Teoria da "Dominância" facto ou mito?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Bloqueado
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

quinta jun 18, 2009 8:17 am

Carpeju Escreveu:Certo, obrigado novamente. :wink:

Quanto ao "homeopata" referia-me ao médicao veterinário que utiliza homeopatia. Porque o atendimento é idêntico ao que você escreveu. Faz-se um levantamento das coisas mais banais possíveis, tal qual psicologia, para no fim prescrever algum tratamento, qua em muitas vezes passa por mudança de comportamento.

Perguntei por curiosidade, desculpe o off topic.
:wink:

Eu sei o que é homeopatia, mas tb sei que há formações nessa área, e era isso que eu dizia, não sei se a Dra. tem alguma formação em homeopatia, pois conheço uma vet que tem e usa nas suas consultas :wink:
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quinta jun 18, 2009 8:25 am

PauloC1 Escreveu:Giro giro não era a Claudia Estanislau defender aqui a teoria do artigo frente a nabiços como nós, giro mesmo era um debate dela com um verdadeiro perito, como a Prof. Ilda Rosa. ;)
Sem duvida sería interessante e de certeza que pelo menos a Prof. Ilda Rosa mantería a educação e não necessitaria de recorrer aos recursos argumentativos a que os "sábios" já nos habituaram aqui na arca. :wink:
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
LucNun
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 1:38 pm

quinta jun 18, 2009 10:21 am

Carpeju Escreveu:...Estou procurando um artigo que certa vez li desmitificando esta questão do cão encarar o dono nos olhos. É muito interessante isso, em casa por exemplo meu cão fixa-nos direto, mas o olhar é bem amigo. O artigo diz algo sobre "...o fato do cão fixar você nos olhos nem sempre diz dominância, diz que é um cão confiante e seguro". Continuarei procurando. Se o dono não o for, aí teremos problemas. :)
É um facto. :D

Cão (ou pessoa) que desvie os olhos e não me encare confiantemente, faz-me afastar e evitar o contacto. O povo diz que quem não olha de frente é falso e traiçoeiro, e é verdade. Seja cão, seja pessoa.
Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs!
imarcelo
Membro Veterano
Registado: terça jul 12, 2005 4:09 pm

quinta jun 18, 2009 10:27 am

jcsousa Escreveu:
''Os comportamentos nos cães dependem, em média, de 20% da hereditariedade e de 80% das aprendizagens.
O comportamento do cão não resulta exclusivamente da leitura estrita de um programa genético. Em vez disso, constrói-se a partir de todas as influências exteriores e individuais exercidas durante toda a sua vida.''
Possivelmente o tipo de comportamentos a que a frase se refere não abrangem o problema da dominância. Se um indivíduo é genèticamente submisso, as condiçoes ambientais muito dificilmente o transformarão em dominante. Basta ver que a organização social dentro da própria ninhada se encarregará de promover os mais fortes e dominantes, e os mais submissos aprenderão naturalmente a desempenhar o papel que genèticamente lhe estava reservado.
Deixo aqui claro que não sou especilista em coisa nenhuma e o que digo tem por base pesquisa e alguma experiência. E é apenas nisso que baseio as minhas respostas.
Há muitas teorias com as quais estou de acordo e outras não.

Em relação a esta parte com a qual digo que estou de acordo, tem por base o percurso que um determinado animal faz durante toda a sua vida.

Imaginemos um animal submisso que de repente se vê na rua.
Abandonado à sua sorte, não tem o que comer. Outros animais entretanto também andam por ali a tentar sobreviver.
Que opções tem esse animal? Ou morre ou luta pela vida.Certo?

Passado algum tempo esse animal guiado pelo instinto de sobrevivência vai à procura de comida. Chegam outros que rosnam e ele foge.
Acontece vezes sem fim, até ao dia em que ele rosna e luta pela comida, depois, luta pela cadela, entretanto torna-se agressivo... os outros nem tentam sequer aproximar-se dele...

Passámos de um cão calmo é dócil para um cão agressivo devido ao percurso de vida desse animal.
Será possível este animal vir a ser dominante? Eu penso que sim.
<p>Isabel</p>
<a href="http://www.apca.org.pt">www.apca.org.pt</a>
<p>&nbsp;<a href="http://www.animaisderua.org">www.animaisderua.org</a> </p>
<p>&nbsp;<a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt/">htt ... pt/</a></p>
<p>&nbsp;</p>
LuMaria
Membro Veterano

quinta jun 18, 2009 12:18 pm

Já recebi um mail de resposta da Claudia. Nada a apontar ao mail de mal, muito pelo contrário. Tería o maior prazer em debater o tema com a Prof. Ilda, mas, e pede desculpa, perdeu a vontade de debater o que seja aqui na arca. De qualquer das formas, disse-me que qualquer duvida, qualquer questão ou fonte que eu precise, terá todo o gosto em ajudar... fora daqui. Ainda não respondi ao mail dela, mas certamente não mudará de opinião.
jcsousa Escreveu:Quanto à dominância:
Observe-se detidamente o evoluir de uma ninhada (de cães, não de lobos). Verificar-se-á que toda a estruturação da convivência (jogos de guerra) está orientada para que se comece a definir uma hierarquia dentro da própria ninhada, com o assumir dos vários escalões hierárquicos entre os irmãos.
Este parágrafo levantou-me uma questão que eventualmente até poderá ser meio estupida. Observar uma ninhada de cachorros com os seus comportamentos de crias caracteristicos, não é básicamente o mesmo que observar uma ninhada de raposas, de leões, de gatos... enfim, de mamiferos? Os comportamentos "infantis" não são semelhantes em todas as espécies?
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
texuga
Membro Veterano
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

