Porque é que dá ração ?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
AmericaSever
Membro Veterano
Registado: terça nov 06, 2007 8:15 am

terça jun 03, 2008 8:35 am

PauloC1 Escreveu:Bem...é certo que estamos a falar de uma especie que já está muito alterada pelo homem, e o facto de há una anos para cá só lhes darmos ração, deve estar a fazer estragos na evolução da especie (não será do dia para a noite, certamente). Agora uma coisa é certa, uma raposa e um Lobo não só não morrem por comer um frango, ou qualquer outra ave, como estão preparados para fazê-lo. O que não os comem de certeza é cozinhados ;)
Em tempos dei raw feeding aos meus cães (BARF), mas confesso que só desisti porque dava mais trabalho. De resto, foi o periodo mais saudável da vida dos meus cães ;)
Mas atenção que BARF não é so dar carne crua com ossos, há que documentar-se o bastante e saber-se o que se está a fazer.
Barf é diferente de rawfeeding!! O "BARF" apesar de de usar também carne crua com ossos, parte do princípio que o cão é omnívero, o que, no meu entender está errado!! O cão é carnívoro! Por isso é que no "BARF" existem vegetais e suplementos, que segundo os seguidores da dieta, têm de ser ministrados.

Os seguidores da dieta "Rawfeeding" e "model prey", tomam como ponto de partida de que os cães são carnívoros, tão pouco o sistema digestivo do cão consegue digerir vegetais! Este tipo de dieta baseia-se em dar ao cão o que supostamente este poderia apanhar e comer se fosse selvagem! Uma galinha, um coelho...etc.

Abraços,

Nuno
<p>Prov&eacute;rbio Portugu&ecirc;s: "Casa sem gato nem c&atilde;o &eacute; casa de velhaco ou ladr&atilde;o."</p>
casadotrevo
Membro Veterano
Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
Contacto:

terça jun 03, 2008 12:03 pm

AmericaSever Escreveu: Os seguidores da dieta "Rawfeeding" e "model prey", tomam como ponto de partida de que os cães são carnívoros, tão pouco o sistema digestivo do cão consegue digerir vegetais! Este tipo de dieta baseia-se em dar ao cão o que supostamente este poderia apanhar e comer se fosse selvagem! Uma galinha, um coelho...etc.
Então e o que essa galinha e esse coelho trariam, na natureza, nas entranhas, vai buscar onde ?
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
Zini
Membro
Registado: quarta dez 19, 2007 5:22 pm

terça jun 03, 2008 12:39 pm

casadotrevo Escreveu:
AmericaSever Escreveu: Os seguidores da dieta "Rawfeeding" e "model prey", tomam como ponto de partida de que os cães são carnívoros, tão pouco o sistema digestivo do cão consegue digerir vegetais! Este tipo de dieta baseia-se em dar ao cão o que supostamente este poderia apanhar e comer se fosse selvagem! Uma galinha, um coelho...etc.
Então e o que essa galinha e esse coelho trariam, na natureza, nas entranhas, vai buscar onde ?
Pois...

Por acaso já vi um documentário em mostrava que, tanto canídeos selvagens (lobos, coyotes, dingos) como felinos (leões, tigres etc), iniciam a sua alimentação pela "barriga" das presas, ou seja pelo seu sistema digestivo. Como a grande maioria se alimenta de animais herbivoros, iriam buscar aí os nutrientes que uma alimentação só à base de carne não lhes proporcionava. Não sei se isto tem alguma veracidade ciêntifica ou não... mas o documentario evidenciava-o como tal.
PauloC1
Membro Veterano
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

quarta jun 04, 2008 6:39 pm

casadotrevo Escreveu:
Pois ;) Por isso mesmo é que o Barf dá mais para além da carne crua. Já para gatos se assume que são exclusivamente carivoros.
AmericaSever
Membro Veterano
Registado: terça nov 06, 2007 8:15 am

quarta jun 04, 2008 6:49 pm

PauloC1 Escreveu:
casadotrevo Escreveu:
Pois ;) Por isso mesmo é que o Barf dá mais para além da carne crua. Já para gatos se assume que são exclusivamente carivoros.
No rawfeeding e model prey, e tal como o nome indica, dão-se por vezes carcaças inteiras!! Não é necessário que em todas as refeiçoes comam tudo o que essencial!! Já agora que foram buscar um documentário sobre a vida selvagem, pensem no seguinte: Quem são os primeiros a comer? São os líderes, os alfa e no caso dos leões são os machos, os restantes ficam com o que sobra, inclusivé os lobinhos e os bichaninhos. Muitos comem as sobras durante toda a vida. E todos o fazem na idade de maior necessidade, que penso eu ser da idade de cachorro até adulto!!

Não será assim tão significativo!! E já agora, o início da "janta" inicia-se muitas vezes, nem todas, pela barriga porque é a zona onde é mais fácil "roer" e é mais fácil rasgar a carne!

Nuno
<p>Prov&eacute;rbio Portugu&ecirc;s: "Casa sem gato nem c&atilde;o &eacute; casa de velhaco ou ladr&atilde;o."</p>
PauloC1
Membro Veterano
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

quarta jun 04, 2008 7:28 pm

Tal como referi, felinos e cães têm abordaeens diferentes na BARF, por isso o que os leões fazem, não interessa para este caso. Já o que fazem os lobos e os lobinhos, aconselho mais atenção ao próximo documentário.
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

quarta jun 04, 2008 7:35 pm

PauloC1 Escreveu:Tal como referi, felinos e cães têm abordaeens diferentes na BARF, por isso o que os leões fazem, não interessa para este caso. Já o que fazem os lobos e os lobinhos, aconselho mais atenção ao próximo documentário.
Isso não se passa apenas em relação ás presas. Os lobos também recolhem outros "produtos" da natureza (emora nos pareçam insignificantes) como complemento alimentar, para alem da carne. Apenas algumas das populações de Lobo-ártico estão mais limitadas. Não esqueçamos que o lobo (e consequentemente o cão) é um predador generalista, como a maioria dos canídeos.
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

quarta jun 04, 2008 7:40 pm

ainda me lembro dos gatos fazerem uma valente javardice a transportarem a comida feita pela casa fora. quando lhes comprei uma cama, foi o delírio. fizeram dela, sala de refeições. depois, com a divulgação das rações e porque alguns estavam velhos, comecei a comprar ração. depois, porque outro era doente, comecei a comprar uma ração específica. mais tarde, a moda generalizou-se. não é barato, não dá milhões e é cómodo. há quem diga que é mais saudável. dependendo do produto, claro
anjjazul
mrebelo
Membro
Registado: quarta fev 21, 2007 11:30 pm

quarta jun 04, 2008 10:02 pm

Ritaleitao Escreveu:Dou ração porque só tem vantagens: é mais barato, mais saudável, mais cómodo, menos trabalhoso, mais higiénico...
E, porque, que me foi aconselhado que a desse, pelo veterinário!
Assino por baixo, acrescentando somente que evitamos gastos maiores devido a uma má alimentação...
Aquariofilia &eacute; uma paix&atilde;o, um Mundo dentro de 5 vidros....
Zini
Membro
Registado: quarta dez 19, 2007 5:22 pm

quarta jun 04, 2008 10:10 pm

mrebelo Escreveu:
Ritaleitao Escreveu:Dou ração porque só tem vantagens: é mais barato, mais saudável, mais cómodo, menos trabalhoso, mais higiénico...
Assino por baixo, acrescentando somente que evitamos gastos maiores devido a uma má alimentação...
Isso também depende da ração.
Mikee
Registado: quarta jun 04, 2008 9:59 pm

