Não pretendo de todo discutir assuntos tão complexos como comportamento canino, genética ou outros, como diz a própria Kellie Snider que a Dinodane citou:
As suas questões são extremamente válidas no entanto teriamos que entrar em conceitos que implicam um estudo complexo dos cães.But one thing is certain....we have so much to learn about behavior, aggression, and the impact of environment as well as genes, on us all.
O meu intuito foi deixar a minha opinião e algumas informações relativamente a algumas questões que surgiram.
Pode discordar comigo se quiser está certamente no seu direito

Mas atenção convém ler isto correctamente, porque isto:
não é bem o que Kellie Snider diz, talvez seja mais indicado fazer um quote do que ela diz ou uma tradução, do que interpretarmos o que ela diz:http://www.realpitbull.com/agg.html
Onde se pode ler que esta tendência à agressão canina vem da constituição física dos cães, entre outras ideias.
Mas ela confirma o que eu expliquei em cima:
"Among the reasons given for legislating breed restrictions and bans in communities is the belief that genes dictate behavior. This is a mistake".
Fighting pit bulls often learn that there is no choice but to fight...this does not mean they are genetically programmed to fight.
De qualquer forma conheço bem o trabalho de Kellie Snider. A Dinodane viu os DVDs que ela fez com o Dr. Jesus, sobre o método do CAT?
Como tal e apesar dela deter conceitos certamente interessantes, considero existirem fontes mais fidedignas para falarem de agressão e genética, como Dr. James O'Heare por exemplo que escreveu e publicou já 3 livros sobre agressão em cães, ou o Dr. Ian Dunbar uma autoridade no estudo dos cães e do seu comportamento.
Ficam as dicas para quem quiser se emergir mais nesse tema.
Cpts