cachorro bull terrier, conselho

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

terça dez 23, 2008 11:16 pm

jcsousa Escreveu:Na verdade, Francisco, não é totalmente assim no treino positivo. A itermitência de recompensas vai-se acentuando até que o cão acaba por trabalhar sem qualquer recompensa, ou antes, apenas com o elogio do dono.
Não digo o contrário. No entanto o elogio do dono é já algo que o cão procura como "recompensa" associada à acção.
E mais, nem todas as raças funcionam da mesma forma. Umas continuam com atitudes de cachorro durante toda a vida (labrador por exemplo) e nessas admito que este tipo de treino seja eficaz (sobretudo para as funções em que é utilizada).
No entanto, eu estava tramado se utilizasse unicamente este tipo de atitude num malamute adulto apenas para vir imediatamente ao chamamento.
O respeito e submissão ao líder (onde entram indiscutivelmente "métodos negativos" também, que se analizarmos resultam em positivos pela prespectiva do cão...) continua a ser um ponto chave entre o entendimento equilibrado cão versus dono.

É que estou farto de assistir a comportamentos problemáticos de cães que se repetem no tempo, cujos donos poderiam ter corrigido isso com uma atitude correcta atempadamente (e que muitas vezes não passaria de uma simples lambada no momento certo).
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
TheGreatDane
Membro Veterano
Registado: segunda mai 26, 2008 10:01 pm

quarta dez 24, 2008 8:10 am

O treino positivo é um sinal dos tempos e para mim, simples leigo, um exagero parvo. Os defensores do treino positivo falam de "brutalidade".Ora, que eu saiba, um bom treinador não anda com um cacete orlado de pregos a espancar cães. Uma bofetada firme é muitas vezes necessária e desejável na educação. Vemos, infelizmente pela rua as crianças que resultam de treinos totalmentge positivos, agridem os pais, não respeitam ninguém, nem sequer opiniões dos outros.Como os cães nãos erá diferente. A pessoa a fazer o treino tem de ser firme, saber recompensar quando deve e punir sem exageros quando necessário.

Isto nada mais implica que o recurso ao bom senso. Como já foi dito aqui e bem, situações de stresse, como a caça, os cães das forças policiais e militares, dificilmente terão um treino em tempo útil e eficaz somente com o chamado reforço positivo. Esse a meu ver será eficaz para cães domésticos sem problemas de dominância ou para o chamado treino básico, do "senta", "rebola" e "dá a patinha". O mal está em viver-se numa espécie de redoma do exagero quando bastaria usar bom senso.

Quanto ao sr brasileiro que atacou o jcsousa por ele usar aquela pronúncia brasileira que tão bem sabe de vez em quando, aconselhava-o a ler um dicionário de forma a saber o que significam as palavras racista e preconceituoso, pois, correndo o risco de me chamar o mesmo que chamou ao Jcsousa, o bowow está a demonstrar ignorância.

O termo correcto a usar seria xenofobia, mas isso não seria aplicável aqui, aliás acho que o jcsousa fez bem em falar com termos do Brasil pois podia dar-se o caso de o bowwo não estar a entender os termos que usamos.Já conheci brasileiros que tinham dificuldade em perceber as expressões que eu uso e tive de tentar abrasileirar o meu português, Serei um racista e peconceituoso por isso ? Que chamar então aos seus compatriotas que legendam filmes portugueses ?

Eu, por exemplo que não vejo novelas tenho dificuldade em perceber termos como "puxa saco" "tira saco" "reinando".
Por isso se o sr é uma pessoa de bem, deveria pedir desculpas públicas, pois francamente está a ofender o fórum todo e não só o Jcsousa. Se não gosta do fórum e só quis criar uma desculpa para atacar então como se diz por cá " a porta é srventia da casa"
Alexandre, Bispo, Servo dos Servos de Deus, ao Car&iacute;ssimo filho em Cristo, Afonso, Ilustre Rei dos Portugueses, e a seus herdeiros, in perpetuum.
Hakuma
Membro Veterano
Registado: terça mai 08, 2007 9:10 am

quarta dez 24, 2008 10:19 am

Parece-me que esta discussão roda toda em torno de se o dono pede ou manda...

Para uns, o dono pede ao seu cão que faça alguma coisa, e se pediu, tem que recompensar (na tentativa de humanizar o cão, tratando-o sem violência alguma (fisica ou psicológica), contrariando a sua natureza e dos seus).
Para outros, o dono manda, e o cão tem que obedecer sem pensar.

Parece-me que mesmo os cães ficam mais felizes com a segunda hipotese, já que acho que eles preferem uma hierarquia bem definida, onde não hajam dúvidas. Se o líder ordena, não é para pensar, é para fazer.

Apesar de ser algo tabu hoje em dia, parece-me que uma palmada na altura certa num cão tal como num filho, não entorta... endireita.

Já agora aproveito para contar uma situação que se passou comigo no fim-de-semana passado. Ora eu fui ao pinhal ao musgo para o presépio, e lá levei as minhas cadelas comigo. Lá andaram elas algumas duas horas consoladas na brincadeira e numa caminhada que aproveitei para fazer. No final, na hora de vir embora, abri a mala e disse às cadelas para subirem. A DA de 2 anos nem hesitou e saltou lá para dentro. A APBT de 7 meses, que tem pavor a andar de carro, deitou-se no chão a 3 ou 4 metros de mim. Dei a ordem duas vezes e ela não obedeceu. "Ai sim, deixa-te estar que já aprendes."... pensei eu. Meti-me no carro e arranquei pela rua de terra batida em que me encontrava deixando a cadela sozinha para trás (e a minha mulher a ficar nervosa ao meu lado :lol: ). A cadela desatou a correr atrás do carro. Eu não acelerei muito mas mantive a situação +- 1km. O que é certo é que quando parei e saí do carro, abri a mala e ela nem pensou duas vezes em entrar. No mesmo dia à tarde fui ao veterinário com ela e ela já obedeceu ao comando para entrar na mala na ida e na vinda.
É que o caso não era de conhecer ou não o comando... era um caso de uma vontade própria que eu não quero nos meus cães, pelo menos quando eu estou presente. Também não era caso de bater no animal, nem de o premiar. Pareceu-me que o "jogo psicológico de poder perder a matilha" era o mais importante para ela perceber naquele quilómetro que correu atrás do carro.

Agora digam-me... isto foi um treino positivo, negativo ou assim assim? É que estas nomenclaturas baralham-me... :lol:
<p></p>
jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

quinta dez 25, 2008 10:00 am

Por isso se o sr é uma pessoa de bem, deveria pedir desculpas públicas, pois francamente está a ofender o fórum todo e não só o Jcsousa.
Pela minha parte, não me senti ofendido nem necessito de nenhumpedido de desculpas. Até porque acho que esta foi uma forma airosa que o wowwow arranjou para não responder a nenhuma das questões que lhe coloquei.
Responder

Voltar para “Cães”