klap Escreveu:
TheOne tem toda a razão no que diz. Já vi num TS um Dob a excitar-se demais com os outros cães e o condutor que não era o dono mas o treinador fez exactamente isso... dominou-o junto a si com bastante firmeza. O cão rosnou mas ele continuou... resultado :17 pontos num joelho.
Para mim são cães de um "lider" só, não dono. Ao verdadeiro lider toleram tudo. O que é válido também, para várias raças de cães.
Eu tive uma experiência dessas há uma semana, sensivelmente. Passo a explicar...
Estava no meu quarto e ouvi o cão a agarrar um brinquedo do meu filho, e claro que o ia roer. Saí da cama e vim em passo largo à cozinha e perguntei aquela estupidez que qualquer dono pergunta: "O que é que estás a fazer??" Ele ao ver que estava a ralhar, larga o brinquedo e dirige-se para a porta do quintal, o refúgio dele... Há é um pormenor, é que junto à porta que dá acesso ao quintal, é onde está o velhote, também macho, de 13 anos, que já mal se aguenta de pé, mas acha que ainda tem arcaboiço para o puto de 1 ano com mais 10kg que ele... Conforme o mais novo se aproxima a correr do velhote, o velhote rosna-lhe e mordeu-lhe no pescoço. Ora, o puto, que tá na idade de se começar a "fazer ver" e com a testosterona toda concentrada no cérebro

, respondeu à letra e vai para lhe morder.
Claro que se o mordesse, matava-o, e claro também que eu intervi antes de algo mais sangrento se passar, agarrei no puto pelo cachaço e não só o afastei como o virei de costas para o velho, que nem forças tem para se levantar da cama, mas fi-lo de modo a que não houvesse contacto visual entre ambos.
Estes cães têm uma particularidade, quando se enervam o "casaco" fica curto, e enquanto que a um pastor alemão p.ex., tem pele suficiente para o agarrarmos com firmeza, num dobermann isso não acontece, e quando o cão está tenso, a pele que sobra para agarrar é muito pouca.
Resumindo, quando o estava a agarrar e ele ainda a rosnar, ele deve ter achado que o outro estava ou vinha atrás dele, e não só rosnou mais alto, como mostrou a cremalheira... Se eu tenho sido agressiva com ele nessa altura, ou usado de algum tipo de violência, eu não tenho dúvidas que ele me tinha mordido, mesmo que o estímulo fosse o outro macho. Aquilo que eu fiz foi manter a pressão que estava a fazer e ficar em silêncio, fazendo apenas um shhht para ele parar de rosnar, sem violência. Ele parou e tudo voltou ao normal, quer com o outro cão quer comigo.
Eu sei que o rosnar não era para mim, muito menos o arreganhar da tacha, até porque ele estava sempre a tentar olhar para trás, mas acreditem que estar assim olhos nos olhos com um dobermann de 40kg a rosnar e a levantar as beiças, dá para muitos irem mudar a fralda... E se não formos firmes qb e na hora H, está tudo tramado...
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido
"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido