caes nao podem? Atenção, não estou a falar em espancar o cão.(muitas pessoas pensam que uma palmada implica violencia em nível elevado 8) )
sanxeri
Membro Veterano
Registado: terça out 04, 2005 12:39 pm
Contacto:

quarta mar 19, 2008 7:33 pm

sara claro que nos devem deixar mexer... mas nos temos de ter o cuidado de nao os magoar e COMPREENDER que se estao feridos se sentem mais vulneraveis... é natural.
&nbsp;&nbsp; <strong>Amo animais.</strong>
sara__sfmr
Membro Veterano
Registado: sexta set 22, 2006 10:17 am

quarta mar 19, 2008 7:39 pm

Pois têm que deixar mexer!

Mas chegarem ao ponto de morder e rosnar, já estão a ultrapassar o limite! :wink:

Eu fui com jeitinho, nada à "brutidade"! E ele aí rosnou-me e depois é que vi e pronto!!

Mas não vamos tirar o mérito ao tópico!

Que continue a conversa do tópico..
Eis a quest&atilde;o..
mistik
Membro Veterano
Registado: sexta out 14, 2005 1:48 pm

quarta mar 19, 2008 8:13 pm

O Chumi rosnou-me uma vez.... :? nao foi bem rosnar...

Eu tava a secalo e sem querer o secador ficou um cadito mais de tempo no mesmo sitio e deve ter sentido quente(tb nao queimei...nao va ja começarem a pensar que queimei o bichinho todo) :twisted:

e ele rosnou mas de focinho virado para o outro lado...
mas fiquei lixada :evil: com ele e ele percebeu... depois veio de mansinho mas nem lhe liguei, parei um bocado..depois voltei e procurei transmitir confiança e fazelo perceber que nao ia aleijar e se aleijei foi sem querer... e pronto...

Acho que a base é mesmo essa é o nosso cao sentir confiança em nós e isso transmite-se em pequeninos.

hoje é o dia que faço tudo ao chumi desde tirar ossos, a fazer curativos mecher em fridas onde lhe doi...

E ele quando ta doente ou doi alguma coisa chega-se mesmo para nos, é facilimo detectar se ele ta mal ou alguma coisa o incomoda...

E o mais giro .. ele ganhou uma micose eu andei a tratar ja ta seca ele sempre deixou sempre que ia a coçar diziamos que nao e ele deixou de coçar... começava de um lado para o outro e vinha para a nossa beira e eu massagava aquela zona pk com as unhas dele era +perigoso...
e agora qd me ve a pegar no algodao no betadine ja começa abanar o rabo...

Parte tudo da confiança que ha entre dono e cao... e sei que o meu cao confia em mim por ex. nao o forço nao obrigo nao bato...

Mas um cao rosnar ... nem pensar... seja pelo motivo que for, por sistema nervoso, por comida.

Eu nao li grandes livros sobre isso..mas tenho a noçao que nem tudo o que diz é como la diz... pk todos os caes sao diferentes e os maiores erros que se comete é qd sao cachorros e facilitam tudo e mais alguma coisa e mais tarde é o que é.

Desde o 1º dia que o chumi veio que fui eu que lhe dei a comida sentava-me com ele ao lado dele tocava-lhe qd ele comia, qq parte do corpo todo mesmo para isso se houver um problema poder tocar-lhe, mas isto deste os 3meses... nao deixei para depois... hoje é o dia que tenho a relaçao que tenho com ele.

E ele fica bem nervoso, basta sentir que notamos que tem qq coisa como foi o caso da micose qd percebeu que dei por ela entrou em stress, qd roubou-me ossos tb ficou nervoso, mas sempre os fui buscar a boca e nunca rosnou...
Imagem
<p><strong>Visitem&nbsp;-&nbsp; </strong><a href="http://chow-chow.forumeiros.com/"><stro ... ng></a></p>
Bolota2006
Membro
Registado: domingo abr 09, 2006 11:21 pm

quarta mar 19, 2008 10:30 pm

leoa_nova_ Escreveu:
texuga Escreveu:Não me viste aqui falar de "porrada" pois não? Ainda que eu defenda que uma palmada na hora certa faz milagres...

