ADOPTAR OU COMPRAR

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
CasadelMar
Membro Veterano
Registado: segunda fev 19, 2007 12:39 pm

terça ago 04, 2009 1:56 pm

Quando alguém abre um tópico a pedir aconselhamento no que toca a ajudar a escolher uma raça para si, já sabemos que vão aparecer comentários/sugestões como o da citação do primeiro post mas, independentemente se gostam ou não, não deixam de ser opiniões tão legítimas como a do fulano ou sicrano que sugerem raças X ou Y.

Acho que deve ficar ao critério de cada um a escolha, se compra raça X ou Y ou se adopta ;)

Abraços
Musky
Membro Veterano
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm

terça ago 04, 2009 2:32 pm

jofelix Escreveu: Não sou contra a adopção, pelo contrário, mas também não quero que um cão adoptado seja abandonado, salte a cerca de minha casa e engravide a minha cadela de raça pura.

Um abraço
:o :o :o :o :o :o :o

ahahahahahahahah

(bem, pelo menos já ganhei a tarde! :twisted: )
SiameseMaria
Membro Veterano
Registado: terça out 31, 2006 2:02 pm

terça ago 04, 2009 4:01 pm

Musky Escreveu:
jofelix Escreveu: Não sou contra a adopção, pelo contrário, mas também não quero que um cão adoptado seja abandonado, salte a cerca de minha casa e engravide a minha cadela de raça pura.

Um abraço
:o :o :o :o :o :o :o

ahahahahahahahah

(bem, pelo menos já ganhei a tarde! :twisted: )
:D :D :D :D

Suba a cerca!
E/ou esterilize a cadela!

Mas até lhe pode sair a sorte grande... e o cão que saltar a cerca vir com o LOP ao pescoço... É que, ... não são só os cães adoptados (= Rafeiros) e abandonados que conseguem saltar cercas...
E nem todos os cães abandonados são rafeirinhos...
doglover80
Membro Veterano
Registado: domingo jun 21, 2009 12:03 am

terça ago 04, 2009 4:10 pm

A obrigação de esterilizar não é nova na europa, pelo que sei é assim na Suécia, e digo-vos que na minha associação vão mais cães para a suécia adoptados que para portugueses. Isto porque eles como existe essa lei não têm praticamente cães errantes, e os de criadores são caros, quem quer tem de pagar... ou então importar SRD nossos e nós agradecemos.

Quem seria a entidade fiscalizadora seria a DGV ém articulação com as autoridades.

Desta forma qualquer cão teria LOP, se não o tivesse tinha sido fruto de um discuido de uma pessoa inconsciente, logo essa pessoa seria responsabilizada. Qualquer pessoa poderia pedir ao CPC a autorização para fazer criação e ter cães sem serem esterilizados.

Assim teriamos o cão X que tinha uma história geneológica, se não tivesse quem pagava a multa era o dono, levando a que todos quisessem ter cães com origens conhecidas e autorizadas.

Num pais ideal isto não seria necessário, as minhas cadelas não têm LOP e não procriam quando não quero, e arranjo donos para todos... eu percebo a texuga... mas nem toda a gente pensa assim, tenho uma vizinha que de seis em seis meses tem uma ninhada da sua cadela e abate os cães todos em casa... :evil: :evil: isto tem de acabar!!

Em relação às raças cada um faz o que quer ... eu tenho com raça sem LOP e SRD do canil, no futuro quero comprar um Border ou Malinois para Obedience ... e acho que se a pessoa quer um cão com determinadas caracteristicas especificas que escolha uma raça ... mas se tanto lhe faz e não quer o cão senão para companhia ... existem canis cheios de cães bons para essas pessoas... opiniões... :wink:
<p><strong><a href="http://www.bomcaopanheiro.blogspot.com">www.bomcaopanheiro.blogspot.com</a></strong>&nbsp;</p>
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

terça ago 04, 2009 4:23 pm

LuMaria Escreveu:
Mal, mal, acho as pessoas continuarem a achar que um rafeiro de canil é um animal "menor" de menos exigências, que sobrevive a tudo e qualquer coisa. É um cão com iguais necessidades. OK. Vaga um lugar na associação - por Portugal, isso é que de facto conta - vagar lugares, seja a que custo for. Felizmente há associações que já não trabalham assim.
Obviamente que as opiniões de cada um não passam disso mesmo, de cada um. E todas serão válidas, para cada um.
E do mesmo modo que é válido ter-se a opinião que mais vale adoptar que comprar, uma vez que não se sabe muito bem o que se quer e bláblá. Tambem é válido dizer-se que se quer comprar um cão. Mas ás vezes encara-se isso quase como um crime e lá vem a " charutada" ( como a que está a bold ) que faz sentir qualquer simples amante de cão, abaixo do mesmo....
Eu percebo que querem dizer que á partida se a própria pessoa vem aqui pedir conselho quanto à raça, porque não sabe muito bem o que pretende ou o que melhor se adapta ao seu modo de vida , tanto lhe deve fazer um "LOP" como um SRD.
Mas o modo como é dito é que me deixa sempre, invariavelmente, irritada. Até parece que é um defeito enorme querer comprar um cão.
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
Fitinhas
Membro Veterano
Registado: sexta jun 26, 2009 9:05 pm

terça ago 04, 2009 4:30 pm

Olá

Acho que este tópico n foi aberto da melhor forma, a citação foi tirada de outro contexto.

No entanto, acho que a escolha é de cada um!

Adoptar, comprar, desde que seja com consciência...optimo! :wink:

Mas, tb é verdade que existem animais aos montes nos canis que servem perfeitamente os pedidos de alguns foristas, que caem de para quedas no forum com tópicos que por vezes acho descabidos. :?

Trocando a perspectida do forista que abriu o tópic:
N adopte, compre. E os que estão para adopção? Que lhes fazemos?
jofelix
Membro Veterano
Registado: domingo set 16, 2007 10:54 am

terça ago 04, 2009 4:51 pm

LuMaria Escreveu:
jofelix Escreveu:
ActionGirl escreveu:
Não compre um animal, dê um salto á associação local e ao canil, vai ver que se "apaixona" por um desgraçado/a com os dias contados.
Ainda se admira de ver lá um cão/cadela de raça
Olá,
Acho bem que digam para adoptar.
Acho errado que digam para não comprar.
Não passam de opiniões. Tão válida é a sua como a da ActionGirl. O que me parece de todo mau, é ir buscar a citação de uma forista para abrir um tópico. Correcto, sería confrontá-la no proprio tópico. Isto a meu ver claro.
Claro que são opiniões válidas, mas quando misturadas só dão confusão; Porque é que é mau abrir um tópico fundamentando-me numa opinião, que por acaso é de uma forista? Fui buscar o post da ActionGirl como podia ter ido buscar outro qualquer, como refiro. E não a estou a confrontar, porque só discordo da forma como se dá a opinião, lancei o debate aproveitando-me da frase dela que é igual a muitas.
jofelix Escreveu:Pela lógica da ActionGirl e outros, que constantemente dão este conselho, qualquer dia não há compradores logo não haverá criadores e finalmente acabarão os cães de raça apurada e teremos somente rafeiros/arraçados até ao dia em que o cão se extinguirá;
A não ser que os criadores comecem a entregar os cachorros às associações ou canis.
Uma futurologia meio exagerada não? Pelo que sei, por exemplo na Alemanha, os rafeiros deixaram de existir. Vêm buscá-los a Portugal.
Só quem não quer ver o futuro diz que é exagerada. Se considerarmos os rafeiros alemães como raça, então esta extinguiu-se lá.
Como é que eles fizeram para acabar com os rafeiros? Isto é que tinha interesse saber!

jofelix Escreveu:Vocês amigos( :?: ) dos animais/cães ainda não perceberam que sem criadores acabará o apuramento da raça e que são estes cães que as pessoas preferem.
Se as pessoas preferem, está o caso resolvido. Não se acabam os criadores nem os cães de raça. Logo o tópico não tem sentido.
Tem tanto sentido como outro tópico qualquer, caso contrário o que não tem sentido é a Arca.
jofelix Escreveu:Uma forma de acabarem ou pelo menos diminuírem a quantidade de cães abandonados, seria recolher da rua ou monte a cadela abandonada e esterilizá-la antes que ela cruze com um rafeiro e se multiplique por dez ou mais cachorros SRD abandonados.
Descobriu a pólvora :lol:
Não, não descobri a pólvora; mas há muita gente que a desconhece e atira pedras.
jofelix Escreveu:Porque não reclamar esta medida junto das J.Freguesias ou Câmaras?
Anda um bocado a leste desta coisa de animais de rua não anda?
Não, não ando! Vejo é muita inércia.
jofelix Escreveu:Uma cadela=10 cachorros; 10 cadelas=100 cachorros SRD abandonados.
Estas contitas estão mal feitas. Mas tudo bem. Confesse lá, ignora um bocado esta coisa de animais de rua e canis e etcs e tais, certo?
Quanto às contas foi assim que me ensinaram. Quanto à ignorância é fruto daquilo que constato e vejo fazer. É só conversa ninguém toma atitudes a sério.

