asocanes

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Xelele
Membro Veterano
Registado: segunda abr 13, 2009 10:06 am

quinta ago 13, 2009 1:35 pm

Quanto à Asocanes temos falado - é uma burlice!

A propósito de valioso, já ando há uns tempos para vos questionar: ter um cão de raça pura (c/ LOP, LOE,...) é um sinónimo de estatuto, de elite?

É por isso que as pessoas compram cães em petshops? Para ter um brilhante em vez do diamante? E se forjam registos e certificados? Para que todo o povo possa ser chique? Já pensaram sobre este assunto, é que nem fui pesquisar se ele já foi tocado aqui na arca?

Dou-vos já a minha resposta: acho que me armei em nova rica quando comprei a minha SRD :?: Westie na net e depois vim para aqui aprender a ser fina! (em tom de brincadeira, sem ser ofensivo, apenas humorístico)
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta ago 13, 2009 1:40 pm

Não devia ter nada a ver com isso.

Quando uma pessoa quer comprar um cão de raça pura, porque gosta da raça e das suas características ou porque se quer exibir com ela, o MÍNIMO que deve exigir é que o cão seja EFECTIVAMENTE dessa raça, sem cruzamentos de outras raças à mistura, entende?

As pessoas compram cães em petshops porque acham que a petshop é O SÍTIO onde se pode e deve comprar, por falta de conhecimento e de pesquisa e também por comodidade... a maior parte das pessoas compra um cão pelo seu aspecto e não percebem nada de pedigrees e de linhas de sangue nem alcançam o conceito de "puro" e na maior parte dos casos nada sabem sobre a raça que elegeram... só depois de ter o cão é que alguns se interessam por pesquisar e aprender algo sobre isso.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Fjord
Membro Veterano
Registado: sábado jul 18, 2009 8:28 am

quinta ago 13, 2009 2:00 pm

dinodane Escreveu: Quanto às doenças genéticas, não existem doenças EXCLUSIVAS a uma determinada raça, todas as raças podem sofrer delas, umas em maior grau que outras...
Eu até diria mais, a grande maioria das doenças genéticas que foram até agora identificadas no cão existem também em humanos ...
dinodane
Membro Veterano

quinta ago 13, 2009 2:03 pm

Verdade, mas estamos a discutir medicina veterinária e a ideia que a Lucnun passou é a de que existem doenças ESPECÍFICAS à raça A, B ou C e isso não é verdade. Existem é raças com maior predisposição a uma ou mais doenças mas todos os cães, incluindo rafeiros, podem sofrer delas, portanto o vet aprende sobre todas essas patologias como é evidente.

Xelele
Membro Veterano

quinta ago 13, 2009 2:03 pm

dinodane Escreveu:Não devia ter nada a ver com isso.

Quando uma pessoa quer comprar um cão de raça pura, porque gosta da raça e das suas características ou porque se quer exibir com ela, o MÍNIMO que deve exigir é que o cão seja EFECTIVAMENTE dessa raça, sem cruzamentos de outras raças à mistura, entende?

As pessoas compram cães em petshops porque acham que a petshop é O SÍTIO onde se pode e deve comprar, por falta de conhecimento e de pesquisa e também por comodidade... a maior parte das pessoas compra um cão pelo seu aspecto e não percebem nada de pedigrees e de linhas de sangue nem alcançam o conceito de "puro" e na maior parte dos casos nada sabem sobre a raça que elegeram... só depois de ter o cão é que alguns se interessam por pesquisar e aprender algo sobre isso.
Não podia estar mais em sintonia consigo. :)

Eu antes de comprar um cão de raça pesquisei as características das raças pequenas para ver se existia uma raça mais compatível com o meu estilo de vida. Lembro-me que uma premissa importante era que fosse um cão robusto, porque sempre me fez confusão os cães miniatura, magrinhos e enfermiços, e disso tinha medo. Escolhi o westie, mas realmente havia diferenças de 200€ entre um criador e um criadeiro, noções que não tinha na altura, e aventurei-me a comprar a uma empresa que provavelmente seria fornecida por puppy-mills, e o pedigree foi emitido pela Asocanes, sob a forma de RI e logo me apercebi que algo não fazia sentido. Como a clínica veterinária aonde vou há mais de 8 anos, não levantou suspeitas e o boletim de vacinas e o chip estavam em ordem, assim como a condição fisíca da recém chegada, deixei andar. Só recentemente comecei a pesquisar sobre estes assuntos e decidi pedir aqui a vossa opinião sobre a Asocanes, o que fundamentou as minhas suspeitas.
Agora, não hesitaria em gastar mais dinheiro e ir eu mesmo buscar o cão, pois percebi que raça pura significa algo de valioso demais para ser tratado por intermediários. Mas eu gosto tanto da minha menina, e ainda por cima ela é mesmo terrier, e quanto mais leio sobre a raça mais valorizo o exemplar que tenho lá em casa ( e que neste momento deve estar a desenterrar raízes :lol: )
Musky
Membro Veterano
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm

quinta ago 13, 2009 2:06 pm

Fjord Escreveu:Há vets que têm conhecimentos porque eles próprios são criadores/juizes e estão por dentro da coisa, não por a sua formação académica prever esse tipo de coisas ...
E eu conheço alguns! :wink:
LucNun
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 1:38 pm

quinta ago 13, 2009 2:08 pm

dinodane Escreveu:Lucnun, a coisa não é assim tão simples e eu dei o exemplo do RI para me fazer entender melhor.

A genética é complicada. Vamos a exemplos, imagine que se cruza um labrador retriever com um golden retriever. Para além do óbvio pêlo existem outras diferenças que não são óbvias para quem não conheça bem ambas as raças. Dessa ninhada nascem cães de pêlo curto e cães de pêlo comprido, alguns até poderão corresponder perfeitamente tanto ao standard do Golden como ao standard do lab. Mas são puros? Não pois não?

A ciência ainda não conseguiu detectar um marcador genético que se possa separar no ADN do animal e que esteja associado a uma única raça e que a identifique. Se isso existisse então sim senhor, havia exame tal. Mas não há, portanto só há duas maneiras de determinar a pureza de um animal: ou há um pedigree fidedigno que identifique toda a sua árvore genalógica como pertencente a essa raça ou há a certeza de que determinado cão é filho de pais de genealogia comprovada. De outra forma SUPÕE-SE que o cão é puro... e o resto é conversa.

Quanto às doenças genéticas, não existem doenças EXCLUSIVAS a uma determinada raça, todas as raças podem sofrer delas, umas em maior grau que outras...
Perfeitamente esclarecedor, obrigada, Dinodane.

Mas eu também não falei em doenças genéticas exclusivas de raças, que sei muito bem que não existem. O referi foi "problemas médicos específicos" de que muitas raças sofrem, e não de doenças exclusivamente caninas ou raciais. :wink:
Olá, eu sou a Bronkas de outros fóruns!
dinodane
Membro Veterano

quinta ago 13, 2009 2:13 pm

Eu por vezes fico com a sensação de que as pessoas que aqui vêm ficam com uma impressão um bocado distorcida das coisas, como se estivessemos a defender que os cães de pedigree é que são bons e os outros não prestam para nada.

Mas não é nada disso, eu pelo menos falo por mim, a intenção é tentar esclarecer as pessoas do seguinte: já que vão gastar dinheiro na compra de um animal de raça pura em detrimento de adoptar um cão sem raça definida cuja aquisição não custa dinheiro e existem de todas as cores, tamanhos e feitios, aos menos façam-no como deve ser:
- patrocinem os criadores que trabalham pelas raças e não os meros comerciantes de cães
- percebam que uma petshop não deve vender animais de grande porte como cães e gatos e que se os vende algo falha na sua origem.
- percebam que as raças devido à criação selectiva trazem consigo uma carga genética às vezes menos boa e que é importante conhecer o historial familiar do cão
- percebam que a pureza não se vê no céu da boca nem é o vet que diz, a pureza vê-se na árvore genealógica do bicho e mais nada.

O que é pena é que raras são as pessoas a ter contacto com estas noções ANTES de comprarem os animais e assim acabam patrocinando as puppy mills e a criação de vão de escada feita sem cuidado nenhum. Enquanto houverem pessoas dispostas a comprar na loja ou no site www.todasasraçasemaisalgumas.com este comércio não tem fim bem como a estragação de tantas raças de cães que uma pessoa tem dificuldade em ver um exemplar minimamente correcto entre tantos que existem.

Musky
Membro Veterano

quinta ago 13, 2009 2:17 pm

dinodane Escreveu:Verdade, mas estamos a discutir medicina veterinária e a ideia que a Lucnun passou é a de que existem doenças ESPECÍFICAS à raça A, B ou C e isso não é verdade. Existem é raças com maior predisposição a uma ou mais doenças mas todos os cães, incluindo rafeiros, podem sofrer delas, portanto o vet aprende sobre todas essas patologias como é evidente.
Muito correcto... a 95%.

É que, embora raras, efectivamente existem doenças exclusivas de certas raças, p.ex. a FFS.