Mas olha que nenhum dos meus cães "ficou rígido" comigo alguma vez... :roll:
Pois a minha só ficou na primeira vez que viu um osso, e resolvi isso num ápice :wink: E se calhar em 7 cães ter uma demonstração de receio, e não de agressividade, e melhor ainda, dar a volta ao caso é o que interessa. Foi por causa deste incidente que me dirigi à minha prof de comportamento e ela indicou-me este artigo.
leoa_nova_

Não cite para este topico pessoas que aqui não estão para se defender.
A sua professora de Comportamento indicou-lhe esse artigo, porque provavelmente a leoa_nova_ ja frequentou a cadeira. Logo o artigo foi recomendado para a leoa_nova_ o aplicar juntamente com o que aprendeu na cadeira.
Conheço pessoalmente a sua Professora e garanto-lhe que para ela "cada caso é um caso". Ela não usa duas palas nos olhos e nunca aconselharia a usar esse artigo como uma fórmula linear para todos os casos de agressividade perante alimento.

Na minha opinião, colocar aqui um artigo de especialidade não é o mais correcto, dado que o que poderá ajudar umas pessoas, pode prejudicar outras.
Em caso de problemas comportamentais com um animal, deve consultar-se um profissional com experiencia no assunto, seja ele um veterinário que trabalhe com problemas de comportamento animal ou um treinador credenciado de uma escola de edcucação animal.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Beatriz</p>
ana_link
Membro Veterano
Registado: sexta jan 18, 2002 7:05 pm

quarta mar 19, 2008 10:46 pm

Bolota2006 Escreveu:(...)"cada caso é um caso".
(...)
Na minha opinião, colocar aqui um artigo de especialidade não é o mais correcto, dado que o que poderá ajudar umas pessoas, pode prejudicar outras.
Em caso de problemas comportamentais com um animal, deve consultar-se um profissional com experiencia no assunto, seja ele um veterinário que trabalhe com problemas de comportamento animal ou um treinador credenciado de uma escola de edcucação animal.
Finalmente alguem que percebeu o que estava a ser dito no tópico que veio a originar este.
E jà agora não foi pedido para fazer copy/paste de um artigo, mas que dissese quais os autores e LIVROS que tinha lido sobre o assunto para fazer as declarações que foram feitas. Não é NUNCA apenas com base em 1 artigo que se podem fazer recomendações comportamentais, e ainda menos sem haver uma observação dos animais e comportamentos destes entre eles e os donos.

Agora a regra do deixa andar?? Nem pensar!! Por isso mesmo existe uma coisa chamada dessensibilização, seja a pessoas (cães com medo de pessoas), a ruidos, a que lhes toquem ou como no caso referido a que se mexa na comida. E isso pode ser feito de varias maneiras, agora o deixa andar não é uma delas...
<p>Beijinhos a todos e festinhas aos 4 patas</p>
<p>Ana</p>
Pointerman
Membro Veterano
Registado: terça ago 28, 2007 5:37 pm

quinta mar 20, 2008 7:26 am

Pessoalmente tinha um especial prazer em interromper as refeiçoes do meu quando ele se armava em aspirador,acho que e das coisas mais importantes que se faz na obediencia ,alem de lhes mostrar quem manda somos nos seja em que circunstancia for.
Mas tudo isto tem um começo e para o caso começa muito no inicio :wink:
leoa_nova_
Membro Veterano
Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm

segunda abr 07, 2008 10:35 am

Sinceramente, li aqui cada comentário mais descabido...

Afinal têm os cães em casa para serem melhores amigos, ou para serem escravos do vosso suposto "poder" sobre eles?? Eu não incomodo os meus cães porque quero, incomodo-os quando necessário, afinal, estou aqui para lhes dar boa vida de amizade, não para os atormentar a vida inteira :o

Se querem mostrar quem manda a comer, porque não comer primeiro, e depois dar-lhes comida das vossas mãos ( ração ou biscoitos próprios)?? Eu nunca precisei de meter a mão na taça de um cão meu, nem de lha tirar para ele saber que sou eu que o alimento, sou eu quem lidera, portanto sou eu que como primeiro!!

Estes cães nervosos aparecem por situações como essa mesmo, e eu entendo perfeitamente, sempre a atormentar os animais enquanto fazem aquilo que lhes dá a vida (comer e beber), não serão eles stressados!!
Responder

Voltar para “Cães”