Mal, mal acho aconselharem este e aquele cão a uma pessoa que não sabe para que quer o cão. Sabe que o vai colocar algures no jardim género bengaleiro, onde passará 12 horas alone, mas pelo menos oferece confiança à esposa que tem medo. Pessoa essa que não revela mais nada do que isto e chovem N conselhos deste e daquele cão.
Por isso se aconselharam várias raças, porque cada um tem uma opinião, ou porque conhece ou por posse. O forista, em consciência analisará e tomará a decisão final. Se todos pedissem conselhos certamente não haveria tantos abandonados.

Mal, mal, acho as pessoas continuarem a achar que um rafeiro de canil é um animal "menor" de menos exigências, que sobrevive a tudo e qualquer coisa. É um cão com iguais necessidades. OK. Vaga um lugar na associação - por Portugal, isso é que de facto conta - vagar lugares, seja a que custo for. Felizmente há associações que já não trabalham assim.
Não trabalham assim porque certamente recolhem cães à medida das instalações, mas a maioria trabalha assim e os canis na totalidade porque se não levantam/adoptam o cão em x dias matam-no, porque têm excesso de população, e com esta atitude aumentam os gritos de desespero dos defensores dos animais, pedindo para adoptar, não percebendo uns e outros que são parte do problema.
Abaixo cito o que fazem na Alemanha:
Na Alemanha não existem cães de rua. Qualquer cão abandonado será imediatamente transferido para um abrigo ou "asilo" de animais, um "tierheim". Praticamente todas as cidades têm esses abrigos, mantidos com recursos do Estado, Prefeituras e doações. Para se ter uma idéia, a Prefeitura paga o equivalente a 60 reais por ano por animal encontrado na rua. Não é muito, mas mostra o compromisso da comunidade e dos governos com o assunto. Um cão só é morto se estiver gravemente doente, se matou uma pessoa ou contraiu a raiva. E o sacrifício é através de injeção letal, que não causa dores. A lei alemã prevê punição severa para quem matar ou maltratar um animal, seja colocando-o na rua ou deixando-o sem comida. fonte: http://www.amigolobao.com/Artigo.html
É pelo que acima é citado que eu afirmo que todos somos culpados da praga dos cães abandonados. Há leis mas ninguém as cumpre ou faz cumprir.
Uns dizem adoptem quando deveriam dizer e exigir para se fazer cumprir a lei; Os que a deveriam fazer cumprir fazem-se cegos, surdos e mudos e não o fazem, porque não se querem chatear ou não dá votos, ( E depois há os ignorantes como eu).

Um abraço
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

terça ago 04, 2009 5:18 pm

nicasxi Escreveu:
LuMaria Escreveu:
Obviamente que as opiniões de cada um não passam disso mesmo, de cada um. E todas serão válidas, para cada um.
E do mesmo modo que é válido ter-se a opinião que mais vale adoptar que comprar, uma vez que não se sabe muito bem o que se quer e bláblá. Tambem é válido dizer-se que se quer comprar um cão. Mas ás vezes encara-se isso quase como um crime e lá vem a " charutada" ( como a que está a bold ) que faz sentir qualquer simples amante de cão, abaixo do mesmo....
Nicas dirigi esta frase à maioria das pessoas que passa a vida a dizer para adoptarem um animal de canil porque é pouco exigente. As proprias pessoas que trabalham como voluntárias preferem ver os animais fechados nas casas dos donos 23 horas se for necessário, porque pelo menos têm um doninho. Capicce? Qual foi a charutada mulher? É só ler os tópicos.

Jofelix, depois de ler o seu post fiquei sem saber mesmo a que se refere este tópico. Nunca vi tanto assunto à mistura. O tema não era: Acho errado dizer para adoptar ao invés de comprar porque assim as raças vão-se extinguir e os criadores também e mais lá à frente os cães desaparecerão da face da terra?
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
jofelix
Membro Veterano

terça ago 04, 2009 5:27 pm

Fitinhas Escreveu:Olá

Acho que este tópico n foi aberto da melhor forma, a citação foi tirada de outro contexto.
Tens razão e por isso não confrontei a forista naquele tópico. Só me interessava a frase em si para abrir num outro tópico.

No entanto, acho que a escolha é de cada um!