quinta jun 18, 2009 12:53 pm

Há outro fórum onde a Claudia participa e a discussão é sempre bem saudável e educada... 8) Aliás estou a debater este assunto com ela nesse mesmo fórum 8)
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
LuMaria
Membro Veterano

quinta jun 18, 2009 1:07 pm

texuga Escreveu:Há outro fórum onde a Claudia participa e a discussão é sempre bem saudável e educada... 8) Aliás estou a debater este assunto com ela nesse mesmo fórum 8)
Sério? Isso é excelente. Vou-te citar no meu mail e perguntar qual é o fórum. Espero que não seja o teu, porque fui banida. Seja como for, a Claudia disponibilizou-se para me responder às questões que achasse por bem fazer.
Seja como for, vou-lhe pedir o link. Thanks :wink:
texuga
Membro Veterano

quinta jun 18, 2009 1:12 pm

LuMaria Escreveu:
texuga Escreveu:Há outro fórum onde a Claudia participa e a discussão é sempre bem saudável e educada... 8) Aliás estou a debater este assunto com ela nesse mesmo fórum 8)
Sério? Isso é excelente. Vou-te citar no meu mail e perguntar qual é o fórum. Espero que não seja o teu, porque fui banida. Seja como for, a Claudia disponibilizou-se para me responder às questões que achasse por bem fazer.
Seja como for, vou-lhe pedir o link. Thanks :wink:
Estás à vontade para me citar, felizmente mesmo estando em desacordo com a Cláudia, sei e consigo ter discussões bem saudáveis com ela...
LuMaria
Membro Veterano

quinta jun 18, 2009 1:16 pm

texuga Escreveu:Estás à vontade para me citar, felizmente mesmo estando em desacordo com a Cláudia, sei e consigo ter discussões bem saudáveis com ela...
texuga Escreveu:Num outro fórum 8) , já lancei este debate na sequência de uma conversa que eu tive com a Cláudia sobre os métodos de treino que ela defende e os que eu defendo, mas ela ainda não apareceu para me elucidar... 8)
Já agora, quando é que ela apareceu para debater o tema? Ontem ou hoje?
texuga
Membro Veterano

quinta jun 18, 2009 1:18 pm

LuMaria Escreveu:
texuga Escreveu:Estás à vontade para me citar, felizmente mesmo estando em desacordo com a Cláudia, sei e consigo ter discussões bem saudáveis com ela...
texuga Escreveu:Num outro fórum 8) , já lancei este debate na sequência de uma conversa que eu tive com a Cláudia sobre os métodos de treino que ela defende e os que eu defendo, mas ela ainda não apareceu para me elucidar... 8)
Já agora, quando é que ela apareceu para debater o tema? Ontem ou hoje?
Ontem dia 17 de Jun à noite. O meu 1º post sobre este assunto foi no dia 12 de junho.
LuMaria
Membro Veterano

quinta jun 18, 2009 5:43 pm

Como calculei é o teu Foruxo :wink:
PauloC1
Membro Veterano
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

quinta jun 18, 2009 6:10 pm

LuMaria Escreveu:
PauloC1 Escreveu:Giro giro não era a Claudia Estanislau defender aqui a teoria do artigo frente a nabiços como nós, giro mesmo era um debate dela com um verdadeiro perito, como a Prof. Ilda Rosa. ;)
Sem duvida sería interessante e de certeza que pelo menos a Prof. Ilda Rosa mantería a educação e não necessitaria de recorrer aos recursos argumentativos a que os "sábios" já nos habituaram aqui na arca. :wink:
Escapou-me alguma coisa neste tópico? A que recursos argumentativos se refere? Chamar 'Sábios' em tom irónico às pessoas, é isso?

Já agora saliento que a dominância não é uma característica em exclusivo de cães ou dos Lobos! Não percebo qual a admiração por outros mamiferos manifestarem essa caraterística e comportamentos que a denotam!!!
LuMaria
Membro Veterano

quinta jun 18, 2009 6:17 pm

PauloC1 Escreveu:
LuMaria Escreveu:
Escapou-me alguma coisa neste tópico? A que recursos argumentativos se refere? Chamar 'Sábios' em tom irónico às pessoas, é isso?

Já agora saliento que a dominância não é uma característica em exclusivo de cães ou dos Lobos! Não percebo qual a admiração por outros mamiferos manifestarem essa caraterística e comportamentos que a denotam!!!
Quer que vá buscar citações "sábias" e contextualizadas com o assunto? Não meta carapuças que nem lhe são destinadas. Que eu saiba, tem sempre o cuidado de abordar os temas dos tópicos e até evita "desconversas" irrelevantes. :wink:

Já agora, explique-me como enquadra a dominância, por exemplo num felino solitário. Como uma Chita por exemplo.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta jun 18, 2009 6:26 pm

Escolheu um mau exemplo, porque as chitas não são caçadoras solitárias, a maior parte dos machos vive em conclave com os seus irmãos, caçando e vivendo em conjunto, são felinos sociais.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

LuMaria
Membro Veterano

quinta jun 18, 2009 6:35 pm

dinodane Escreveu:Escolheu um mau exemplo, porque as chitas não são caçadoras solitárias, a maior parte dos machos vive em conclave com os seus irmãos, caçando e vivendo em conjunto, são felinos sociais.
Não será totalmente assim. De facto podem estar em grupo, nomeadamente irmãos, mas acabam por afastar-se para acasalamento e voltar a juntar-se ou não. Por norma não. E as fémeas, definitivamente são solitárias.

Não vivem em matilha certamente. Como se poderá enquadrar a dominância neste grupo de animais.
Bloqueado

Voltar para “Cães”