Ração Decathlon

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
bark
Membro Veterano
Registado: segunda dez 09, 2002 12:00 pm

terça abr 01, 2008 10:35 pm

patachica Escreveu: "Tendo a maioria das pessoas a tendência de olhar para a análise analitica de uma ração, para tentar compreender a qualidade desta, e devido a isto ser erróneo em virtude de a análise por si mesma não ser garante de que o que lá vem é totalmente digerivel (devido à variedade de qualidade de ingredientes com a mesma análise), torna-se imperativo olharmos para a composição das rações, de modo a que possamos realmente percecionar o que esta vale em termos nutritivos.

Assim sendo, deixo aqui alguns pontos importantes, para melhor compreendermos o que realmente damos aos nossos canitos:

- Primeiro que tudo, evitar todos os termos genéricos (sub-produtos; óleos de ...., carnes e sub-produtos de ...).Devemos evitar porque todos os termos genéricos abarcam uma gama muito grande de produtos, onde se incluem muitos de qualidade duvidosa. Se os produtos usados forem de qualidade, o fabricante não terá necessidade de descrevê-los genéricamente.

- devido a os ingredientes serem listados por ordem de Importância quantitativa na composição, em primeiro lugar deve vir carne (é preferível ser farinha de carne ou carne desidratada em vez de carne fresca, uma vez que a carne fresca tem mais de 2/3 de água, o que faz com que após o processamento a quantidade real passe para 1/3 do que seria originalmente). Esta Carne deve ser especificada na fórmula (Frango, Peru, Borrego, etc.).

- o mínimo de cereais diferentes, ou se possivel só um, sendo que o arroz (pela sua digestibilidade quantitativa e qualitativa) é a melhor opção, aveia também é bem tolerada, o milho não é mau de todo mas é comum as rações com demasiado milho provocarem gazes.

- Ácidos gordos; fonte animal de preferência (Gordura de frango, óleo de Peixe), ou em alternativa seguinte; fonte vegetal (Óleo de Girassol, de Canola, ou de Milho)

- uma fonte de FOS (Polpa de Beterraba; por ex.)

- MOS (idealmente levedura de cerveja)

Evitar por serem fontes baratas de Proteína (e de má digestibilidade), ou por serem habituais provocadoras de intolerâncias:
- soja
- gluten de milho
- Trigo

- Evitar conservantes químicos - etoxiquina, BHT, BHA." (altamente cancerígenos)
Hum...conheço este texto de outros locais e o autor não vai gostar nada de o ver aqui 8)
mosquito01
Membro Veterano
Registado: segunda set 06, 2004 9:14 pm

terça abr 01, 2008 10:44 pm

bark Escreveu:
patachica Escreveu: "Tendo a maioria das pessoas a tendência de olhar para a análise analitica de uma ração, para tentar compreender a qualidade desta, e devido a isto ser erróneo em virtude de a análise por si mesma não ser garante de que o que lá vem é totalmente digerivel (devido à variedade de qualidade de ingredientes com a mesma análise), torna-se imperativo olharmos para a composição das rações, de modo a que possamos realmente percecionar o que esta vale em termos nutritivos.

Assim sendo, deixo aqui alguns pontos importantes, para melhor compreendermos o que realmente damos aos nossos canitos:

- Primeiro que tudo, evitar todos os termos genéricos (sub-produtos; óleos de ...., carnes e sub-produtos de ...).Devemos evitar porque todos os termos genéricos abarcam uma gama muito grande de produtos, onde se incluem muitos de qualidade duvidosa. Se os produtos usados forem de qualidade, o fabricante não terá necessidade de descrevê-los genéricamente.

- devido a os ingredientes serem listados por ordem de Importância quantitativa na composição, em primeiro lugar deve vir carne (é preferível ser farinha de carne ou carne desidratada em vez de carne fresca, uma vez que a carne fresca tem mais de 2/3 de água, o que faz com que após o processamento a quantidade real passe para 1/3 do que seria originalmente). Esta Carne deve ser especificada na fórmula (Frango, Peru, Borrego, etc.).