quarta jun 04, 2008 10:16 pm

Boas para toda a gente, em consequencia da minha pesquisa encontrei este site bastante interessante e tenho uma duvida que junto de voces gostaria de resolver.tenho um cao de agua que ultimamente foi "chateado" por carraças.apos me ter apercebido fui ao veterinario saber qual o produto mais eficaz para a aniquilacao do maldito bicho,vendeu me umas pipetas da Bayer bastante eficaz que tenho que fazer o tratamento por mais 4 meses uma pipeta por mes.O cao por sua vez o cao esta melhor mas onde eu vivo por de tras de casa existe um campo que é de onde elas surgem e aquilo que quero saber é se ninguem me sabe indicar o que posso usar para elimina las de vez mas no patio porque o cao esta protegido mas eu estou digamos a ser olhado como uma ementa e quero me proteger.que produtos existem para a sua exterminaçao .fiko a espera por uma resposta.Agradeço e lamento entrar e falar logo de pragas.Obrigado
mrebelo
Membro

quarta jun 04, 2008 10:36 pm

Zini Escreveu:
mrebelo Escreveu:
Isso também depende da ração.
Sim sem dúvida esqueci de mencionar esse ponto, acho que o mínimo de rações será as pedrigee/friskies aquelas de supermercado são tudo menos saudaveis, mas sem duvida as melhores serão as premium, ou super premium, mas aí depende do bolso de cada dono, eu uso friskies, por questões económicas e por se gastar muito dinheiro na universidade e por ainda não trabalhar, mas estou seriamente a pensar introduzir a ração Techni-Cal, que pelas minhas pesquisas e opiniões que recolhi está ao nível chegando mesmo a ser melhor que royal canin e outras do género, sendo o seu preço bastante mais aceitável...
psychon
Membro Veterano
Registado: terça mar 18, 2008 12:43 pm
Localização: 3 cães, um gato, 1 coelho, 1 canário e 1 rosela e 2 hamster

quarta jun 04, 2008 11:26 pm

mrebelo Escreveu:, eu uso friskies, por questões económicas e por se gastar muito dinheiro na universidade e por ainda não trabalhar, mas estou seriamente a pensar introduzir a ração Techni-Cal, que pelas minhas pesquisas e opiniões que recolhi está ao nível chegando mesmo a ser melhor que royal canin e outras do género, sendo o seu preço bastante mais aceitável...
O preço não tem comparação com friskies, está dentro dos preços das premium.
Vivendo e aprendendo
mrebelo
Membro

quarta jun 04, 2008 11:28 pm

psychon Escreveu:
mrebelo Escreveu:, eu uso friskies, por questões económicas e por se gastar muito dinheiro na universidade e por ainda não trabalhar, mas estou seriamente a pensar introduzir a ração Techni-Cal, que pelas minhas pesquisas e opiniões que recolhi está ao nível chegando mesmo a ser melhor que royal canin e outras do género, sendo o seu preço bastante mais aceitável...
O preço não tem comparação com friskies, está dentro dos preços das premium.
Sim sem duvida, mas referia-me a comparar o preço com a Royal Canin que fica quase 50% mais cara que Technical, sei que é mais cara que friskies, quase o dobro, por isso estar agora a pesquisar para começar a introduzir, para já em 50/50...
psychon
Membro Veterano
Registado: terça mar 18, 2008 12:43 pm
Localização: 3 cães, um gato, 1 coelho, 1 canário e 1 rosela e 2 hamster

quarta jun 04, 2008 11:36 pm

mrebelo Escreveu:[

Sim sem duvida, mas referia-me a comparar o preço com a Royal Canin que fica quase 50% mais cara que Technical, sei que é mais cara que friskies, quase o dobro, por isso estar agora a pesquisar para começar a introduzir, para já em 50/50...
Isso significa que a RC fica a mais de 100 euros 15 KG.Engano.
Vivendo e aprendendo
Responder

Voltar para “Cães”