Adoptar, comprar, desde que seja com consciência...optimo! :wink:
De acordo, mas se viessem aqui ouvir as diversas opiniões se calhar não faziam tantas asneiras

Mas, tb é verdade que existem animais aos montes nos canis que servem perfeitamente os pedidos de alguns foristas, que caem de para quedas no forum com tópicos que por vezes acho descabidos. :?
Dizes muito bem, alguns não todos.

Trocando a perspectida do forista que abriu o tópic:
N adopte, compre. E os que estão para adopção? Que lhes fazemos?
Não me recordo de ter lido esta frase aqui na Arca
Olá,
Com esta resposta espero responder-te e também à LuMaria.
Há três anos atrás eu respondi a um anúncio para adoptar um cachorro, que servia as minhas necessidades do momento,tinha acabado de me morrer um arraçado de labrador.
O cachorro era um verdadeiro rafeiro, não era parecido com raça nenhuma.
Adoptei-o a uma voluntária de uma associação de "defesa dos animais" aqui da zona, que achou que o cão estava bem alimentado, bem tratado, etc., mas coitadinho ainda não lhe tinham limpado o cócó da tarde, um montinho que mal se notava tal era o tamanho da jaula e tinha um galinheiro a dez metros e por isso retirou-mo. FOI O ÚLTIMO CÃO QUE ME RETIRARAM ADOPTADO OU NÃO, porque eu tenho e posso dar muito melhores condições que um canil ou uma associação sobrelotada de animais, no aspecto mais parecem Puppy Mills, o que não posso entender são as exigências de se criar um cão da mesma forma que um filho, ou seja, além do amor e tratamento digno, reservar um quarto dentro de casa para ele.
Os meus cães da raça Pastor Alemão vivem na jaula que foi considerada imprópria para o rafeiro e não se queixam, porque têm espaço suficiente dentro e fora da jaula, e não estou lá à espera para fazerem o cócó para limpar de imediato.
Um abraço
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

terça ago 04, 2009 5:28 pm

:o Não entendo o que essa história tem a ver para o tópico.
Sinceramente já não percebo qual o intuíto.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
sanaMalina
Membro Veterano
Registado: terça jul 21, 2009 2:58 pm

terça ago 04, 2009 5:40 pm

Estou aqui para contar o que eu fiz e não para dar opiniões.
Já tive um PA um SRD e neste momento tenho um Labrador e uma gatinha SRD.
O Labrador é deste sempre o cão dos meus sonhos.Deste sempre que me lembro que sonho ter um Labrador e agora estou muito feliz com o meu pixote lindo e roedor de sapatos! :lol: :lol: :lol: :lol:
Isto para explicar que se tivesse abdicado do meu sonho de ter um Labrador para adoptar um SRD talvez não estivessde tão "apaixonada" como estou pelo Major. Ou seja, agora que realizei o meu sonho tenho a certeza que posso adoptar um rafeiro e gostar tanto dele como gosto do Major (que é o que vou fazer quando conseguir "caçar" a cadela perdida que anda por aqui) mas tinha que ter um Labrador primeiro! :oops:

Agora referindo-me ao assunto que tem vindo a ser debatido neste tópico sobre a obrigatoriedade de "castrar" os cães e cadelas da rua e que as associações e demais apoiantes dos animais o devem fazer...
Aqui fica um site onde foi feita uma campanha de esterilização de gatos e gatas (bem sei que não são canídeos mas a ideia é basicamente a mesma que aqui foi sugerida) em que foram esterlizados 216 gatos e gatas de rua que depois de 2 dias de recuperação doram novamente libertados :wink:

http://apaff.net/ver.php?id=2367

Na minha opinião era o que deviam fazer por todo o País! :wink:

PS:Não sei se esta associação ou outra do género já fez ou vai fazer uma campanha destas relativamente aos cães e cadelas nem se é possível!
<p>760 501015 - fa&ccedil;a uma chamada e ajude a alimentar um animal abandonado!</p>
<p><a href="http://www.uniaozoofila.org/index.php?o ... &acute;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>Sandra</p>
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

