phoenix101 Escreveu:
Não conheci qualquer clínica que tenha o que o Gypsfulvus mencionou. Para além disto, considero uma marquesa aquecida, um luxo. Não faz falta alguma, isto é, não é essencial para manter a vida dum animal.
E está tudo dito... Muito bem!
phoenix101 Escreveu:Parece-me, pelas suas palavras, um vet ressabiado com receio que lhe tirem a possibilidade de enriquecer.
Já agora, no seu perfil diz ter 32 anos. Já se pagava propinas? Ou foi através dos meus impostos?
Não tenha medo Pifo, porque o que é bom, vale por si e não precisa de esquemas de marketing para valorizar o seu trabalho.
Não, não sou.
E sim, paguei propinas: 700€ por ano, à excepção do 1º, em que ainda era aquele valor residual de 2 ou 3 contos. Mas esquece-se que nesta altura era o que se pagava em TODAS as universidades, não havia uma a cobrar 5 tostões.
E não, não tenho medo. Na minha profissão (e não, não passo os dias enfiado num consultório bafiento) valho pelo que sou e não preciso de estratégias de marketing para me valorizar, porque também nunca aceitei que pensassem que 'valia' menos.
phoenix101, a ver se nos entendemos:
Eu pouco me estou importando se um vet em vez de cobrar 100, cobre 50.
O problema é dele! Ou dela, que cada vez há mais mulheres na profissão...
Apenas acho que é má política.
Tal como acho que se formam demasiados veterinários em Portugal, quase 300 por ano. O que vai provocar, queiramos ou não, problemas de qualidade no serviço que nos é prestado. O que aconteceu em Espanha? Temos vets a trabalhar em tudo menos em veterinária. Em Madrid há tantas clínicas como em Portugal. Resultado: preços baixos, baixíssimos. As tabelas controladas por seguradoras. Veterinários sem dinheiro para se actualizar. Porque em qualquer lugar digno de referência, um curso prático não fica por menos de 2000€, fora o resto. Resultado: técnicas congeladas no tempo, resolução insuficiente dos casos clínicos, má qualidade de serviço. Quem sofre? Os clientes!
É isto que eu
não quero que aconteça em Portugal.
E é para lá que caminhamos.
Porque, como em todas as profissões técnicas, a concorrência baseada no preço não traz nada de bom.
Alguém vê médicos, arquitectos, engenheiros, a fazer preços 'meiguinhos'? É o fazes!
E continuo a achar de péssimo gosto usar o amor pelos animais, que um vet naturalmente tem, como forma de condicionar o seu rendimento.
Porque é o que se vê diariamente nos consultórios.
Os calotes são mais que muitos. MUITOS mesmo!
Colocando em risco a sobrevivência de muitos locais. E o emprego de muito boa gente!
phoenix101 Escreveu:O mal dos portugueses é quererem ter lucro rápido. Não se contentam com uma pequena margem de lucro.
Errado!
Não se trata de lucro rápido.
Trata-se de ter planos de gestão, que a maioria dos vets não tem, fazendo navegação à vista.
Uma clínica é um investimento, que tem de ter um retorno. E esse retorno deve estar planificado no tempo. Não se pode querer amortizar um investimento em 20 anos. Tem de ser num espaço de tempo muito menor, até porque, sabem decerto, que uma empresa não pode dar prejuízo 3 anos consecutivos, senão lá vem a DGCI fechar o tasco.
É errado defender um negócio? Eu acho que não.