Petição para o reconhecimento da raça Pitbull

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
snoppy
Membro Veterano
Registado: quinta mar 04, 2004 9:08 am

terça abr 29, 2008 4:29 pm

Seria realmente excelente que as trafulhices viessem ao de cima, quem sabe um dia não venham, se fosse por mim já tinham vindo. Mas eu como não faço nem nunca fiz criação nem tenho tenções de o fazer, não tenho nada em meu poder que possa levantar qualquer tipo de suspeitas de fraude, sim por isso é fraude.

Não se está a questionar tudo e todos, está se apenas a constactar uma realidade, entre alguns maus existem muitos bons, que trabalham pelas raças que criam, que fazem cruzas conscientes, que não andam neste "mundo" para fazer meia duzia de trocados.

Só levantei a questão do CPC porque é quem rege o LOP.
<a class="postlink" target="_blank" href="http://imageshack.us/"></a><a href="http://www.pitbulloeste.org">www.pitbulloeste.org</a>
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça abr 29, 2008 5:11 pm

Vou simplificar muito, mas muito mesmo aquilo que penso sobre este problema:

- Pitbull não é raça em lado nenhum, somente 2 outsiders da FCI os vêem como tal, isto "caniculturamente" falando;
- Portanto nada obsta a que um cão desse tipo seja registado e mantido como SRD, logo fora da alçada da lei idiota, desde que não os artilhem como faz parte do "figurino pitbulliano", se é que me entendem, e que os detenham de uma forma responsável.

Na minha opinião, é assim que o dono de um pit ou pseudo-pit deve estar na vida, por assim dizer, face à conjectura actual.

Num tom menos sério, podem sempre comprar os tais LOPs da treta, se são assim tão fáceis de obter como disse Snoopy e digam ás autoridades que os vossos cães são cane corsos ou amstaffs ou qualquer coisa assim do género. :roll:

Cumprimentos e mais uma vez, muito gostava eu que esse projecto da APO tivesse pernas para andar.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Ssant0s
Registado: terça abr 29, 2008 6:36 pm

terça abr 29, 2008 6:48 pm

A F.C.I não reconhece a Raça American Pit Bull Terrier , mas isso não quer dizer que não seja uma Raça. Nos estados unidos a raça é registada á mais de 100 anos por diversas identidades e faz parte da historia e cultura americana. Nos últimos 2 séculos ouve milhões de cães desta raça que foram criados nos estados unidos e por todo o mundo. Quem é que pode dizer o contrario.
Se a F.C.I os regista ou não , é uma das coisas que tem muita pouca importância para um criador americano que faz criação á 50 anos e por sua vez já o pai e o avo faziam e os registavam numa determinada associação. Vá lá dizer a esses criadores que o A.P.B.T não é uma raça porque a F.C.I não os reconhece. E fará figura de tolo.
Existem por todo o mundo muitas outras Federações, Assoçiaçoes, Clubes etc.. que mantém livros de origem de varias raças e tem toda a legitimidade para o fazer. Pensa que a F.C.I é a única e que tem poder absoluto no que diz respeito á canicultura mundial.
dinodane
Membro Veterano

terça abr 29, 2008 7:26 pm

Eu não penso nada para além aquilo do que escrevi sobre a FCI, o senhor é que pensa que eu penso. :D

Isto aqui não é os EUA e quer queira quer não é o CPC que decide que raças têm direito a Livro de Origens que por sua vez está sujeito à regulamentação da FCI. Portanto são cães sem raça definida à luz de quem rege essas coisas. Se está bem ou mal não vem ao caso, é apenas a constatação de um facto. :wink:

Já que parece ser entendido no assunto, poderá ser o senhor a explicar-me qual a razão ou razões porque a entidade máxima da canicultura nos EUA, o AKC, American Kennel Club, não obstante a antiguidade da raça e a força desses DOIS clubes, criadores e entidades de que fala, continua a não a reconhecer como tal?