No entanto,
Fjord Escreveu:Eu até diria mais, a grande maioria das doenças genéticas que foram até agora identificadas no cão existem também em humanos ...
esta doença também aparece em humanos.
Xelele
Membro Veterano

quinta ago 13, 2009 2:21 pm

dinodane Escreveu:este comércio não tem fim bem como a estragação de tantas raças de cães que uma pessoa tem dificuldade em ver um exemplar minimamente correcto entre tantos que existem.
Em total acordo, tenho visto Yorkies que até metem pena, e os donos acham-nos tão lindos por só terem 1,500kG....superhiperminiatura e o pêlo cinzento claro! (muito raro...) Bem, agora que falo nisso acho que foi com essa história que se me despertou todo este interesse pela canicultura séria e o desprezo pela criadeirice.
Musky
Membro Veterano

quinta ago 13, 2009 2:23 pm

Xelele Escreveu: mas só uma minoria valoriza assim tanto o pedigree
Estou absolutamente de acordo.

Só que acho que se não se valoriza o pedigree, então não vale a pena pagar um dinheirão por um cão.

Faz-se uma busca pelos canis e adopta-se um que seja da raça mas sem papeis, ou então um que seja muito parecido.

Vai a dar no mesmo, e o dinheiro que se poupa pode ser investido numa boa ração e nas contas do vet.
LucNun
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 1:38 pm

quinta ago 13, 2009 2:24 pm

dinodane Escreveu:Eu por vezes fico com a sensação de que as pessoas que aqui vêm ficam com uma impressão um bocado distorcida das coisas, como se estivessemos a defender que os cães de pedigree é que são bons e os outros não prestam para nada.

Mas não é nada disso, eu pelo menos falo por mim, a intenção é tentar esclarecer as pessoas do seguinte: já que vão gastar dinheiro na compra de um animal de raça pura em detrimento de adoptar um cão sem raça definida cuja aquisição não custa dinheiro e existem de todas as cores, tamanhos e feitios, aos menos façam-no como deve ser:
- patrocinem os criadores que trabalham pelas raças e não os meros comerciantes de cães
- percebam que uma petshop não deve vender animais de grande porte como cães e gatos e que se os vende algo falha na sua origem.
- percebam que as raças devido à criação selectiva trazem consigo uma carga genética às vezes menos boa e que é importante conhecer o historial familiar do cão
- percebam que a pureza não se vê no céu da boca nem é o vet que diz, a pureza vê-se na árvore genealógica do bicho e mais nada.

O que é pena é que raras são as pessoas a ter contacto com estas noções ANTES de comprarem os animais e assim acabam patrocinando as puppy mills e a criação de vão de escada feita sem cuidado nenhum. Enquanto houverem pessoas dispostas a comprar na loja ou no site www.todasasraçasemaisalgumas.com este comércio não tem fim bem como a estragação de tantas raças de cães que uma pessoa tem dificuldade em ver um exemplar minimamente correcto entre tantos que existem.
O que levanta uma questão interessante: a da informação à população. Não sei quem poderia encarregar-se dela, mas a verdade é que essa informação falta por completo fora destes fóruns. Se houvesse uma campanha informativa maciça e dirigida a esses alvos, talvez as coisas melhorassem.
Olá, eu sou a Bronkas de outros fóruns!
dinodane
Membro Veterano

quinta ago 13, 2009 2:25 pm

Isso mesmo, sem tirar nem pôr. :)

dinodane
Membro Veterano

quinta ago 13, 2009 2:32 pm

Musky Escreveu:
dinodane Escreveu:Verdade, mas estamos a discutir medicina veterinária e a ideia que a Lucnun passou é a de que existem doenças ESPECÍFICAS à raça A, B ou C e isso não é verdade. Existem é raças com maior predisposição a uma ou mais doenças mas todos os cães, incluindo rafeiros, podem sofrer delas, portanto o vet aprende sobre todas essas patologias como é evidente.
Muito correcto... a 95%.

É que, embora raras, efectivamente existem doenças exclusivas de certas raças, p.ex. a FFS.

No entanto,
Fjord Escreveu:Eu até diria mais, a grande maioria das doenças genéticas que foram até agora identificadas no cão existem também em humanos ...
esta doença também aparece em humanos.
Não é verdade, embora os shar-pei tenham uma maior incidência comparativamente a outras raças, há casos documentados noutros cães de amiloidose.
Os gatos abissínios também têm uma grande susceptibilidade.

Xelele
Membro Veterano

quinta ago 13, 2009 2:36 pm

O que é a FFS?
Responder

Voltar para “Cães”