- o mínimo de cereais diferentes, ou se possivel só um, sendo que o arroz (pela sua digestibilidade quantitativa e qualitativa) é a melhor opção, aveia também é bem tolerada, o milho não é mau de todo mas é comum as rações com demasiado milho provocarem gazes.

- Ácidos gordos; fonte animal de preferência (Gordura de frango, óleo de Peixe), ou em alternativa seguinte; fonte vegetal (Óleo de Girassol, de Canola, ou de Milho)

- uma fonte de FOS (Polpa de Beterraba; por ex.)

- MOS (idealmente levedura de cerveja)

Evitar por serem fontes baratas de Proteína (e de má digestibilidade), ou por serem habituais provocadoras de intolerâncias:
- soja
- gluten de milho
- Trigo

- Evitar conservantes químicos - etoxiquina, BHT, BHA." (altamente cancerígenos)
Hum...conheço este texto de outros locais e o autor não vai gostar nada de o ver aqui 8)
Ainda por cima sem citar a fonte..... :?
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça abr 01, 2008 10:52 pm

Esta mania de copy & paste...

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

CasadAnaval
Membro Veterano
Registado: segunda dez 10, 2007 10:03 pm

terça abr 01, 2008 11:05 pm

O texto da PAtachica foi escrito pelo dono do Canil Casa do Trevo. Patachica, nunca use textos alheios sem autorização ou sem citar a fonte, não é correcto.
casadotrevo
Membro Veterano
Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
Contacto:

terça abr 01, 2008 11:12 pm

dinodane Escreveu:Esta mania de copy & paste...
O pior da mania do copy paste é que com isso nem percebem o que está escrito.

Agradeço imenso que algo escrito por mim seja uma referência, mas em vez de limitarem-se a colocar o "(altamente cancerigenos)" a mais, e omitirem parte do texto, podiam tentar escrever o mesmo que lá está por suas próprias palavras, assim talvez aprendessem algo. Aprender algo com este texto, pelos vistos, não aconteceu com esta pessoa, isto a julgar por todo o teor da conversa exposta aqui pela própria.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça abr 01, 2008 11:17 pm

Ainda saia para aí um texto ininteligível cheio de k e de erros... BAHHH :roll:

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quarta abr 02, 2008 6:30 am

CasadAnaval Escreveu:O texto da PAtachica foi escrito pelo dono do Canil Casa do Trevo. Patachica, nunca use textos alheios sem autorização ou sem citar a fonte, não é correcto.
Não tem um interesse por aí além, mas o texto original foi escrito pela dona do Canil SeaLords a que o dono do canil Casa do Trevo acrescentou uma coisas (algumas das quais estão erradas, e outras com que não concordo por aí além).
casadotrevo
Membro Veterano
Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
Contacto:

quarta abr 02, 2008 7:32 am

SeaLords Escreveu:
CasadAnaval Escreveu:O texto da PAtachica foi escrito pelo dono do Canil Casa do Trevo. Patachica, nunca use textos alheios sem autorização ou sem citar a fonte, não é correcto.
Não tem um interesse por aí além, mas o texto original foi escrito pela dona do Canil SeaLords a que o dono do canil Casa do Trevo acrescentou uma coisas (algumas das quais estão erradas, e outras com que não concordo por aí além).
Parte foi inspirado (e não "copy paste") num texto da Sealords. Aliás a primeira vez que escrevi este texto moderavamos o mesmo fórum. ;)
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
angeleyes20
Membro Veterano
Registado: sábado jul 22, 2006 1:16 pm

Um beta splendens

Três hamsters campbell

quarta abr 02, 2008 8:54 am

patachica, traduzindo o que escrevi por miudos: não conheço a ração do decathlon mas se optar por experimentar, uma vez que gosta muito dos seus cães (e concerteza que gosta) pergunte a um vet se não tem sal a mais....e se as % de vitaminas estão nos conformes...
e dei-lhe exemplo... há rações de hiper com sal a mais. não nota durante anos, mas depois o seu bixo pode ter tensão ocular e/ou problemas cardíacos e afins.

