Pois mas é "à pala" dos irresponsáveis dos donos (para não chamar pior), que só sabem olhar para o seu umbigo, que o meu cão, que passeia de trela e não se mete com nenhum cão/cadela, já foi atacado por um "bóbi" que andava solto e ao lado da dona (não deve ter achado piada ao focinho do meu cão...).
E depois se se tem o azar de, ainda por cima, apanhar com um dono retardado mental então o resultado é o seguinte: cão ferido, despesa em veterinário, despesa em tratamentos e dono do "bóbi" atacante nem vê-lo!
Ah, e isto é assumindo que o cão atacado sobrevive (nem sempre é essa a situação, depende dos portes dos animais envolvidos).
Isto tudo evitável se as pessoas tivessem 2 dedos de testa e cumprissem a porcaria da Lei ou pelo menos respeitassem os outros.
Porque é que as pessoas têm de "gramar" com o "bóbi" solto? Acham que não há pessoas com medo de cães? Não merecem andar na rua sem medo de um "bóbi" que passeie solto?
Gosto muito de cães mas não quer dizer que tenha de aturar os cães dos outros (muitas vezes mal educados) nem que tenha de impor o meu cão aos outros.
Para não falar que muitos soltam os cães para depois não terem de se preocupar a apanhar as fezes. Enfim...
Aproveito e deixo aqui um artigo que acho interessante:
http://caosciencia.blogspot.com/2011/11 ... trela.html
PS: Há excepções à regra para os cenários que descrevi MAS nunca ninguém poderá garantir que o seu cão não vai atacar outro! Por mais treinado que esteja e por mais calmo que seja é impossível prever a reacção do cão para todos os cães que possam cruzar com ele.