jcsousa Escreveu:
''Os comportamentos nos cães dependem, em média, de 20% da hereditariedade e de 80% das aprendizagens.
O comportamento do cão não resulta exclusivamente da leitura estrita de um programa genético. Em vez disso, constrói-se a partir de todas as influências exteriores e individuais exercidas durante toda a sua vida.''
Possivelmente o tipo de comportamentos a que a frase se refere não abrangem o problema da dominância. Se um indivíduo é genèticamente submisso, as condiçoes ambientais muito dificilmente o transformarão em dominante. Basta ver que a organização social dentro da própria ninhada se encarregará de promover os mais fortes e dominantes, e os mais submissos aprenderão naturalmente a desempenhar o papel que genèticamente lhe estava reservado.
Deixo aqui claro que não sou especilista em coisa nenhuma e o que digo tem por base pesquisa e alguma experiência. E é apenas nisso que baseio as minhas respostas.
Há muitas teorias com as quais estou de acordo e outras não.
Em relação a esta parte com a qual digo que estou de acordo, tem por base o percurso que um determinado animal faz durante toda a sua vida.
Imaginemos um animal submisso que de repente se vê na rua.
Abandonado à sua sorte, não tem o que comer. Outros animais entretanto também andam por ali a tentar sobreviver.
Que opções tem esse animal? Ou morre ou luta pela vida.Certo?
Passado algum tempo esse animal guiado pelo instinto de sobrevivência vai à procura de comida. Chegam outros que rosnam e ele foge.
Acontece vezes sem fim, até ao dia em que ele rosna e luta pela comida, depois, luta pela cadela, entretanto torna-se agressivo... os outros nem tentam sequer aproximar-se dele...
Passámos de um cão calmo é dócil para um cão agressivo devido ao percurso de vida desse animal.
Será possível este animal vir a ser dominante? Eu penso que sim.