Doberman (educar)

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
chino
Membro
Registado: quinta set 02, 2010 1:17 pm

terça out 26, 2010 8:50 am

TheOne Escreveu:
unha Escreveu:Leve-o a uma escola de treino para ele ter umas lições, e voce vai ter um cão a sério, mas também lhe aconselho a que acompanhe as aulas para que ele lhe tenha respeito a si e não só ao treinador porque em casa voce não tem o treinador. E ele tem é que lhe ter respeito a si cuidado voce já lhe mostrou o ponto fraco medo!!!
Qual foi a parte de "o tópico tem mais de um ano" que não percebeu?? :roll:
ixxx...oh TheOne, e é preciso essa "agressividade" toda!?!?!?
A Unha só queria ajudar....claramente não é alguém que esteja muito habituada a computadores e especialmente a fóruns...é natural que não tenha dado pela data das primeiras mensagens... :?
TheOne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

terça out 26, 2010 8:50 am

klap Escreveu:
TheOne tem toda a razão no que diz. Já vi num TS um Dob a excitar-se demais com os outros cães e o condutor que não era o dono mas o treinador fez exactamente isso... dominou-o junto a si com bastante firmeza. O cão rosnou mas ele continuou... resultado :17 pontos num joelho.
Para mim são cães de um "lider" só, não dono. Ao verdadeiro lider toleram tudo. O que é válido também, para várias raças de cães.
Eu tive uma experiência dessas há uma semana, sensivelmente. Passo a explicar...
Estava no meu quarto e ouvi o cão a agarrar um brinquedo do meu filho, e claro que o ia roer. Saí da cama e vim em passo largo à cozinha e perguntei aquela estupidez que qualquer dono pergunta: "O que é que estás a fazer??" Ele ao ver que estava a ralhar, larga o brinquedo e dirige-se para a porta do quintal, o refúgio dele... Há é um pormenor, é que junto à porta que dá acesso ao quintal, é onde está o velhote, também macho, de 13 anos, que já mal se aguenta de pé, mas acha que ainda tem arcaboiço para o puto de 1 ano com mais 10kg que ele... Conforme o mais novo se aproxima a correr do velhote, o velhote rosna-lhe e mordeu-lhe no pescoço. Ora, o puto, que tá na idade de se começar a "fazer ver" e com a testosterona toda concentrada no cérebro :roll: , respondeu à letra e vai para lhe morder.
Claro que se o mordesse, matava-o, e claro também que eu intervi antes de algo mais sangrento se passar, agarrei no puto pelo cachaço e não só o afastei como o virei de costas para o velho, que nem forças tem para se levantar da cama, mas fi-lo de modo a que não houvesse contacto visual entre ambos.
Estes cães têm uma particularidade, quando se enervam o "casaco" fica curto, e enquanto que a um pastor alemão p.ex., tem pele suficiente para o agarrarmos com firmeza, num dobermann isso não acontece, e quando o cão está tenso, a pele que sobra para agarrar é muito pouca.
Resumindo, quando o estava a agarrar e ele ainda a rosnar, ele deve ter achado que o outro estava ou vinha atrás dele, e não só rosnou mais alto, como mostrou a cremalheira... Se eu tenho sido agressiva com ele nessa altura, ou usado de algum tipo de violência, eu não tenho dúvidas que ele me tinha mordido, mesmo que o estímulo fosse o outro macho. Aquilo que eu fiz foi manter a pressão que estava a fazer e ficar em silêncio, fazendo apenas um shhht para ele parar de rosnar, sem violência. Ele parou e tudo voltou ao normal, quer com o outro cão quer comigo.

Eu sei que o rosnar não era para mim, muito menos o arreganhar da tacha, até porque ele estava sempre a tentar olhar para trás, mas acreditem que estar assim olhos nos olhos com um dobermann de 40kg a rosnar e a levantar as beiças, dá para muitos irem mudar a fralda... E se não formos firmes qb e na hora H, está tudo tramado...
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
cockinhas
Membro Veterano
Registado: quinta jan 12, 2006 4:14 pm

terça out 26, 2010 9:38 am

TheOne Escreveu:
klap Escreveu: (...) Há é um pormenor, é que junto à porta que dá acesso ao quintal, é onde está o velhote, também macho, de 13 anos, que já mal se aguenta de pé, mas acha que ainda tem arcaboiço para o puto de 1 ano com mais 10kg que ele... Conforme o mais novo se aproxima a correr do velhote, o velhote rosna-lhe e mordeu-lhe no pescoço. Ora, o puto, que tá na idade de se começar a "fazer ver" e com a testosterona toda concentrada no cérebro :roll: , respondeu à letra e vai para lhe morder.
Claro que se o mordesse, matava-o, e claro também que eu intervi antes de algo mais sangrento se passar, (...)
Os cães ficam juntos quando os donos não estão?

Pergunto porque tenho curiosidade em saber como fazem os donos que têm cães que não se entendem.
TheOne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

terça out 26, 2010 9:47 am

cockinhas Escreveu:
TheOne Escreveu: (...) Há é um pormenor, é que junto à porta que dá acesso ao quintal, é onde está o velhote, também macho, de 13 anos, que já mal se aguenta de pé, mas acha que ainda tem arcaboiço para o puto de 1 ano com mais 10kg que ele... Conforme o mais novo se aproxima a correr do velhote, o velhote rosna-lhe e mordeu-lhe no pescoço. Ora, o puto, que tá na idade de se começar a "fazer ver" e com a testosterona toda concentrada no cérebro :roll: , respondeu à letra e vai para lhe morder.
Claro que se o mordesse, matava-o, e claro também que eu intervi antes de algo mais sangrento se passar, (...)
Os cães ficam juntos quando os donos não estão?

Pergunto porque tenho curiosidade em saber como fazem os donos que têm cães que não se entendem.
Não, não ficam juntos, ficam quando estamos em casa, mas eles não se dão sempre mal, o velho só lhe rosna quando ele se chega perto, mas o puto nem lhe liga. Só ligou porque o velho o mordeu, e aí claro que reagiu. Pode ficar um dia inteiro dentro de casa que não se passa nada.
De qq modo quando eu fiquei com o macho mais novo já previa esta situação, por isso é que quando não estamos em casa eles ficam separados. O velhote em casa e o puto no quintal.
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
unha
Membro Veterano
Registado: terça abr 08, 2008 5:30 pm

terça out 26, 2010 10:39 am

Obrigado chino , claro que foi isso isso mesmo não reparei na data que o tópico foi aberto ,E o dobermann nesta altura está com quase 2 anos tarde demais para começar os treinos pois tenho são bernardos que não teem nada a ver com essa raça e começam a teinar por volta dos 4-5 meses!!Boa Sorte!!!
GSfanatic
Membro Veterano
Registado: sexta jul 04, 2008 2:10 pm

terça out 26, 2010 11:43 am

Posso estar a ser ingénua, mas eu acho que nunca é tarde demais.

Digo isto porque eu tenho uma caniche de 10 anos (segundo a veterinária), que está comigo desde Março e ela antes, quando andava na rua, tentava atacar os cães que por ela passavam. Eu tive punho firme, dizia "NÃO" com uma voz autoritária, mandava-a sentar (dava-lhe um toque por trás para ela perceber o que eu queria que ela fizesse) e não voltava a andar enquanto ela não se acalmasse. Se ao voltar a andar ela tentasse ir atrás do cão, eu voltava a parar, voltava a mandá-la sentar e novamente só voltava a andar quando ela se acalmasse. Agora ela só tenta atacar os cães que se metem com ela. E nesses momentos basta dar um puxãozito na trela (nem preciso dizer nada) e ela cala-se e senta-se logo.

Se é possível mudar o comportamento de uma caniche com a mania que é dobberman, acho que é possível mudar o comportamento de um dobberman de 2 anos. Quando não é possível fazê-lo sozinho, contacta-se um profissional.
jofelix
Membro Veterano
Registado: domingo set 16, 2007 10:54 am

terça out 26, 2010 11:54 am

GSfanatic Escreveu:Posso estar a ser ingénua, mas eu acho que nunca é tarde demais.

Digo isto porque eu tenho uma caniche de 10 anos (segundo a veterinária), que está comigo desde Março e ela antes, quando andava na rua, tentava atacar os cães que por ela passavam. Eu tive punho firme, dizia "NÃO" com uma voz autoritária, mandava-a sentar (dava-lhe um toque por trás para ela perceber o que eu queria que ela fizesse) e não voltava a andar enquanto ela não se acalmasse. Se ao voltar a andar ela tentasse ir atrás do cão, eu voltava a parar, voltava a mandá-la sentar e novamente só voltava a andar quando ela se acalmasse. Agora ela só tenta atacar os cães que se metem com ela. E nesses momentos basta dar um puxãozito na trela (nem preciso dizer nada) e ela cala-se e senta-se logo.

Se é possível mudar o comportamento de uma caniche com a mania que é dobberman, acho que é possível mudar o comportamento de um dobberman de 2 anos. Quando não é possível fazê-lo sozinho, contacta-se um profissional.
Olá,

Claro que nunca é tarde para aprender/ensinar. Caso contrário o que seria daqueles que fazem asneiras (mordem) e lhes dão como alternativa a escola ou o abate ?
Há casos e casos, mas todos merecem a oportunidade de aprender e rectificar o mau feitio.

Um abraço
« Se ouvir, esqueço, mas se vir, nunca mais esqueço » (Confúcio) http://www.youtube.com/watch?v=8n2WKBoA9gY&aia=true
Responder

Voltar para “Cães”