terça ago 04, 2009 5:53 pm

LuMaria Escreveu:Nicas dirigi esta frase à maioria das pessoas que passa a vida a dizer para adoptarem um animal de canil porque é pouco exigente. As proprias pessoas que trabalham como voluntárias preferem ver os animais fechados nas casas dos donos 23 horas se for necessário, porque pelo menos têm um doninho. Capicce? Qual foi a charutada mulher? É só ler os tópicos.
Ah! Perontus!
Precisamente! E é isso que me irrita! E conseguem fazer com que as pessoas se sintam mal ao pensarem sequer em comprar o cão da raça preferida.
Um SRD , de um canil, não é de modo nenhum inferior, nem menos exigente. A mim indigna-me que queiram fazer passar essa mensagem. Depois a pessoa , com o peso na consciencia, vai ao canil buscar o cãozinho, traumatizado, sofrido. E o cãozinho em nada corresponde às expectativas criadas por quem decidiu ter um cão. E o que lhe acontece a seguir?
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
jofelix
Membro Veterano

terça ago 04, 2009 6:11 pm

LuMaria Escreveu::o Não entendo o que essa história tem a ver para o tópico.
Sinceramente já não percebo qual o intuíto.
Olá,
A única relação da história com o tópico é que adoptar nem sempre é a melhor solução, assim como comprar também não o pode ser e ao mesmo tempo responder a quem me chamou ignorante por desconhecer os meandros das adopções, associações, canis, etc.
Mas isto não tem interesse.
O verdadeiro intuito é discutir adopções versus compra e respectivas consequências; e ao mesmo tempo chamar à atenção para a forma como se dizem as coisas, porque dizer: Não compre, adopte, é um bocadinho forte para os que pretendem comprar e para aqueles que vendem também.
O intuito é dar uma pedrada no charco a ver se se levantam emoções e corações e fazem uma marcha e ou reivindicação junto daqueles que poderão ajudar a resolver o problema.
O intuito é fazer com que me respondam se agora com a lei do microchip instituída, alguém a faz cumprir.
Etc., nada mais interessa.
Eu sei que o tópico inicial pode parecer um pouco confuso, mas está tudo entrelaçado, e quando assim é parece confuso.
Mas o objectivo foi alcançado, ou seja, discutir tudo.

Editei para dizer que; o que é efectivamente necessário é aumentar a taxa de captura de cães abandonados e esterilizar ou castrar os animais. Em poucos anos acabará ou pelo menos diminuirá drasticamente o número de cães abandonados.
Nessa altura tópicos como este não terão razão de ser.

Um abraço
Última edição por jofelix em terça ago 04, 2009 6:53 pm, editado 1 vez no total.
jofelix
Membro Veterano

terça ago 04, 2009 6:26 pm

Olá
Quanto aos cães abandonados, como não sei se leram o http://www.amigolobao.com/Artigo.html , transcrevo-o abaixo, desejando que um dia aconteça o mesmo em Portugal.

Um abraço

O amor aos animais é um dom que devemos exercer a cada dia.

Artigo
A RESPEITO DE CÃES E DE HOMENS

Anael de Souza

"Mede-se o grau de civilização de um povo pela forma como ele trata os animais."
Alexander Von Humboldt (1769-1859), naturalista alemão

A frase é batida, mas merece sempre a repetição porque é profundamente sábia e verdadeira. Vejamos o caso do cão, o mais típico dos animais domésticos, o tão falado "maior amigo do homem". Há milhares de anos começamos a tirá-lo da vida selvagem e o colocamos a serviço das nossas conveniências: caça, guarda, companhia, brinquedo. Com o passar dos séculos, os cães se tornaram totalmente dependentes de nós, se urbanizaram tanto quanto os seus donos. Mesmo abandonados, é dos restos do nosso consumo que eles sobrevivem. E os problemas que eles causam nada mais são do que problemas criados por nós, seus tutores. Sim, tutores, protetores. A proximidade de séculos deu ao homem o dever de cuidar dos cães que, afinal, são uma de nossas "invenções", assim como o gato.

No entanto, o que se vê, em geral, , é que os cães são as vítimas do descaso e da covardia dos seus supostos amigos. O lindo filhote é muitas vezes abandonado quando a criança e os pais descobrem que o brinquedo é um ser vivo, que defeca, faz xixi, rói os móveis e fala à sua maneira, latindo. A ninhada da cadela é posta na rua para que os outros cuidem. E o animal velho e doente é enxotado da casa onde sempre viveu para morrer na rua, comendo lixo. Resultado: vão se multiplicando em proporções geométricas para enfrentar aquela vida dura que a mãe natureza previra para o ambiente selvagem agora substituído pelas cidades. Surge assim o "problema" dos cachorros, por obra e graça das mãos do homem. A verdade é que não existem cães de rua, existem cães abandonados porque todos eles ou têm ou já tiveram um dono.