Se lhe basta que alguém "tenha experimentado" e ache muito bom, ou que alguém que não experimentou diga que é muito boa... é consigo. Mas não acuse "todos" de descarregarem aqui frustrações só porque não vêm a correr dizer que é muito boa e lhe indicam rações melhores.

Pessoalmente nem tenho frustrações. Sou bastante feliz. lol....
patachica
Registado: sábado mar 29, 2008 6:17 pm

quarta abr 02, 2008 9:05 am

cara angeleys,
Eu não estou à espera que digam bem ou mal da ração decathlon, apenas kero opiniões, a seguir às opiniões cabe a mim analisar ok?

[Editado pela moderação (tlopes)]
angeleyes20
Membro Veterano

Um beta splendens

Três hamsters campbell

quarta abr 02, 2008 9:25 am

claro que cabe a si analisar! mas de onde vem tanta agressividade mesmo? Quando se abre aqui um tópico já se sabe que podem surgir mensagens não relacionadas com o topico. Mas depois de re-ler. Não foram assim tantas.
Se queria saber especificamente sobre uma ração.... e não queria que lhe falassem de outras...então foram ainda algumas mensagens não relacionadas, mas foram com boa intensão.

Quanto a citar textos sem fonte cabe aos autores permitirem ou não... se eles não acharem "graça" tem mais é que pedir desculpa. Porque mesmo tendo as melhores intensões usou material de outrém. Fora isso pareceu-me uma troca bastante esclarecedora de ideias sobre rações e a sua qualidade. (se bem que não fosse essa a sua intensão...e pode estar aí o "problema").

Seja como for.... tenho 22 anos.E a idade mental correspondente mesmo que nem sempre esteja no meu melhor. lol
patachica

quarta abr 02, 2008 9:32 am

A minha intenção ao transcrever aqui o texto foi ajudar as pessoas do fórum tal como ela ajudou a mim, por minhas palavras ou pelas dos outros vai dar td ao mesmo, não sei onde está o problema. Depois o k transcrevi estava exactamente assim, entre aspas, sem mencionar o autor da mesma.

[Editado pela moderação (tlopes)]
angeleyes20
Membro Veterano

Um beta splendens

Três hamsters campbell

quarta abr 02, 2008 9:58 am

exactamente por ter copiado directamente e com as mesmissimas palavras o "problema" constiui plágio. Claro que foi com boa intensão e não tem nada a ganhar com essa cópia. Mas já sabe que não se deve fazer.... :wink: agora os insultos generalistas que fez é que também não dão com nada. fruto de pensar a quente....penso eu.

quanto ás voltas que este topico deu...as minhas voltas aqui terminaram...agorinha.

Repito: Verifique junto de um veterinário a composição da ração...porque se não, corre o risco de pagar na saúde do seu animal e em vet, mais do que poupou na ração. e....sendo a ração "tão boa e barata" eu pessoalmente desconfiava bastante...em algum lado estão a poupar dinheiro... tenha o resto de um bom dia.
patachica

quarta abr 02, 2008 10:36 am

Por mim tb acho k já chega de dar explicações.
Agradeço ao seu conselho. Muito obrigada.
mosquito01
Membro Veterano
Registado: segunda set 06, 2004 9:14 pm

quarta abr 02, 2008 10:43 am

patachica Escreveu:Para esclarecer melhor:
A ração que uso custa cada saco de 15kg 50 eur. é uma das melhores marcas e quando li a composição da decathlon tinha exactamente os mesmos ingredientes, inclusive não tem subprodutos (akeles restos que não são digeridos). Achei bastante interessante, só tem um "mas" lá diz para cães até 25kg, suponho k seja para cães de caça, os meus labradores rondam os 35kg, será o ideal??
Depois de ler isto fiquei com a sensação de que não percebeu bem o que TRANSCREVEU.....pois não me parece que o que diz em cima seja verdade.....vá olhar bem para a composição das 2 rações outra vez.....ou então, não dá a ração que o "sr. Diamantino" vende....isto é....não é cliente dele.....
Responder

Voltar para “Cães”