Cumprimentos.

dinodane
Membro Veterano

terça abr 29, 2008 7:29 pm

Só levantei a questão do CPC porque é quem rege o LOP.
Snoopy, o CPC até está a ser amiguinho, veja lá que já se discute a possibilidade de abrir o RI a raças estrangeiras... Muitos pits poderão ser transformados subitamente em American Staffordshire Bull Terrier. :|

CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

terça abr 29, 2008 7:35 pm

dinodane Escreveu:
Isto aqui não é os EUA e quer queira quer não é o CPC que decide que raças têm direito a Livro de Origens que por sua vez está sujeito à regulamentação da FCI. Portanto são cães sem raça definida à luz de quem rege essas coisas. Se está bem ou mal não vem ao caso, é apenas a constatação de um facto.
Errado.

O CPC gere os livros de origem que bem entender, independentemente da FCI.

Mas ninguem fornece ao CPC o exclusividade dos Livros de Geneologicos, portanto caso o Ministerio da Agricultura/DGV queira, pode perfeitamente reconhecer um Livro Geneologico da APO, para a raça APBT.
E assim sendo - até porque é o caminho logico tendo em conta o panoramo actual e tendo sido afirmado que não se pretende a extinção de nenhuma raça - um APBT registado no LG da APO é taõ oficial como um Rott registado no LOP.

Não percebo qual a confusão ....

dinodane Escreveu:Já que parece ser entendido no assunto, poderá ser o senhor a explicar-me qual a razão ou razões porque a entidade máxima da canicultura nos EUA, o AKC, American Kennel Club, não obstante a antiguidade da raça e a força desses DOIS clubes, criadores e entidades de que fala, continua a não a reconhecer como tal?
Porque nunca foi pedido nem nunca houve qualquer interesse. Assim tão estranho?
. Muitos pits poderão ser transformados subitamente em American Staffordshire Bull Terrier.
Não existe tal raça.

E não se discute nada, os RI estão abertos a raças estrangeiras.
dinodane
Membro Veterano

terça abr 29, 2008 7:51 pm

Obrigada pelo esclarecimento e correcções CindelP, contudo e não questionando a sua sucinta resposta sobre o assunto, porque é que os interessados não pediram ao AKC o reconhecimento da raça simplesmente ao invés de criarem duas associações distintas cada um com o seu LO e cada uma com um estalão diferente? É bastante estranho!

O CPC rege LO de raças não reconhecidas pela FCI sim, as portuguesas, mas será que o faria para raças estrangeiras não reconhecidas?

E se realmente qualquer entidade para além do CPC pode gerir um LO a autorização passa apenas pelo Ministro?

E realmente my bad, é American Staffordshire Terrier. :wink:

Resta-me pedir desculpas à IsabelMello por de certa forma estar a desvirtuar o objectivo primeiro deste tópico que é fazer com que se assine a petição da APO.

Cumprimentos. [/quote]

casadotrevo
Membro Veterano
Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
Contacto:

terça abr 29, 2008 7:51 pm

CindelP Escreveu:
dinodane Escreveu:Já que parece ser entendido no assunto, poderá ser o senhor a explicar-me qual a razão ou razões porque a entidade máxima da canicultura nos EUA, o AKC, American Kennel Club, não obstante a antiguidade da raça e a força desses DOIS clubes, criadores e entidades de que fala, continua a não a reconhecer como tal?
Sabes bem que não é verdade.

Foi pedido, foi recusado á primeira pelo nome e pelo estalão "pouco criterioso", e foi aceite à segunda com outro nome (que bem conheces ;) ) e com um estalão mais restrito.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
quickasss
Membro Veterano
Registado: sexta dez 10, 2004 11:47 am

terça abr 29, 2008 7:53 pm

Dinodane, peço desculpa mas 1º eu tenho um APBT , nao quero um AmStaff! no dia em que quiser um AmStaff compro-o, mas o que tenho neste momento é um APBT e acredite que é com muito orgulho mesmo! logo, nunca da vida iria registar a minha cadela (que nem nada parecido tem um staff, mas sim com um apbt) como um amstaff, pois nao é isso que ela é... se ela estando como apbt ou com srd, trás as chatisses que tras, que traga! quieta é que eu nao fico, e hei de continuar a lutar pela raça! se nao for no meu tempo, pode ser que os meus filhos, netos, bisnetos...já consigam ter um APBT e te-los oficialmente!!
Ssant0s
Registado: terça abr 29, 2008 6:36 pm

terça abr 29, 2008 7:58 pm

dinodane Escreveu:

Já que parece ser entendido no assunto, poderá ser o senhor a explicar-me qual a razão ou razões porque a entidade máxima da canicultura nos EUA, o AKC, American Kennel Club, não obstante a antiguidade da raça e a força desses DOIS clubes, criadores e entidades de que fala, continua a não a reconhecer como tal? .
Entidade máxima da canicultura nos EUA, isso é o que você diz. O American Kennel Clube é uma Entidade como outra qualquer, como afiliado na F.C.I tem de seguir as regras da mesma. Um criador nos estados unidos, e em vários outros países regista o seu Cão na Entidade que quiser.
Volto a frisar, que para muitos criadores nos Estados unidos, Rússia, China e muitos outros países, registam os seus cães independentemente da raça em outras instituições que não a F.C.I. Quem lhe disse a si que são todos obrigados a terem a F.C.I como Registo
Última edição por Ssant0s em terça abr 29, 2008 8:03 pm, editado 2 vezes no total.
dinodane
Membro Veterano

terça abr 29, 2008 7:59 pm

Foi pedido, foi recusado á primeira pelo nome e pelo estalão "pouco criterioso", e foi aceite à segunda com outro nome (que bem conheces ) e com um estalão mais restrito.
Eu também sei que a CindelP sabe...

Alguém me pode explicar quais as diferenças essenciais entre um APBT e um AST em termos de temperamento e de morfologia?

Quickass, força na luta.

CindelP
Membro Veterano
Contacto:

terça abr 29, 2008 8:15 pm

casadotrevo Escreveu:
CindelP Escreveu:

Foi pedido, foi recusado á primeira pelo nome e pelo estalão "pouco criterioso", e foi aceite à segunda com outro nome (que bem conheces ;) ) e com um estalão mais restrito.
Antes pelo contrario ;)

Quando foi pedido o reconhecimento ao AKC, o mesmo foi permitido com ligeiras alterações a nivel de estalão bem como de nome. Nada de anormal, no processo de reconhecimento de uma raça.

Registaram-se no AKC os cães dos criadores que o desejaram (e atençao que o stud book teve aberto uns bons tempos). Os que não desejaram se associar ao AKC - independentemente da razão - continuaram a ter cães com registos proprios ou optaram por outras entidades.

Desde o momento que o AST foi reconhecido (1932 - 1936), nunca foi feito um pedido oficial ao AKC para reconhecerem o APBT. Nem faria sentido nenhum, do ponto de vista do AKC, pois a raça ja estava reconhecido sobre um nome semelhante.

Agora o que é mais caricato e dava mesmo panos para mangas, era saber por alma de quem existem certificados de TS (que são oficiais) passados a APBT pelo CPC.
Última edição por CindelP em terça abr 29, 2008 8:19 pm, editado 1 vez no total.
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

terça abr 29, 2008 8:18 pm

dinodane Escreveu:
E se realmente qualquer entidade para além do CPC pode gerir um LO a autorização passa apenas pelo Ministro?
Sim, passa apenas e só.

O Ministerio delega a "guarda" dos livros geneologicos às instituições que lhe apetecer.

Nada impede que não delege à APO a guarda (e abertura) de um LG do APBT, antes pelo contrario, pelas proprias declarações do Ministro da Agricultura faz todo o sentido.
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

terça abr 29, 2008 8:20 pm

dinodane Escreveu:
Alguém me pode explicar quais as diferenças essenciais entre um APBT e um AST em termos de temperamento e de morfologia?

Quickass, força na luta.
Há diferenças?
quickasss
Membro Veterano
Registado: sexta dez 10, 2004 11:47 am

terça abr 29, 2008 8:21 pm

em morfologia acha que nao?
Responder

Voltar para “Cães”