Os princípios de civilização que já preocupavam os sábios de dois séculos atrás, como Humboldt, dizem hoje que devemos respeito aos nossos amigos cães e gatos. Mas em muitos lugares do mundo, incluindo o Brasil, infelizmente, a solução desse "problema" é muito pouco civilizada, para não dizer desumana. A regra geral é recolher os cães nas ruas e matá-los em câmaras de descompressão ou de gás, que causam morte lenta e dolorosa. Foi o que aconteceu com cerca de 40 cães abandonados de São Roque de Minas, capturados nas ruas por ordem do prefeito Cairo Manoel. Animais com 10, 15 anos de convivência com a população local, morreram sob terrível sofrimento numa câmara de gás em Belo Horizonte, depois de viajar presos num caminhão por mais de 300 quilômetros.

Sabemos que foi uma decisão pessoal do prefeito, " preocupado" em resolver as coisas, "proteger" a saúde da população, "limpar" a cidade. Ele enfrentou até a oposição de assessores porque estava realmente determinado, não iria voltar atrás, não seria o "estilo" dele.

Prefeito que durante a campanha eleitoral disse, numa conversa informal, sentir-se na difícil missão de "tirar uma cidade do século 19 e levá-la direto para o século 21". Prefeito que se orgulha de ter morado e trabalhado na Alemanha, que considera Berlim a cidade mais bela do mundo, que tem nível universitário, é formado em direito. Um verdadeiro luxo para uma pequena e humilde cidade do interior de Minas.

No entanto, a atitude do prefeito na "solução" do problema mostrou que ele ainda não chegou sequer ao século onde julga estar o município que governa. Afinal, não foi no século 15 que Leonardo Da Vinci , assim como Humboldt, no século 18, andaram falando a respeito de animais e de civilização? E na moderna Alemanha onde o prefeito morou, que não é a nazista, os cães são amados e respeitados. Para refrescar a memória do prefeito e contar aos leitores, vamos repassar aqui as informações que um amigo nos mandou de lá. Na Alemanha não existem cães de rua. Qualquer cão abandonado será imediatamente transferido para um abrigo ou "asilo" de animais, um "tierheim". Praticamente todas as cidades têm esses abrigos, mantidos com recursos do Estado, Prefeituras e doações. Para se ter uma idéia, a Prefeitura paga o equivalente a 60 reais por ano por animal encontrado na rua. Não é muito, mas mostra o compromisso da comunidade e dos governos com o assunto. Um cão só é morto se estiver gravemente doente, se matou uma pessoa ou contraiu a raiva. E o sacrifício é através de injeção letal, que não causa dores. A lei alemã prevê punição severa para quem matar ou maltratar um animal, seja colocando-o na rua ou deixando-o sem comida.

Em se tratando de cães e gatos, os ventos da civilização e do humanismo já sopram também pelos lados de São Paulo. Nessa cidade, já chegaram a executar em câmaras de gás até 200 animais por dia. A matança foi suspenso recentemente, graças à pressão das entidades de proteção aos animais, e hoje a Prefeitura investe em campanhas educativas, posse responsável, adoções e castração. Os resultados, segundo o Centro de Zoonoses, são surpreendentes. Na cidade vizinha de Taboão da Serra, a Prefeitura já adota o método da injeção letal.

É nesse caminho que devemos trilhar, aqueles que amam, que vivem ou escolheram para viver a cidade de São Roque de Minas e a Serra da Canastra. É esse o caminho se realmente quisermos o progresso e a civilização.

Em tempo: o que Leonardo Da Vinci (1452-1519) disse a respeito dos animais, entre outras coisas, foi o seguinte: "Chegará o dia em que o homem conhecerá o íntimo dos animais e, nesse dia, um crime contra um animal será um crime contra a humanidade."

Cynthya Lins
Fitinhas
Membro Veterano
Registado: sexta jun 26, 2009 9:05 pm

terça ago 04, 2009 9:55 pm

Bonito,o texto.

Lembro só que, até há pouco tempo surgiu um "movimento" contra as instalações do canil de Monsanto.
As melhoras são as que se veem :roll:

A "malta" luta , mas a "luta" é vã... :|

Quem deve ter a preocupação de solucionar este problema?
As associações? (mal teem para dar de comer aos bichos)
O governo? (tomara eles solucionarem outros, desemprego, miséria, etc)
As autarquias? ( teem mais que pensar, nomeadamente o que vão inaugurar)
Sobra quem? :roll:
Responder

Voltar para “Cães”